segunda-feira, 6 de outubro de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Festa das Flores é Top Turismo 



Os 76 anos de história, a solidez, o crescimento contínuo, a diversidade e beleza das milhares de orquídeas e outras flores e plantas expostas, além do grande público vindo de todas as regiões do Brasil e do exterior, garantiram à Festa das Flores de Joinville o Prêmio Top Turismo ADVB/SC 2014, sendo eleita a melhor festa regional de Santa Catarina. Oferecido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em parceria com a ADVB/SC, o prêmio pretende reconhecer lideranças, empreendimentos e ações públicas ou privadas que contribuem para o crescimento do turismo catarinense. A solenidade de premiação acontecerá no dia 28 de outubro, no Parque Beto Carrero World. Na ocasião, a Festa das Flores também concorrerá ao Prêmio Top One ADVB/SC 2014, que será disputado entre os vencedores das dez categorias do concurso. A Festa das Flores de Joinville foi um dos 48 cases inscritos no prêmio.

Orquídeas premiadas na Festa das Flores 2013

Todos os trabalhos foram analisados por um júri composto por profissionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), sob a coordenação dos diretores da ADVB/SC. Quem sabe o que é realizar a Festa ds Flores são os associados da AJAO – Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas, que sabem do seu empenho, esforço e trabalho que despendem durante mais de sete décadas, para conseguir conquistas como esta. 

Empreendedorismo em Balneário Camboriú 
Na 3ª oficina

No dia 3 de outubro foi realizado em Balneário Camboriú, a 3ª Oficina para a construção do Plano Municipal de Turismo da Cidade. O objetivo desta capacitação foi o Empreendedorismo, Captação e Promoção de Investimentos para o setor. Conforme explicação da orientadora de Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, instituição contratada para executar o PMT, Flávia Didomenico, essa oficina teve importância maior do que era esperado, em função do que os delegados que participam do PMT elegeram como missão e visão do Plano. O empreendedorismo será bem valorizado, pois o que se pretende é oferecer novas tecnologias e produtos em turismo. Também foi debatida forma de obter recursos para colocar em prática essas metas”, analisou. Outro ponto na pauta, disse Flávia, foi a gestão do turismo.

Ações do PMT

O PMT já passou por duas oficinas (de um total de seis) e um fórum de discussão e acompanhamento (faltando ainda dois).  Entre os itens já colocados em preposição, está a qualificação dos meios de hospedagens, parcerias, capacitações, o Cadastur (sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo) – que deve ser levado à sério pelas empresas de produtos e serviços em turismo de todo o país, entre outros pontos. O Plano Municipal de Turismo deverá ser entregue à população de Balneário Camboriú no dia 17 de dezembro.  A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, responsável pelo andamento dos trabalhos, alerta para a participação dos delegados escolhidos. “O que queremos é um turismo de melhor qualidade, para que todos os setores tenham maior profissionalização. Por isso, voltamos a convidar os membros e também pessoas interessadas no tema a estar nas oficinas e fóruns do PMT”, destacou. O evento é aberto ao público. Fone: 3261-3300. Site: www.secturbc.com.br ou www.balneariocamboriu.sc.gov.br.
 
Turismo em Nova Trento

Basílica de Santa Paulina em Nova Trento - SC

O Bondinhos Aéreos Parque Colina, localizado em Nova Trento (SC), está com programação especial para que pais e filhos celebrem juntos o “Dia das Crianças”. No domingo, 12, a entrada de crianças de até 12 anos acompanhadas de um adulto pagante é gratuita.  Bonecos e palhaços estarão pelo empreendimento para promover a alegria e diversão dos pequenos. Com um moderno sistema de teleféricos em cabine fechada, os bondinhos aéreos proporcionam um passeio de 440 metros com uma visão privilegiada do Santuário de Santa Paulina e de todo seu entorno.
 
Outras opções

Casas coloniais, restaurantes, vinícolas, museus e pousadas são mais atrações de lazer na cidade de Nova Trento. Considerada a capital catarinense do turismo religioso, abriga diversas capelas e igrejas além do Santuário de Santa Paulina. Localizada próxima às principais cidades do estado, como a capital Florianópolis e a badalada Balneário Camboriú, se torna uma excelente opção de passeio para a família. Mais informações: www.parquecolina.com.br.

Banda Cavalinho de cara nova

A animada Banda Cavalinho de Blumenau

O ano de 2014 trouxe novas experiências e desafios para a Banda Cavalinho. Com quase 40 anos na ativa, o grupo, que participou de todas as edições da Oktoberfest, já é considerado marca registrada da maior festa alemã brasileira, sinônimo de irreverência, criatividade e inovação no quesito música “pop-alemã”. Na 31ª edição, eles trazem novidades para o público. A banda se renova e vem para a festa com energia recarregada para mais um ano sem perder a essência. Uma das novidades é a chegada da dançarina e coreógrafa Carla Viviane, que se apresentará com mais duas meninas. Nessa nova formação, Carla estará em todos os shows e as outras dançarão em esquema de rodízio. “Estamos trabalhando em novas coreografias que prometem ser sucesso nessa edição da festa,” comenta Carla. Além de outras novidades a Cavalinho se apresentará oito vezes na 31ª Oktoberfest. É uma das bandas mais conhecidas do Sul do Brasil e se destaca tanto pelas músicas quanto pelas coreografias. Site: http://bandacavalinho.com.br/oficial/.
 
Folianópolis 2014

Com quase uma década de tradição na Ilha da Magia, atraindo milhares de pessoas de todo o País, o Folianópolis terá sua edição de 2014 nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na Passarela Nego Quirido, na Capital catarinense. Será a 9ª edição da Micareta Mais Bonita do Brasil, que também foi eleita a melhor de 2013, segundo o site especializado Carnasite. Os destaques da folia de 2014 serão a grande Ivete Sangalo, comemorando os 20 anos de carreira, a nossa voz na Copa do Mundo, Claudia Leitte, e o retorno da Timbalada, que protagonizou uma apresentação histórica no Folianópolis de 2009. Saulo, Tomate e Durval Lelys completam as atrações. Sempre um dos nomes mais aguardados, Ivete Sangalo acaba de sair com a turnê do seu recém-lançado DVD “Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo 20 anos” e outro nome presente é Claudia Leitte. Os abadás para 9ª edição do Folianópolis estão à venda pelo site Blueticket.com.br e podem ser parcelados em até seis vezes. Saiba mais em: www.folianopolis.com.br.
 
Mais um prêmio para Marta


A diretora do Festuris Gramado, Marta Rossi, está entre os 25 profissionais mais criativos do turismo. Essa indicação faz parte da edição de número 2 do Suplemento Diário PANROTAS, que circulou na ABAV – Feira das Américas com a cobertura completa do primeiro dia do evento. Quando recebeu o jornal, Marta se emocionou com o depoimento do sócio Eduardo Zorzanello. “Quando vi a homenagem querida e verdadeira do meu sócio Eduardo, tive a certeza de que nossa parceria solidifica o encontro de gerações, que é difícil, mas quando existe, transpõe qualquer obstáculo”, revela Marta. Os escolhidos são exemplos de profissionais que “saem da caixa”, que pensam diferente, que inovam em suas áreas de atuação e, por isso, formam essa lista de Mais Criativos.
 
Depoimento de Eduardo
“A indicação da minha sócia para o rol dos nomes mais criativos da indústria turística é mais do que merecida. Sem dúvida a Marta, e sua saudosa sócia, minha mãe, Silvia Zorzanello, criaram um dos eventos mais importantes e respeitados do trade da América Latina, o Festuris Gramado. Juntas, elas lutaram para desenvolver o turismo e inovar neste setor. Hoje em dias, a Marta segue desempenhando com maestria esta atividade, passando para o filho dela, nosso sócio, Marcus, e para mim conhecimento e experiência. Trata-se, portanto de uma pessoa vencedora, batalhadora, uma trabalhadora incansável, que busca sempre se atualizar no mercado, formar novas parcerias e relacionamentos, que pensa o turismo de uma forma diferente, aliando tradição, inovação e criatividade”.
 
Eduardo Zorzanello parabeniza Marta Rossi pelo recebimento de mais um prêmio - (Bety Sulzbach)
 
O FESTURIS

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 400 expositores, o evento recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 26º Festuris se realiza de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado. O FESTURIS reforça alianças com o trade, como o setor aéreo. A Azul lançou recentemente a venda de passagens para voos diretos entre Campinas e Fort Lauderdale, na Flórida, com início em dezembro próximo. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, confirmou presença na abertura do evento.

Solenidade de Lançamento

No dia 8 de outubro ocorreu o lançamento oficial do 26º Festuris - Festival do Turismo de Gramado, no Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre.  A parceria do Festuris com a rede Laghetto Hotéis iniciou em 2013 e o lançamento será novamente neste conceituado hotel. Além de marcar oficialmente o início do Festuris, a cerimônia comemorará o primeiro aniversário do hotel, lançado junto com o evento no ano passado, com cerca de 500 convidados. Representantes do mercado turístico, autoridades e imprensa serão recepcionados pelos diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. Além do coquetel e apresentações musicais, está confirmado o sorteio de prêmios entre os participantes.
 
Réveillon no Itamambuca Eco Resort

O banho reconfortante no Itamambuca

O Réveillon costuma ser a festa mais aguardada no ano, pois junto com os dias de férias, há o desejo de renovação que a data traz. Pular as sete ondas, se deliciar com um jantar especial, comemorar com amigos e familiares, no Itamambuca Eco Resort a beleza da natureza é somada ao serviço exclusivo que o hotel preparou para a virada de ano ser ainda mais inesquecível e emocionante. As opções de pacotes para 5, 6 ou 7 noites proporcionam aos hóspedes tranquilidade e diversão em toda a estadia. Quem procura por um momento para relaxar antes de dar início às comemorações, o espaço ArmaZen é perfeito. Contratar o serviço com sessões de massagens e banhos terapêuticos é pedida certeira. Para quem não abre mão da diversão em tempo integral, a grade para adultos e crianças é imensa. O especial do Réveillon será marcado por diversos momentos mágicos, incluindo a ceia de ano novo, show de fogos pirotécnicos na virada do ano, e, na madrugada do dia 01 de janeiro uma maravilhosa Festa Tropical. Veja mais sobre o Itamumbuca Eco Resort em pwww.itamambuca.com.br, fone: 12 3834-3000.

Volvo Ocean Race


Será dada, no dia 11, a largada para Regata Volta ao Mundo, a Volvo Ocean Race, que percorrerá o planeta até junho de 2015 e tem parada em Itajaí em abril do ano que vem. A prova começou no sábado (4) em Alicante, na Espanha, com a regata do porto (In Port Race), que vale pontuação.
 
ABAV EXPO

O jornalista Arnaldo Moreira escreve em seu blog que, depois de perder para São Paulo, eventos como a Fórmula 1, o GP Mundial de Motociclismo entre outros, os cariocas perderam para os paulistas a maior feira de Turismo da América Latina. Agora a Abav fluminense quer trazer de volta ao Rio de Janeiro, já em 2017, a Feira das Américas. Para George Irmes, líder dos agentes deviagens cariocas, a Feira da Abav perdeu expositores e o interesse do trade, desde que foi deslocada para São Paulo: “o Anhembi é menor do que o Riocentro e não é climatizado”. O Secretário de Turismo, Cláudio Magnavita apoia a iniciativa. Leia mais no blog.
 
Mor Maior medalhão judaico


A antiguidade da era bizantina foi descoberta em 2013, próximo ao
Monte do Templo e agora, está em exposição ao público pela primeira
vez no Museu de Israel, em Jerusalém. Entre os achados arqueológicos –
todos os quais estavam embalados em dois sacos de pano - estão
moedas de ouro e prata e jóias de ouro, além do considerável medalhão, medindo quatro centímetros de diâmetro.

Destino Paraíba

Orla de João Pessoa, capital da Paraíba

Além de articular a divulgação do ‘Destino Paraíba’ por meio das operadoras de turismo, a PBTur manteve contato com vários veículos de de comunicação do país. A presidente da entidade, Ruth Avelino, informou que formalizou convites para as revistas ‘Viagem pelo Mundo’ e o, ‘Qual Viagem’ e Tv Gazeta, de São Paulo, para produzir reportagens especiais sobre os atrativos turísticos da Paraíba. A expectativa é que  as equipes cheguem ao estado até o final deste ano. “Vamos articular o apoio logístico com a ABIH e a Abrasel.

Centro Histórico de João Pessoa – PB

 Meliá Brasil 21


O Meliá Brasil 21, da rede Meliá Hotels International, foi o primeiro hotel no Brasil a implantar o The Level. Trata-se de uma experiência única, na qual o cliente tem acesso a apartamentos equipados com o que há de mais moderno e sofisticado, além de um espaço de convivência privativo.  Nesta sala, o hóspede pode fazer o seu check-in e check-out de forma mais ágil e reservada, realizar pequenas reuniões, tomar o seu café da manhã e ainda ter um happy hour todo final de tarde, quando se é possível desfrutar do serviço de bar e socializar-se com outros hóspedes do The Level. Este espaço de convivência é localizado no 2º andar do hotel Meliá Brasil 21, ao lado do recém-reformado Norton Grill, principal restaurante do Complexo Brasil 21. O espaço The Level é um requintado ambiente, com material para leitura, acesso a computador, internet, TV a cabo, jogos de mesa, recepção, portaria social exclusiva e uma agradável e ampla terraça, Os apartamentos The Level estão situados no 12º andar, junto às Suítes Junior e Presidenciais. Esses apartamentos com piso frio, bem decorados e confortáveis, contam com serviço de Shoe Shine, amenities da marca Etro, ferro, tábua de passar roupa e umidificador de ar. Mais informações em www.melia.com.

10 experiências para viver na Turquia

A Turquia é um país de contrastes, sabores, cores e aromas. O exótico país dividido entre Europa e Ásia abriga uma das paisagens mais impressionantes da Terra na Capadócia, os mercados de Istambul, a riquíssima cultura, tesouros dos tempos do império otomano e uma infinidade de mesquitas. Uma viagem à Turquia pode render inúmeras experiências e agradar todos os tipos de turistas. A Keep Company Viagem para Solteiros elencou 10 experiências para quem pretende incluir o destino nas próximas férias:


1-    Voar de balão na Capadócia - A bordo de um balão é a forma mais emocionante de apreciar as chaminés de fada da Capadócia. As formações rochosas resultado de lavas vulcânicas e ação dos ventos pontuam a paisagem do centro do país e na antiguidade serviam até de moradia. Hoje as torres abrigam museus, antigas moradias de cristão e até alguns hotéis de luxo. Apreciar toda a vista ao amanhecer em um céu colorido por cerca de 200 balões de ar quente é uma das experiências para se viver na Turquia.


2- Fazer um cruzeiro pelo Rio Bósforo - Em Istambul, não deixe de embarcar em um dos catamarãs que cruzam o Rio Bósforo, que marca a fronteira entre Europa e Ásia. No passeio é possível ter uma visão privilegiada dos principais pontos turísticos da capital – como a Torre de Gálata e a Torre de Leandro – e ainda observar o cotidiano dos turcos, como pescadores sobre a Ponte do Bósforo, além é claro admirar o skyline da cidade que mistura modernidade e arquitetura otomana pontuada por inúmeras mesquitas.


2-    Pechinchar no mercado das especiarias ou no Gran Bazar - Fazer compras na Turquia é experiência antropológica das mais divertidas. Pedir descontos não é só uma maneira de economizar, mas é mostrar respeito e compartilhar dos rituais de uma civilização que têm o comércio com principal atividade desde os persas. É possível exercer a arte de pechinchar desde o sorvete que se compra na rua a tapetes que facilmente alcançam os 4 dígitos em euros. No Gran Bazar e no Mercado das Especiarias, verdadeiros templos de consumo, a negociação pode durar por horas, sempre regada a chás de maça. Comece oferecendo metade do preço anunciado e faça bons negócios.

Mesquita do Sultão Ahmed, no Cairo 

3-    Conhecer as mesquitas - Independente de qual seja a fé do viajante, entrar numa das mesquitas é poder desfrutar de um momento individual de espiritualidade e chance única de conhecer a essência do povo turco e sua história. E nem precisa ser a Mesquita Azul, mais conhecida pelas filas de turistas do que propriamente pelos azulejos azuis.  Como qualquer local de importância religiosa, homens não podem entrar vestindo bermudas e mulheres devem cobrir pernas, braços e a cabeça.


5- Se encantar com os castelos de algodão em Pamukkale - A Turquia é cheia de paisagens que lembram cenários de contos de fadas. É caso de Pamukkale, com suas formações de araucárias em cascatas que lembram degraus que ao longe se parecem com algodão. Muitos viajantes procuram a cidade para conhecer as formações curiosas e se valer das propriedades medicinais das águas termais. Devido à fragilidade das piscinas naturais e pela água que se torna cada dia mais escassa, não é permitido se banhar ali. Mas nada impede de contemplar o cenário que se torna ainda mais bonito ao entardecer, quando os raios de sol colorem as águas.


6- Conhecer as ruínas de Éfesos - Éfesos ostenta as ruínas mais bem preservadas da Europa. No auge do Império Romano, a cidade foi a segunda maior potência do mundo, com cerca de 250 mil habitantes. Pelas avenidas forradas de mármore é possível avistar as colunas do templo do Imperador Adriano, a Biblioteca de Celso e um belo anfiteatro. Ainda em Éfeso, no Monte Koressos, é possível visitar o local onde os cristãos acreditam que foi a última Casa da Virgem Maria. Além de uma pequena capela, há um muro para postar bilhetes com pedidos para a Santa.


7- Assistir apresentação dos dervixes rodopiantes - Em Konia, monges islâmicos praticam rodopios como forma de adoração a Deus. Os dervixes rodopiantes, como também são conhecidos, praticam a dança como um culto religioso mas é possível também aos turistas assistir a celebração.

8- Comer kebab e tomar chá de maçã nas ruas de Istambul


Entre os quitutes regionais, se destaca o kebab, carne de cordeiro com especiarias envolta no palito acompanhado de salada de tomates e pepinos e pão sírio. A iguaria agrada diferentes paladares. Já o chá de maçã corresponde ao café para os brasileiros.


9- Ir para as baladas no bairro de Taksim - Istambul não conta só com heranças culturais do império otomano. A capital vibrante e moderna e o centro financeiro têm lugar em Taksim. É neste bairro que a noite esquenta em Istambul com restaurantes, bares e baladas. Há de tudo: música brasileira, eletrônica, árabe. A sugestão é rodar pelas ruas do bairro até encontrar uma balada com seu perfil.


10 - Apreciar a vista da cidade do alto da torre de Gálata - A torre de Gálata, com seus 66 metros de altura, domina a paisagem de Istambul. É o melhor ponto da cidade para apreciar o por do sol. Aproveite e fique para o jantar em restaurante com visão de 360 graus.

Pacote

A Keep Company Viagem Para Solteiros oferece pacote para Turquia para o período de 8 e 17 de novembro.  O pacote inclui hospedagem, café da manhã, todos os transfers, um vôo interno, passeios, guia acompanhando desde o embarque até o retorno e guia local falando em português. O pacote custa 1590 euros por pessoa e não inclui aere. Mais informações em www.viagemparasolteiros.com.br.


Segue sugestão de pauta sobre a Belmond Bonus, ação da companhia de hotéis, trens e cruzeiros de luxo que presenteia seus hóspedes com mimos que vão de um jantar particular sob as estrelas de uma praia tropical a tours guiados por experts em Patrimônios da Humanidade. Com valor de US$ 500 por booking, cada Belmond Bonus é válido para novas reservas feitas em viagens antes do fim de dezembro de 2014 em hotéis Belmond, e antes do fim de março de 2015, para os trens e cruzeiros Belmond participantes. A estadia mínima é de duas noites. Todas as reservas incluem as experiências de cortesias, no entanto algumas datas estão fora da promoção. Alguns dos bônus: Belmond El Encanto - No único resort cinco estrelas de Santa Bárbara, segundo a Forbes, os hóspedes serão convidados a desfrutar de duas massagens de 50 minutos em um luxuoso spa cercado por um glorioso jardim com vista para o Oceano Pacífico. Após serem mimados por tranquilas técnicas de cura personalizadas, eles podem aproveitar um banquete de queijos locais harmonizados com uma seleção de vinhos de Santa Bárbara.

Aventureiros podem aprimorar sua viagem pelo Rio Ayeyarwady, em Myanmar, no cruzeiro de luxo Belmond Road to Mandalay com estadia de uma noite no Belmond Governor’s Residence, uma luxuosa mansão colonial em Yangon. Eles também embarcarão em um tour particular pela maior cidade de Myanmar a partir desta elegante base, convenientemente localizada para descobrir as maravilhas do mundo como a Pagoda Shwedagon. Propriedade de e operada por Orient-Express Hotels Ltd., Belmond belmond.com, é uma coleção global de hotéis excepcionais e aventuras de viagem de luxo em alguns dos destinos mais inspiradores e enriquecedores do mundo.
 
GOL amplia voos para Navegantes 
 
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, amplia o número de voos na cidade catarinense de Navegantes. Desde o dia 4 de outubro, os clientes contam com o acréscimo de um voo diário partindo do aeroporto de Guarulhos (SP), totalizando oito voos por dia entre São Paulo e Navegantes. As medidas visam atender à crescente demanda de passageiros da região, considerada a principal porta de entrada para o Vale do Itajaí e importante centro de negócios e lazer do sul do país. Além do público corporativo, a região também atrai turistas que viajam para conhecer o litoral catarinense, o parque temático Beto Carrero World, Blumenau, cidade-sede da Oktoberfest, entre outros atrativos. Os trechos são operados por aeronaves modelo Boeing 737-700 e configuração GOL+, com capacidade para 138 passageiros, que garante maior espaço entre as poltronas, proporcionando uma nova experiência de voo. Nos próximos meses, a GOL iniciará operações com aeronaves 737-800, o que permitirá oferecer 177 lugares com o espaçamento GOL+. Mais informações em www.voegol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário