segunda-feira, 10 de novembro de 2014

COM SUCESSO, TERMINA A 26ª EDIÇÃO DO FESTURIS GRAMADO - RS


Gramado na fenomenal Serra Gaúcha é mágico. Por isso a cidade transpira turismo o ano todo e não poderia ser em outro lugar para encerrar o ano falando de turismo do que nesta cidade. Não se precisa ir muito longe para aprender como se faz, como se trabalha e como se vive de turismo. Não é à toa que constantemente recebe o título como melhor destino (cidade) do país. 


Em nenhum festival se congrega tantos negócios, eventos, encontros, parcerias. Aqui o trade não apenas faz negócios, mas também se diverte por conta dos diversos eventos paralelos, onde os participantes tem a oportunidade de estarem juntos, ao ar livre, batendo bola, "churrasqueando" como bem diz o gaúcho. 


Assim começou a segundo dia do FESTURIS, com todo o trade reunido no Hotel Continental em Canela para bater bola, nosso esporte nacional. Nunca o país teve um Ministro do Turismo tão competente, participativo, comunicativo e atuante. Um ministro que tem escola, 15 anos de SEBRAE. Doutor em Socio-economia do Desenvolvimento, pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Paris, titulação em 1997, com tese sobre estratégias comparadas de desenvolvimento Índia-Brasil. Validação do diploma pela UNB. Mestre (M.Sc.) em Gestão Ambiental, pela Universidade de Salford, Inglaterra (titulação em 1988). 


Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal de Alagoas (graduação em 1981). Atua desde 2007, exercendo a função de Gerente da Unidade de Assessoria Internacional do SEBRAE Nacional, ligada à Presidência da instituição (exerceu as funções de Gerente da Unidade de Estratégias e Diretrizes, Secretário Geral, Assessor da Presidência e Gerente da Unidade de Atendimento em Comércio e Serviços, tendo coordenado o Programa SEBRAE 2014, dedicado à preparação de empresas para as oportunidades da Copa FIFA 2014); Exerceu a função de Diretor Técnico do SEBRAE Alagoas; Exerceu a função de Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, de 1991 a 2000, tendo sido também coordenador da Área de Cooperação Internacional daquela Universidade em 1998. Vinicius Lages sabe o que diz e faz o que fala. 


É do FESTURIS que saiu a primeira dama do turismo nacional, Marta Rossi, incansável ao lado dos seus diretores Marcus Rossi e Edurardo Zorzanello, filho da saudosa Silvia Zorzanelo. 


É com este clima de congraçamento que terminou mais esta edição. Esse ano, passaram pelos pavilhões do Sierra Park 14 mil visitantes. O crescimento de expositores foi de 3,5% em comparação a última edição. Segundo Eduardo Zorzanello, coordenador do evento, os números foram um sucesso. "Num ano de eleição e Copa os resultados superaram nossas expectativas". Já Marcus Rossi, confirmou que o número de agendamentos do Buyers Club superou os números de reuniões previstos. "Tivemos 1.147 agendamentos e 324 realizadas, o que já representa um grande passo para o nosso objetivo que foi alcançado". A próxima edição acontecerá de 5 a 8 de novembro e terá como novidade para os agentes, o lançamento de um 'GPS' que permitirá a localização dos estandes. 


O anuncio dos números foi precedido de homenagens a Marta Rossi e ao Festuris. Já o estande de Santa Maria foi considerado o mais criativo do Festuris. Para Marta Rossi, idealizadora do evento o objetivo do Festuris foi plenamente alcançado. "Tivemos quase dois mil acessos a nova ferramenta digital lançada este ano mostrando o sucesso que foi. Os salões permitiram aos visitantes a oportunidade de conhecer produtos e serviços das áreas segmentadas", lembrou.


O evento também recebeu homenagem da RED MUNDO COMUNICACION como melhor evento de turismo da América Latina. A Red Mundo Comunicação, com mais de 30 anos atuando no mercado de jornalismo (Radio/TV) também premiou diversas personalidades, empreendimentos, redes hoteleiras, empresas jornalísticas, agências e operadoras de turismo, assessoria de imprensa, parque temático, etc, que mais se destacaram na área em 2014. 

Fato que causou estranheza ao Trade de Turismo foi a lamentável declaração do Secretário de Turismo de Santa Catarina, o sexto secretário em menos de quatro anos do governo catarinense, que demostra claramente não entender/saber que quase 13% do PIB de Santa Catarina vem exatamente do turismo. Segundo ele, em busca de ampliar a promoção do Estado de Santa Catarina, apresentou ao M&E o novo plano de divulgação da região que consiste em reformular as apresentações com a atribuição de ferramentas tecnológicas e interatividade com os agentes de viagens e publico final, que não se acredita, pois se comenta nos bastidores o fim da SANTUR. A preocupação é tanta que a presidente da Abav-SC, Ely Silveira, revelou ao M&E que o trade de Santa Catarina está se mobilizando para ter com o governador do estado, Raimundo Colombo, uma audiência que tem como objetivo impedir a extinção da Santur, da Fundação Cultura e da Fesporte. "Sem a secretaria nós sobrevivemos, mas sem a Santur não", comentou.


Atualmente , Santa Catarina é o terceiro destino mais procurados do país, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto para impedir que a Santa Catarina Turismo acabe tem o apoio do Fortur - entidade que representa as empresas de turismo privadas de SC. "O melhor técnico em turismo no país é o Valdir Walendowsky", disse.

Vinicius Lages e Ely Silveira

"Entregamos uma carta de intenções, porem não obtivemos resposta", comentou Ely. No teor da carta, reivindicações sobre a nomeação de um técnico para o cargo de secretário de turismo feita pelo trade, e a escolha de um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário