quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP

ISENÇÃO DE VISTO


A participação do Brasil no programa de isenção de vistos dos Estados Unidos pode representar 5,57 bilhões de dólares (cerca de 15 bilhões de reais) em receitas adicionais derivadas do turismo entre 2015 e 2019, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pela organização privada americana Partnership for a New American Economy. O relatório inclui também estimativas para África do Sul, Hong Kong, Polônia, Israel e Turquia, países que, como o Brasil, ainda não são membros do programa Visa Waiver – que permite a entrada nos EUA apenas com o passaporte, sem o a necessidade de visto.

Segundo o estudo, de o programa passasse a incluir os países citados, o ganho com turismo poderia ser de 7,65 bilhões de dólares (20,6 bilhões de reais) nos próximos cinco anos. “O Brasil, com uma população de 200 milhões e uma taxa de crescimento do PIB per capita relativamente alta, tem possibilidades de se transformar na maior fonte de crescimento em turismo internacional desses países no período 2015-2019”, destaca um trecho do relatório.

A Partnership for a New American Economy  ressaltou que, quando um país entra no programa de isenção de vistos, o número de seus cidadãos que decidem visitar os Estados Unidos nos anos seguintes aumenta notavelmente. Os Estados Unidos poderiam acolher em cinco anos um total a 19,7 milhões de turistas procedentes deste conjunto de seis países, um aumento de significativo em comparação com as projeções que o relatório faz caso não seja aprovada sua participação. Apenas os visitantes brasileiros representariam 14,3 milhões do total, 1,2 milhão a mais que os que viajariam aos EUA em um cenário sem a isenção de vistos. Além disso, o estudo estima que a participação do Brasil no programa Visa Waiver criaria 36.766 postos de trabalho adicionais no setor turístico, de um total de 50.526.

“Em uma era onde a União Europeia permite a visita de turistas de 26 países europeus – e de quase toda América e Austrália – sem um visto, nossas políticas obrigam viajantes de países amigos, como o Brasil, a viajar milhares de milhas para fazer uma entrevista pessoal necessária para obter um visto de turista”, comentou o estudo. Atualmente, o programa Visa Waiver permite a cidadãos de 38 países viajar aos Estados Unidos sem ter de solicitar antes o visto de turista.



FLORIPA CONVENTION


O Floripa Convention & Visitors Bureu, no dia que comemorou 11 anos de existência, recebeu os demais Conventions, amigos e autoridades do trade numa confraternização especial que aconteceu na noite desta última terça-feira, 16, no Portofino Buffet, em nossa Capital. Além de celebrar seu aniversário, houve a entrega das placas aos novos associados, homenagens as empresas associadas há 10 anos e a comemoração da posse da nova Presidente da Federação Catarinense de Convention & Visitors Bureau, Jo Cintra. Este evento concretizou-se através da somatória de esforços e com a importante colaboração de várias empresas a exemplo da Aviva RH para eventos, Essen Vinhos, Folha Stands, Imagem & Arte, Jurerê Jazz, Luciano Martins, Neto Eventos, Nova Alman Turismo Receptivo, Portofino Buffet.

Fazendo as honras da casa o presidente do Floripa Convention, Marco Aurélio Floriani agradeceu a presença de todos e entregou a placa aos novos associados, entre eles, Elaine Homnens (Cambirela Hotel), DJ Felipe Correa, Rogério da Oceania Conventions Center, Zenaide do Portofino Buffet, Melissa e Vanessa do Terraço Cacupé - espaço para eventos. A Zenaide Hoffman, do Portofino usou da palavra para receber os novos associados e os demais parceiros.

A seguir foram homenageadas as empresas que completaram 10 anos no Floripa Convention, as quais receberam um quadro do artista plástico Luciano Martins, placas estas entregues pelo presidente do Floripa Convention Marco Aurélio Floriani, do Vice Presidente Ricardo Pereira e do presidente fiscal Eugênio Neto. Duplamente homenageado, Luciano Pereira Oliveira, diretor dos hotéis Costa Norte Ingleses e Hotel Costa Norte Ponta das Canas. Também foram homenageadas as empresas Folha Stands (Antonio Pirajá), Majestic Palace Hotel (Gerente Comercial Angelo Toppan), Alman Turismo Receptivo, Humberto Freccia Neto.

Vale informar que o Federação de Conventions é formada por 13 Conventions e tem a finalidade de promover e representar seus associados em todo e qualquer pleito, visando o fomento do turismo catarinense, especialmente o turismo de eventos. Marcaram presença a Secretária de Turismo de Florianópolis Maria Claudia Evangelista (homenageada), o Prefeito da Capital dos Catarinenses, Cesar Souza Jr, o Presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky (também homenageado), as diretoras do Floripa Convention Marlei Magro e Lucia Camargo, a Vice Predisente da Federação Catarinense Clarice Bressiane, do Chapecó e Região Conventions, a Vice Presidente de Administração e Finanças Margot Libório, do Balneário Convention, Sra. Ely Silveira, Presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agência de Viagens, Dirlei Barbieri Rofner, Presidente da Rota da Amizade Convention, Sr. Jefferson Severino, Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e o Presidente do Conselho Estadual de Turismo, Sr. Ivan Cascaes. O evento foi encerrado com jantar ao som do Jurerê Jazz. Para ver todas as fotos CLIQUE AQUI.

RODOVIA DO MERCOSUL
 
 
O município de Lages foi escolhido pelas Associações de Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, Região do Contestado – AMURC e Região Serrana – AMURES para ser o palco da primeira Audiência Pública sobre a duplicação da BR 116. O evento foi realizado na última  segunda-feira (15) e contou com a presença também da Arteris, ANTT e do deputado Federal Esperidião Amin, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, entre outras autoridades e entidades. O presidente David Diaz declarou que a intenção é que a rodovia se torne competitiva e atraia usuários. Deve ser recapacitada, duplicada e utilizada.  
 
 
Viviane Esse, superintendente da ANTT enfatizou que eventos como este são uma grande oportunidade para discutir as necessidades e os impactos que podem vir a acontecer com a duplicação. Disse ser esta uma rodovia de integração nacional, importante para o país. Explicou que já solicitaram um estudo de viabilidade à Autopista Planalto Sul – Arteris e disse que já tem proposta para que a duplicação esteja no PAC III. Depois deste estudo será analisada a melhor forma de custear a duplicação para que não haja grande impacto ao usuário.
 
 
Agora a Autopista deve enviar à ANTT as cotações do estudo. Segundo datas pré-estabelecidas na reunião do Grupo Paritário de Trabalho em novembro, estas cotações devem ser enviadas até janeiro de 2015. A elaboração do estudo e traçado deve estar pronta em meados do próximo ano. Durante este processo o traçado será discutido com as Associações, que devem, também, manter discussões nos municípios sobre a melhor forma de implantação da duplicação e a compatibilidade das obras emergenciais que devem ser incorporadas ao traçado.
 
NATAL NO INFINITY
 
 
Um lindo show de Natal está sendo preparado pra você e sua família aproveitarem cada minutinho dessa data tão especial. Superproduções extremamente elaboradas que mesclam artistas de alto nível de vários segmentos e surpreendentes efeitos especiais envolvendo, teatro, cinema, música e dança irão surpreender você. Além disso, tem a chegada do Papai Noel trazendo presentes e muita alegria! Pacote válido do dia 21 de dezembro a 26 de dezembro de 2014 (mínimo de cinco diárias), para duas pessoas em apartamento superior duplo com pensão completa. Cortesia para duas crianças de até 5 anos no mesmo apartamento dos pais, de acordo com a capacidade da categoria reservada. Garanta sua reserva e tenha um Natal Iluminado!
Informações: 47-3261-0300.
 
 
PORTO ALEGRE
 
 
O estudo Índice de Competitividade do Turismo Nacional divulgado pelo Ministério do Turismo, coloca Porto Alegre na segunda posição entre os dez destinos turísticos brasileiros que mais se desenvolveram no último ano. A capital gaúcha alcançou 80 pontos em uma escala de 0 a 100, ingressando com isso no nível 5 de competitividade, o mais alto do estudo. A primeira posição ficou com São Paulo (82,5 pontos).
 
 
A cerimônia de divulgação dos dados realizada em Brasília teve a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages. O índice mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro, entre capitais e não capitais, em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
 
 
A média geral dos destinos monitorados foi de 59,5 pontos, sendo que as capitais obtiveram 68,2 pontos, como média, e os demais municípios 53,4 pontos. Em termos nacionais, o país obteve a maior nota da série histórica do estudo, iniciada em 2008. As demais cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram, na ordem, Belo Horizonte (78,5 pontos); Rio de Janeiro (78,5pontos); Curitiba (77,9 pontos); Foz do Iguaçu (76,9 pontos); Recife (76 pontos); Brasília (75,2 pontos); Salvador (75 pontos) e Florianópolis (74,2 pontos). A ferramenta de monitoramento que anualmente avalia a capacidade de um destino de se superar e alcançar níveis cada vez mais significativos de desenvolvimento foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas. A metodologia considerou prerrogativas do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.
 
NATAL NO TAMBAÚ RESORT
 
 
O Tropical Tambaú oferece pacote empolgante de Natal em João Pessoa – Paraíba, Brasil. Considerado como o cartão postal da cidade, o Tropical Tambaú tem uma estrutura moderna e circular, construída sobre as areias da praia de Tambaú, a praia mais bonita da cidade. O pacote de três dias inclui pensão completa e ceia de natal. Informações e reservas: e-mail reservas.tambau@tropicalhotel.com.br. Uma criança de até sete anos grátis no mesmo apartamento dos pais ou responsáveis, em single ou duplo superior e suítes. 
 
 
WISH SERRANO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Wish Serrano Resort & Convention/ GJP Administradora de Hotéis Ltda recebeu pelo 9° ano consecutivo, a premiação em 1° lugar na contribuição de ISSQN na cidade de Gramado, contribuindo para a consolidação do município como uma das principais economias da região e num dos destinos turísticos mais visitados do país. O Gerente Geral do Wish Serrano, Sr. Carlos Marín recebeu o prêmio na última sexta-feira, dia 12 de dezembro na Expo Gramado.
 
 
USHUAIA REPAGINADA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O paraíso dos brasileiros está espetacular. A primeira etapa do calçadão, na rua principal está pronta. Agora temos a nossa disposição um centro comercial/lazer/entretenimento a céu aberto. Neste último sábado, a Prefeitura de Ushuaia entregou oficialmente o trabalho "Open Sky Mall" composto por três blocos com cabeamento subterrâneo, a instalação de nova iluminação, o nível de calçadas e piso aquecido e um caminho para as pessoas cegas ou com deficiência visual grave. Ao que tudo indica, a temporada de esqui 2015 será espetacular e as reservas já estão abertas já que a previsão é de muita neve e além disso a Copa do Mundo de Esqui (Interski 2015) que acontece no Cerro Castor, a melhor estação de esqui da América Latina. Se você tem a intenção de curtir Ushuaia é bom fazer a reserva. A dica é o Cilene del Faro, o reduto brasileiro na Terra do Fogo. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Ushuaia é a capital da Província da Terra do Fogo. Foi colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, que instalaram missões para catequização dos indígenas. A cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos. A partir da metade do século o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Atualmente a cidade é um importante pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan da Ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo), recebendo milhares de turista o ano todo. Somente no verão mais de 300 navios de cruzeiros aportam na cidade.
 
 
USHUAIA BLANCA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Minha amiga Gabriela Schneier, proprietária do Centro Invernal Ushuaia Blanca, o melhor lugar para se fazer o esqui nórdico (esqui de fundo), me informa que estão realizando grandes preparativos para o inverno, o inverno da copa de esqui. A Gabi e familia também oferecem um espetacular verão para os brasileiros que estão indo pra lá. Esta tudo ampliado; desde as instalacões do BAR-MUSEO de Montaña, que está localizado junto ao Paseo de Compras ao estacionamento da Villa Las Cotorras. Contam agora com tranfer exclusivo para suas excrursões. 
 
KUROTEL
 
 
O Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa foi reconhecido como “Best Destination Spa” das Américas & Caribe, na edição inaugural do Condé Nast Johansens Luxury Awards for Excellence. Referência de qualidade e credibilidade, e reconhecido por destacar e celebrar a excelência de estabelecimentos em diversas regiões do mundo, o guia de spas selecionou e testou os melhores destinos nas áreas de bem-estar, inovações e tratamentos únicos. Ser consagrado como o melhor destino em SPA pelo Condé Nast Johansens confirma o comprometimento do KUROTEL com a qualidade, personalização e geração de resultados positivos para entregar um atendimento de excelência aos seus clientes. 
 
 
Por mais de 32 anos o Kurotel se mantém firme em sua missão de auxiliar na busca de "melhor saúde, mais vida" a todos os que passam pelo Complexo. Um destino brasileiro com participações internacionais já confirmadas em diferentes eventos técnico-científicos para 2015, reafirmando o compromisso na busca constante por inovações, atualizações e trocas de experiências. Os vencedores do Luxury Spa Awards foram selecionados através de votação online, feedback de clientes e relatórios dos inspetores que visitaram os estabelecimentos.
 
 
Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário