sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

INFINITY BLUE RESORT & SPA APOSTA EM ATIVIDADES LÚDICAS NA ALTA TEMPORADA



Oficinas de circo, culinária, encenação de histórias e planetário kids são alguns destaques da recreação do resort durante o verão

Clique na imagem para ampliá-la

A cada dia da semana um tema diferente conduz as brincadeiras no Infinity Blue Resort e Spa. Dia da lua, do sol, da ciência e do mar são algumas opções de lazer programadas. Além disso, opções de entretenimento oferecidas pela infraestrutura do resort como piscinas, quadra poliesportiva, passeios ecológicos e atividades à beira-mar divertem crianças e adultos.

“Para esta temporada o diferencial dos programas de recreação é a abordagem do mesmo tema para as faixas etárias de 0 a 12 anos com a adaptação das atividades conforme as aptidões de cada grupo”, explica a gerente de entretenimento do resort Júlia Luiza da Silva. “Pretendemos integrar os pequenos hóspedes e proporcionar além de diversão muita interatividade e conhecimento”, complementa. Das crianças do berçário até os adolescentes as atividades preparadas buscam reunir entretenimento, esporte, cultura, interatividade e novas experiências.

Confira a seguir a programação:

Segunda-feira

As crianças aprendem e pintam as fases da lua. Recebem a visita de um “astronauta” no planetário kids que conta histórias de suas aventuras vividas no espaço na piscina tem a “Guerra nas estrelas” para refrescar.

Terça-feira

As guloseimas são o foco principal. Tem oficina para preparação do brigadeiro, piquenique e a famosa brincadeira de perguntas e respostas “Torta na cara”. Trilha das migalhas e encenação da história de João e Maria são mais opções.

Quarta-feira

Passeios ecológicos, oficinas sobre horta e reciclagem são algumas das atividades realizadas no dia dedicado ao verde. As crianças também brincam de “guardiões da natureza” e aprendem a importância de cuidar e manter o meio ambiente preservado.

Quinta-Feira

A magia do circo faz do resort um picadeiro durante as quintas-feiras. A criançada pode brincar à vontade na piscina de bolinhas, aprender acrobacias aquáticas e de equilíbrio, e assistir ao show com palhaços.

Sexta-feira

A temática é o mar e por isso tem caça ao tesouro, reconstrução de Atlantis na praia, batalha naval e outras atividades.

Sábado

Pequenos cientistas e muitos experimentos são vistos durante os sábados no resort. As brincadeiras vão desde a descoberta dos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), momentos “eureca” até o aprendizado de que alguns truques de mágica podem ser explicados cientificamente.

Domingo

No dia do sol atividades como queimada, esconderijo molhado e campo de batalha, quando os guerreiros do sol lutam com bexigas cheias de água, são opções de diversão.

Outras atividades

Depois do sucesso absoluto da atração do Réveillon, os adultos podem se divertir com o “Infinity in Vegas”. Com um cenário e jogos típicos de um cassino, os hóspedes poderam curtir o melhor das noites de terças-feiras e sábados ao estilo Vegas durante toda a temporada de verão. A moeda oficial é a “Cassineira” e entre um jogo e outro, os crupiés, que também são recreadores, animam o público em um ambiente agradável e descontraído.

Clique na imagem para ampliá-la

Para quem gosta de praticar esportes, rodas e oficinas de capoeira além das tradicionais atividades como slackline, arco e flecha, escalada, vôlei, futebol, basquete, futsal, natação, polo aquático, vôlei de praia, futevôlei, basquete aquático, biribol e a “Ponte do Rio que Cai” são mais atrativos.

Clique na imagem para ampliá-la

Day Use

Para quem mora ou está passando as férias de verão na região de Balneário Camboriú e deseja opções diferenciadas de lazer e descanso pode aproveitar toda a infraestrutura do Infinity Blue Resort e Spa através do Day Use. Aberto ao público em geral a dica é aproveitar para reunir a família e amigos enquanto as crianças se divertem com as atividades de recreação infantil.

Clique na imagem para ampliá-la

O Infinity Blue é uma empresa do Grupo Embraed e associada à Resorts Brasil. Mais informações e reservas: www.infinityblue.com.br



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP





No mês de Abril a cidade de Gramado ficará mais alegre e doce. Nestes dias o município sediará o maior evento de Páscoa do Brasil, inspirado na magia lúdica e na espiritualidade da data. Mais que isso, o Chocofest tem um importante compromisso social com a população de Gramado e os visitantes que recebe em 18 dias de programação. Além de oferecer uma extensa agenda cultural, proporciona ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil. E, dessa forma, a festa chega à 19ª edição, de 3 a 21 de abril.

Clique na imagem para ampliá-la

Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest dá asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reúne cerca de 400 figurantes, sendo 50% crianças. É um dos momentos mais fortes de interatividade dos pequenos com o mundo encantado que o evento recria em torno da data. Além destes aspectos que impactam sobre a criança, o Chocofest também tem efeito multiplicador nos municípios da região e do Estado, em razão da intensa programação cultural.

Novo site e indicação a prêmios


Nesta edição o Chocofest investiu em um novo site, todo tematizado e com todas as informações do evento distribuídas de uma forma descontraída e atrativa. Este trabalho rendeu duas indicações a prêmios internacionais para sites. Estes prêmios serão entregues a partir de votações realizadas nos sites específicos, e quem acessar o site do evento, e quiser ajudar a ganhar este prêmio, pode acessar www.csswinner.com/details/chocofest-gramado/6547 ou cssreel.com/Website/chocofest-gramado e votar.



NÃO VAI TER COPA
 
 
Falando nisso, acostumado a lançar lixo na internet, plantando dossiês, listas e acusações apócrifas inclusive nos perfis institucionais do partido, o PT não sabe o que fazer com o movimento #naovaitercopa (VEJA O VÍDEO) que surgiu nas redes sociais. Houve mais de 40 protestos contra a Copa em todos os Estados do País e no Distrito Federal.

As convocações foram feitas pelo Facebook. O PT também tem atuado para evitar um desgaste da presidente petista Dilma Rousseff às vésperas da eleição, que segue dando péssimos exemplos fazendo turismo em Portugal ás nossas custas. 
 
FITUR & FÓRUM DE LIDERAZGO
 
O Festival do Turismo de Gramado mais uma vez está presente nas principais feiras de turismo do mundo, levando assim o nome do evento e de sua cidade e do Rio Grande do Sul ao renome internacional. Durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (FIT), que terminou neste domingo 26 de janeiro, o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, representou o evento em diversas importantes reuniões, entre elas um encontro dos membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), além de entregar mais uma edição do prêmio Silvia Zorzanello, em reverência aos trabalhos prestados para com o turismo por uma das fundadoras da feira de Gramado.
 
Eduardo Zorzanello com o Márcio Favilla, diretor executivo de Competitividade, Relações Externas e parcerias da Organização Mundial do Turismo (OMT)
 
Além de entregar o prêmio para Gramado, Zorzanello representou a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos na abertura do VII Fórum de Liderazgo Turístico de Excelltur. Nesta ocasião, o tema do fórum será:  O Turismo: setor finque para reforçar a marca país”. Neste sentido,  analisará o papel final que está tendo o turismo para impulsionar a recuperação sócio econômica da Espanha. Com mais de  1.500 pessoas inscritas, de cerca de 35 países, terão a oportunidade de conhecer as principais reflexões e expetativas do turismo para 2014, graças ao relevante elenco de componentes formado pelos máximos responsáveis públicos e líderes empresariais espanhóis e estrangeiros. Isso assegura um alto nível de relevância, qualidade e interesse nos debates que consolidaram o Fórum como o primeiro grande encontro internacional do ano neste tipo de eventos.
 
 
Além da participação no encontro, o diretor do Festuris acompanhou a intensa programação da feira espanhola:  “Esta é uma oportunidade única para buscar a aproximação do evento para com seus principais expositores, e além disso, captar novos parceiros, para manter em ascendência a internacionalização do Festuris e mostrar assim a força da América do Sul para este setor”, resslatou. A Fitur 2014, espera reunir 9,000 empresas, de 165 países e regiões, com um público estimado em 200 mil visitantes.

A melhor Cantina Italiana de Gramado
 
PRÊMIO SILVIA ZORZANELLO
 
O município de Gramado foi agraciado com o Prêmio Silvia Zorzanello, realizado pelo Grupo Excelências, durante a Fitur 2014, reconhecendo os esforços da cidade em seu posicionamento como destino turístico nacional e internacional. A premiação ocorre anualmente, e sempre escolhe um destino brasileiro de grande relevância para o setor sul americano e mundial, e claro,  Gramado não poderia ficar de fora.  Os Prêmios Excelência foi criado em 2005, com o objetivo de fomentar a excelência em diversos âmbitos, todos eles relacionados com o turismo com especial atenção ao Caribe e América. Desde então, se tornaram uma referência para todos que estão envolvidos nesse importante segmento e desempenham a atividade turística almejando sempre a excelência. 
 
 
O diretor do Festuris, e filho de Silvia, Eduardo Zorzanello mostrou-se muito orgulhoso com a premiação: “É uma honra muito grande ter o nome da Silvia para nomear um prêmio bastante importante para o setor turístico mundial. E ainda mais agora, com a cidade de Gramado sendo agraciada, nos mostra todo o resultado do trabalho de nossa empresa e evento com o turismo da região, do Estado e do Brasil”, lembrou Zorzanello. “Ficamos muito satisfeitos em saber que Gramado será agraciado com um prêmio tão importante e que possui uma identidade tão forte com o município. Temos na imagem da nossa querida Sílvia Zorzanello uma exemplo de dedicação para que Gramado se tornasse esse referencial turístico que hoje está sendo reconhecido”, comenta a Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk.
 
FESTURIS JPA
 
 
Parceiro da quarta edição do Festuris JPA – Festival do Turismo de João Pessoa, o Grupo Vila Galé, atualmente responsável pela gestão de 24 unidades hoteleiras localizadas no Brasil e em Portugal, será um dos nomes presentes no maior evento de turismo e negócios do Nordeste. Participante do festival desde a primeira edição, a gerente de vendas regional do Grupo Galé, Lilian dos Santos, explica que o evento representa uma boa visibilidade para a divulgação da rede de hotéis no mercado regional.
 
 
“É muito importante para a Vila Galé também estar presente em ações nos mercados da região Nordeste, pois é onde concentra-se a maioria dos nossos hotéis no Brasil. Clientes destes estados utilizam bastante os nossos resorts ao longo do ano e, diante desta realidade, o evento é uma boa possibilidade de nos fazermos mais presentes para os agentes de viagens do Nordeste”, destacou.
 
Ainda de acordo com a gerente, além de divulgar os 18 hotéis de Portugal e os 06 hotéis presentes no Brasil, o Grupo irá apresentar no evento a mais nova unidade da rede: o Vila Galé Rio, que será inaugurado neste ano no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. “Será também uma grande oportunidade para apresentamos o novo restaurante da piscina no Vila Galé Eco Resort do Cabo, que dará um conforto maior para os nossos clientes e mais uma opção para disfrutar do all inclusive Vila Galé”, destacou.
 
 
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festuris JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento. Na última edição, o Festuris JPA recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.
 
 
VENEZUELA
 
 
Já pensou se a moda pega ? Se você está com a intenção de viajar para a Venezuela anote as novas exigências: Seguro médico e seguro contra roubo. Portanto, a partir de agora viajar para o país comandado por Nícolas Maduro, deverá apresentar um plano de assistência médica e contra roubo. A regra é direcionada a todos os turistas do mundo. De caráter obrigatório, o plano de cobertura de serviços médicos para viajantes deve cobrir U$ 40 mil em casos de problemas de saúde e U$ 1 mil para perda ou roubo de bagagem. Isso pra mim não pode ser sério. Deve ser cascata. Vale lembrar que se você comprar teu pacote de férias (aéreo e tudo mais) com teu cartão de crédito (dependendo do cartão), você tem todas essas garantias. Pelo menos com o meu eu tenho. Nunca viajei sem esses cuidados fundamentais. Já vi verdadeiras roubadas. 

 
DALCELIS RESIDENCE
 
 
Impressiona mesmo ! Impecável nos detalhes, nos acabamentos e com o padrão Embraed, o Dalcelis Residence – que será entregue oficialmente no próximo dia 1º de fevereiro - traz uma característica marcante até então nunca vista em Balneário Camboriú e que chama a atenção de moradores, turistas e até mesmo dos que passam pela BR 101: em seu topo há o coroamento do telhado em estilo europeu. Por sua finalização diferenciada, pode ser reconhecido de vários pontos da cidade. Pronto para morar, o luxuoso arranha-céu esbanja elegância em seus 140 m de altura divididos em 41 pavimentos. Localizado no centro de um dos destinos turísticos mais charmosos de Santa Catarina é  uma obra de arte do neoclássico em todos os detalhes.
 
 
Até a calçada em frente à entrada principal do edifício foi transformada em um belo boulevard. Com projeto aprovado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, a Embraed revitalizou o local público transformando em um espaço atraente inspirado nas praças secas muito vistas na Itália e na França. Pavimentação com tapetes desenhados no piso de concreto estampado, paisagismo e arquitetura, incluindo clássicos postes de iluminação com arandelas em formas de coroas - geram uma atmosfera romântica e aconchegante. “O boulevard em frente ao Dalcelis foi estruturado com objetivo de gerar um espaço muito especial de convivência em Balneário Camboriú o que reflete positivamente ao comércio da região”, explica a presidente do Grupo Embraed Tatiana Rosa Cequinel.
 
 
O empreendimento traz outra novidade: o uso de vidros duplos nas janelas dos apartamentos para tornar o ambiente tranquilo e agradável aos ruídos externos.“O Dalcelis Residence é o primeiro empreendimento em que utilizamos esse material, isso porque está localizado em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, menos de uma quadra do mar. Assim garantimos conforto aos moradores sem abrir mão da localização. Ao fechar as janelas é como se estivessem em outro lugar, não há mais barulho”, explica o engenheiro civil da Embraed Guilherme Chiamulera.
 
DIVERSIDADE & LAZER
 
Sua área de lazer é focada na família e a diversão está garantida para todas as idades. As crianças podem brincar a vontade no playground, na mini quadra poliesportiva ou na brinquedoteca. Para os jovens as opções vão desde sala de cinema, jogos eletrônicos e jogos tradicionais. Salão de festas, Spa, área de descanso e fitness também são destaques. A área da piscina adulta e infantil tem localização privilegiada com exposição de sol o dia inteiro além de elevador para acesso de cadeirantes. “Geramos atrativos às mais diversas faixas etárias especialmente em uma praia como Balneário Camboriú aonde muitos vêm passar férias ou finais de semana”, frisa Tatiana.
 
 
BAILA FLORIPA 2014
 
Está aberto o período de inscrição para bailarinos, academias, escolas, companhias e grupos do Brasil e do exterior, profissionais ou amadores, interessados em se apresentar na XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014. O evento será realizado de 18 a 21 de abril, sendo as exibições dias 19 e 20, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Cada grupo ou bailarino pode participar gratuitamente da seleção com, no máximo, três coreografias. As fichas de inscrição e os respectivos vídeos devem ser enviados por meio do site www.bailafloripa.com.br, até o dia 7 de março. A quantidade de componentes é ilimitada, mas não é permitida a participação dos mesmos integrantes em grupos diferentes. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Menores de 18 anos necessitam autorização escrita pelo pai, mãe ou responsável. Aos selecionados não residentes na Grande Florianópolis será fornecido alojamento durante os quatro dias. Uma comissão formada por três profissionais da área selecionará os trabalhos, considerando a qualidade técnica, artística e a criatividade. O resultado será divulgado a partir do dia 17 de março, no mesmo site.   A Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa não tem caráter competitivo. Seu objetivo é valorizar esta arte, proporcionando intercâmbio entre os praticantes e espaço para apresentar seus trabalhos. Estão programados também workshops, bailes e concurso de duplas no centro de convenções do Majestic Palace Hotel, na Avenida Beira-mar Norte.


VOLTA AO MUNDO Nelci Terezinha Seibel



Carnaval em Joinville

Um Carnaval com a cara de Joinville, tendo como mote “A Festa é Sua!”. A Fundação Cultural, em conjunto com a Liga das Escolas de Samba de Joinville (Lecaj), apresentou no dia 24 a programação do Carnaval 2014. Seis Escolas de Samba e seis Blocos desfilarão na Avenida Beira-Rio, no primeiro ano de disputa entre as agremiações na cidade. O investimento para as Escolas de Samba e Blocos aumentou em 64% em relação ao ano passado. A festa terá um forte apoio às atrações locais, com o intuito de valorizar quem realmente faz o Carnaval na cidade. “Tudo foi decidido em conjunto com a Liga, por pessoas que vivem e fazem o Carnaval em Joinville”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Coelho. A festa já começa no dia 8 de fevereiro, com o Esquenta das Escolas de Samba.  A partir das 15h, o Parque da Cidade vai virar uma verdadeira avenida. As escolas prometem um dia com muita alegria e festa, com o ensaio das baterias. A intenção é que as agremiações consigam arrecadar dinheiro para fortalecer ainda mais as apresentações. Já a Corte do Carnaval 2014 será conhecida no dia 21 de fevereiro. Em evento aberto ao público, a partir das 20h, no Big Bowling, quando representantes das Escolas e Blocos subirão ao palco mostrando samba no pé e muita alegria. Jurados farão a escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval, que representarão a cidade durante todo o ano. Depois, no mesmo local, começa o Encontro de Pagodeiros - Edição Especial Amigos do Ney Rosa, com Samba Vibe, Di Presença e Soul Assim e vocalistas convidados. Será cobrado ingresso para quem entrar depois das 23h.

Liga de Sociedades

No dia 22 de fevereiro, a festa ficará por conta da Liga das Escolas de Samba com o Baile da Lecaj. O evento ocorrerá na Liga de Sociedades, às 20h, e aquecerá o clima de Carnaval na cidade. Para entrada, será cobrado um valor, para ajuda de custo das Escolas. No dia 28 de fevereiro, a partir das 20h, a Avenida Beira-Rio começará a receber os primeiros passos e batucadas com o desfile dos Blocos de Carnaval. Seis agremiações comandarão a festa, que se encerrará ao som do trio elétrico.  O tradicional Baile Infantil de Carnaval acontecerá no dia 1º de março, no Sesc, das 15h30 às 19h. Para entrada, basta levar um quilo de alimento não perecível. A partir das 20h, as Escolas e Blocos abrem alas na Avenida Beira-Rio. A festa se encerrará com o som do trio elétrico. No dia 2 de março, será divulgada a Escola de Samba campeã do Carnaval 2014, que se apresentará no dia 9 de março, no aniversário de Joinville.

Tombamento de imóvel em Barra Velha

Casa feita com troncos de palmitos

A Fundação Turística e Cultural de Barra Velha comemora o primeiro tombamento de imóvel histórico do município. Trata-se da Casa de Palmito, construída entre as décadas de 1930 e 1940. Há décadas existe a tentativa de tombamento da casa. Desde 1988, quando o jornal “A Notícia” enfatizou o desejo da preservação da casa e sua importância para o município, historiadores, jornalistas, pesquisadores, moradores, autoridades e visitantes se emocionaram com as histórias contadas por Erna Bisewvski e desenvolveram ações visando mostrar a importância da Casa de Palmito. Com a criação da Lei que dispõe sobre a Preservação do Patrimônio Natural e Cultural do Município de Barra Velha foi criado o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, que recebeu o aval de permissão de tombamento do poder executivo, sendo aprovado por unanimidade e o decreto já foi homologado. A Casa de Palmitos é a primeira residência do Costão, datada de 1940 a 1944, e possuía na época uma das mais belas vistas panorâmicas da praia central de Barra Velha. O mestre de obras Ananias Crispim foi o responsável pela edificação do imóvel e lixou os caules de palmito, um por um, para conseguir fixar todos na mesma posição, o que trouxe a originalidade à construção.

Salão Paranaense de Turismo

A ABAV-PR- Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná já está se preparando para realizar o Salão Paranaense de Turismo, que, este ano chegará a sua 20ª edição. Nesse sentido, também já se articula para trazer agentes de viagens do Paraná e Estados vizinhos, a fim de participarem do evento, que irá acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março, em Curitiba. A ABAV –PR prevê a vinda de cerca de 800 agentes de viagens de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As caravanas para o Salão irão passar pelas cidades paranaenses de Foz do Iguaçu, Cascavel Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Londrina e Maringá, em Santa Catarina pelas cidades de Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí, Criciúma, Tubarão, Laguna, Garopaba, Florianópolis, Itapema,  Joinville e no Rio Grande  do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Destino Paraíba

 Os encantos do litoral da capital paraibana

O fluxo global estimado de turistas para o ‘Destino Paraíba’ em 2013 foi de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, segundo os dados divulgados pelo Setor de Estatística da Diretoria de Economia e Fomentos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Só na capital paraibana foram 1.122.484 hóspedes em hotéis, pousadas e hostels. Esse total é 5,59% maior que em 2012, quando o estado recebeu 1.513.468 visitantes. A pesquisa mensal da PBTur confirma uma expectativa de todo o trade paraibano: a Taxa de Ocupação Hoteleira ao longo do ano passado foi em média de  70,09%, representando um aumento de 2,37%  em comparação com 2012. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, comemora esses números e afirma que “a pesquisa vem comprovar o que falávamos ao longo de todo ano passado, de que nossos hotéis estavam trabalhando com uma ocupação média excelente. Isso é resultado do nosso trabalho de divulgação em todo o país e também pela melhoria e ampliação da nossa infraestrutura hoteleira”, avaliou a executiva paraibana.

PRÊMIO TRAVELLERS’ CHOICE 2014

O Hotel Ritta Höppner recebeu oficialmente a informação dos sete prêmios na última quinta-feira. O tradicional hotel de Gramado foi escolhido pelo TripAdvisor em 1º lugar em quatro categorias: 1º colocado na Categoria Hotéis para Viajar com a Família na América do Sul, 1º colocado na Categoria Hotéis para Viajar com a Família no Brasil, 1º colocado como Melhor Hotel Sul-Americano na Categoria Hotel de Pequeno Porte e 1º colocado no Brasil na Categoria Hotel de Pequeno Porte. Ficou, ainda, entre os DEZ PRIMEIROS lugares no mundo na Categoria Hotéis para Viajar com a Família, em 2º lugar no Brasil na Categoria Romance e em 7º lugar na América do Sul na Categoria Romance.

Cama e café para a Copa



Uma das casas que oferece “cama e café” para a Copa do Mundo

As 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão sendo estimuladas pelo Ministério do Turismo a investir em hospedagens alternativas para receber os turistas nacionais e estrangeiros no período dos jogos. Entre estas está o sistema “cama e café”, oferecido geralmente em residências particulares, que fornecem ao hóspede cama para o pernoite e uma refeição na manhã seguinte, por um preço inferior ao da hotelaria convencional. Em Brasília, que sediará sete partidas já existem 325 residências cadastradas nesse sistema, e está sendo preparado um camping com capacidade para receber cerca de 450 pessoas. O Rio de Janeiro acelerou ações para receber turistas em cruzeiros e já conta com uma rede especializada de “cama e café”. Um link para divulgar a modalidade está dentro do site hospitalidade.turismo.gov.br – em que são encontradas descrições e fotos das acomodações e dos “anfitriões”. Segundo o Ministério do Turismo, a expectativa de demanda total por hospedagem para a Copa de 2014 alcança 540 mil visitantes estrangeiros e 1,86 milhão de turistas nacionais. Em relação à hotelaria convencional, uma das vantagens do sistema “cama e café” é o ambiente familiar, sem os rigores dos hotéis tradicionais. As informações são da Agência Brasil.

Adventure Sports Fair 2014

Veículo e equipamentos para viagens de férias esportivas e radicais

A 16ª edição da Adventure Sports Fair, maior evento de esportes e turismo de aventura da América Latina, está confirmada para o período de 15 a 18 de maio no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A exemplo das edições anteriores haverá atrações interativas para o público, palestras, congressos e a presença das maiores empresas do segmento. Posicionada entre as cinco maiores feiras que a cidade recebe ao longo do ano, a Adventure Fair é uma importante plataforma de lançamentos e de oportunidades para negócios. "O mercado de esportes outdoor vai ter um crescimento grande no país nos próximos anos, uma vez que as pessoas estão buscando diversificação nas modalidades", afirma Sérgio Bernardi, diretor do evento. Mais informações podem ser obtidas no site www.adventurefair.com.br.

No Arizona

O Escritório de Turismo do Arizona (AOT) acaba de lançar o site oficial em português sobre o destino. O site www.visitearizona.com.br é o caminho para informações e para conhecer mais sobre as regiões do local e as diversas atrações turísticas como o Grand Canyon, principal cartão postal do estado, as distintas entradas ao parque, tours e acomodações. Outra seção aborda diferentes tipos de viagem e mostra que o Arizona tem opções para todos os gostos, de férias mais requintadas, para os aventureiros, em família ou para casais.

Luiz Mór da TAP é  Gestor do ano

Luiz  Mór recebendo a comenda do Amadeus

A  Amadeus, parceiro tecnológico líder na indústria de viagens e turismo, entregou na última semana, 11 prêmios na Gala dos Amadeus Brighter Awards 2013, decorrida na Fundação Champalimaud em Lisboa. Cerca de 400 personalidades do turismo marcaram presença numa gala glamorosa, que reuniu plateia composta por empresários e pelos mais altos escalões da indústria do turismo, entidades do setor e do governo. Entre os 11 premiados, Luiz Mór, vice-presidente da TAP, foi distinguido como “Gestor do Ano na Aviação” pela afirmação do hub de Lisboa que tanto fortaleceu as operações da companhia no mundo. O hub de Lisboa opera em média 2.250 voos por semana onde recebe clientes de todos os destinos oferecidos pela companhia, e no aeroporto da Portela redireciona distribuindo novamente para todos o destinos na Europa, África, Estados Unidos e Brasil.

Contra exploração sexual de crianças

Dizer que quem se aproveita de crianças indefesas para suas perversões sexuais é pior que animal é pouco, porque estes se respeitam por instinto. Aliás, não precisamos dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil para fazer este tipo de estrago! É inconcebível que o Ministério do Turismo (MTur) seja obrigado a fazer campanha para amenizar esta situação, que inicia o ano da Copa do Mundo com a distribuição de 150 mil peças de material publicitário para a campanha “Proteja – não desvie o olhar”. A ação estimula a população a denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes pelo telefone, o disque 100. Cartazes, folhetos e adesivos serão distribuídos em bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil. No carnaval e durante os jogos da Copa do Mundo, a campanha será reforçada. “A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade”, disse o coordenador-geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto. De acordo com a Rede Global de Proteção às Crianças, o crescimento do turismo pode levar a índices maiores de exploração sexual de crianças. Segundo a organização, 76% das crianças exploradas sexualmente são menores de 10 anos. No Brasil ocorre principalmente nas regiões de praia, nas fronteiras estaduais e internacionais e o estado de maior número de ocorrências é o Rio de Janeiro, seguido da Bahia e de São Paulo. Os dados são do Ministério da Justiça, de 2012, quando foram registradas 18,3 mil denúncias. Uma parceria firmada entre o MTur e o Serviço Social da Indústria (SESI) já permite que jovens vítimas de exploração sexual sejam incluídos no Pronatec Copa Social, projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade. Jovens atendidos pelo projeto ViraVida, do SESI, e seus familiares podem fazer os 37 cursos oferecidos pelo Pronatec Copa Social, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha.

We Speak Fooball

Dentro das curvas de concreto da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, instalada em complexo projetado por Oscar Niemeyer, a exposição mostrará como o futebol transcende o esporte e a arte e nos mantém discutindo lances decisivos há mais de 150 anos. Imagens em alta resolução: www.talesrocha.com.br/imagens-da-exposicao-we-speak-football/. Antes mesmo do pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014, João Pessoa (PB) já estará batendo um bolão. De 29 de maio a 19 de outubro deste ano, a cidade sediará a maior exposição itinerante sobre futebol já realizada sobre o esporte: We Speak Football (do inglês, “Nós Falamos Futebol”). Com entrada gratuita, tours guiados, eventos especiais, entre outros, a exposição levará os visitantes a reviverem, por meio de uma experiência interativa, os grandes momentos do passado e do presente que ainda inspiram amor, ira e muita controvérsia mundo afora, e que foram decisivos para a ascensão e glória de clubes, seleções e jogadores. Para mais informações visite: wespeakfootball.org

Museu Catavento


Antigo Palácio das Indústrias virou um dos locais mais visitados por estudantes em São Paulo

O Museu Catavento recebe 520 mil visitantes no ano e se firma como o mais visitado do estado de São Paulo, dentre os museus da Secretaria de Estado da Cultura. Próximo da marca de dois milhões de visitantes, em seus quatro anos de existência, o Catavento Cultural e Educacional, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, firma-se como a atração preferida de crianças, adolescentes e adultos, na capital paulista. Instalado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade − o Palácio das Indústrias, tem cerca de oito mil metros quadrados de área e mais de 250 instalações. O  Museu Catavento é dividido em quatro seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Ali, o visitante encontra instalações que podem materializar desde ideias simples, como reproduzir o chão da lua com a pisada do astronauta Neil Armstrong ou mostrar como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem, em pé. Outras bem mais complexas, como as atividades desenvolvidas na seção dedicada à nanotecnologia; do átomo ao maior planeta do Sistema Solar; do menor inseto aos maiores animais da Terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da preservação ambiental, tudo está apresentado de forma lúdica para fazer da visita uma prazerosa viagem ao mundo do conhecimento e da cultura. Veja como chegar e outras informações. Site:  www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Toyota APA Costa dos Corais

Mergulhos em piscinas naturais, observação de animais, alguns ainda ameaçados de extinção, preservação do habitat aliados à infraestrutura turística fizeram da Toyota APA Costa dos Corais um dos destinos mais procurados da região Nordeste em 2013. A APA, sigla de Área de Proteção Ambiental, está localizada em aproximadamente 413.000 hectares, entre oito municípios de Alagoas e três em Pernambuco, sendo considerada um imenso berçário da vida marinha,  com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais em risco de extinção como o mero, a tartaruga marinha e o peixe-boi. De acordo com estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Nordeste recebe 30% dos turistas do Brasil pela diversidade de atrações. O local proporciona atividades diversas e ainda permite programas culturais como visitas às construções originais do século 18. Para mais informações, visite o site: www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

MTur investe nas Serras Gaúcha e Catarinense

O Ministério do Turismo assinou um contrato no valor de R$ 1 milhão para conhecer melhor o turismo na região das serras gaúcha e catarinense. O termo permitirá a elaboração de um plano estratégico com diagnóstico e proposta operacional para o desenvolvimento da região dos parques Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, que envolve Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e parte da política de gestão descentralizada do Ministério do Turismo para implementar ações de desenvolvimento regional. O responsável pela execução do plano será o consórcio nacional formado pelas empresas Petrochi Consultoria e Moving Consultoria, que terão até setembro para fazer o estudo de orientação para os investimentos de poder público federal, estadual e municipal, além da iniciativa privada do setor. Entre os resultados que o plano deve trazer estão a análise do mercado turístico da região, perfil, gasto médio e permanência média do turista, tendências de comportamento dos visitantes, número de empregos gerados, número de estabelecimentos e capacidade, entre outros. A análise também deverá trazer linhas de produtos potenciais, como atrativos naturais ou patrimoniais pouco conhecidos, equipamentos e instalações necessárias, infraestrutura básica, serviços gerais, além de um diagnóstico estratégico e um planejamento operacional. O estudo engloba 14 municípios do Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Bom Jesus, Jaquirana, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Antonio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi. Em Santa Catarina são os municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lages e Urubici.

Sindicato em Bragança Paulista

Proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares de Bragança Paulista, interior de São Paulo, vão fundar nos próximos dias o primeiro sindicato patronal próprio da cidade, dos setores de hotelaria e alimentação fora do lar. A iniciativa conta com a parceria da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), uma das maiores entidades sindicais patronais do país, que atende à solicitação do empresariado local. A criação do sindicato patronal dos setores hospedagem e alimentação fora do lar de Bragança Paulista é chancelada por importantes empresários dos segmentos de hotelaria e gastronomia locais, como Paschoal Luliani, proprietário do restaurante Bela Itália e presidente da Associação Sabores de Bragança, Elisa Hara, proprietária do 20 Park Hotel, José Antônio Ferreira, proprietário do restaurante Alecrim, e Enry Falbo, da Pousada e Fazenda Coronel Jacinto, entre outros.

Cerrado brasileiro

A maior estância hidrotermal do mundo está no Brasil. Localizada no estado de Goiás, a região das cidades de Caldas Novas e Rio Quente têm a maior estância e balneário hipertermal, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20  a 60 graus. A região é a segunda maior em turismo no Brasil. Na alta temporada, as cidades chegam a comportar mais de 500 mil turistas. O clima é caracterizado como tropical quente e úmido, com temperaturas que chegam, no máximo, a 35 graus. Durante quase todo o ano a estação é seca. Por muito tempo, acreditou-se que essas águas eram fruto de vulcões extintos, porém, diversos estudos apontam que o aquecimento é proveniente de um fenômeno natural chamado geotermia, resultado das características naturais da região. As águas das chuvas penetram em fissuras nas rochas e infiltram-se no solo a até 1.200 metros de profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1ºC, devido à proximidade com o centro da Terra. A água é, então, aquecida a altas temperaturas, ganha pressão para retornar à superfície e mistura-se com o volume frio do lençol freático. Muito além de um manancial hidrotermal, a região oferece belos recantos naturais, onde é possível apreciar várias espécies da flora e fauna típicas do cerrado.  Um dos destaques da cidade é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. As caminhadas pelas trilhas, feitas na companhia de guias, conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e Paredão. O passeio pode levar de duas a três horas. Saiba como chegar e tudo sobre Caldas Novas no site da região.

Cruzeiro temático Royal Gourmet

Splendour of the Seas - sala Viking – um mundo de luxo e beleza

O Splendour of the Seas receberá dia 4 de abril a primeira edição do Royal Gourmet, cruzeiro temático que promete aguçar o apetite dos hóspedes da Royal Caribbean. O navio sairá de Santos com destino a Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, na Argentina, e levará a bordo importantes chefs para uma programação especial. Alguns nomes já estão confirmados no evento, desenvolvido em parceria com a chef Mônica Rangel, que comanda a cozinha de seu restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá e fundadora do Movimento Brasil à Mesa. Dentre os que marcarão presença nesta primeira edição estão o chef Dalton Rangel, apresentador do programa Homens Gourmet do canal Fox Life e fundador da consultoria gastronômica Supergourmet em parceria com Guga Rocha, e o alemão radicado em Santa Catarina Heiko Grabolle, que com sua trajetória variada inclui passagens por restaurantes e hotéis em países como, Suíça, Itália, Espanha e Inglaterra e hoje atua no Senac Restaurante-Escola em Blumenau além de atuar como membro da Associação dos Chefs Alemães VKD. Na programação elaborada estão previstos workshops de vinho, aulas com degustação dos pratos preparados, refeições temáticas e atividades gastronômicas para a família toda, além de um jantar especial criado especialmente pelos chefs convidados. Mais informações: www.royalcaribbean.com.br/royalgourmet

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CHOCOFEST ESPERA CERCA DE 400 MIL VISITANTES EM 2014


Principal evento de Páscoa do país ocorrerá de 3 a 21 de abril


No mês de Abril a cidade de Gramado ficará mais alegre e doce. Nestes dias o município sediará o maior evento de Páscoa do Brasil, inspirado na magia lúdica e na espiritualidade da data. Mais que isso, o Chocofest tem um importante compromisso social com a população de Gramado e os visitantes que recebe em 18 dias de programação. Além de oferecer uma extensa agenda cultural, proporciona ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil. E, dessa forma, a festa chega à 19ª edição, de 3 a 21 de abril.

Clique na imagem para ampliá-la


Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest dá asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reúne cerca de 400 figurantes, sendo 50% crianças. É um dos momentos mais fortes de interatividade dos pequenos com o mundo encantado que o evento recria em torno da data. Além destes aspectos que impactam sobre a criança, o Chocofest também tem efeito multiplicador nos municípios da região e do Estado, em razão da intensa programação cultural.

Novo site e indicação a prêmios


Nesta edição o Chocofest investiu em um novo site, todo tematizado e com todas as informações do evento distribuídas de uma forma descontraída e atrativa. Este trabalho rendeu duas indicações a prêmios internacionais para sites. Estes prêmios serão entregues a partir de votações realizadas nos sites específicos, e quem acessar o site do evento, e quiser ajudar a ganhar este prêmio, pode acessar www.csswinner.com/details/chocofest-gramado/6547 ou cssreel.com/Website/chocofest-gramado e votar.