segunda-feira, 23 de março de 2015

COTAL 2015 - ACAPULCO - MÉXICO


 
 
 

Quem primeiro me apresentou as maravilhas de Acapulco, com seu famoso penhasco La Quebrada onde somente os mais corajosos se jogavam ao mar foi Elvis Presley. La Quebrada ficou famosa ao aparecer em um dos seus filmes onde em uma das cenas, Elvis, que interpretava um cantor de uma casa noturna de Acapulco, pulava num salto quase suicida rumo às águas cristalinas. 

 
?
A cena, que foi feita por um dublê, evidentemente e é copiada até hoje por mergulhadores profissionais. Foram inúmeros filmes dele no paraíso dos endinheirados. Acapulco sempre foi roteiro de filmes, sempre foi destino de férias, sempre foi espetacular, desde aqueles tempos. Depois a banda The Monkees me reapresentou  - "Acapulco Sun" / Beach Scenes. 
 

 
 
 
 
A cidade mexicana sempre foi o desejo de férias quando estava no seu auge. Era o destino favorito dos turistas. Hoje, Acapulco já não é tão reverenciada quanto naquela época, porém sua beleza sempre foi inquestionável. A cor da areia é realmente espetacular, quase inacreditável. 


Anote em teu caderninho. Não deixe de ir no Cais de Caleta. Diversos pescadores da região abastecem barraquinhas que vendem frutos do mar, e os preços são bem convidativos. Pertinho dali tem a Isla de la Roqueta. A ilha tem um Farol quezoológico dá ótima visão de Acapulco e a Virgen de los Mares, uma estátua de uma santa que está submersa no mar. Ela pode ser vista quando a maré está baixa. Outro ponto é a Praia de Hornos, considerada a mais antiga da cidade, pois desde 1920 os mexicanos já a visitavam. Já a praia de Revolcadero os turistas podem praticar surf, andar a cavalo e de quadrimotor. Por ser mais propícia aos esportes, esta praia vive lotada nos períodos de férias. Depois tem a Praia Condessa é mais indicada para quem quer tomar banho de sol e mar e depois curtir músicas ao vivo. Uma lenda conta que à frente do morro localizado no mar existe um tesouro que é protegido por um coral. Aqueles que tentam roubar o tesouro recebem, como punição, a visão do seu destino. Coisas de filmes também. 
 
Se você quer ficar muito bem hospedado, fique no The Fairmont Pierre Marques, na Baía de Puerto Marques, cinco estrelas e continua sendo o refúgio de celebridades e pessoas que procuram uma estadia luxuosa, o The Fairmont Pierre Marques tem SPA, jardim tropical, biblioteca e muitos outros serviços.
 
 
É dentro de todo este fenomenal cenário que está acontecendo mais uma edição do COTAL - Congresso da Confederação de Organizações Turísticas da América Latina e Caribe, que só termina no próximo dia 27 de março. O evento acontece junto com a programação do FITUR, com jornada de visitas exclusivas para profissionais de turismo. Realizado simultaneamente ao Tianguis Turístico, principal feira de promoção do turismo mexicano, que também ACONTECE em Acapulco, o congresso da Cotal conta com a participação de mais de 200 agentes de viagens. 
 
 
“Pela riqueza histórica, cultural, natural e etnográfica dos povos da América Latina, a atividade turística é o segmento econômico mais importante por seu ritmo de crescimento e apoio ao desenvolvimento social”, disse o presidente da Cotal, Jorge Hernández Delgado, na apresentação do evento. Delgado ainda destacou os números revelados pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que apontaram que as Américas e o Caribe tiveram o maior crescimento percentual em chegadas internacionais de turistas entre as regiões do globo, ao alcançar índice de 7,4%.
 
Cotal: turismo, área estratégica para o desenvolvimento na América Latina 
 
 
A globalização e a expansão dos mercados leva a visualização e o desenvolvimento de nossos povos irmãos por meio de projetos de grande visão, onde os esforços são envidados a promover a cooperação, o fortalecimento e empoderamento das nossas regiões, de acordo com uma diretriz para 
promover um melhor qualidade de vida em um ambiente sustentável.
 
A área estratégica para o desenvolvimento da região é fornecida pelo turismo, pela sua própria natureza, permitindo uma distribuição mais justa da riqueza nas cidades que aderirem ao desenvolvimento, atingindo um melhor estado de ser."Para a riqueza histórica, cultural, natural e etnográfica dos povos da América Latina, o turismo é chamado a ser o mais importante para o seu crescimento e contribuição para o segmento econômico de desenvolvimento social". Delgado afirmou que as agências de viagens, operadores turísticos e DMC, são os mais importantes na cadeia de valor da ligação do turismo, porque suas operações representam 80% das atividades de turismo que se articulam na América Latina.
 
Ele também enfatizou que a COTAL, 56 anos após a sua criação, no México, é a organização líder no continente, porque, embora no começo agremiou apenas às agências de viagens e nos últimos anos expandiu seus horizontes para aceitar, não somente agências, mas também membros dos respectivos órgãos executivos e governo e todas as empresas de turismo.
 
"É por isso que propomos também que o Congresso COTAL seja permeado por verdadeiros encontros da indústria de viagens da América Latina, para o qual é necessário sermos unidos como uma aliança para promover a região como um destino turístico por excelência". Salientou que se deve considerar seriamente a proposta de criação de alianças entre os países para fornecer produtos e rotas de base comum e, assim, atrair mais visitantes, especialmente de países distantes como a China, Japão e Rússia, entre outros. 
 
Segundo ele, para atingir estes objetivos, é necessário partir da realidade do turismo na região, mencionando que de acordo com a última edição do Barômetro OMT Mundial do Turismo, em 2014 o número de turistas internacionais aumentaram 4,7%. Por região, o maior crescimento foi nas Américas, aumentando 7,4%, ultrapassando os fracos resultados do ano anterior (3,5%); sendo seguida pela Ásia e Pacífico (5,3%), Oriente Médio (4,4%), Europa (3,9%) e África (2,3%). 
 
As Américas receberam 13 milhões de turistas internacionais trazendo um total de 180,6 milhões, um aumento que foi impulsionado pela América do Norte (8,2%), onde o México apresentou um aumento de dois dígitos (entre janeiro e novembro subiu 19,3% a chegada de visitantes, de acordo com dados do Banco de México e Ministério do Turismo), e no Caribe (6,6%). As taxas de crescimento na América Central e América do Sul (5,6 e 5,7%, respectivamente), em comparação a 2013 dobrou e ficou bem acima da média mundial.
 
O presidente afirmou que as agências de viagens, operadoras e DMC, constituem a parcela mais importante na cadeia de valores no setor de turismo porque suas operações representam 80% das atividades turísticas que se articulam na América Latina.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário