segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



FENAOSTRA


A 16ª edição da Feira Nacional da Ostra – FENAOSTRA acontecerá entre os dias 16 a 20 de setembro, no Centrosul. Além da degustação de ostras haverá também boa música, exposição de artesanato, oficinas para confeccionar brinquedos, arte em barro, pipas e canções típicas, entre outras atrações que prometem animar a festa. O festival é um verdadeiro resgate da gastronomia e da cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina, tornou-se um atrativo para brasileiros e estrangeiros movimentando o setor turístico e a cada edição recebe um número maior de visitantes. Consolidada como a única promoção do gênero no país e reunir em um mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural. Neste ano a Fenaostra contará com 43 espaços de artesanato, oito restaurantes, quatro espaços de doçura e cinco associações, tendo a continuidade do Jardim da Cachaça, espaço criado em 2014.


FEIRA DA ARTE DE FLORIANÓPOLIS


A aquarela é a técnica festejada na 6ª edição de Feira de Arte de Florianópolis, a FAF, deste sábado, das 10h às 16h, na Casa do Teatro Armação, na Praça 15 de novembro, 344, centro histórico de Florianópolis. Serão 13 aquarelistas, mas há também desenhistas e gravadores, num total de 16 artistas e cerca de 250 trabalhos à venda. Nesta edição, o artista Sérgio Bonson (1949-2005) será homenageado. Formado em história, exerceu o quadrinho, a charge, o cartum, o desenho e a aquarela. Haverá exposição e venda de algumas obras suas e também do livro Bonson Sem Censura, da Letras Contemporâneas, com uma antologia de suas charges.


Participam da 6ª FAF os artistas Adriana Maria dos Santos, Andressa Proença, Bruno Felipe, Gabriela Hellmann, Gi Campiolli[, Leandro Lopes de Souza, Luana Mockffa, Maiko Coelho, Marco Antonio Luiz, Maria Esmênia, Maria Estrázulas, Maurizio di Reda, Pati Peccin, Tiago Marques, Yaminska FG e Zulmira Amorim. Este é o último final de semana para conferir a exposição Jazzica, de Léo Duarte, no 1º piso, com personagens monumentais do jazz. O sábado dia 29, da FAF, será dedicado à cerâmica, e o dia 5 de setembro, à fotografia. Interessados em participar podem enviar breve currículo, imagens das obras, técnica e suporte para feiradeartedeflorianopolis@gmail.com. A feira é semanal. 



BRISTRÔ D'ACÂMPORA

Clique na imagem para ampliá-la

Duda D'Acampora, filha do saudoso e inesquecível Zeca D'Acampora, feliz da vida iniciando as comemorações do seu  Bistrô! Emocionada, empolgada, feliz!!!! Muitas novidades inclusive abrindo aos domingos, com almoço para família e com pratos simples, mas com toque francês, fase da gastronomia do praticada pelo grande Zeca e seguida pelo chef Fabio Coelho. "De família para família", afirma a grande Duda D'Acampora. 

ABETA SUMMIT


A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), entidade congênere à ABAV Nacional, confirma participação na 43ª edição da ABAV – Expo Internacional de Turismo com a realização do Abeta Summit – encontro dedicado especialmente a relacionamentos, palestras e negócios sobre Ecoturismo e Turismo de Aventura. Neste ano, a programação técnica do evento terá início durante o painel Oportunidades do Turismo em Parques Nacionais, realizado pelo Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, no primeiro dia da feira (quinta-feira, dia 24 de setembro). O evento terá sequência nos dias 25 e 26 de setembro (sexta-feira e sábado), com palestras do RIA+, Rede de Ideias Abeta, que destacarão destinos e temas relevantes ao universo do ecoturismo e turismo de aventura, com a participação das cidades de São Paulo, Brotas, Socorro, em São Paulo, e Três Coroas, no Rio Grande do Sul. 


A Abeta também participará do “Espaço Entidades Congêneres”, área cooperada que agregará outras entidades associadas à ABAV Nacional (AirTkt, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito) em um espaço diferenciado, com atendimento dedicado. Essa área possibilitará que cada instituição possa oferecer um atendimento personalizado aos seus associados, em estações de trabalho individuais, com acesso a uma sala de reunião privativa, mas de uso comum. 
A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo e o Congresso ABAV de Turismo se realizarão entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, abrigando também com o 44º Encontro Comercial Braztoa e a Ilha Corporativa – Espaço de Negócios Abracorp. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br, com gratuidade para não associadas garantida somente até o próximo dia 21 de agosto.


DELTA & AGÊNCIAS DE TURISMO


A Delta Air Lines (NYSE:DAL) celebra seu mês de ‘Apreciação às Agências de Viagens’ na América Latina e no Caribe, homenageando o trabalho de agentes de viagens e reconhecendo a importância de sua parceria. A companhia aérea lançou uma campanha publicitária neste mês em jornais e revistas do setor, agradecendo às agências de viagens pelo apoio em sua parceria. “A campanha ‘Thank You’ reconhece a importância dos agentes de viagens parceiros da Delta que nos honram com sua confiança e lealdade todos os dias. É por causa deles que a Delta tem sido bem sucedida na construção de nossa presença da região,” explica Shane Spyak, diretor-geral da Delta na América Latina e Caribe. Durante o mês de Agosto, a equipe de vendas da Delta irá homenagear os agentes de viagens parceiros em toda a América Latina e Caribe, realizando uma séria de celebrações Thank You. Veja os anúncios para toda a região em alta resolução em: https://www.hightail.com/download/bXBhcmxURndTSUExWjhUQ.


FESTURIS


A masta Rossi, diretora do maior e mais charmoso festival de Turismo, o FESTURIS GRAMADO, viajando sempre para que o festival se mantenha sempre na vanguarda. Desta vez no Club Nacional, em Lima, depois de um agradável jantar com o Embaixador Carlos Alfredo, o Presidente da Embratur Vinicius Lumertz e os amigos peruanos Ricardo Acosta La Rosa e Norma Norma Castaños de Navarro, do Comitê Descubra Brasil.


EUA NO FESTURIS


A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes na FESTURIS em 2015. Estarão presentes em Gramado de 5 a 8 de novembro Kissimme, Visit Orlando e Visit Flórida. Além disso, a FESTURIS conta com Walter Comassetto, representante do evento na América do Norte. Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto representa as novidades da FESTURIS para o Canadá, Estados Unidos e México. Segunda Renata Saraiva, representante da BRAND USA no Brasil, o grande foco da entidade é divulgar os parques nacionais – que são mais de 400 áreas em todo o país – as estações de ski, as praias e as belezas naturais que os Estados Unidos possuem. O país é extremamente grande, conta com 50 estados, cinco territórios e o distrito de Columbia, e todos os tipos de paisagens e atividades podem ser encontrados. 


Dessa forma, o foco é apresentar para os brasileiros que há muito mais o que ver e aproveitar nos Estados Unidos. Já o VISIT FLORIDA facilita a participação da indústria do turismo no comércio de viagens e de consumo, trabalhando em estreita colaboração com os agentes de viagens, operadores turísticos, organizadores de eventos e reuniões. Ele atende a mais de 12.000 empresas da indústria do turismo, incluindo grandes parcerias estratégicas como Destino Disney, The Hertz Corporation, LEGOLAND Florida Resort, SeaWorld Parks & Entertainment, Destino de Simon Compras e Universal Orlando Resort.ata.


PESAGEM OBRIGATÓRIA


Quem vai ao  Uzbequistão? A Uzbekistan Airways, a maior companhia aérea do país, apresentou uma nova medida de segurança que surpreendeu e indignou muita gente. Antes de entrar no avião, os passageiros da empresa terão que ser pesados. O controle, que agora não será reservado apenas às malas e bagagens de mão, tem como objetivo determinar com maior precisão quantos quilos a aeronave está pesando, o que, segundo a companhia,
permitirá um voo mais seguro e sem preocupações. Os passageiros serão pesados em balanças especiais, construídas e encomendadas para a empresa, na área reservada ao embarque. Além disso, a companhia explicou que as pessoas serão enquadradas em três categorias – “homem, mulher e criança” – e que o peso não será divulgado ou comentado, enfatizando a discrição, confidencialidade e privacidade que os funcionários terão ao realizarem a tarefa.


ABEOC BRASIL

Ana Claudia Bitencourt, Ministro Henrique Alves, Juliana Pereira, Adriana Carvalho e deputado Paulinho Pereira

Buscar apoio do Ministério do Turismo (MinTur) para enfrentar os desafios do setor de eventos e criar uma agenda para auxiliar à ABEOC Brasil na solução dos entraves que estão resultando numa retração do mercado. Este foi o objetivo da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil em reunião com o ministro Henrique Alves, em Brasília, nesta terça-feira (18/08), com a participação da presidente Ana Claudia Bitencourt, das vice-presidentes de Articulação Política, Adriana Homem de Carvalho, de Qualificação, Juliana Pereira e do deputado federal Paulinho Pereira. O roteiro da ABEOC Brasil na capital do país incluiu também reuniões no MinTur para tratar da revisão da Lei Geral do Turismo e com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, para analisar formas de parceria com a ABEOC BRASIL.


WORKSHOP POTENCIAL TURÍSTICO


Os agentes de viagem e operadores de turismo do Chile terão a oportunidade de conhecer melhor Pernambuco e seus muitos atrativos turísticos sem precisar sair de casa. Nesta quinta-feira (20), a capital do País, Santiago, receberá o “Workshop Pernambuco”, promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (Empetur), em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. A ação, que será realizada das 18h30 às 22h, no Hotel the Ritz Carlton, tem o objetivo de apresentar as potencialidades do Estado aos profissionais chilenos a partir de uma imersão na riqueza cultural e turística que o destino tem a oferecer. O encontro pode ainda abrir novas oportunidades de negócios para Pernambuco, ampliando sua exposição e, com isso, sua participação no mercado chileno.

REVISTA AVIANCA


Revista Avianca - Com a entrada na Star Alliance, a Avianca Brasil muda a maneira de se conectar com o mundo e você vai conhecer todos os detalhes dessa novidade. É só clicar no baner.


BELLA DA SEMANA


Estreia nesta quinta-feira, 20 de agosto, a primeira parte do ensaio da modelo Claudia Helena no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela, que já participou dos programas de televisão do Gugu e de Rodrigo Faro, tira a roupa pela primeira vez na carreira e mostra que leva jeito para fotos sensuais. Com 1,70 m de altura, Claudia tem 24 anos e é natural de São Paulo (SP). Além de modelo profissional, é bailarina e cursa faculdade de Administração. Depois que terminar a graduação, pretende se especializar no exterior.


GUIA GRAMADO & CANELA


O Guia Turístico Gramado e Canela em tantas fotos foi oficialmente lançado, no Grande Hotel Canela, na noite da última terça-feira.  Idealizado por Pedro Muller Coelho de Souza, Antônio Olmiro dos Reis e Daniel dos Reis, o Guia apresenta os atrativos turísticos das duas cidades, com imagens que encantam, e um mapa promocional, que indica a localização das atrações das duas cidades. O grande diferencial deste Guia é que, em função das lindas fotos, clicadas por Rafael Cavalli e Cibele Peccin,  os visitantes irão levar para suas casas, lembrando sempre da nossa região e fazendo propaganda boca a boca da mesma. Importante também salientar o mapa ilustrado que une as duas cidades, talvez o único que apresente os dois municípios em um único mapa. Os idealizadores do Guia irão repassar uma parcela dos recursos da venda do mesmo para o Hospital de Caridade de Canela e ao Lar de Idosos Maria de Nazaré, de Gramado. O Guia está sendo comercializado nos atrativos turísticos e pontos comerciais das duas cidades, no valor de 19,90.

FESTIVAL JPA


A AZUL confirma presença no 5º Festival JPA. Na foto Daniel Brunod, gerente da Azul Viagens, com Claudio Jr, um dos diretores do festival. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento que reúne grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras, secretarias e profissionais do turismo, promovendo a integração do setor e oferecendo novos produtos ao mercado.

CONVENTION BUREAU


Inserir permanentemente a Paraíba na rota de importantes congressos e eventos corporativos, profissionais e feiras comerciais, esse tem sido o esforço do Convention Bureau de João Pessoa que acaba de confirmar a cidade de João Pessoa (PB) como sede de mais um importante Congresso. Trata-se de evento nacional na área de Engenharia de Produção, que trará a capital paraibana cerca de 2.500 participantes e será realizado em 2016. A informação repassada é do Presidente do Convention Bureau, hoteleiro Camilo Juliani, que junto à equipe técnica e o Centro de Convenções operacionalizou com a entidade local, o processo para a viabilização do evento e firmando compromissos para inserção das empresas associadas, efetivando assim, a comercialização, aumento no fluxo de turistas e a movimentação da economia local.


A conquista de mais este importante congresso, para João Pessoa foi "fruto do apoio integrado que vem sendo conduzido pelo Convention Bureau da capital, numa ação compartilhada envolvendo SEBRAE, Governo da Paraíba, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico/PBTUR e Centro de Convenções, Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Turismo e ABIH, além de diversos outros parceiros indiretos e está diretamente ligado ao projeto de ampliação do fluxo de visitantes, proposto pelo CVB de João Pessoa", afirmou Juliani. Já no próximo mês de setembro, com o apoio técnico do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e Região, a capital paraibana receberá o XVIII CBCENF que foi captado em 2014 e que atrairá um público de aproximadamente 7.000 participantes, onde será potencializada a economia e irá gerar novas oportunidades de trabalho e negócios para o parque hoteleiro e para as empresas associadas a Instituição com previsão de R$ 16 milhões de dinheiro novo na economia do destino.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - Paraíba

CAPACITAÇÃO DE TAXISTAS


A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) promoveu, nesta quinta-feira (20), um curso de capacitação junto aos 20 taxistas que têm praça no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. O treinamento deu sequência ao processo de capacitação dos profissionais que atuam no segmento do turismo paraibano. O curso teve como foco principal o atendimento aos passageiros que utilizam o serviço de táxi do aeroporto, que representa o portão de entrada na cidade. Na opinião de presidente da PBTur, Ruth Avelino, esse primeiro contato dos turistas com os taxistas é fundamental para a imagem do destino. O aeroporto João Suassuna conta com dois voos regulares operados pela Gol Linhas Inteligentes, mas vem mantendo um crescente no número de passageiros embarcados e desembarcados, segundo a Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.


De acordo com Ruth Avelino, o Governo do Estado continua mantendo entendimento com as companhias aéreas no sentido de atrair para Campina Grande, assim como no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, novos voos. As negociações, que reduzem a incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 17% para 12% e, segundo a executiva, tem dado resultado. A dirigente da PBTur agradeceu a atenção do superintendente da Infraero no aeroporto João Suassuna, Roberto Araújo, e do comandante da Ceatur (Companhia Especial de Apoio ao Turista), capitão Gledestone Cavalcanti.


MEIA ENTRADA


O secretário de Defesa do Consumidor de Florianópolis, Tiago Silva, assinou na tarde desta terça-feira (18/08) portaria que esclarece quem tem direito ao benefício da meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos, e quais são os documentos exigidos para aquisição do ingresso ou acesso ao evento. Tais informações, aliás, devem ser divulgadas em local de visibilidade pública nos pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais.
A portaria, que entra em vigor nesta quarta-feira (19/08), foi elaborada pela Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópolis em parceria com representantes de salas de cinema, teatros e casas promotoras de espetáculos musicais, entre outros estabelecimentos do setor, muitos dos quais estavam presentes no ato de assinatura da portaria. Ela também deve estar afixada em local de fácil acesso ao público.


Por lei, são beneficiários da meia-entrada doadores de sangue; professores de educação infantil, de ensino fundamental, médio e superior das instituições de ensino públicas e particulares do município, e professores da educação básica (ensino fundamental e médio) do Estado de Santa Catarina; pessoas com deficiência; idosos, e jovens hipossuficientes (que pertençam a famílias de baixa renda) de 15 a 29 anos, e estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.


VISITE O PARÁ


Adoro o Pará, a Jóia da Amazônia. Não canso de voltar lá. Uma das grandes dicas é você visitar o Museu Paraense Emílio Goeldi que conserva um importante patrimônio histórico e científico da Amazônia, contribuindo para a formação cultural e identidade da região. Através de uma exposição da vegetação diversificada, composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas, forma um sub-bosque. O local comporta até mil pessoas.
O museu oferece serviços de lanchonete, livraria, banheiro público e guias patrocinados pela Associação de Amigos do Museu Goeldi. As exposições trazem materiais relacionados à Amazônia, fotos, documentos e objetos. Vale lembrar que o estabelecimento é a mais antiga instituição de pesquisa da Amazônia e um dos mais antigos museus do Brasil, com 142 anos. O nome é uma homenagem ao biólogo suíço Emílio Goeldi, que dirigiu o Museu Paraense de História Natural e Ethnographia de 1894 a 1907.

Nenhum comentário:

Postar um comentário