sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TURISMO E HOTELARIA CATARINENSE EM FESTA NO MÊS DE NOVEMBRO



Dia do Hoteleiro, lançamento do livro, Sessão Solene na Assembleia Legislativa são algumas ações em comemoração ao cinquentenário da ABIH-SC



O mês de novembro sempre é sinônimo de comemoração para o turismo e hotelaria nacional em virtude do Dia do Hoteleiro (09/11), mas este ano, em Santa Catarina os festejos irão até o dia 17/11 em virtude do cinquentenário da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina.

Ex-presidentes que a partir de Odson Cardoso primeiro presidente sentado na primeira fileira da direita para a esquerda e Samuel Koch o último da direita para a esquerda na segunda fileir

Em 1936 era fundada, a ABIH Nacional, a representante máxima dos meios de hospedagens em todo território nacional. Com o passar do tempo sua atuação foi sendo regionalizada e, em 5 de setembro de 1965, foi fundada em Florianópolis a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis seccional Santa Catarina. Não há dúvidas que aquela união desenvolveu ainda mais a hotelaria e o turismo em todas as suas manifestações em nosso estado. Unificar pleitos junto ao governo, amparar e defender os legítimos interesses da categoria, uma maior integração dos empresários e a busca de soluções para o desenvolvimento do setor foram, e continuam sendo até hoje, os principais objetivos da entidade.

Dia do Hoteleiro    


Dia 9 de Novembro é uma data que deve ser prestigiada pelos esforços de toda classe na arte de hospedar e bem receber. Um dia dedicado àqueles que dedicam todas as horas do dia durante toda sua vida a encantar os hóspedes.


O Dia do Hoteleiro é também o dia em que se realiza a maior ação social da hotelaria. Desde 2002, a entidade mobiliza os meios de hospedagens associados para recepcionar crianças de escolas públicas, em todo estado, mostrando como funciona o empreendimento no seu dia a dia. Atividades de recreação, um café da manhã ou lanche da tarde também é oferecido. Alguns empresários em parcerias com a iniciativa pública e privada conseguem inclusive viabilizar o transporte e brindes para tornar o momento ainda mais especial. Milhares de crianças já foram beneficiadas com o projeto e, a cada edição, a certeza de estar incentivando novos profissionais a atuar nesta grande indústria da hospitalidade.

A ação é uma iniciativa da entidade, mas realizada pelos associados, que proporcionam um dia diferente a essas crianças. “Esperamos a adesão de um grande número de empresas, reafirmando o compromisso social da rede hoteleira junto às comunidades onde os empreendimentos estão inseridos”, comenta o diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch.

Lançamento do Livro  


Estes 50 anos de uma história vitoriosa foram registrados no livro “ABIH-SC: Meio século impulsionando o turismo e o comércio de Santa Catarina”. A obra conta a trajetória da ABIH-SC desde sua fundação até os dias atuais. 


“Os textos foram produzidos baseados em depoimentos dos ex-presidentes e documentos pesquisados em bibliotecas e no próprio acervo da entidade”, explica Vânia Monteiro coordenadora do projeto. 

Em virtude do espaço limitado da versão impressa e acompanhando as inovações na forma de se comunicar com o consumidor, foi desenvolvida também a versão digital, onde os interessados poderão visualizar galerias de fotos, depoimentos em vídeo dos ex-presidentes, links e contatos dos meios de hospedagens associados à entidade, entre outros. Para o diretor-presidente da entidade, Samuel Koch, “Há 50 anos a dificuldade era conseguir se comunicar com o mundo em virtude das limitações de equipamentos e tecnologias. Hoje o obstáculo é conseguir se comunicar da forma que o cliente prefere, e em todos os canais. Por este motivo optamos por ter a versão impressa e digital multiplataforma".



No dia 11 de novembro, quarta-feira, às 10h, na sede da entidade, será realizado o lançamento do livro e a ABIH-SC tem o prazer de convidar os associados, trade turístico e imprensa para a ocasião, que contará também com as comemorações do Dia do Hoteleiro, palestra gratuita “Parâmetros socioculturais e sustentáveis na atividade hoteleira” com Lara Perdigão, e um bate-papo com os proprietários da empresa CMNET. Na confraternização será servido um delicioso brunch oferecido pelo Baía Norte Food Service. 

Sessão Solene Especial na ALESC



A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, com proposição do 2º vice-presidente, o deputado estadual Leonel Pavan, realiza no dia 17 de novembro, às 19h, uma Sessão Solene Especial em comemoração ao Cinquentenário da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC. Na oportunidade serão homenageadas personalidades que marcaram esta trajetória de sucesso da entidade, bem como, que contribuíram e/ou contribuem para o desenvolvimento do turismo em todas as esferas. 

Leonel Pavan sempre teve como principal bandeira o turismo e, mais uma vez, reconheceu o trabalho de uma das categorias que mais contribuíram para o desenvolvimento do turismo não apenas no estado, mas no cenário nacional, a hotelaria. Na reunião com representantes da entidade em seu gabinete, o Deputado reafirmou seu compromisso com o setor e tratou dos últimos detalhes da solenidade. Da esquerda para a direita: A responsável pela obra comemorativa aos 50 anos da ABIH-SC, Vânia Monteiro, os conselheiros da entidade Renato Ghizoni e Paulo Brito de Freitas, o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, o Deputado Estadual Leonel Pavan, e o diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch. 



Foto: Vanessa Amarante

No ano em que comemora meio século de atividades, a ABIH-SC, trabalhando de forma conjunta e harmônica com as demais entidades do trade turístico, continua escrevendo uma história de valiosa contribuição para o progresso e desenvolvimento econômico de todas as regiões turísticas do estado. “Mostrar a potência da indústria da hospitalidade com seus bares, restaurantes, hotéis, pousadas e demais estabelecimentos, para atrair cada vez mais turistas continua sendo um eterno desafio”, afirma Samuel Koch.

Confira a programação e informações mais detalhadas no site www.abih-sc.com.br.


Programação

Data: 09/11 - Segunda-feira
O quê: Ação social Dia do Hoteleiro
Horário: horários diversos
Local: Diversos empreendimentos associados à entidade. 

Data: 11/11 - Quarta-feira
O quê: Lançamento do Livro “ABIH-SC: Meio século impulsionando o turismo e o comércio de Santa Catarina”
Horário: 10h
Local: Sede da ABIH- SC (Osmar Cunha, 183, sl. 801 – Ed. Ceisa Center – Centro) 
*Favor confirmar presença pelo fone (48) 3222-8492 ou abih@abih-sc.com.br 

Data: 17/11 - Quarta-feira
O quê: Sessão Solene Comemorativa ao Cinquentenário da ABIH-SC
Horário: 19h
Local: Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Palácio Barriga Verde - R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 – Centro). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário