terça-feira, 10 de novembro de 2015

14 MIL PESSOAS CIRCULARAM PELOS CORREDORES DA 27ª EDIÇÃO DO FESTURIS



14 MIL PROFISSIONAIS DO TURISMO ESTIVERAM NA 27ª EDIÇÃO DO FESTURIS QUE ESTAVA REPLETO DE NOVIDADES E APONTOU NOVAS TENDÊNCIAS


Aconteceu na noite desta última quinta-feira, 05 de novembro, a abertura oficial de mais uma edição do FESTURIS. Os principais expoentes do Trade de Turismo Nacional estavam presente. A primeira a falar foi a Diretora Marta Rossi que explanou sobre as principais novidades. CONFIRA AS FOTOS DA ABERTURA OFICIAL AQUI.


A principal delas nesta edição da Feira Internacional de Turismo, foi o setor Gastronomia que teve atrativos como Aulas Shows com chefs renomados e as Arenas Gastronômicas coordenadas pela Abrasel Hortênsias, UCS e Castelli. Destinos como São Paulo, Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Pará integraram o espaço que ainda foi composto pelo espaço de Enogastronomia com a presença de destinos como Mendoza(AR), Garibaldi e Pinto Bandeira.


No Business Center funcionou como um grande centro de negócios onde expositores, agentes, operadores, empresários e público em geral tiveram a infraestrutura necessária para realização de reuniões de negócios fora dos estandes. O espaço livre teve mesas, totem com carregador de celular, máquina de café e outras facilidades. O aplicativo FESTURIS, disponível na Play Store e Apple Store, apresentou toda a programação, novidades, leitor de cartão de visita que salva automaticamente no aparelho os dados lidos, além dos Beacons. A feira teve 10 beacons (devices de notificação por proximidade). As pessoas que baixarem o aplicativo do FESTURIS, conforme estivessem circulando pelos corredores, estavam recebendo notificações de um ponto específico. Por exemplo: ao passar em frente a uma sala de capacitação, a programação do dia daquela sala específica chegava como uma notificação para o usuário.


O Salão MICE ABEOC Brasil foi o espaço do Festuris destinado aos expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado MICE. Este ano, pela primeira vez, o Salão MICE recebeu buyers específicos do segmento de eventos e turismo corporativo para garantir e agilizar a viabilização de negócios. A ação tem o apoio da Embratur.


As imagens de Nossa Senhora da Piedade, de Caeté MG, e do Divino Pai Eterno de Trindade em Goiás, foram trazidas para Gramado para ficar na cidade durante a feira. Aconteceu procissão com as imagens no dia 4 de novembro, no Centro, às 20 horas, e missa às 20h30 na Paróquia São Pedro. O espaço religioso no Serra Park teve ainda destinos como Santa Maria (RS), Trindade (GO) e Itapemirim (ES) e terá participação de benzedeiras e do Pai Xangô.


Diversos eventos paralelos ocorreram junto ao FESTURIS. O Futebol do Festival, Reunião da ANSEDITUR (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo), Reunião do FORNATUR (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Reunião ABIH, Jantar Clube Arroz Amigo, Encontro dos Profissionais do Turismo. O Futebol do Festival é um evento tradicional que faz parte da programação do FESTURIS desde a sua primeira edição há 27 anos. Se em 2014 a atração foi a bandeirinha Ana Paula Oliveira, em 2015 a grande atração será o ex-jogador da Seleção Brasileira e de times importantes como Borussia Dortmund da Alemanha, Internacional, Grêmio e Cruzeiro Paulo César Tinga. Tinga defendeu a Seleção Gaúcha e atuou com profissionais do trade turístico que nunca imaginaram poder jogar ao lado de um jogador de tamanha importância. Aposentado do futebol há 4 meses, Paulo César Tinga agora se dedica ao ramo do Turismo e é dono de uma agência de Turismo em Porto Alegre. O evento iniciou às 9 horas da 
manha de sábado, dia 7 de novembro, no Hotel Continental em Canela.


O evento Árvore da Integração foi outra novidade do FESTURIS neste ano, em uma parceria com o Fórum Ibero-americano de Jornalistas de Turismo. Foi um momento da feira em que imprensa e autoridades políticas e do setor turístico fizeram o plantio de uma árvore, mostrando desta forma a preocupação dos envolvidos com a sustentabilidade. A ação reuniu autoridades Latino Americanas, chamou a atenção para as práticas de sustentabilidade envolvendo ações públicas e pretende implantar o selo PRESERVE, da Rossi e Zorzanello, cujo símbolo é uma Araucária, uma ação real com o plantio anual de araucárias no espaço onde é realizado o FESTURIS. A ação ocorreu no dia 6 de novembro, às 15h30 no Serra Park em Gramado.


Uma das afirmações desta edição foi o Salão de Parques e Entretenimento. Este é segundo ano em que parques, festas e atrativos turísticos possuem seu espaço próprio na feira. O espírito do Natal invadiu a 27ª Festuris - Gramado Tourism Trade e Show, uma das maiores feiras de turismo da América Latina. O Beto Carrero World esteve presente com Shrek e sua turma para divulgar o Fim de Ano Mágico, que acontece de 06 de dezembro a 06 de janeiro com o espetáculo Natal do Shrek. Em parceria com a SANTUR - Santa Catarina Turismo, o Parque buscou estreitar relacionamento com agentes de viagens, operadores de turismo e o trade da América Latina. O Beto Carrero World tornou-se um dos principais destinos de Santa Catarina e a parceria com a SANTUR permite fortalecer cada vez mais a atividade turística no Estado. Com a alta do dólar e com o turismo nacional aquecido, a participação em feiras de negócios de turismo, como a Festuris - Gramado, permite que empresas do segmento estreitem relacionamento e fortaleçam a atividade econômica no país.


O Diretor comercial do Beto Carrero World, Jorge Santos, pontua que a participação em feiras de turismo é extremamente importante para o relacionamento com os profissionais do trade. "Nós precisamos mostrar aos agentes de viagens o que Santa Catarina tem de melhor. O Beto Carrero World foi um dos carros chefes para o desenvolvimento da atividade turística no Estado. Precisamos que os agentes conheçam as diversas opções que o Santa Catarina oferece, assim eles venderão um pacote que atenda as necessidades de cada cliente. Por sermos um Parque multitemático, atendemos públicos de todas as idades, assim nos tornamos parada obrigatória para o turista que visita o Estado". 


Os visitantes que passam pelo estande do Beto Carrero World na 27ª Festuris - Gramado Trade e Show se encantam com o ogro mais famoso do cinema. Shrek e as bailarinas do espetáculo "Natal do Shrek" interagem com os visitantes e animam todos que passam pelo estande do Parque. As princesas da Festa da Uva também não perderam a oportunidade de fazer uma selfie 
com o personagem da DreamWorks.


Estão incluídos neste espaço da feira os parques temáticos focados em personagens, parques aquáticos, de aventura e ecoturismo, museus temáticos, equipamentos de entretenimento em geral, além de todas as experiências preparadas para o entretenimento dos turistas e visitantes.


O Rio Grande do Sul foi o estado anfitrião do evento 


e a cidade gaúcha da Santa Maria foi a apoiadora cultural.


O Kurotel voltou a participar do Festuris 2015, sendo a 27ª edição desta grande feira de turismo da América Latina. Em um espaço destinado a experiência de bem-estar, o Centro de Longevidade e SPA, localizado em Gramado, trouxe aos visitantes um pouco da gastronomia do Kurotel com degustação de mix de oleaginosas e frutas secas, além de sucos saudáveis e funcionais preparados na hora com ingredientes orgânicos e benéficos para a saúde. Oportunizou, também massagens relaxantes do SPA e vivência de meditação, comprovando que a prática é possível mesmo em uma grande feira. "A participação no evento fortaleceu a aproximação do Kurotel com grandes players do trade do turismo brasileiro e internacional, o que consideramos muito importante para o nosso negócio", afirma o Gerente Comercial e Marketing do Kurotel, Dalmo Santana.


Na sexta-feira, 06, o Trade de Turismo se encontrou primeiramente no Wish Serrano Resort em um brunch especial para lançamento do selo comemorativo e demais novidades para o ano de 2016. 


Guilherme Paulus, presidente da rede hoteleira, comemorou a primeira década da companhia com apresentação de ações de marketing e vendas, planos de expansão e novos negócios. No próximo dia 11 novembro, a GJP Hotels & Resorts comemorará 10 anos de fundação e, para celebrar a data, a companhia programou esse brunch para o primeiro dia do Festuris 2015. 


O presidente Guilherme Paulus e sua equipe receberam agentes de viagens, jornalistas e convidados para contar as novidades da empresa para os próximos anos e mostrar um balanço dessa primeira década. A primeira novidade é o logotipo comemorativo que será implantado em toda a comunicação da GJP nos próximos 12 meses. 


Na ocasião, também foram apresentados alguns resultados, crescimento no número de UH´s, expansão pelo Brasil, novas marcas e denominações de alguns hotéis, campanhas de incentivo para agentes de viagens e organizadores de evento, Vacation Club GJP Hotels & Resorts, entre outras novidades. 


Tudo com direito a bolo de aniversário, brindes e fotos dos participantes. Vale lembrar que, para este evento, o hotel disponibilizou transporte gratuito entre o hotel e o Serra Park, pavilhão de exposições onde aconteceu o Festuris 2015.


A CVC marcou presença e aproveitou o evento para promover os fretamentos e bloqueios aéreos partindo de Porto Alegre, que totalizam 3 mil lugares garantidos rumo a diferentes destinos do Brasil e do mundo no período da alta temporada de verão. Grande parte da oferta tem como destino a região Nordeste. Para Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), destinos que lideram a preferência dos gaúchos no verão, são mais de 2.100 lugares disponíveis para venda, para embarques de dezembro até o Carnaval, considerando dois fretamentos semanais, partindo de Porto Alegre (RS). Outras opções são Fortaleza (CE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e João Pessoa (PB), que contam com bloqueios aéreos da operadora durante todo o ano.


Além dos roteiros aéreos, a CVC também destaca os pacotes rodoviários partindo de Porto Alegre: “Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento”, no Uruguai, “Beto Carrero”, em Santa Catarina, e “Roteiro religioso em Aparecida do Norte”, que são ofertas exclusivas da Operadora, com saídas programadas no final de ano com acompanhamento de guia. Os agentes de viagens que participam da Festuris também puderam conhecer e tirar dúvidas sobre as novas funcionalidades do Portal do Agente como, por exemplo, locação de carros, marcação de assentos, orçamentos, comparadores de preços, reservas online de cursos no exterior, entre outras. A CVC também aproveitou, ainda, para divulgar o portfólio de Cursos no Exterior com escolas parceiras em diversos países, mais de 50 diferentes programas para Idiomas, Inglês para Negócios, Preparatórios para Exames, Conversação, entre outros, em sete idiomas.


A Feira Internacional do Turismo do Pantanal, que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016 em Cuiabá, vem sendo divulgada no Brasil e em âmbito internacional. Esta semana, entre os dias 2 e 4, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou em Londres, da World Travel Market London 2015, o maior evento do setor de viagens do mundo, e da Feira de Turismo de Gramado, que é um instrumento eficaz de vendas. 


Mato Grosso esteve presente com um estande onde foi divulgado o potencial turístico do Estado e a realização da FIT em 2016. O secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, também participou da Feira, que anualmente lança salões que atendem as demandas do turismo mundial. Feira Internacional de Turismo Pantanal vem com o propósito de realizar negócios com a venda de pacotes e destinos turísticos. A organização esperar reunir cerca de 200 operadores de turismo. Entre os objetivos também estão o de inserir Mato Grosso no calendário internacional de turismo de negócios, projetar novos roteiros no Estado, fomentar operadores nacionais e internacionais, principalmente da América do Sul e consolidar a feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul. 


Além disso, visa ainda valorizar a gastronomia e a cultura local e os micro e pequenos empresários dos destinos turísticos, por meio da realização de rodadas de negócios e disseminar os casos de sucesso e as boas práticas em turismo. A FIT também contará com espaços para discussões, palestras, seminários, exposições, apresentações culturais, praça de alimentação, turismo de experiência e o turismo de negócios.


Os diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil - o Festival JPA -, também estiveram circulando pela feira. Segundo Bruno e Breno Mesquita: "Estar neste festival não é apenas vivenciar o maior Festival de Turismo do Brasil, mas aprender muito com a 1ª Dama do Turismo Nacional que possui uma bagagem inquestionável sobre turismo além de ser extremamente respeitada pelo trade nacional e internacional. Marta Rossi é sinônimo de experiência, gentileza e competência e nós do Festival JPA temos muito a aprender com o FESTURIS"


O Grupo Brocker Turismo participou destacando as novidades desde a fusão com a Liga Turismo e o que representará esse novo momento. Neste ano, a participação da empresa contou com dois estandes para recepcionar seus clientes e visitantes. No dia 6 de novembro, a Brocker realisou a sua 10ª Edição do Troféu Infinito que elegeu as 15 operadoras que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através do receptivo da Brocker Turismo. Mais de 300 pessoas entre autoridades, imprensa e convidados que lotaram a Caza Wilfrido, em Gramado (RS). Espaço de eventos recém inaugurado, a casa se destaca por manter traços de uma residência da década de 1920 construída em meio a mata nativa e sintetiza o requinte e glamour da região.CONFIRA OS VENCEDORES E AS FOTOS DO TROFÉU INFINITO AQUI


Encerrando o calendário de feiras nacionais do ano, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (Empetur), participou com um espaço de 36 m², e abordou o tema Sol e Mar, um dos produtos mais procurado na região Sul. “Queremos aproveitar que o verão está próximo para trazer maior número de turistas gaúchos e sulistas para conhecer os encantos das nossas praias, como Porto de Galinhas, Carneiros e o Arquipélago de Fernando de Noronha”, comentou a presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça. Neste ano, Pernambuco participou também da 4º Edição do Salão de Acessibilidade, que aconteceu dentro do Festuris. O espaço da Empetur contou com material específico, onde foram apresentadas as ações da área realizadas no Estado. A exemplo do projeto "Praia sem Barreiras", que tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. A participação de Pernambuco contou com o apoio da ssociação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG). CONFIRA AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DA FEIRA AQUI.


O presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, e o vice-presidente comercial, marketing e cargas, Tarcísio Gargioni, estiveram presentes neste edição. Entre as novidades que foram destacadas estão a ampliação de voos na Região Sul do País; a conclusão da renovação da frota, substituindo os Fokker, modelo MK-28, pelos modelos Airbus 318, 319 e 320 e a entrada na Star Alliance. Em outubro, a Avianca passou a ter operação diária em Passo Fundo (RS), com a implantação da nova frequência aos sábados partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos com destino ao Aeroporto Lauro Kortz (Passo Fundo). “O Sul é um mercado que vem crescendo muito e, por isso, estamos investindo cada vez mais na região. Além disso, passamos a contar com a frota mais moderna do Brasil e também consolidamos a entrada na Star Alliance. São conquistas importantes que trazem mais opções e comodidade aos nossos clientes. Em 2016, vamos trazer mais novidades para melhorar ainda mais nossos serviços”, destacou Efromovich.


Em seu estande de 72 m², a Avianca Brasil reforçou a importância de sua entrada na Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo, que proporcionou inúmeros benefícios a seus clientes como acumular e resgatar pontos em todas as outras 27 companhias aéreas parceiras e ter acesso a mais de 15 mil opções de voos diários para 1.330 aeroportos em 192 países.


Esta edição terminou no sábado, 7, com R$ 212 milhões em negócios e cerca de dois mil agendamentos. Os números finais do evento foram divulgados por Eduardo Zorzanello, coordenador do Festuris. "Os números comprovam os bons resultados que atingiram a expectativa tanto dos organizadores como expositores". 


Já Marcus Rossi, que esteve no evento somente hoje já que estava a trabalho em Dublin, e que também coordena o Festuris, anunciou que já está implantado o novo site com maiores informações. A feira cresceu 3% e atingiu os 14 mil visitantes previstos. Os números do volume de negócios foram baseados numa consultoria contratada. Segundo Marta Rossi, idealizadora e coordenadora do Festuris considerou os números bastante positivos e lembrou que o evento atingiu os resultados esperados mesmo num ano de crises.


Dados divulgados na coletiva de impressa revelaram que 36% dos visitantes estiveram pela primeira vez no evento e que 78% eram decision makers. Segundo Ana Volke, secretária de Turismo de Gramado o Festuris tem ajudado a divulgar a cidade no exterior. 


"Recebemos 6 milhões de turistas ano e o volume de turistas estrangeiros saltou de 3% para 10% nos últimos anos". A organização do Festival de Turismo de Gramado anunciou os números finais da edição 2015. Entre os destaques estão o impacto econômico no município de cerca de R$ 14 milhões. Já no Serra Park, local do evento, foram registrados cerca de 14 mil visitantes em dois dias, resultado 3% maior em relação ao ano passado.


"Embora este ano houvesse o risco de o festival não receber muitos visitantes, por conta dos deslizamentos nas estradas e das chuvas, os resultados foram positivos", afirmou Eduardo Zorzanello.


Com o fim de mais esta edição, começa portando o 28º FESTURIS, onde a inovação é constante. Foi lançado na coletiva de imprensa ao final da feira de negócios, o novo SITE do evento já está no ar. Mais dinâmico e objetivo, para facilitar a comunicação com todo o trade. Parabéns a toda equipe do Festuris. Muito bom estar em contato com todo o trade e essa indústria extremamente pujante além de rentável e os números dão conta isso. CONFIRA AS FOTOS DO ÚLTIMO DIA DA FEIRA AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário