quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ABIH-SC 50 ANOS



ABIH-SC 50 ANOS


Acatando proposição do deputado Leonel Pavan (PSDB) a Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (17), às 19 horas, sessão especial em homenagem aos 50 anos de fundação e atuação da Associação Brasileira de Hotéis, seccional de Santa Catarina (ABIH-SC). “Não há como falar sobre a evolução do setor turístico catarinense nas últimas décadas sem registrar a grande contribuição e atuação em parceria com o setor hoteleiro em estrutura, divulgação e hospitalidade”, justifica o deputado.


Segundo Leonel Pavan, a entidade foi pioneira na divulgação do potencial turístico e na atração de visitantes de todo país para Santa Catarina desde a década de 60, quando as políticas públicas para o setor turístico ainda eram embrionárias. O deputado também lembrou a atuação em parceria com o setor público, exemplificando a participação conjunta com a Univali e a prefeitura de Balneário Camboriú, no inicio da década de 90, para a implantação do primeiro curso superior de turismo e hotelaria do Brasil, atualmente completando 25 anos e reconhecido em todo país pela qualidade e excelência.


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) é uma das entidades mais antigas do turismo nacional. Desde seu surgimento, em 1936, sempre foi uma das mais atuantes do setor, com a participação de Santa Catarina desde 1965. Com mais de 3.200 associados em todo o Brasil, sendo mais de 200 em Santa Catarina, a ABIH é uma entidade empresarial associativista, sem fins lucrativos, e representa um setor que oferece mais de 400 mil empregos diretos e pelo menos 1,5 milhão de ocupações indiretas. Hoje, a entidade está presente em todas as regiões do Estado e, atuando de forma conjunta e harmônica com as demais entidades do segmento do turismo em favor do desenvolvimento do setor no Estado, conquistou papel de destaque no 
cenário político-econômico de Santa Catarina. O atual presidente da ABIH-SC é Samuel Rebelo Koch (Hotel Praiatur).


“Esse é um momento que me deixa muito emocionado, pois estar à frente de uma entidade quando ela completa 50 anos é uma grande responsabilidade. Quando assumi a presidência, em 2013, juntamente com a atual diretoria, percebi os desafios que estavam pela frente. Mas nós escrevemos a nossa história, assim como cada um dos ex-presidentes que deixaram o seu legado e hoje nós podemos conhecer em detalhes essa trajetória cheia de conquistas e realizações com o livro lançado recentemente", afirmou Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC.


O ex-presidente da entidade Luiz Carlos Nunes, único catarinense a assumir o cargo de presidente da ABIH Nacional, fez uso da palavra em nome de todos os homenageados. “A ABIH-SC escreveu, e continua escrevendo, uma história de valiosa contribuição para o progresso e desenvolvimento econômico de todas as regiões turísticas do Estado. Obrigado Deputado Leonel Pavan por esta grande oportunidade de mostrar ao nosso Estado a contribuição da ABIH-SC para o progresso do turismo catarinense. Obrigado Samuel e toda diretoria da entidade pelo reconhecimento a cada um de nós homenageados desta noite. Obrigado a todos os presentes por estarem aqui e dividirem com a gente este grande momento”, realçou o empresário que até hoje continua fazendo parte da entidade como membro do Conselho Deliberativo. 
Homenagens

O Poder Legislativo prestou homenagem à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina na figura dos ex-presidentes da entidade. Também concedeu placas e certificados a personalidades, representantes do trade turístico e funcionários que contribuíram para o desenvolvimento da hotelaria catarinense.


· Samuel Koch, representando a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC.

Geraldo Linzmeyer, representando a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, entidade máxima da hotelaria nacional.

· Simone Machado, secretária adjunta de Turismo, Cultura e Esporte, representando o Governo do Estado de Santa Catarina.

· Orivaldo Besen, vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio, representando todas as entidades, associações e sindicatos ligados à hotelaria e ao turismo.

· Hamilton Peluso, da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina – Fhoresc.

· Mário Cesar dos Santos, reitor da Univali, representando a Univali - Campus de Balneário Camboriú – Curso de Turismo e Hotelaria.

Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC.

Luiz Carlos Nunes, presidente da ABIH-SC na gestão 1994-1998 e da ABIH Nacional na gestão 2002-2004

· Rogério Prochnow, representando seu pai, Egon Prochnow – in memoriam, presidente da ABIH-SC na gestão 1983-1985.

· Osnelda da Luz e seu filho Flávio José da Luz, representando o esposo, Valter José da Luz – in memoriam.

· Odson Cardoso – presidente da ABIH-SC na gestão 1965-197.

· Francisco de Paula Moraes Vaz – presidente da ABIH-SC na gestão 1971-1975 e 1977-1983.

· Ony De Carvalho – presidente da ABIH-SC na gestão 1975-1977.

João Moura Neto – presidente da ABIH-SC na gestão 1985-1994


Geraldo Linzmeyer – presidente da ABIH-SC na gestão 1998-2000

Volnei José Koch – presidente da ABIH-SC na gestão 2000-2002

Edson Ziolkowski – presidente da ABIH-SC na gestão 2002-2004.

João Eduardo Amaral Moritz – presidente da ABIH-SC na gestão 2004-2006 e 2009-2012.

Wilson Luiz Machado de Macedo – presidente da ABIH-SC na gestão 2007-2008.

Representando todas as mulheres, estudantes, profissionais, empresários, empreendimentos e autoridades que fazem parte da hotelaria e turismo no Estado e no País: Maria Helena Petry Makowiecky, professora Silvia Regina Cabral, Osmar de Souza Nunes Filho e 

Rogério Siqueira – diretor-presidente do parque Beto Carrero World.

Valdir Walendowsky, presidente da Santur

Natália Gugliemi Lummertz Silva, representando o pai, Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.


Representando todos os ex-funcionários, membros das diretorias, consultores, fornecedores, clientes e patrocinadores, atual diretoria e colaboradores da ABIH-SC: João Eduardo Moritz Neto, Guilherme Petry Makowiecky, Juliana Bossi, Lucia Biazus e Vania Monteiro.


Para finalizar, a ABIH-SC prestou também sua homenagem ao deputado Leonel Pavan pelos seus relevantes serviços em prol do desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina e no Brasil.

Cada um dos homenageados sentem-se orgulhosos, pois o turismo catarinense tornou-se o que é hoje devido ao árduo trabalho de cada um. Meio século impulsionando o turismo e o comércio de Santa Catarina.

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário