sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



MAIS UM TÍTULO
 
"Com 42 praias o mar harmoniosamente se fundiu com a sofisticação urbana, surfistas e magnatas dos negócios se sentem igualmente em casa em Florianópolis, conhecida como a Ilha da Magia". Assim comenta a National Geografic, que coloca nossa Capital entre as 10 melhores cidades ilhas do mundo. Pena que nossos governantes vivam de costas para o mar. Cabe informar mais uma vez ao nosso Governador, que já mudou seis vezes de secretário de turismo, que essa indústria em Santa Catarina representa mais de 12,5% do nosso PIB e que de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi prevista a criação de 35,5 mil postos de trabalho temporários no setor em todo o País, no verão de 2015. Precisamos, no mínimo de um secretário de turismo que entenda do assunto e de um governador que acredite em nosso turismo.

HOTÉIS, BARES & RESTAURANTES
 
 
O saldo dos primeiros 20 dias de 2015 foi positivo para a maioria os hotéis e restaurantes de Balneário Camboriú. Uma pesquisa realizada na última semana pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau entre seus associados mostrou que maioria dos hotéis e estabelecimentos gastronômicos da cidade registrou maior movimento em relação ao mesmo período do ano passado ou então manteve o mesmo número de clientes. Na hotelaria, grande parte dos estabelecimentos registou aumento ou manteve a taxa de ocupação do ultimo ano: 45% aumentaram o índice, 30% receberam a mesma taxa de ocupação, enquanto 25% registraram queda.
 
Restaurante Blue Marine - Infinity Blue
 
Nos estabelecimentos gastronômicos o crescimento nas vendas foi registrado em 41% dos estabelecimentos, enquanto 29,5% mantiveram a mesma venda, o que resulta em um total de mais de 70% dos entrevistados. Muitos destacaram observar que o turista estava disposto a gastar mais nesta temporada de verão. Para Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, o momento positivo reflete-se, principalmente, pela grande diversidade de mercados emissores de turistas. “Balneário Camboriú recebe um grande número de brasileiros (de todas as partes do país ) e argentinos, mas também recebe chilenos, paraguaios, uruguaios, peruanos e bolivianos. Outros emissores também se apresentam em menor número, como os europeus e americanos, mas aparecem cada vez mais.", diz. Margot também afirma que o grande mercado emissor é o próprio Brasil e que o brasileiro está aprendendo a viajar, incluindo as férias em seu orçamento, e que isso está impactando o setor turístico.
 
INFINITY FEVEREIRO
 
 
Planejando viajar em fevereiro? O Infinity Blue Resort & Spa preparou uma promoção especial para as reservas de domingo a quinta-feira (exceto Carnaval) durante este segundo mês do ano. Ganhe 20% de desconto! Confira no www.infinityblue.com.br.
 
 
TURISMO SEM FOLIA
 
 
As opções de viagem para curtir o feriado vão além da folia tradicional e atendem a todos os gostos, desde a apreciação de belezas naturais até a colheita da maçã. mas para isso o turista tem que correr para conseguir as últimas unidades. Cabe lembrar que isso está valendo para o ano todo, pois 2015 é um ano atípico, com 10 feriados prolongados. 
 
SERRA CATARINENSE
 
 
No quesito belezas naturais também não faltam destinos em nossa Santa e Bela Catarina, começando pelos nossos hotéis fazendas. Mas afirmo novamente, é preciso, contudo, reservar a hospedagem com antecedência, pois esses destinos além de espetaculares, são muito procurados. Outro detalhe importantíssimo e que na Serra a temperatura é bem diferente. 
 
 
PRONTO ATENDIMENTO
 
 
As Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas de Florianópolis atendem cerca de 20% mais pessoas durante os meses da temporada de verão. Boa parte desta demanda é formada por turistas estrangeiros. De novembro até agora, 2.128 visitantes de outros países passaram pelas UPAs Norte e Sul. Na maioria dos casos, os estrangeiros são atendidos por problemas digestivos, como diarreia, náuseas e vômitos, febre ou problemas causados por abuso da exposição ao sol, pequenos ferimentos ou queimadura por água viva. Somente a UPA Norte (Canasvieiras), que atende aos balneários normalmente mais visitados pelos estrangeiros, recebeu 1.462 pessoas de fora. No total, cada UPA atende entre 12 mil e 15 mil pessoas por mês, com índice de resolutividade de 97% dos casos. Quem vem de outros países recebe atendimento pelo Sistema Único de Saúde nos atendimentos de emergência com os mesmos direitos dos brasileiros.
 
JUSTÍSSIMO !
 
 
Foi divulgada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ),decisão ratificando por meio de liminar que a administração pública federal continua impedida de efetuar a compra de passagens diretamente de companhias aéreas, sem licitação. O contrário seria o maior absurdo. O procedimento, previsto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), foi suspenso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que entendeu serem ilegais os termos do Edital de Credenciamento 01/2014, publicado para instituir a compra direta e, também, os atos administrativos decorrentes, inclusive a celebração de termos ou ajustes contratuais com as companhias aéreas com a dispensa de licitação em situação não prevista em lei.
 
"Com tantas demandas que o Brasil possui, especialmente nas áreas da saúde, segurança e habitação, não faz sentido o poder executivo perder o foco e praticar desvio de função de servidores estatizando a atividade das agências de viagens”,afirma Azevedo.  
 
 
Desde julho de 2014, sob a liderança do presidente Antonio Azevedo, a ABAV Nacional luta pela revogação da medida, tendo protagonizado uma série de ações contra o programa de compras centralizadas do governo para a aquisição de passagens aéreas, sem intermediação de agências de viagens. O engajamento da entidade, que participou de audiências públicas e vários encontros com autoridades em Brasília, contribui com a articulação de outras iniciativas de apoio que, de maneira coordenada, reiteram que a medida agora suspensa afronta a Constituição Federal, a Lei Geral do Turismo e a Lei que regulamenta a atividade das agências.
 
 
VOLTA AO MUNDO
 
 
A bordo do veleiro Kat, a Família Schurmann singra os mares durante a Expedição Oriente, divididas entre mais de 40 trechos marítimos e passando por cinco continentes. Partiram de Itajaí, Santa Catarina em setembro de 2014, e estão passando atualmente pela Argentina, em direção a Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, na Oceania; China, Indonésia, Japão, Singapura e Vietnã, na Ásia; e África do Sul, Madagascar e Maurício, na África, além de passar pela Antártica e dezenas de outras localidades, antes de seu retorno ao Brasil, programado para dezembro de 2016. 
 
 
Atualmente estão ancorados em Ushuaia, lugar de rara beleza. Lá encontraram uma “Nave Tierra”, nada relacionado a extraterrestres, mas com certeza impressiona a todos. As Nave Tierras são casas sustentáveis e para a casa de Ushuaia, foram cinquenta pessoas de diferentes países envolvidas na construção, que levou 330 pneus, 3000 latas de alumínio, 5000 garrafas de plástico e 3000 de vidro. Assim como o ponto de ônibus, esse projeto também é encabeçado por Michael Reynolds.
 
 
A Nave Tierra de Ushuaia é a primeira da América do Sul. Em inglês, são chamadas de Earth Ships, e além de serem construídas com materiais recicláveis, são pensadas para funcionar de maneira sustentável. Os pneus com terra dão forma às paredes – o sistema permite utilizar a massa térmica interior para manter uma temperatura confortável. As “naves” também contam com sistema de reutilização integral de água e tratamentos de esgoto cloacal. A casa em Ushuaia foi batizada de Tol-Haru e funcionará como um centro de exposições. Já foram construídas mais de 2000 em todo o mundo, em locais afetados por tragédias naturais como o Haiti e Ilhas Andamán; e também locais com crises habitacionais, como Serra Leoa. Todas as Nave Tierra são 80% autossuficientes, com um sistema de filtração de água e estufas internas que oferecem frutas, verduras e plantas ornamentais e comestíveis.
 
 
Cabe informar que ventos de até 100 km/h recepcionaram a Família Schurmann na chegada ao extremo sul do continente americano. O veleiro Kat atravessou na primeira quinzena de janeiro as águas agitadas do estreito de La Maire, para ancorar na ilha dos Estados. A região, que é chamada de Terra do Fogo, fica próxima ao famoso cabo Horn, que une os oceanos Atlântico e Pacífico. Após citar o registro de 34 naufrágios no estreito, o capitão da Expedição Oriente, Vilfredo Schurmann, comemorou a superação deste desafio. Os 11 tripulantes que participam da expedição ficarão mais duas a três semanas na região da Terra do Fogo, antes de partirem para a Antártica. De lá, a expedição segue para o Norte e depois para o Oeste, buscando, entre seus objetivos, navegar pelo Grande Canal da China. Construído a partir de 486 a.C., este é considerado o mais antigo rio artificial do mundo. Atualmente, são 1.794 quilômetros ligando Tongzhou, próximo a Pequim, a Hangzhou, próximo a Shanghai.
 
 
FESTIVAL JPA
 
 
O Festival do Turismo de João Pessoa contará com a participação de mais de 170 compradores e gestores corporativos que serão convidados para conhecer o evento, que tem se tornado uma das maiores referências do turismo nacional. A coordenação do Festival vai convidar executivos de empresas do porte do Bradesco, BNDES, Chesf - Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Claro, Correios, Editora Abril, Fiat, Ford, General Motors do Brasil, Petrobrás Distribuidora S.A, Nestlé Brasil e Unilever. Cláudio Júnior, um dos organizadores do Festival, destacou a importância do segmento MICE (Encontro, Incentivos, Conferências e Feiras), que tem se fortalecido nos últimos anos e impulsionado a economia do turismo de eventos e negócios no mundo inteiro. 
 
Claudio Jr. e o Ministro Vinicius Lages
 
“Vamos apostar no crescimento do público desse segmento e que é utilizado para designar um tipo muito particular de turismo em grupos que viajam, tendo um propósito bem definido, habitualmente com um programa já feito e bem planejado”, ressaltou o executivo. O Festival do Turismo de João Pessoa, será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o 5º Festival do Turismo de João Pessoa vai contar com feira, rodada de negócios e diversas capacitações. 
 
Tropical Tambaú Resort - João pessoa - PB
 
FITUR 2015
 
 
O operador e empresário Roberto Silva, da Sanchat Tour, recebeu no último dia 28 de janeiro, às  na Área de Conferências do pavilhão 3, corredor A da FITUR, o prêmio Silvia Zorzanello – in memoriam. O troféu foi criado há quatro anos pelo Grupo Excelências, Media Partner da Fitur, em homenagem à esta 
empreendedora cujo trabalho com sua sócia Marta Rossi levou o produto Brasil pelo mundo e consolidou o Festuris como a principal feira em resultados de negócios turísticos da América Latina.
 
 
TURISMO DE PERNAMBUCO
 
 
Falando nisso, dando início ao calendário promocional de divulgações no mercado internacional, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco  (Empetur), participa da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo (Fitur), na cidade de Madri, na Espanha, que termina neste dia 1º de fevereiro.  Pernambuco participa do evento num espaço dentro do estande da Embratur, promovendo a divulgação das suas potencialidades, por meio de vídeos e folheteria promocional, além de atendimento e reuniões com profissionais do setor. A ação conta com o apoio da Prefeitura do Recife. A feira reúne milhares de pessoas do trade profissional e é um dos eventos mais importantes do segmento.
 
 
Dando continuidade aos eventos na Europa, no dia 3 de fevereiro, os executivos do marketing da Empetur participam do Workschultz, evento promovido pela Operadora brasileira Schultz, que está abrindo filial na cidade de Lisboa, em Portugal. A participação de Pernambuco será por meio de uma capacitação sobre os destinos e atrativos do Estado para cerca de 150 agentes de viagens, além da distribuição do material promocional.
 
 
BOCA JUNIOR & RIVER PLATE
 
 
Para aproveitar o novo voo sem escalas que liga o Recife a Buenos Aires, lançado no último sábado (dia 24), e incrementar cada vez mais a ida de turistas para Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, a Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur) e a Prefeitura do Recife, estão em negociação com os diretores do Clube Atlético Boca Juniors, Clube Atlético River Plate, Clube Atlético San Lorenzo de Almagro e Clube Atlético Rosario Central, times argentinos considerados grandes clubes mundiais, para que eles participem de um torneio em Pernambuco com os principais times locais. A competição deverá acontecer entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2016, na Arena Pernambuco, estádio localizado na Região Metropolitana do Recife. 
 
 
A ideia é realizar uma competição entre os times argentinos e o Sport Club Recife, o Clube Náutico Capibaribe e o Santa Cruz. Os representantes dos times argentinos já sinalizaram como positiva a competição e o intercâmbio entre as duas cidades. A parceria será feita entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, a Arena Pernambuco e a iniciativa privada. 
 
 
BELAS PRAIAS
 
 
Ainda sobre Pernambuco, o site britânico GlobalGrasshopper elegeu Porto de Galinhas, localizado no município do Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, e Fernando de Noronha, um dos principais cartões-postais do Estado, como dois dos 10 destinos mais bonitos do Brasil. 
 
KUROTEL
 
 
O Livro de receitas Kur Sabor e Saúde à sua mesa foi eleito como o melhor livro de culinária do Brasil pelo Gourmand Cookbook Awards, ocorrido em dezembro de 2014. Livros de 205 países participaram da premiação, única competição internacional desse segmento. Selecionados por um júri composto por profissionais do setor, os melhores de cada país estão classificados automaticamente para concorrer ao melhor do mundo pelo World Gourmand Cookbook Awards, em cerimônia que será realizada em junho em Pequin, China.
 
 
O World Gourmand Cookbook Awards foi fundado em 1995 por Edouard Cointreau e reconhece, todos os anos, os melhores livros de culinária e vinhos, bem como programas televisivos do mundo. Edouard Cointreau nasceu na família do liquor Cointreau, cuja família possui vinícolas desde 1270. Também é presidente da Paris Cookbook Fair, presidente da World Association of Food TV Producers, presidente de honra da China Food Television, e presidente da Gourmand Magazine. Elaborado pela equipe transdisciplinar do Kurotel, o livro Kur Sabor e Saúde à sua mesa conta com exclusivas receitas diferenciadas, nutritivas e com baixo teor calórico. Dentre os profissionais desta equipe transdisciplinar fazem parte uma Médica Nutróloga e três nutricionistas permanentes. O livros traz algumas receitas ilustradas, o que estimula ainda mais o paladar para uma alimentação saudável e equilibrada. 
 
 
Além disto, possui receitas com fácil aplicabilidade no cotidiano de quem deseja seguir a filosofia de alimentação Kur, desfrutando de alimentos saudáveis sem perder o prazer em comer. Kur Sabor e Saúde à sua mesa pode ser adquirido pela loja online da Kur Cosméticos e Bem-Estar (http://bit.ly/1thpHxF), que realiza entregas para todo o Brasil. Por mais de 32 anos o Kurotel se mantém firme em sua missão de auxiliar na busca de "melhor saúde, mais vida" a todos. Foi pioneiro em trazer o conceito de estilo de vida saudável através de cuidados com a alimentação, atividades físicas e controle emocional. Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. 
 
 
É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacional como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.
 
 
O problema das férias é que elas acabam cedo demais. Então aproveite o feriado de carnaval descansando e aproveitando as belezas da Serra Gaúcha. Vá com a Brocker Turismo !
FEIRA INTERNACIONAL
Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), está sendo divulgada na 35ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), que ocorre em Madri. A SMTUR aposta no interesse do mercado europeu por novos produtos turísticos brasileiros. Para o secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes, a conectividade aérea com aquele continente, oferecida pelos voos diretos da TAP, entre a capital gaúcha e Lisboa, amplia a promoção internacional da Capital junto ao mercado emissivo europeu. De acordo com os dados do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre – Bemtur, desde o lançamento do voo, em junho de 2011, até o final do primeiro semestre de 2014, houve aumento de 107% no número de atendimentos a turistas europeus nos Centros de Informação Turística (CITs), o que também foi reforçado com a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 na cidade. Além disso, a Alemanha, França, Portugal, Espanha e Itália estão entre os dez destinos de origens de turistas estrangeiros que chegam a Capital. 
 


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ABERTA A TEMPORADA DA COLHEITA DA MAÇÃ EM FRAIBURGO - SC



Colheita da maçã oferece em Fraiburgo - SC, em nossa Rota da Amizade, milhares de empregos formais. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira


O ponto de partida deste tradicional evento é sempre no majestoso Hotel Renar, que oferece sempre oportunidade em Fraiburgo, município responsável por 20% da produção nacional da fruta, de reunir produtores e representantes das autoridades estaduais, municipais além de demais lideranças, entidades e turistas. 


A experiência é fenomenal pois a ideia de saborear uma fruta ao ser colhida é, muitas vezes, vista como improvável, para moradores de grandes cidades. Porém, a experiência se torna possível num roteiro turístico repleto de peculiaridades, história e muita diversão. A Terra da Maçã está localizada no meio oeste catarinense,e além de movimentar a economia local, a colheita (de janeiro a abril) é responsável também por cativar turistas dos quatro cantos do país, que podem descobrir como funciona o cultivo da fruta.


A visita a esta área reservada é organizada pela Casa do Turista da cidade, e é promessa de muitas descobertas. O passeio tem duração estimada em 1h30min, período em que a Floresta Rene Frey – rica em espécies como com araucárias, imbuias e xaxins centenário - é explorada, assim como um criadouro de animais exóticos, a capela ecumênica e finalmente a colheita nos pomares. O roteiro partiu do hotel em veículos Jagunbus e Kaigang. Dois veículos peculiares que fazem com que o visitante se sinta em um verdadeiro safari. 

Clique na imagem para ampliá-la

Quando o assunto é hospedagem, não há dúvida ao falar, o Hotel Renar é referência em toda a região. Situado no alto de uma colina, o estabelecimento é reconhecido pela hospitalidade, acomodações impecáveis, e as melhores vistas da cidade. Além das piscinas, quadra poliesportiva, sauna, hidromassagem, deques e uma variedade de opções de lazer, o hotel oferece recreação diariamente. 


Estavam presente ao evento, além das autoridades locais, Edson Ziolkowsk, executivo do Renar, Valdir Valendowsky, Presidente da SANTUR, Dirlei Rofner, presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Samuel Koch, Presidente da ABIH-SC.  E como se fosse pouco, a noite foi oferecido a todos o tradicional Michuin, um prato árabe que foi introduzido na gastronomia fraiburguense através dos franceses que se estabeleceram no município. Michuim quer dizer assado, grelhado. 


O Michuim deve ter como único companhamento o pão, umedecido com temperos e recheado com fatias de carne, ficando parecido com sanduíche. A iguaria (ovelha) e recheada com os temperos por no mínimo 12 horas antes do início do processo de cozimento e ao longo dele deve ser regada com a mesma. O tempo mínimo de cozimento é de 6 horas. Um prato fenomenal, de lamber os dedos literalmente. 



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP

VIAJAR É PRECISO
 
 
Se existe alguma coisa de que não abro mão é viajar sempre. É um bem imperecível. Ninguém irá me tirar aqui que registro fotograficamente com minha mente e com minha máquina. Esse bem eu levarei comigo eternamente. E esse desejo de viajar, sonho para muitos é a mais pura realidade, tanto que uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito e do portal Meu Bolso Feliz revela que o maior sonho de consumo dos brasileiros é viajar. Viajar está a frente de itens relacionados à beleza, carros e demais bens de consumo. Vale lembrar que este ano será fenomenal para a hotelaria, pois este ano está repleto de feriadões. 
 
 
Mas o grande problema começa por aí, grande parte da rede hoteleira aproveita para faturar o que não consegue faturar na baixa temporada ou durante a própria semana e, infelizmente, costumeiramente, aumenta em seus preços acima dos 300% esquecendo que os brasileiros não conseguem realizar este sonho de consumo justamente por isso, já que segundo o estudo do SPC Brasil, 89% não tem esse dinheiro, além disso, 74% das pessoas entrevistadas dizem não ter poupança nem qualquer tipo de reserva financeira para essas realizações. As companhias aéreas também não facilitam.
 
Infinity Blue Resort & Spa
 
Se o viajante comprar antes não é sinônimo de comprar mais barato, já que as a cias aéreas vendo que seus aviões estão vazios no dia do feriado, baixam os preços, o que acontece tarde demais. Ha uma falta de visão absurda. Outro "detalhe" é que viajar para o exterior continua sendo muito mais atrativo, barato, fácil, rápido, mais barato e all inclusive. Para fazer a viagem dos sonhos sem se afogar em dívidas a dica é planejamento. O período de descontos na baixa temporada começa após o Carnaval e segue até junho e, depois, se estende de agosto até meados de novembro. Nestes meses, os viajantes gastam, em média, 30% menos nos pacotes, de acordo com estimativas do setor privado. Minhas férias são sempre em agosto, em estação de esqui e já estão devidamente compradas e pagas. 
 
 
Vale lembrar que em vez de fazer uma grande viagem no ano, justamente pela falta de grana, as pessoas têm optado por fazer várias viagens de fim de semana, ou nos feriados. Esta é a opinião de Luciana Fioroni, gerente de vendas regional de uma grande empresa do setor. Segundo ela, a nova prática faz parte de uma mudança de perfil do turista brasileiro. Entre os destinos mais populares com atrações durante todo o ano, inclusive fora de temporada estão Foz do Iguaçu (PR) e Vitória (ES). Eles também têm a vantagem de estarem próximos de grandes centros urbanos. Em Foz, por exemplo, mesmo no inverno, é possível ver as Cataratas, embora a redução nas chuvas provoque uma menor vazão das águas. As atrações incluem atividades de ecoturismo, passeios pela Hidrelétrica de Itaipu e compras na fronteira durante o ano todo.
 
 
Já em Vitória, as praias podem ser apreciadas durante todas as estações, já que a temperatura média anual da cidade é de 24ºC. E alguns atrativos como a tradicional moqueca capixaba e outras atrações gastronômicas não têm fila na baixa temporada. Outro destino recomendado para se visitar na baixa temporada é o Arquipélago Fernando de Noronha (PE), devido à redução significativa dos preços, com a mesma qualidade nas atrações. Todavia é uma Ilha muito cara, embora o Mais Noronha, um projeto local de incentivo a viagens na baixa temporada chegou a ser, inclusive, reconhecido pelo Ministério do Turismo como um exemplo de boas práticas para o turismo brasileiro. Graças ao projeto, em 2014, foi registrado um aumento superior a 30% no movimento de turistas em Fernando de Noronha durante os meses da baixa temporada, em comparação ao mesmo período de 2013.
 
 
COLHEITA DA MAÇÃ
 
 
Exemplo de criatividade, bom preço, hospitalidade acontece em nossa Rota da Amizade, tendo como carro chefe o majestoso Hotel Renar que lançou ótimas promoções e passeios aproveitando a fenomenal safra demações, cuja colheita já começou. Colher a maçã no meio de um pomar é uma experiência única. 
 
COLHEITA DA UVA
 
 
Da mesma forma acontece em bento Gonçalves onde também começou a colheita, só que da Uva. No último dia 15, começou a programação turística da colheita da uva, a vindima. O calendário de eventos da uva seguirá por dois meses, até 15 de março. Neste período, os visitantes podem mergulhar na cultura do vinho, com oportunidade de participar do processo tradicional de pisa da fruta. As atrações incluem degustação de vinhos e espumantes em 74 vinícolas da região. 
 
 
Gilberto Durante, secretário de turismo de Bento Gonçalves, estima que entre 70 mil a 80 mil turistas visitarão a cidade durante os dias da vindima, o que representa um crescimento de 7% em comparação a igual período do ano passado. “Aqui o turista vivencia toda a cultura da produção e percebe que o vinho não é só uma bebida”, diz. A proposta, segundo ele, é consolidar o destino como alternativa às praias lotadas nesta época do ano. Um dos destaques da programação é o já tradicional Jantar Sob as Estrelas, marcado para 6 de março. Neste jantar, duas das principais ruas da cidade serão fechadas para que mais de 30 restaurantes sirvam pratos, ao ar livre. A programação completa pode ser acessada aqui.
 
SERRA CATARINENSE
 
 
A Serra Catarinense continua em alta. Com o apoio da Santur, desembarcou em Santa Catarina a  equipe de produção do "Diário do Olivier", programa de TV semanal que vai ao ar pelo Canal GNT, do grupo Globosat. Serra do Rio do Rastro, Cânion das Laranjeiras e do Funil, cidade de São Joaquim, Urubici, Serra do Corvo Branco, Morro do Campestre, Parque Cascata do Avencal e Aparados da Serra fizeram parte do roteiro. Evidentemente que a Villa Fancioni não ficaria de fora. Em São Joaquim, foi recebido pela presidente da vinícola, Daniela Borges de Freitas. Olivier ficou impressionado com a qualidade dos rótulos. Entre os preferidos degustados pelo apresentador do programa Diário do Olivier, na GNT, estão o VF Chardonnay, e o vinho de sobremesa,  VF Licoroso Tinto. Este ano a Villa Francioni completa dez anos desde a comercialização dos primeiros rótulos.
 
Rio do Rastro Eco Resort

"Sou um aventureiro. Gosto de desbravar novos lugares, novos personagens e novas histórias. Minha parada dessa vez foi em Santa Catarina, Sul do Brasil. Estamos gravando os episódios de 2015 do #DiáriodoOlivier. A nova temporada do programa vai surpreender e emocionar a todos. A estreia é dia 5 de março no Canal GNT!"
 
ARTE CLÁSSICA
 
 
O projeto "Museus Virtuais" reabre a sua temporada de visitações com  mais uma visitação guiada aos museus do mundo, neste sábado (24), às 17h, no Sapiens Parque, no Norte da Ilha. Com a temática "As musas da arte clássica", o projeto apresentará aos participantes a arte clássica Greco-romana e Renascentista, por meio das musas retratadas em esculturas e pinturas que eternizaram mestres da arte como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Rafael. O projeto "Museus Virtuais" é uma iniciativa do Instituto Maratona Cultural e da Fundação Certi. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail francine@maratonacultural.com.br. 
 
 
FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA
 
 
A April Coris será a seguradora oficial dos agentes de viagens e operadores de turismo durante o Festival do Turismo de João Pessoa, que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana. A Coris irá oferecer a todos os participantes do evento o Cartão de Assistência nacional com validade de cinco dias, para total assistência hospitalar. 
 
 
Segundo o diretor comercial da Coris, Agnaldo Abrahão, a parceria firmada com o Festival do Turismo aconteceu durante a realização do evento no ano passado. “O Festival nos surpreendeu pela qualidade e formato do trabalho, e, sobretudo, pelo resgate do profissionalismo e dos resultados que são obtidos, durante e após o encerramento do evento”, destacou o executivo. Agnaldo Abrahão revelou que conhece diversas feiras de turismo pelo mundo e muitas são institucionais. 
 
Tropical Tabau Resort - João Pessoa - PB
 
No Festival do Turismo, enfatizou o diretor comercial, os visitantes participam para fechar negócios, “buscar novas perspectivas de negócios”. Na opinião dele, essas características foram perdidas ao longo dos anos. “Ficamos empolgados e interessados em estar mais próximos do Festival, surgiu o convite para patrocinarmos e vimos uma excelente oportunidade”, disse.
 
 
O Festival do Turismo de João Pessoa, será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o 5º Festival do Turismo de João Pessoa vai contar com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.
 
 
DE JOÃO PESSOA A USHUAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Meus amigos Gladson (João pessoa) e Julio (Brasília), depois de uma longa viagem repleta de recordações chegaram em Ushuaia - Terra do Fogo - Argentina. Uma grande aventura e estão simplesmente maravilhados com o que encontraram, com os amigos que fizeram e com a grande receptividade. Ushuaia está repleta de turistas, respira a alta temporada de verão com o atraque de mais de 300 cruzeiros de todas as partes do mundo
 
 
Chegaram ontem, dia 20 e hoje vão começar a grande aventura pela "Tierra del Fuego". Estão devidamente hospedados no Cilene del Faro, reduto brasileiro em Ushuaia, aos cuidados da amiga Ana. Jeitinho brasileiro em Ushuaia. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
AVIANCA
 
 
A AVIANCA foi considerada uma das empresas mais seguras do ranking do site AilineRatings.com em 2014. O levantamento considera se a companhia aérea é certificada pelo sistema de avaliação de segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreas, se está na lista de empresas banidas dos espaços aéreos da União Européia e dos Estados Unidos ( que vetam empresas de histórico negativo de manutenção ou de países com baixa regulação do setor), se a empresa teve algum acidente fatal nos últimos 10 anos e se o seu país de origem segue parâmetros de segurança aérea, entre outros critérios. No total, 149 companhias aéreas avaliadas obtiveram sete estrelas, a nota máxima, e a AVIANCA está entre elas. Além disso, a equipe do site avalia o histórico operacional das companhias para escolher as líderes do ranking. 
 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Wish Serrano Resort aproveitou a presença do time gaúcho em suas dependências e entregou cinco camisetas oficiais autografadas pelos jogadores para cinco entidades assistenciais de Gramado, que utilizarão o prêmio para a realização de sorteios, jantares, rifas, entre outros projetos que visam a arrecadação de fundos. A entrega foi feita pelo próprio técnico Luiz Felipe Scolari e o gerente geral do Wish Serrano Carlos Marín aos representantes dos institutos eleitos pelo Wish Serrano. As entidades são:  CRERH( Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias), Lar do Idoso Maria de Nazaré, APAE, Vale a pena viver, Liga feminina do combate ao câncer.
 
BELAS
 
 
Para encerrar e deixar mais bonita a coluna de hoje, a Pri e a Ju. Lindas desse jeito só podiam ser filhas da Elaine. Até parece que foi ontem que fotografei vocês. Ontem menininhas, hoje mulheres muito bem resolvidas.