terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


COPA & CARNAVAL

 
 
Que perdemos feio na copa do mundo não é novidade. Somente a FIFA e as empreiteiras, que ainda não terminaram os serviços ganharam com esse tremendo fiasco. Tanto é verdade que a média diária de passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros neste carnaval superou, e muito, a média da maldita copa. Entre os dias 12 e 18 de fevereiro, mais de 627 mil pessoas por dia circularam nos 15 principais terminais brasileiros. Durante o mundial de futebol, a média foi de 508 mil. Somente  circularam pelos saguões dos terminais aéreos de Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Recife, Curitiba, Manaus, Salvador e Cuiabá, 711 mil viajantes. Na Copa, o dia de maior movimentação foi 14 de julho, ocasião em que 560 mil pessoas passaram pelos 21 aeroportos que atenderam a competição, para voltar para casa após a final.
 
 
Para o período da operação, a  Secretaria de Aviação Civil estima que 5,3 milhões passarão pelos sete aeroportos da Operação, sendo que até agora a estimativa é que 4,3 milhões de passageiros já tenham passado por esses terminais. Nesta segunda-feira (23/02) também deve ser um dia movimentado nos aeródromos, quando mais de 480 mil pessoas devem voltar para casa após emendar o fim de semana com o feriado.
 
DECOLAR
 
 
A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que a Decolar.com honre uma oferta publicada em seu site e disponibilize três passagens aéreas internacionais a três consumidores. Segundo a empresa, a promoção foi divulgada com erro. A Decolar.com é um site de compra de bilhetes, pacotes de viagem e reserva de hotéis. Os clientes compraram as três passagens, de ida de volta, por R$ 1.922 no total ou R$ 640 cada. No site, sem oferta, juntas elas custam R$ 7.200 e, separadamente, R$ 2.400. No processo, os três consumidores contam que adquiriram os bilhetes para o trecho Brasília-Amsterdã e a reserva dos voos foi confirmada e os recibos emitidos. Alguns dias depois, a compra foi cancelada sob alegação que os valores dos bilhetes aéreos foram publicados com erro devido a uma falha no sistema da companhia aérea.
 
 
Segundo os consumidores, eles tentaram contatar a agência de viagens, mas não tiveram sucesso. Por isso, entraram com a ação e o pedido para que a Decolar cumpra as oferta nas mesmas datas, voos e condições das reservas. O desembargador Luiz Tadeu manteve a obrigação da agência de turismo em emitir os bilhetes, salientando que toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produto e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
 
GOLF
 
 
Neste final de semana, a cidade de Camboriú foi o destino dos apaixonados por golfe. Aconteceu no sábado, 21, um torneio no Reserva Camboriú Yacht & Golf  e o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau auxiliou os organizadores com sua expertise no ramo hoteleiro da cidade. Vale ressaltar que o campo é o único em Camboriú e também na cidade vizinha, Balneário, e deve começar a atrair eventos desse segmento, além dos amantes do esporte. O torneio teve caráter experimental e atraiu cerca de 50 golfistas, vindos principalmente do Paraná e de várias regiões de Santa Catarina. 
 
 
“O objetivo do evento é, principalmente, que as pessoas conheçam o campo. Mas também, que o avaliem, visto que estamos em uma fase de testes e de estruturação”, explica o gestor do condomínio, Octavio Augusto de Siqueira Osternack. Ele ainda observa que no próximo mês o campo deve receber a sua primeira prova. O Reserva Camboriú Yacht & Golf é um dos poucos empreendimentos do Brasil que alia a exclusividade do acesso náutico com um dos esportes mais exclusivos do mundo: o golfe. O campo batizado de Comandante Gentil, é um Executive Course de 6 buracos com par 3 e par 4, além de 3 tees de saída em cada buraco. 
 
PÁSCOA NO INFINITY
 
 
Já foi dada a largada para o feriadão da Páscoa e, como nosso verão vai até maio, nada melhor do que curtir a beira mar. O infinity Blue Resort & Spa lançou um pacotão em até seis vezes, válido entre os dias 02 e 05 de abril. Valores para duas pessoas em apartamento superior com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Cortesia para duas crianças de até cinco anos no mesmo apartamentos dos pais de acordo com a capacidade da categoria reservada. Imperdível !

 
ROTA DA AMIZADE
 
 
Já para quer quer curtir a nossa Rota da Amizade, colhendo maçã num clima pra lá de agradável, todos os caminhos elavam ao majestoso Hotel Renar em Fraiburgo, a nossa Terra da maçã. Mas aviso desde já, faça sua reserva. É só clicar nos baners dos hotéis para entrar em contato com eles.

FESTIVAL NACIONAL


Até o final de fevereiro acontece, em Joinville, o Festival Nacional de Hemerocallis, o maior festival brasileiro de flores em campos de cultivo. O evento é realizado pela propriedade Agrícola da Ilha e proporciona aos visitantes uma experiência única, onde a beleza e a diversidade das flores que ocupam os campos com aproximadamente 30 mil metros quadrados, encantam, até mesmo, os menos aficionados por natureza.


Além de conhecer mais de 300 variedades de hemerocallis (popularmente conhecido como lírio), com diferentes cores, formas e tamanhos, o passeio à Agrícola da Ilha inclui outros cenários deslumbrantes como o Jardim de Hemerocallis, Jardim Sensorial, lago ornamental, trilha ecológica e a capela. E para encerrar a visita no melhor estilo, uma parada para saborear o buffet de café recentemente implantando na propriedade.


Para quem deseja levar um pouco de beleza para casa, a Agrícola da Ilha também possui seu espaço de comercialização de flores e plantas ornamentais. A visitação ao Festival Nacional de Hemerocallis está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 17 horas. Aos sábados, das 7:30 às 12 horas. Vale descatar que a Agrícola da Ilha está aberta para visitas de grupos ou individuais, durante o ano todo. A propriedade é integrante do Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico, da Fundação Turística de Joinville.

 
TIM, A ETERNA PORCARIA
 
 
A TIM que já funciona mal e sem sinal vai piorar ainda mais, vai bloquear internet ao fim de dados de plano pós-pago, A empresa meia-boca de telefonia móvel anunciou que a partir de 20 de março bloqueará o acesso à internet de clientes que atingirem a franquia mensal de planos pós-pagos. O bloqueio já está em vigor para usuários do Rio Grande do Sul, Pernambuco e da área de DDD 19, no interior paulista. Desde dezembro, os clientes dos planos pré-pago e controle da operadora não podem manter o acesso à internet com velocidade reduzida ao fim da franquia. Mesmo sem poder navegar na internet, será possível acessar os aplicativos Meu TIM, de atendimento ao cliente, e Blah, de mensagens.
 
 
Em informativo em seu site, a empresa esclarece que, para restabelecer a conexão, o cliente pode optar por "migrar para um pacote superior ao de sua franquia atual ou contratar um pacote adicional para usar até o final do ciclo de faturamento". Nos dois casos, o usuário deve pagar pelos serviços adicionais. Os clientes podem acompanhar o uso de dados por meio de mensagens e devem receber avisos quando consumirem 80% e 100% de sua franquia de dados.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
 
QATAR NA CONTRA MÃO
 
 
A Qatar Airways, considerada a segunda melhor empresa aérea do mundo, acaba de comprar uma séria briga com os aeroviários. Ao assinar contrato de trabalho, as aeromoças são informadas de que não podem se casar pelo menos nos próximos cinco anos, sob pena de demissão. Engravidar também é proibido, segundo denúncia da ITF, a poderosa federação internacional dos aeroviários. A entidade sindical entrou em contato com o Barcelona, pedindo que o clube espanhol reveja sua lucrativa parceria com a Qatar Airways, tendo em vista o desrespeito com os trabalhadores. 
 
 
Para piorar a controvérsia, Akbar Al-Baker, CEO da empresa, comentou:“Quem deseja trabalhar na Qatar Airways deve obedecer os nossos princípios, e se você é um adulto e aceitar essas condições, então você não deveria reclamar”. Gabriel Mocho, secretário de aviação civil na federação internacional dos trabalhadores de transportes aéreos, responde: “O tratamento dispensado aos empregados da Qatar Airways vai muito além da questão da diferença cultural. Quando se trata de direitos das mulheres, esta é a pior de todas as companhias aéreas do mundo”.
 
DESCOBRINDO USHUAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A família Shurmann se encantou tanto, mas tanto por Ushuaia que ainda permanecem por lá. Segundo o Comandante Vilfredo, neste início de semana eles levantam âncora rumo à Antartica. Conheceram cada pedaço de chão da Tierra del Fuego. Pelo mar, ar e via 4x4, aos cuidados da super equipe da agência "Brasileiros em Ushuaia", do amigo Mário. Além de brasileiros e conhecerem a nossa maneira de ser, nos atendem com toda a segurança com passeios inéditos. Recomendadíssimos para quem deseja conhecer Ushuaia por terra. As opções são inúmeras. Não é à toa que foram escolhidos pela tripulação da Expedição Oriente que seguem em mais uma volta ao mundo. 
 

PERNAMBUCO EM SÃO PAULO


Neste último sábado a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (Empetur), levou para São Paulo uma parte da cultura de Pernambuco durante o desfile do Bloco Bicho Maluco Beleza, que estreou este ano e foi comandando pelo cantor pernambucano Alceu Valença. Pernambuco participou do bloco levando três bonecos gigantes da Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, além de 10 passistas de frevo do Balé Cultural de Pernambuco, que se juntaram aos 30 batuqueiros que participaram da oficina de percussão do bloco no Rio de Janeiro. 
BLOCO BICHO MALUCO BELEZA
 

O bloco foi fundado em 2014, através de um convite do produtor de carnaval Rogério Oliveira ao próprio Alceu Valença. A ideia era criar um novo bloco, que pudesse aproximar um artista já consagrado dos batuqueiros amadores em uma oficina de percussão, no modelo de outros blocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro e São Paulo. O Bloco Bicho Maluco Beleza saiu no sábado, 21 de fevereiro, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. No repertório, músicas como: Bicho Maluco Beleza, Diabo Louro, Me Segura Senão eu caio, Bom Demais, Tropicana, Ciranda de Lia, Ciranda da Rosa Vermelha, Girassol, Estação da Luz, Anunciação, Dois Animais, entre outras.

BTL LISBOA


 

O destino Pará é presença confirmada, no próximo mês, na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL). O evento acontece entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, no Parque das Nações, na capital de Portugal. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Pará representam a Amazônia no evento. Além de um estande bem localizado para a promoção e comercialização dos produtos turísticos do Pará, mais de 10 empresários já confirmaram presença. Cultura e natureza vão ser os segmentos prioritários apresentados no estande.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP


1ª VITRINE RELIGIOSA
 
 
Fortalecer, em âmbito nacional, o turismo religioso em Santa Catarina promovendo os destinos turísticos catarinenses e a produção religiosa. Esses são dois dos principais objetivos da 1ª Vitrine Religiosa, que será realizada entre os dias 20 e 22 de fevereiro, no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. O evento é mais uma ação do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas, coordenado pelo Sebrae/SC, em parceria com o Santuário de Santa Paulina, o Ministério do Turismo, a prefeitura de Nova Trento e municípios de São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino, além do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte e SANTUR. Durante os três dias de evento, serão realizados o Congresso Catarinense de Turismo Religioso e a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos.
 
 
Na Feira, expositores de produtos e serviços ligados ao turismo religioso irão mostrar as atrações dos dez principais destinos religiosos de Santa Catarina e dos municípios do Vale do Rio Tijucas, denominado Vale Sagrado Catarinense. “Além disso, estamos organizando uma vasta programação paralela, como a Caminhada Noturna pelo Santuário de Santa Paulina, apresentações com músicos religiosos, gastronomia típica, visitas e degustação as vinícolas do município e encontros dos Destinos Religiosos”, explica o Diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/SC, Engo Sérgio Fernandes Cardoso. O Congresso Catarinense de Turismo Religioso será dividido em dois dias, sendo que um deles abordará o Turismo Religioso com temas sobre o desenvolvimento de roteiros e produtos turísticos, comercialização, perfil do consumidor, tendências e empreendedorismo no segmento. No segundo dia, a temática será sobre Fitoterápicos e Tratamentos Naturais envolvendo assuntos sobre a Pastoral da Saúde, uso de fitoterápicos na rede pública de saúde e nutrição funcional, além do relato de experiência do Centro de Terapia Natural do Santuário de Santa Paulina.
 
 
“A região de Nova Trento recebe mensalmente 60 mil visitantes. Apesar disso, detectamos que a região precisa agregar valor aos seus produtos, ampliar a permanência dos visitantes e diminuir a sazonalidade. As peregrinações que atualmente são sazonais necessitam também de uma divulgação dirigida para uma maior permanência dos peregrinos aproveitando as estruturas e diferenciais turísticos dos municípios participantes. Essa Vitrine Religiosa é o primeiro passo para mudarmos esse cenário e tornar a região referência nacional de excelência no turismo religioso”, comenta Sérgio.Ao todo, os organizadores esperam um público de 10 mil pessoas, envolvendo empresários do setor, profissionais e estudantes de turismo, empresas organizadoras de turismo religioso, fieis e turistas em Nova Trento.
 
O melhor endereço em Nova Trento
 
PASSEIOS DE BARCO
 
 
Essa é pra quem está curtindo o verão na Praia do Rosa (Imbituba) e em Garopaba. Meu amigo Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village e também presidente do Instituto baleia Franca, oferece passeis de barco por toda a região. Seu barco tem a capacidade para cinquenta passageiros e mais três tripulantes. Todos os passeios partem do Portinho às 08h30 (praia do lado do Rosa Sul) onde o embarque é feito por um bote (favor proteger eletrônicos que podem molhar). Recomenda-se levar roupa água e lanches leves, roupa de banho, toalha, roupa extra e protetor solar, água mineral, alimentação. Para a confirmação do passeio é necessário um grupo mínimo de 20 pessoas. O barco parte da praia do Portinho (ao lado do Canto Sul da Praia do Rosa), passando pelas praias do Rosa,Vermelha, Ouvidor ,Parcel do Ouvidor , Barra e Ferrugem. Inclui nadadeiras e snorkel. 
 
PASSEIO MÉDIO
 
 
Praia,Vermelha, Ouvidor, Parcel do Ouvidor, Barra, Ferrugem, Silveira, Garopaba e Siriú, que fica junto a morros cobertos de vegetação característica da mata atlântica. Siriú é um misto de águas, areias, dunas e vegetação abundante, com uma extensão de cinco km. Seguindo para o Ilhote (desembarque opcional para mergulho no Ilhote do Siriú), passa pela Praia da Silveira, Gamboa e Pedra da Baleia e o retorno é feito pela costa da Serra do Tabuleiro.
 
SURF TRIP
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Surf Trip Praia de Naufragados está dentro do passeio longo. Este passeio acontece somente depois de Vento Sul que proporciona as boas condições de surf nesta praia. O barco parte da praia da praia do Portinho e navega por aproximadamente 1:40hs até a praia de Naufragados onde ficam por aproximadamente 04 horas para a pratica de surf e stand up. Mais informações pelo telefone 48-9982-7458. 
 
 
MUITA CHUVA
 
 
O carnaval em FLORIPA, repleta de turistas, foi muito aguado e infernal por contras das filas intermináveis e sua constante e absurda falta de mobilidade. Chuva causaram muitos estragos neste carnaval em diversas regiões de Santa Catarina, mas especialmente no litoral catarinense. Estradas bloqueadas, deslizamento de terra, enchentes e um grande prejuízo financeiro para o setor de turismo do Estado são alguns dos efeitos negativos da chuva intensa do Carnaval. Até a Feijoada do Cacau teve que ser transferida para o ambiente fechado do Centrosul em plena segunda-feira, quando a festa deveria ter acontecido no sábado, dia do dilúvio . 
 
TURISMO & NEGÓCIOS
 
 
Que Balneário Camboriú é vocacionada para o turismo não é novidade. Mas existem diversos vieses do turismo que podem ser mais bem explorados pelo 
destino. E foi para falar do Turismo Meetings, Incentive, Congress and Events (MICE) que o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau realizou palestra com a consultora Vaniza Schuler. O evento foi destinado aos associados do Convention e reuniu cerca de 80 pessoas. Este foi o primeiro encontro do ano visando capacitar e unir ainda mais os associados da entidade. A proposta para 2015 é que ações do gênero aconteçam mensalmente.
 
 
A consultora explicou que no turismo de negócios é preciso clareza nas propostas, qualidade nos serviços e principalmente praticidade. “As propostas precisam ser coerentes com o perfil do evento pretendido. Se vocês desejam trazer um congresso que vai ter 500 pessoas, formatem propostas que atendam essa necessidade. A pessoa ou grupo que vai definir se virá para cá ou não, não quer saber se há espaços que contemplem mais pessoas e sim, quer um lugar que seja ideal para o que se procura. Com informações detalhadas de tudo que este evento irá envolver. Por isso, segmentem seus serviços”. O Gerente Geral do Infinity Blue Resort & Spa, Marcelo Vivot, reconheceu que é preciso explorar mais essa oportunidade. "Com certeza temos que aprimorar e transformar em ações práticas para explorar ainda mais esse mercado”. 
 
 
COCAL 2015
 
 
Tendências do mercado associativo, oportunidades que existem no mercado corporativo e capacitação do setor são assuntos a serem abordados no Encontro de Profissionais de Marketing de Destino e Eventos, que acontece no dia 7, no Costão do Santinho Resort (Espaço Açores), das 14 às 16h, em paralelo ao XXXII Congresso da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina. A coordenação da mesa redonda será feita pelo Ministério do Turismo, tendo como participantes Toni Sando (São Paulo Convention),Ferdinando Lucena (João Pessoa Convention) e Ana Claudia Bitencourt (ABEOC Brasil).
 
 
Ainda no dia 5/03, antes da abertura oficial do Congresso, das 9h às 13h, também no Costão do Santinho, será realizada a oficina “DestinationNEXT”, uma promoção da COCAL e DMAI – Destination Marketing Association International. Os objetivos da oficina DestinationNEXT incluem definir o estado atual da indústria de DMO (Destination Management Organization) e posição no mercado; Identificar as principais tendências e questões para o modelo DMOs ao longo dos próximos cinco anos e recomendar estratégias para tratar de questões específicas da indústria. A atividade não terá nenhum custo para os inscritos no Congresso COCAL. As inscrições para a oficina devem solicitadas através do email amviscasillas@gmail.com.
 
 
TURISMO EM JOINVILLE
 
 
Enquanto boa parte da população que mora em Joinville escolhe as praias da região para curtir férias e lazer, muitos já descobriram as diversas opções disponíveis na cidade, com diferentes cenários. Muitas vezes despercebidos pelo público, o Centro da cidade reserva locais onde a cultura e a história se transformam em programas de lazer para toda a família. E o melhor, é que o passeio pode ser feito a pé. Uma das sugestões é começar o citytour pela 
Catedral Diocesana São Francisco Xavier, descobrir curiosidades sobre a sua arquitetura e sobre os vitrais que enaltecem o templo. Ao descer, tomar um caldo de cana, seguir pela Rua das Palmeiras e visitar o Museu da Imigração e Colonização. 
 
 
O passeio pode incluir um passeio pelo Zoobotânico e terminar no Mercado Público, com delicioso almoço à base de peixe, chopp gelado e música ao vivo (aos sábados). Vale destacar ainda, atrações como o Museu da Bicicleta (MuBi), único do gênero na América do Sul e sucesso unânime entre os visitantes; o Museu Arqueológico do Sambaqui, uma exclusividade de Joiniville, que concentra 43 sítios arqueológicos nas áreas urbana e rural; e o Instituto Juarez Machado, espaço com exposições assinadas pelo artista que é reconhecido internacionalmente.
 
TURISMO RURAL E GASTRONOMIA
 
 
A poucos minutos do Centro, Joinville é privilegiada por sua extensa área rural. Além do cenário exuberante, com muito verde, cachoeiras, rios de água cristalina, campos de flores e trilhas para fazer a pé ou de bicicleta, as delícias coloniais encantam a todos. Informações completas sobre os atrativos turísticos de Joinville, nas áreas urbana, rural e náutica, estão disponíveis no site da Fundação Turística de Joinville. www.fundacaoturistica.joinville.sc.gov.br.
 
 
CHEF POR UM DIA
 
 
Depois de um ano de grande sucesso em 2014, o Wish Serrano Resort & Convention Gramado, unidade hoteleira da rede GJP Hotels & Resorts, estreia a nova temporada do projeto “Chef Por um Dia”, que se tornou um evento de grande notoriedade na cidade de Gramado (RS). A nova data já está definida - 12 de março, às 20h00 - e o anfitrião será o advogado Guilherme Pretto, que tem como hobby a gastronomia desde os 19 anos, quando passou uma temporada na Áustria. Na ocasião,  o advogado adquiriu experiência num restaurante de alto padrão nas montanhas e, consequentemente, se apaixonou pela gastronomia.
 
 
Hoje, Pretto costuma organizar jantares para a família e amigos regularmente. Casado com Gabriela Tissot e pai dos gêmeos Lorenzo e Isabela, o advogado não abre mão de um excelente cardápio. Para o projeto “Chef Por um Dia”, o menu será composto por entrada: queijo brie com geleia de damasco, lâminas de amêndoas tostadas e mix de folhas verdes, primeiro prato: filé de linguado com creme de espinafre e risoto de limão siciliano, sorbet, segundo prato: carne de cordeiro com purê de mandioquinha e cebola caramelada, além da sobremesa: banana flambada com sorvete de creme. O evento acontecerá no restaurante Spazio Due, localizado no Wish Serrano e considerado o mais intimista do resort. 
 
 
A GJP Hotels & Resorts é responsável por empreendimentos hoteleiros localizados em Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), São Paulo (SP), além de fazer a representação comercial de um hotel em Beberibe (CE). Atualmente, desenvolve projetos em Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Até o final deste ano, a empresa deverá ter sob sua gestão um total de 19 hotéis em todo o País. Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a companhia conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diuturnamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.
 
 
VOANDO TAP
 
 
A TAP preparou uma promoção imperdível para quem quer ir á Europa. Mas atenção esta promoção é pra quem compra o bilhete até este dia 18. US$ 599 e ainda parcelar em 5x sem juros em qualquer cartão de crédito para diversos destinos que a ampla malha da companhia oferece. Com a comodidade de sair por qualquer uma das 12 cidades brasileiras que a TAP atua: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A promoção oferece mais de 45 destinos em toda a Europa. A TAP permite uma parada gratuita em Lisboa ou no Porto. Acumula 100% em milhas e crianças entre 2 e 12 anos incompletos acompanhados de adultos tem desconto de 25%. A tarifa promocional é válida para viagens realizadas em classe econômica, sem adicionais e taxas, para embarcar em diversos períodos e destinos. Para obter mais informações sobre a promoção e todos os destinos e datas de embarque, acesse o site www.flytap.com.  Ou entre em contato com a Central de Reservas, pelo telefone 0300.210.6060.
 
 
FISCALIZAÇÃO NOS AEROPORTOS
 
 
Os muambeiros de plantão precisam ficam bem mais atentos. As informações sobre os passageiros serão transmitidas pelas companhias aéreas e depois cruzadas com os sistemas da Receita e da Polícia Federal. Assim, antes mesmo de o avião pousar no Brasil, o Fisco já terá decidido quais contribuintes terão as malas verificadas. Além disso, câmeras farão o reconhecimento facial dos viajantes (comparando com a foto do passaporte) para selecionar potenciais sonegadores, além de suspeitos de lavagem de dinheiro. A promessa é que o viajante comum ganhará maior agilidade no desembarque, uma vez que a fiscalização ficará mais precisa e eficiente. A data exata de início do novo sistema ainda não foi definida.
 
PROFISSIONAIS
 
 
Bens considerados de uso pessoal não são tributados e nem entram na cota. Para obter o benefício, no entanto, é necessário que seja apenas uma unidade de cada produto, a qual deve obrigatoriamente já ter sido usada. Importante ressaltar que o bem importado se soma àqueles levados do País. Isto é, caso o viajante já leve consigo algum desses itens e retorne com mais um, o produto deixa de ser considerado de uso pessoal e passa a ser contabilizado na cota de imposto. Além disso, se o brasileiro viajar mais de uma vez por mês, ele só se beneficiará da isenção na primeira saída, ainda que traga um produto por vez. O viajante que trouxer na bagagem equipamento ligado à sua profissão poderá ter isenção de tributos caso o bem seja portátil e tenha sido utilizado profissionalmente no exterior. A atividade e o uso do maquinário devem ser comprovados. A liberação dependerá da avaliação do fiscal.
 
ASSOCIAÇÃO GAÚCHA
 
Criada no último dia 22 de janeiro numa iniciativa das secretarias de Turismo de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis, a Associação Gaúcha de Secretários e Dirigentes de Turismo (AGTUR) foi apresentada formalmente  ao secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. No encontro, a presidente interina da entidade e titular do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, ressaltou o objetivo da AGTUR. “A associação está aí para fortalecer o turismo gaúcho e para abrir um canal representativo de interlocução com os governos estadual e federal”, afirmou.
 
 
Um dos pontos ressaltados no encontro foi a importância da presença do Estado ao lado das cidades e regiões turísticas na promoção do turismo em feira nacionais e internacionais, como também na busca de recursos junto à Embratur para essas ações. De acordo com os secretários integrantes da AGTUR, a marca Porto Alegre e Serra Gaúcha é a que hoje move o turismo gaúcho por ser um produto turístico pronto capaz de ampliar o fluxo turístico no Estado, merecendo por isso precisa de uma atenção especial  seja em investimentos nas cidades, seja na promoção turística. Defenderam também a categorização das regiões turísticas gaúchas na priorização de investimentos.
 
POTENCIAL ECONÔMICO
 
 
Costella recebeu da AGTUR uma lista de cinco feiras nacionais e outras três internacionais, nas quais Porto Alegre e Serra terão participação conjunta este ano, e nas quais seria importante a parceria do Estado. Na lista de feiras estão a ITB (Berlim), a FIT (Buenos Aires), a WTM (Londres), a WTM Latin America (São Paulo), a ABAV (São Paulo), a BNT do Mercosul (Balneário de Penha/SC), Festival de Turismo das Cataratas (Foz do Iguaçu) e Festival de Turismo de João Pessoa. 
 
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
 
BEM NA FOTO
 
 
Parabéns a Ruth Avelino e toda a sua equipe. Parabéns ao Festival de Turismo de João Pessoa. Quando a gente ouve um sotaque diferente, ou vê pessoas de outros lugares, a primeira coisa que se pensa é em férias, diversão. Mas por trás disso, tem muito trabalho. O Governo da Paraíba divulgou o estado no Brasil e no exterior, capacitou 15 mil profissionais de agências de viagem e operadoras de turismo de todo o Brasil. Apoiou a cobertura jornalística de mais de 200 veículos de comunicação. E desenvolveu projetos em parceria com a Embratur e Ministério do Turismo.
 
 
CARNAVAL DE PERNAMBUCO

o Carnaval de Pernambuco, que ainda não acabou, segundo estimativas do Ministério do Turismo, deve ter recebido pelo menos 870 mil turistas (que dormiram pelo menos, uma noite no destino). E quase um milhão e meio de visitantes - aqueles que vieram brincar o Carnaval e retornam ao fim do dia para o seu estado de origem. No ano passado foram o PE recebeu cerca de 1,3 milhão de visitantes (dados Empetur). De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), a ocupação hoteleira de Pernambuco chegou a quase 100% de ocupação. Algumas cidades atingiram este número. Foram investidos aproximadamente  R$ 20 milhões no Carnaval de 2015.

Como tem acontecido nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, manteve a tradição e realizou um Carnaval que valoriza os artistas locais, além de plural e para todos os gostos. Mais de 90% da grade foi ocupada por artistas pernambucanos. Já no clima carnavalesco, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) funcionaram em horários especiais e contaram com equipe ampliada além de ter sido disponibilizada uma grande quantidade de material promocional. Também foram instaladas duas unidades móveis em dois grandes polos do Carnaval de Pernambuco: Bezerros e Nazaré da Mata. Todos os CATs do estado possuíam atendentes bilíngues que forneceram, além da programação do Carnaval, informações turísticas de Pernambuco.