quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MATO GROSSO ENTRE OS 50 MELHORES DESTINOS DE ECOTORISMO DO BRASIL

MATO GROSSO


Falando em nosso fenomenal Pantanal, o Guia Quatro Rodas, publicou uma lista com os cinquenta melhores destinos de ecoturismo do Brasil e incluiu a Chapada dos Guimarães, Nobres e o Pantanal. O guia é um dos que tem mais credibilidade no Brasil e mostra também alguns países do Mercosul. Sua primeira edição foi em 1966, e desde então mantém as mesmas características. Seus jornalistas avaliam. O Pantanal, Chapada e Nobres estão na lista junto com lugares como Fernando de Noronha, Itacaré, Jericoacoara e Serra da Capivara. Com suas enormes formações rochosas, mirantes e cachoeiras, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, é umas das principais atrações do Cerrado brasileiro. 


Alternativa a Bonito (MS), o destino é muito procurado para mergulho e flutuação. Os rios cristalinos cheios de peixes, as grutas e cachoeiras encantam quem visita a cidade. As mais de 650 espécies de aves catalogadas na região são apenas um dos motivos para conhecer o Pantanal. Pesca, safári fotográfico e focagem noturna de animais estão entre os programas mais procurados. A Fan Page do Governo do Estado também compartilhou a lista. Os três locais são cartões postais do estado, que atraem diversos turistas e devem atrair cada vez mais pessoas de todo o país. Para isso, será promovida em abril a primeira Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), entre os dias 20 e 24, no Centro de Eventos do Pantanal. 


ONÇA PINTADA


Outra ótima novidade é a população de onças, que se recupera e passam a dar as caras em safáris no Pantanal. A "caçada" começa cedo, aos primeiros raios de sol, com turistas se acomodando desajeitadamente nos assentos do barco a motor depois de um café da manhã pantaneiro, reforçado. O piloto verifica os últimos detalhes enquanto faz contato, via rádio, com outras embarcações que se juntarão à empreitada. Todas têm o mesmo alvo: a onça-pintada. As "armas" são um arsenal inofensivo –câmeras de última geração equipadas com lentes objetivas que se assemelham a telescópios. A maioria dos ocupantes, com sorrisos nervosos no rosto, não fala nada de português.

HOTÉIS VERDES


Nós os turistas brasileiros também estamos descobrindo os espetaculares hotéis verdes do Pantanal e da Amazônia. A foto é do hotel Cristalino Lodge, no extremo norte do Mato Grosso, no encontro dos rios Cristalino e Teles Pires. Quem sobrevoa o trecho em que o sinuoso e estreito rio Cristalino desemboca no Teles Pires, no extremo norte de Mato Grosso, deve se esforçar para identificar algo além de água e floresta. Mas é ali, sob a sombra de árvores com até 40 metros de altura, que se consolida um empreendimento que é referência na exploração do turismo de baixo impacto em florestas. Porta de entrada para uma das áreas de maior biodiversidade da Amazônia, o Cristalino Lodge (em Alta Floresta, 800 quilômetros ao norte de Cuiabá) é frequentemente tomado por visitantes estrangeiros, mas tem recebido um número cada vez maior de turistas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário