quinta-feira, 14 de abril de 2016

3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL GASTRONÔMICO DO CONDE COMEÇA NO FERIADÃO DE TIRADENTES



A 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores e Saberes da Costa do Conde (Litoral Sul paraibano) tem início no próximo dia 21 (quinta-feira), feriado de Tiradentes. O evento deste ano vai contar com a participação de 21 restaurantes localizados nas praias de Coqueirinho, Carapibus, Tabatinga e Jacumã e acontecerá até o dia 8 de maio, data comemorativa do Dia das Mães. O objetivo dos empresários é incrementar o turismo durante a baixa estação e valorizar a gastronomia, associada à cultura para estimular a economia local, com geração de emprego e renda. 


Durante os 18 dias do Festival, os estabelecimentos inscritos apresentarão, além do seu cardápio diário, novas receitas especialmente preparadas para oferecer aos clientes um diferencial. O evento é uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial do Conde (ACIC) com a parceria do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Sebrae-PB, iniciativa privada, entre outros.  O presidente da ACIC, André Neves, destacou que na edição de 2016 houve um aumento significativo no número de participantes (restaurantes), assim como nos dias do festival. “Passamos para 21 restaurantes e um período de 18 dias. No ano passado, foram 12 dias com a participação de 12 associados", afirmou. 

A expectativa dos organizadores do Festival é de que essa edição registre um aumento de mais 50 por cento na receita local comparada com o resultado do ano passado. Isto porque houve um acréscimo de 30% na receita dos equipamentos participantes no período em que aconteceu o evento gastronômico, “mostrando que o caminho é seguro e mais que esperado por todos”, afirmou André Neves. Ele acrescentou que no período do festival deverão surgir 50 novos empregos diretos. 


A apresentação do festival para empresários, imprensa e trade aconteceu nessa terça-feira (12), no restaurante Nord Hotel Luxxor Tabatinga, na Costa do Conde. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, participou do evento e reafirmou que a Estatal do Turismo está divulgando junto aos meios de comunicação do país e jornalistas especializados. A executiva ressaltou que, “toda iniciativa voltada para o fortalecimento do turismo e que movimenta o setor terá sempre o apoio da PBTur”. “Não tenho dúvidas de que esta terceira edição do festival no Conde irá repetir o sucesso dos anos anteriores”, afirmou. 


Ruth Avelino ressaltou ainda a importância da realização do Festival Sabores e Saberes como uma estratégia para fortalecer o segmento gastronômico. “É um evento que, sem dúvida alguma, vai proporcionar resultados positivos no aumento do fluxo turístico nessa região do Estado, que tem uma vocação turística”, observou, adiantando que o Litoral Sul é o segundo parque hoteleiro da Paraíba, com quase quatro mil leitos, é rico em belezas naturais e culturais, equipamentos turísticos e gastronomia. E arrematou: “O turista precisa saber que, além das belas praias, culinária, equipamentos turísticos, ele pode ir visitar um quilombo, conhecer a senhora que produz doces caseiros e dançar um Coco de Roda, por exemplo, produtos turísticos que estão sendo desenvolvidos para serem mais conhecidas pelos turistas”, disse. 

Durante o lançamento do Festival Sabores e Saberes do Conde, que faz uma homenagem ao Coco de Roda, foi realizada uma apresentação do Grupo de Coco de Roda Ipiranga do Gurugi (Comunidades Quilombolas do Conde) e de vídeos com a culinária da região e potencial turístico da região. 


Os pratos apresentados no Cardápio lançado são: Filé Mignon À Lá Beach Hotel, do Beach Hotel Jacumã; Conchiglione de Bacalhau, do Carpe Diem Restaurante Bar; Sertão Carpe diem, do Carpe Diem Burguer Gourmet; Espaguete Coqueirinho, do Tropicália Coqueirinho; Camarão a Coqueirinho, do Restaurante Canyon de Coqueirinho; Crepe Natureba, do Restaurante A Creperia; Mar de Tabatinga, do Restaurante Tulipas; Carne de Sol Arretado, do Púkaro Restaurante Regional; Dos Sabores, do Restaurante Self Service dos Sabores; Tijolinhos do Sertão, do  Restaurante Asa Branca; Sabores, da Pizzaria e Petiscaria Jacumã; Trio Mangaba, do Restaurante Mangaba; Peixe ao Molho Satî,do Restaurante Hotel Viking; Camarão á moda do Turek, do Restaurante Turek; Peixada á moda da casa, do Restaurante Peixada do Abílio; Medalhão em Crosta, do Restaurante Canaã; Muqueca á Coqueirinho, do Quiosque Coqueirinho; Camarão Marlin, do Quiosque Marlin; Meca Guajiru, do Quiosque Guajiru; Peixada Sertão Mar,do Quiosque Sertão Mar; Frango á Manaíra, do Restaurante Arca de Bilu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário