segunda-feira, 4 de abril de 2016

EMBRATUR TEVE UM GRANDE "UPGRADE" COM VINICIUS LUMMERTZ

EMBRATUR


O amigo e cientista político Vinícius Lummertz deixou oficialmente a presidência da Embratur nesta última segunda-feira (04), após publicação de pedido de exoneração no Diário Oficial da União. O catarinense havia entregado o cargo por meio de carta enviada no dia 15 de março ao então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Na mensagem, Lummertz declarou que a decisão respeita suas convicções. “Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Governo Federal, focamos nosso trabalho na otimização dos recursos públicos, em parcerias com a iniciativa privada, visando a melhoria do ambiente de negócios para a indústria do turismo”, registrou no texto. De acordo com a carta, Vinícius disse estar convencido de que o Brasil precisa trabalhar para aumentar a competitividade do turismo no cenário global. Segundo ele, com maior volume de visitantes e recursos do exterior, o País ganhará força para retomar o crescimento nacional.


A gestão de Lummertz à frente do Instituto, iniciada em junho de 2015, foi marcada pela busca de posicionamento e da presença do turismo brasileiro em nível internacional, unindo, para isso, forças entre o setor público e privado. Ele investiu na atração de turistas estrangeiros ao verão brasileiro e na divulgação da Olimpíada e Paralimpíada. Implementou o Comitê Descubra Brasil no Canadá e na Rússia, além de ter potencializado ações na plataforma digital para alcançar mais viajantes. Vinícius defendeu publicamente e se articulou com órgãos do governo para dispensar turistas estrangeiros do visto no ano olímpico.


O verão foi outra grande aposta do catarinense, que intensificou campanha publicitária com o slogan “Viva o verão de perto – Venha para o Brasil”, na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia em 2015. Os investimentos totalizaram R$ 15 milhões. “Devido à valorização do dólar e à promoção do Brasil no exterior pela Embratur para esta temporada, obtivemos um excelente resultado de visitantes estrangeiros”, afirmou Vinícius. Além disso, ele acredita que, pela boa receptividade, muitos desses turistas deverão voltar para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. À frente do Instituto, Lummertz reforçou sua convicção de que o Brasil precisa atrair investimentos turísticos para dinamizar a economia. Para tanto, deixou encaminhado o projeto das Áreas Especiais de Interesse Turístico, que prevê a formação de complexos com inúmeros atrativos, viabilizando oferta turística de padrão mundial. 


A aproximação com o trade foi mais um ponto forte na passagem de Lummertz pela Embratur. Ele buscou se articular com os diversos atores turísticos e compreender as demandas do setor, especialmente quanto aos impedimentos burocráticos existentes. “A minha expectativa é que os esforços realizados até aqui possam levar aos futuros dirigentes do País a importância e o papel do turismo para o desenvolvimento nacional, a necessidade de abertura para participação do setor privado." Agora é torcer para que ele aceite concorrer a Prefeitura de Florianópolis, que teria um prefeito a altura de suas potencialidades turísticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário