terça-feira, 5 de abril de 2016

KUROTEL - ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA PODE CONTRIBUIR NO COMBATE AO ESTRESSE


A ingestão de alimentos específicos gera bom humor, sensação de prazer e auxilia significativamente na luta contra o estresse
            

Nos dias atuais, cada vez mais crescem as maratonas de exigências e metas profissionais, ocasionando um elevado índice de fadiga corporal advindo do estresse. Isso ocorre, pois o estresse é um aglomerado de reações fisiológicas, que em excesso, leva a um desequilíbrio de todo o organismo. Geralmente ele é uma resposta física ao desgaste mental, jornada de trabalho excessiva, sobrecarga de tarefas e preocupações do dia a dia. A complicação pode gerar problemas de saúde intensos, acarretando desde sintomas gastrointestinais, queda de cabelo e até dores pelo corpo.        
Uma alimentação equilibrada pode contribuir no combate a este mal, que atinge um número cada vez maior de pessoas. Existem alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, fundamentais no combate ao estresse. Além de alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de prazer.     
É importante salientar também, que os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína e alimentos muito estimulantes, além de açúcar, sal, e produtos refinados pode agravar o estresse no organismo.            

Abaixo alguns alimentos que auxiliam significativamente na luta contra o estresse:


Castanha do Pará, amêndoa: Ricas em magnésio e selênio, minerais importantes no combate ao estresse.
Banana: rica em magnésio e vitamina B6, minerais que ajudam na produção de neurotransmissores que diminuem a ansiedade. Também contém triptofano que estimula a produção de serotonina.
Feijão, lentilha: possuem magnésio e cálcio, além de serem ricos em triptofano, promovem a produção de serotonina.


Aipo: Quatro talos ao dia ajudam a reduzir a liberação do hormônio que causa o estresse. O Aipo também possui niacinamida que promove o relaxamento.
Abacate: contém ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e vitaminas B3, B6, C e E, auxilia no controle da ansiedade.


Maracujá: o chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e também em compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central. Alface: possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, usada às vezes até como sedativos.


Brócolis: ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para ajudar no bom funcionamento das células.
Peixes e frutos do mar: os alimentos contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade.


Opte sempre por uma alimentação equilibrada e saudável, pois ela melhora as atividades orgânicas, favorecendo um bom funcionamento de todo o corpo e mente. Estas são as orientações da equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA. Isso sem falar numa boa meditação. Momentos com você mesmo.


Sobre o Kurotel - Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário