terça-feira, 31 de maio de 2016

GRAMADO - UM DESTINO EUROPEU



Clique na imagem para ampliá-la

Resolvemos passar o feriadão de Corpus Christi na belíssima cidade européia de Gramado, europeia sim ! Sempre afirmo que quando vou a Gramado estou indo à Europa. Gramado deveria exigir visto. Tudo lá funciona. Do receptivo da Brocker Turismo em Porto Alegre, oferecendo o todos os passeios até a beleza, harmonia, receptividade, gastronomia, lazer, hotelaria da cidade... Tudo funciona redondinho. Com chuva, sem chuva, com sol, frio, neblina. Tudo é apaixonante! Gente de todos os cantos do Brasil e do mundo fazem da Rua Coberta, a qualquer hora do dia ou da noite, um tremendo ponto de encontro. 24 horas de happy hour. A única coisa que você não faz em Gramado e descansar, aliás, minto, descansa a mente mas cansa o corpo de tantas coisas pra se ver, fazer e degustar inclusive com os olhos. As cores do outono fazem a gente perder a vista de tanto olhar e fotografar. 

Eu, Marta Rossi, Tere Koerich (esposa), Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello

A cidade é o melhor destino do País e é lá que acontece o maior e mais charmoso festival de turismo do Brasil, o FESTURIS que já está em sua 28º edição, organizado pela Primeira Dama do Turismo Nacional Marta Rossi, e seus diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, com os quais tive o prazer de conversar e saber das novidades para a 28ª Edição. Muita coisa boa. Muitas surpresas. 

Clique na imagem para ampliá-la

A rede hoteleira é fantástica e atualizando-se sempre. A mais nova novidade é o Hotel Cercano, atrás da Rua Coberta. É a terceira vez que lá me hospedo e já o elegi como minha casa em Gramado. A cada estada, quartos e alas novas e para novembro outras mais estarão prontas. Extremamente central, tem toda a comodidade e você não precisa de carro pra nada pois além de ser central os restaurantes sempre tem a opção de vir te buscar e levar. As ameneties do hotel são todas o melhor spa do mundo, o Kurotel, que também está em Gramado. A recepção sempre é calorosa e quando chega no quarto "mimos" nos aguardam, numa gentileza da gerência que sabe bem receber seus hóspedes.

Clique na imagem para ampliá-la

Falando nisso, outra dica é um, dois, três dias de Spa no Kurotel, anualmente premiado como o melhor do mundo. A equipe médica e demais terapeutas garantem os prêmios recebidos. É muito mais do que um Centro Médico de Longevidade e SPA, é um modo de vida. Desde 1982, buscam auxiliar as pessoas a viverem de forma saudável, por mais tempo e com mais alegria, através de alimentação saudável, prática de exercícios físicos, equilíbrio emocional, hidroterapia e fitoterapia , seus principais pilares. Se você estiver interessado em programas de saúde, longevidade, estilo de vida saudável, bem-estar ou emagrecimento, permita-se desfrutar de uma experiência com eles. 


A equipe transdisciplinar humanizada, é formada por profissionais especializados que oferecem atendimento com qualidade e segurança em diferentes áreas. O foco principal é o cliente, com o objetivo de atendê-lo de forma global, orientando sobre como adotar um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. A equipe conversa entre si sobre a saúde de cada cliente e organiza as atividades de forma personalizada e integrada, assegurando cuidado e carinho em todos os aspectos da saúde. Um espetáculo. 

Clique na imagem para ampliá-la 

Depois dos passeios vem a parte melhor que é a altíssima gastronomia da região. Você tem a tua disposição todas as cozinhas do mundo, mas para provar isso você precisa de muito tempo e eu só dispunha de alguns dias do feriadão de Corpus Christi. Vou comentar sobre onde fui e até retornei, tamanha a qualidade. Exemplo disso é a Florence Ristorante, típico italiano capitaneado pelo Chef Guimarães Nascimento, que produz as suas próprias massas, temperos e demais iguarias. Almocei na quinta e retornei no sábado a noite. Prove o talharim com "polpetas" e outro dia a massa verde "a quatro queijos".

Clique na imagem para ampliá-la 

O melhor de tudo é que você pode trazer todos esses produtos artesanais pois o chef Guimarães abriu do lado do "Ristorante" o "Armazem Du Cheff", que vende desde a massa pronta, temperos, bolos, doces, bolachas, pães, geleias. tudo feito ali mesmo, artesanalmente. Vale a dica. Tudo fresquinho, feito na hora. Se não tiver, basta encomendar e buscar mais tarde.  

Clique na imagem para ampliá-la

Não estranhe, pois eu estranhei a andar pela Rua Garibaldi um perfume que eu não sabia de onde vinha. De repente me deparei com um chafariz, isso mesmo, que jorrava perfume. Uma atração a parte nos convidando para entrar na loja AKOR aromas e cosméticos. A loja foi aberta ha cinco meses pelo Alessandro  e Juliana Cicarolli. Um espetáculo. pense em perfumes e aromas. Saí de lá com um especial para ambientes feito de de flor e casca de laranja. Fantástico. Vale a visita mesmo !


Existem alguns lugares não tão novos mais extremamente tradicionais em Gramado, de renome nacional, cuja visita gastronômica é obrigatória. Estou falando do melhor galeto do Brasil ha décadas, a Casa Di Paolo. Os primeiros imigrantes italianos desembarcaram em terras brasileiras a partir da metade do século XIX. Corajosos, buscavam uma vida cheia de oportunidades. Desde o início, eles viram a Serra Gaúcha como local fértil para estabelecer a nova comunidade, desbravando a região até então pouco explorada. Assim, construíram sua própria identidade baseada nas raízes da terra natal e no seu desenvolvimento e adaptação ao solo gaúcho.

Clique na imagem para ampliá-la

Surgiu em Caxias do Sul o galeto al primo canto: frango jovem com cerca de 500g e diversos condimentos (sábia, alho, sal, vinho e outros). A novidade logo conquistou a todos pela carne tenra, saborosa e macia. Não demorou muito, restaurantes e galeterias incorporaram o prato ao cardápio, temperando cada um a seu modo. Vários tipos de salada, polenta, queijo e massas acompanham a iguaria, estrela maior da mesa farta. O primeiro restaurante do Grupo Di Paolo foi inaugurado na década de 1990, entre os municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi. Hoje, o galeto é dono de um sabor único, eleito pelo Guia Quatro Rodas por mais de dez anos consecutivos o “Melhor Galeto". Em Gramado quem nos recebeu foi o sócio Sandro Casagrande. Não esqueça de provar o sagu. Duvido você ter saboreado um igual.

Clique na imagem para ampliá-la

Caminhando por Gramado, tive a feliz coincidência encontrar a grande amiga e jornalista Marcela Muttoni, que agora junto com o maridão Chef Paulo Duprat, estão com o melhor Bistrôt da cidade, o Ambrosia. Nota 10 com louvor, bem ao lado da Catedral de Gramado. Eu nunca havia saboreado uma sexta de pão tão boa, feitos na hora. O expresso é fenomenal. O Chef Paulo trabalhava no 
L'Ansbourg na França, vindo direto pra Gramado. Precisa dizer mais alguma coisa. Como a temporada em Gramado começa agora, é bom telefonar ou passar lá antes a fazer a sua reserva pois tudo é feito na hora e com poucas mesas. Lugar extremamente exclusivo. 

Clique na imagem para ampliá-la

Já que você está em Gramado, não custa atravessar à rua e ir até Canela. Como que poucos quilômetros podem fazer a diferença entre chuva e sol, neblina e sol. Em Gramado estava a maior neblina naquele dia quando resolvemos ir passear em Gramado pegando o Boustur da Brocker Turismo "A serra vista de cima é mais bonita". É verdade ! Chegamos em Gramado com o  maior sol. Descemos e resolvemos caminhar para encontrar demais amigos e acabamos nos reunindo no melhor bistrôt de Canela, o Empório Canela. Tudo junto e misturado oferecendo o que Canela tem de melhor em todos os sentidos. A Fernanda e o Kiko são nossos anfitriões. A chef é a premiada Roberta Rech, formada aqui na Univale, em Santa Catarina. Estávamos em oito e a noite foi longa e com a melhor gastronomia da cidade. 


Sem dúvidas o caminho da Serra Gaúcha guia você às mais belas paisagens da Região Sul. Outra novidade que me surpreendeu foi o belíssimo Bela Vista Café Colonial. Fundado em 1973, o Bela Vista é o primeiro café colonial do Brasil. Esse lugar único e a influência dos colonizadores alemães e italianos inspiraram Dona Lira Caliari, a primeira doceira do Bela Vista, a criar diversas receitas que tem o gosto de uma tradição, passada de geração em geração. Hoje, são mais de 80 delícias que fazem da nossa mesa, uma das mais famosas atrações de Gramado. O que era apenas um café colonial virou um imenso jantar. 


Enfim, Gramado e Canela, na Fenomenal Serra Gaucha, fazem bem aos olhos, ao coração, ao paladar e a alma. Sem efeito colateral, a não ser uns quilinhos a mais na balança e excesso de bagagem na mala por conta dos vinhos, chocolates e presentes. Até breve ! Em novembro aí estaremos para o maior Festival de Turismo do Brasil, acompanhando as tendências do mercado mundial onde Gramado se torna a Capital nacional do Turismo, merecidamente. Vale lembrar que você não precisa ir de carro para Gramado. Aliás, ir sem carro é um grande negócio. Os hotéis vem te buscar, os restaurantes, além dos transfers que você pode contratar para fazer os inúmeros passeios
sem se incomodar com estacionamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário