sexta-feira, 13 de maio de 2016

MUITOS OBRIGADOS



Em primeiro lugar é tanta gente pra agradecer, é tanta gente que teve a bondade, a gentileza, a paciência de parar um pouquinho o que estava fazendo para me desejar Feliz Aniversário, quer por telefone, face, skype, twitter, msn, instagran, linkedin, ... Feliz da vida trato de agradecer. Isso se chama GRATIDÃO. Lembrar de alguém é ser grato. Agradecer a quem se lembra da gente é UM ATO DE GRATIDÃO MAIOR AINDA. Não aqueles parabéns em nome da firma, em nome disso ou daquilo. Parabéns é pessoal, intransferível, único, coisa de amigo mesmo. 


Num dos livros da Susan Sontag, sobre ter alguns anos a mais é que, conforme a gente envelhece, você se sente melhor como pessoa: Vai ficando mais livre, maduro, sábio (as vezes nem tanto, caímos em alguns contos da carochinha ainda, faz parte, acreditarmos em demasiado a quem não merece o mínimo crédito). 

O problema de tudo isso é que o corpo não acompanha. E olha que corro, malho, nado, pedalo no mínimo 20/40 km diariamente e nos finais de semana 50, 60, 70, 100 ... Mas, infelizmente o corpo insiste em não nos acompanhar, ele faz o caminho inverso. Envelhecer é uma sensação de rejuvenescer internamente. Hoje percebo que tenho um lado muito mais jovem e mais livre do que quando eu tinha 20 anos. Hoje eu posso mais, digo mais não do que sim, escolho o que quero, não me importo com o que os outros pensam ou deixam de pensar. Prefiro ser íntegro. Dna. Lourdes, que foi uma mãe pra mim, toda hora me perguntava: Quando é que você vai crescer? E eu respondia: Nunca !

Por outro lado, a vida nos diz o contrário. Acredito que, ao longo desse tempo, fui tentando fazer escolhas que tivessem a ver comigo. Algumas eu consegui, outras não; outras não me deixaram fazer, me obrigaram a optar e eu não faço nada obrigado. De algumas eu me arrependo, mas sempre afirmei que prefiro me arrepender do que fiz do que daquilo que deixei de fazer. E a vida é assim, continuo aprendendo com ela, mas sem muita paciência pra gente chata, má, perversa, falsa. 

Tornar-se um adolescente mais maduro, feito eu, é bom e é cruel, pois aqueles que me olham apenas por fora conseguem apenas enxergar apenas uma proteção de tela, não conhecem o meu HD interno e o quando de terabytes de memória tenho. Por onde fui, onde andei, o que sonhei e ainda sonho... Envelhecer na real não tem bom ou ruim, é a vida. Não tem uma escolha. Não adiantam plásticas, botox, maquiagens.. o maior envelhecimento, o de verdade, vem de dentro para fora. Por isso sou adolescente, todavia chegando perto do fim, porque a máquina vai parando. Ao mesmo tempo, quando vejo Mick Jagger, aos 72 anos no palco, a Bethânia, o Caetano, chego a conclusão que o palco da vida, isto é, estar atuando, viajando, vivendo..., é um ótimo lugar para envelhecer. Vê-los com aquela energia, correndo no palco, de um lado para outro, com suas rugas, com a idade deles, mas potentes. É assim que eu quero envelhecer: No palco da vida sendo útil e dando meu recado. Quando eu parar é porque passei para o outro lado da vida, quando pegarei um outro modelo de corpo, zero quilômetro, e retornarei para continuar minhas viagens, que são eternas. O bom mesmo é vivenciar todos esse momentos e poder dividir com todos.

Do alto desses meus poucos 56 anos, deixo algumas dicas: Nesse mundo de altos e baixos que estamos vivendo, muitas vezes, não sem razão, nos sentimos por baixo. Tem horas que temos quase a certeza de que tudo está perdido ou que nós estamos completamente perdidos na multidão sem entender nada do que está acontecendo. Não nos encaixamos nessa realidade. Achamos que tudo está diferente e que as pessoas estão cada vez mais cruéis, cada vez mais egoístas, perversas, cada vez mais em seus próprios mundos, mundos esses onde impera o "cada um por si e Deus por todos". 

Mas preste atenção. Isso é momentâneo desde que você saia dessa vibração negativa, que você nade além dessa correnteza, desde que você tome de fato uma atitude positiva. Mude seu jeito negativo de ser e de ver as coisas. Deixe de criar tantas manias e tantas crendices. Deixe de acreditar nos outros e passe a acreditar em você mesmo. Mude seu jeito para que sua vida não seja insignificante ou torne a vida dos outros insignificante, o que é um um erro maior ainda. Um karma extremamente desnecessário. 

Comece perdoando, ou pelo menos tente, assim como eu, um dia a gente consegue, perdoando erros que você jamais perdoaria. Troque as pessoas insubstituíveis por gente mais leve, mais solta, gente mais sem preconceito e conceitos pré-estabelecidos, baseados no que os outros pensam/dizem ou deixam de pensar/dizer. Esse apego desnecessário a pessoas que não te fazem bem, muito pelo contrário, está completamente obsoleto, sem noção, sem lógica e sem razão. Nada e nem ninguém são insubstituíveis. 

Aceite a decepção que os outros lhe causaram. Geralmente vem da pessoas que você menos espera. Aceite para que você também seja aceito. Sim, exatamente isso, pois nós também, inevitavelmente já decepcionamos alguém, até sem querer. 

Antes de reagir por impulso, numa verdadeira explosão (estou treinando), respire fundo e depois aja, fale, ... geralmente, mais tarde, de cabeça fria, você perceberá que realmente não era tão sério e nem valia a pena. 

Ame profundamente, de rizadas escancaradas, abrace sem limites (dizem que precisamos de 10 abraços por dia para termos  nossas energias equilibradas. Geralmente eu não consigo dar e nem receber nenhum. As pessoas se fecham. Proteja pessoas queridas, faça cada vez mais amigos. Pule de felicidade e não teta medo de vivenciar momentos e de quebrar a cara. Se quebrar, encare com leveza. Se perder momentaneamente alguém nesta vida, sofra comedidamente. 
Vá em frente, pois como vários sábios já disseram, inclusive repetia sempre, o saudoso Chico Xavier: Tudo passa! 

Mas sobretudo não seja alguém que apenas passa pela vida. Viva, mas viva intensamente, não importa a tua idade ou a diferença de idade. Abrace o mundo com a devida paixão que ela merece. Se perder, perca com classe. Se vencer; comemore! A vida é uma verdadeira aventura. 

O mundo é de quem se atreve a ser feliz e sem preconceito. Aproveite cada segundo dessa grande aventura que é viver. A arte de viver está exatamente nos detalhes. Desta maneira você viverá mais facilmente. 

Muito obrigado por lembrarem-se de mim. 

​Na Antártica, sou até mush !

Jeff, sem a menor intenção de chegar aos 80 com um carro velho, rzzzzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário