quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A CIDADE DE VIDAL RAMOS - SC, ABRE AS PORTAS PARA O TURISMO

VIDAL RAMOS ABRE AS PORTAS PARA O TURISMO


Nesse próximo domingo, 07 de agosto, o município de Vidal Ramos, realiza o Acolhida Portas Abertas, um evento promocional, organizado pelo grupo local da Acolhida na Colônia, que tem por objetivos promover e divulgar os destinos envolvidos com o projeto, com um preço promocional, dando a oportunidade aos interessados em conhecer as propriedades, divertindo-se com os atrativos e serviços turísticos oferecidos.


O evento inicia às 8hs, com recepção no Hotel e Confeitaria Tante Mila no centro da cidade, onde será servido um delicioso Café Colonial. Às 9hs haverá a visita ao Sítio Chapéu do Sol, onde os interessados irão percorrer uma trilha ecológica que dá acesso ao Gigantesco Pé de Rosas. O almoço será servido no Sítio do Nono, onde todos poderão conhecer o funcionamento de um engenho tocado com tração animal, degustar uma garapa e passear de charrete. A tarde haverá visita ao Sítio dos Manos, onde será demonstrado o funcionamento de um minhocário e a produção de verduras orgânica, o grupo visita também o Sítio do Vô Mario. O roteiro encerra no Sítio Recanto Ecológico, que irá oferecer um exclusivo Café na Colônia, e demonstração e explicação sobre produção de verduras orgânicas e recuperação de nascentes de água encerrando o passeio às 17hs.


A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia surgiu no Brasil, em 1998, na região das Encostas da Serra Geral, em Santa Catarina. Integrada à Rede Accueil Paysan (atuante na França desde 1987), seu objetivo é promover e valorizar o modo de vida no campo, através do agroturismo ecológico, oferecendo produtos que protegem o meio ambiente e a saúde dos visitantes. Seguindo essa proposta, os agricultores familiares da Acolhida na Colônia abrem suas casas para o convívio no dia-a-dia, compartilhando o saber fazer, as histórias, valores e paisagens, além de oferecer hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura nas mesas e passeios pelo campo.


Atualmente, além da associação composta por agricultores familiares das Encostas da Serra Geral, na região de Santa Rosa de Lima, existem no estado outras quatro associações que promovem ações e princípios da Acolhida na Colônia em suas regiões: Vale dos Imigrantes (Agrolândia, Agronômica e Rio do Sul), Vale das Tradições (Apiúna, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Witmarsum), Rota das Nascentes (Atalanta, Aurora e Vidal Ramos) e Serra Catarinense. As propriedades atendem ao turismo rural, turismo pedagógico e turismo da melhor idade e oferecem almoço, café e lanche na colônia, hospedagem em quartos e cabanas coloniais, pescaria, trilhas ecológicas, visitação em cachoeiras, quedas d’água e na produção orgânica e agroecológica, passeios a cavalo, áreas para a realização de eventos privados e espaços para brincadeiras e diversão ao ar livre do campo. A implantação da Acolhida na Colônia em Vidal Ramos teve início a partir de 2007, com o projeto de expansão de agroturismo da Acolhida na Colônia. A intenção do grupo local é a implantação de mais duas propriedades até o final deste ano, ampliando a potencialidade do Circuito Municipal de Agroturismo Acolhida na Colônia no mercado externo, através da ampliação da oferta turística das propriedades rurais, valorizando e incentivando as famílias de agricultores.


O Acolhida Portas Abertas é promovido pela equipe local da Acolhida na Colônia, que é composta pelos agricultores associados, por multiplicadores cedidos pelo poder público municipal e por parceiros do projeto e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura. As vagas são limitadas e os interessados deverão entrar em contato com Fábio, Multiplicador Municipal da Acolhida na Colônia, através do telefone: (47) 9954-1916 ou 3356-2313 Para conhecer e acompanhar a Acolhida na Colônia em Santa Catarina acesse o facebook ou o site da Acolhida na Colônia.



Um comentário:

  1. Mais do que um projeto parece se tratar de um moo sustentável de viver a vida seja como hospede ou mesmo investidor.

    ResponderExcluir