sexta-feira, 17 de março de 2017

CURITIBA É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL - 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

CURITIBA É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL - 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

Pedro Kemp e Edmar Bull presidente ABAV-PR e Presidente ABAV NACIONAL


Começou nesta quinta-feira, 16, o salão de turismo anual da ABAV-PR que posiciona-se como evento estratégico para o sul do país


Até o próximo sábado, 18 de março, acontece aqui em Curitiba o 23º Salão Paranaense de Turismo, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Considerado uma vitrine do Turismo no sul do país e Mercosul, o evento é exclusivo para profissionais do trade turístico e abrange Feira de Negócios, capacitação técnica e oportunidades para networking e eventos paralelos. 


“Nesta edição, fortalecemos novamente a capacitação técnica, considerada um dos pilares da nossa gestão frente à entidade, por entender que um negócio de sucesso começa com a aquisição de conhecimento sobre produtos e serviços. Fora isso, o evento também é uma grande oportunidade de estreitar laços com fornecedores e parceiros de negócios”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.


Pedro Kempe, deu início a solenidade lembrando que o Salão Paranaense de Turismo é um dos primeiros eventos do ano, no calendário nacional. “Por ser o primeiro, temos a responsabilidade de estar à frente em termos de informação, conferindo liderança para seus participantes e uma grande vantagem competitiva”, salientou. “Este ano o evento acontece em meio a um cenário de crescimento para o Turismo, a uma demanda reprimida que começa a se soltar, onde aventureiros estão mais medrosos e os que acreditam, os profissionais maduros e preparados, estão à frente. Nestes dois dias que se seguem, queremos ajudar esse segundo tipo de profissionais, contribuindo para desenvolver negócios aqui mesmo, ao longo do Salão”.

Na Feira de Exposições participam todas as empresas e organizações do trade turístico, entre operadoras de turismo, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, hotelaria, serviços turísticos, entidades e outros. “Além dos espaços tradicionais, de 9 m², estamos oportunizamos espaços para os pequenos negócios, que também tem seus diferenciais e atrativos para os agentes de viagens”, explica o presidente da ABAV-PR. Nesses três dias de evento espera-se reunir cerca de 5 mil participantes, entre agentes de viagens, profissionais do trade turístico e fornecedores.

Clique na imagem para ampliá-la

O 23º Salão Paranaense de Turismo tem patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Hard Rock Café Curitiba, Itaipu Binacional e Vital Card. São parceiros estratégicos do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, Slaviero Hotéis e Transtupi. Como apoiadores desta edição estão ABIH Paraná, Bourbon Hoteis, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná. A lista de expositores pode ser visualizada em www.salaoparanaense.com.br.

Clique na imagem para ampliá-la

A cerimônia de abertura do evento aconteceu hoje, quinta-feira, às 19h, na ASA 3 do Expo Unimed Curitiba, local do evento. Compuseram a mesa oficial diversas autoridades ligadas ao setor: o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra; o Secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabricio; o Presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes; a Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o Diretor Superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o Vice-Presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Borges da Silva; a Presidente da Abrasel-PR, Jilcy Rink; o Presidente do Curitiba Convention e Visitors Bureau, Adonai Aires de Arruda Filho; o Presidente do Sindetur-PR, Onésimo Santos de Anunciação; o Presidente do SEHA, João Jacob Mehl; o Presidente da Abav Nacional, Edmar Bull; e o presidente da ABRAJET-PR, Antônio Claret de Rezende.


O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, levantou a plateia e recebeu aplausos ao fazer um passeio e um convite poético aos presentes, para que conheçam e invistam nos atrativos paranaenses. 


Teté Bezerra, Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, também destacou a importância da parceria entre a iniciativa pública e privada no desenvolvimento do Turismo interno. “O Paraná tem entendido essa mensagem em fazer com que o Estado esteja preparado para crescer”, ressaltou.

Clique na imagem para ampliá-la

Entre os chefs confirmados estavam Vânia Krekinski (Limoeiro), Eva dos Santos (Bar do Victor), Marcelo Toshio (Bar Jabuti) e Otavio de Brito (Universidade Positivo). Os pratos serão harmonizados com espumante da Adega Mufs. Para o presidente da ABAV-PR, a gastronomia está intimamente ligada ao Turismo. “Não temos como pensar em experiência turística sem passar pela gastronomia. Cada destino possui suas particularidades e isso faz com que as pessoas tenham memória dos locais que visitam”, comentou Kempe, justificando a parceria de anos com a Abrasel, para realização deste coquetel.

Caravanas

A ABAV-PR também promoveu caravanas de agentes de viagens durante a realização do evento, dando oportunidade de atualização profissional e networking para profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e outras localidades. Neste ano, foram abertos nove roteiros: Foz do Iguaçu – PR (Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava), Londrina – PR (Londrina, Imbaú, Ponta Grossa), Maringá –PR (Maringá, Imbaú, Ponta Grossa), Vale do Itajaí – SC (Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville), Araranguá – SC (Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna, Garopaba, Araquari), Florianópolis – SC (Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Araquari), Joinville – SC (Jaraguá do Sul, Joinville), Porto Alegre – RS (Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul) e Bauru – SP.


Estavam reunidos mais de 300 agentes de viagens nas caravanas terrestres e chegaram a 500 agentes de viagens com as caravanas aéreas, procedentes de Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Porto Alegre. Apoiam as caravanas a FRT Operadora, Domus Viagens e Turismo, Grupo BRT, Magic Way. Como parceiro de hotelaria, as caravanas têm a Rede Slaviero Hoteis.

Reunião de presidentes e demais eventos paralelos

Clique na imagem para ampliá-la

O 23º Salão Paranaense de Turismo foi prestigiado pelos diretores e presidentes de todas as ABAVs estaduais. Isso porque o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, aceitou o convite do presidente da ABAV-PR, para realizar a primeira reunião do ano do Conselho de Presidentes e Diretoria em Curitiba, durante o Salão Paranaense, evento anual organizado e promovido pela entidade regional. Os presidentes chegaram nesta quinta-feira, dia 16, a tempo de participarem da abertura solene.A reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV é fechada e acontece somente amanhã, 17, no Hotel Mabu. Após a reunião, os presidentes são convidados a participar do Salão.

Completa a programação do evento o Encontro Estadual de Gestores de Turismo – Paraná Turismo (Dia 16/03, das 13h às 19h, na ASA 2), o Encontro de Líderes Públicos – Desenvolvendo pelo Turismo – Paraná Turismo (Dia 17/03, das 9h às 13h, na ASA 2), o Projeto Selo de Qualidade no Turismo do Paraná (dia 17/03, das 18h30 às 21h30, na ASA 2) e o lançamento do Projeto Vale do Pinhão (Dia 18/03, das 16h30 às 17h, no Networking Ilha).

Campanha de Valorização à Mulher

Rossana Fonseca e Celilia Ribeiro - ABAV-PR

Os participantes do Salão também foram convidados a contribuir com a campanha alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março em todo o mundo. “O mês da mulher incentivou a ABAV-PR a realizar uma campanha social que vai ajudar a promover o bem-estar de mulheres cheias de histórias para contar”, diz Pedro Kempe. O presidente ainda lembra que cargos de grande importância da associação são conduzidos por mulheres, como é o caso das vice-presidentes Rossana Fonseca (Administrativo-financeiro) e Ana Paula Lacerda Garcia (Capacitação); das diretoras Cecilia Ribeiro e Lissandra Bueno, e da própria equipe ABAV-PR, cujo staff é formado exclusivamente por mulheres. “As mulheres conferem mais sensibilidade ao competitivo mercado de trabalho, além de serem atentas aos detalhes”, valoriza Kempe.


Até o final de março, mês da mulher, a ABAV-PR realiza campanha de arrecadação de itens de beleza para as idosas do Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. Entre os itens a serem reunidos estão: tinta para cabelo, shampoo neutro, condicionador, lixa de unha, acetona e algodão. Com as doações, a entidade espera ajudar na promoção de bem-estar para as senhoras acolhidas no Asilo São Vicente de Paulo, que chegam a 160. Os itens podem ser deixados no estande da própria entidade, durante o Salão, ou serem enviados à sua sede, em Curitiba, até o dia 31 de março. Os itens arrecadados serão entregues ao Asilo no início de abril.

PARA VER TODAS AS FOTOS DA ABERTURA CLIQUE AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário