domingo, 26 de março de 2017

FENAHORT EM URUBICI E OS ENCANTOS DA REGIÃO - CANYON ESPRAIADO

FENAHORT EM URUBICI E OS ENCANTOS DA REGIÃO - CANYON ESPRAIADO


Somente esse ano já perdi as contas da quantidade de vezes que subi a Serra Catarinense, a convite do visionário e que entende muito de turismo e luta pelo desenvolvimento da região, Wirto Schaeffer, em direção a fantástica cidade de Urubici que cresce a olhos vistos, apostando, aliás, acreditando muitíssimo na fantástica indústria do turismo. A cidade já conta com mais de 130 pousadas e mais de 3000 mil leitos e, a cidade, principalmente nos finais de semana está sempre lotada de gente busca não somente as fenomenais belezas da região, mas também suas pousadas, a excelente gastronomia e o seu povo acolhedor. 


Neste final de semana não foi diferente. Com o feriado na Ilha da Magia, a cidade mais uma vez estava cheia e aproveitei o embalo para conhecer a 13ª Festa Nacional das Hortaliças. Quanta força de gente, quanto cheiro de churrasco, quanta comida gostosa, quanta coisa para se ver e comprar. A festa que começou na última quinta-feira, 23, terminou hoje, domingo, 26. 

Clique na imagem para ampliá-la

O município tem o título de Terra das Hortaliças por ser o maior produtor catarinense nesta área, com produção anual de 74 mil toneladas em mais de 20 variedades. Além dos shows nacionais e regionais, a Festa teve caminhada, cavalgada, encontro de turismo, exposições de produtores, paramotor, carros antigos, montain bike entre outras atrações. No programa há apresentações regionais todos os dias e dois shows nacionais: Thaeme e Thiago e Marcos e Belutti. 

CANYON DO ESPRAIADO


Clique na imagem para ampliá-la

Por telefone, ha pelo menos duas semana antes, entrei em contato com a Carol e com o Douglas, do famoso Canyon Espraiado e fiz minha reserva na 4x4 para conhecer este lugar que me diziam ser o mais espetacular de Santa Catarina. Às 10:30hs da manhã do sábado a Carol veio nos buscar na Pousada Véu de Noiva para nos levar até e seu refúgio. Só o caminho já valia a viagem. 


A Carol é extremamente simpática, boa de conversas e causos, dona do lugar, e uma excelente guia e motorista. É braço essa menina, mulher, mãe de um casal de filhos. Incansável e guerreira. 


Lá fomos nós para o Canyon Espraiado, Localizado a 40 km do centro de Urubici, entre a Serra do Corvo Branco e o Campo dos Padres. Uma paisagem de emocionar que inspira contemplação. Apresenta profundos e imponentes paredões que chegam a ter 700 metros de altura, esculpidos pela erosão ao longo de milhares de anos e ornamentados por uma belíssima queda d´água de 90 metros, infelizmente inacessível. 


Mas existem outras que podem e dever ser vivenciadas. As piscinas naturais, os banhos de água pura, limpa, fria, renova a alma de qualquer cristão. Tem gente que gosta de encarar os 26 km morro acima caminhando. Você pode chegar lá lá de moto, desde que que seja leve e preparada para qualquer terreno. 


Você pode subir de 4x4. Não tenha pena do carro e contrate um guia. Obrigatório e fundamental. O ponto de partida é o Refúgio de Montanha Rio Canoas. Lá, você que vai caminhando ou vai de carro particular, estacione teu carro por aí, siga a pé ou de 4x4. Leve muita água, protetor solar, repelente e teu lanche. 


Nossa primeira visão impactante foi a Pedra da Águia. Coisa que a gente só vê em cinema ou no Discovery Chanel. Pois é, tão aqui pertinho de Florianópolis. 


Abrimos, passamos e fechamos a porteira da RPPN Leão da Montanha, a sigla refere-se a Reservas Particulares de Patrimônio Natural cujo objetivo é a preservação da fauna e flora da região. Todavia, atrapalha, e muito um maior desenvolvimento sustentável da região. Nem gado entra lá. Se entrar o dono é multado. Multa alta. De benefício eles não levam absolutamente nada. A estrada é complicada, esburacada e se depender deles vai continuar assim. Uma praga. 

CANYON ESPRAIADO


A visão do Espraiado é algo que emociona. Não tivemos tanta sorte assim. Tivemos é que ter muita paciência, pois o lugar trocava de roupa a todo momento. Tinha hora que estava todo de branco, feito noiva, escondendo todas as suas curvas magnificas, suas encostas e cachoeiras. 


Não se via um palmo a nossa frente por conta da neblina que subia. Em outro momento ela subia um pouco mais me permitindo fazer algumas fotos. 


O percurso até os paredões, até a borda é fantástico porque você cruza córregos, pequenos riachos, cascatas e piscinas naturais. Se tiver calor, leva rouba de banho por baixo e toalha. Tomar banho por ali é fundamental e obrigatório. Não achei a caminhada lá pesada. 


Para quem desce até o fim da queda, até a base do canyon, deve ter u pouco de preparo físico. Que presente aquelas cascatas e piscinas! Minha vontade nem era mais sair dali, mas o tempo começou a fechar de novo e eu queria fazer mais fotos, ou tentar fazer o máximo possível para eternizar aqueles momentos. A reserva eu fiz direto via whatsapp com a Carol: 49 9 9153-1473 - Você pode tentar também neste endereço:https://www.facebook.com/CanionDoEspraiado

POUSADA CASCATA VÉU DE NOIVA


Clique na imagem para ampliá-la

Este é o melhor local para ficar para quem quer se aclimatar, sentir o clima da montanha, ao lado de Cascata Véu de Noiva, com ótimo atendimento, sono espetacular e um atendimento melhor ainda. Mas não esqueça de fazer a sua reserva via e-mail: reservas@urubiciveudenoiva.com.br ou telefones (49) 9 9134-3409 / (49)9 9135-2121. 



São apenas seis cabanas, charmosíssimas e aconchegantes, com toda a mordomia, localizada na Estrada Geral - do Acesso Morro da Igreja. Ao lado da Cascata Véu de Noiva. Não tem como errar e o Denilso, Andreia e família te farão se sentir em casa. O restaurante é bem caseiro, com comida tropeira e até truta grelhada. Se você quer fugir de tudo, ali é o lugar, mas fique tranquilo que você não estará desconectado. Wifi na pousada e no restaurante. 888650-000 Urubici, SC, Brazil.

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI



4 comentários:

  1. Olá Jeferson, a RPPN Catarinense, Associação das Reservas Particulares de Santa Catarina lamenta seu comentário sobre as mesmas, classificando-as como "praga". As RPPN cumprem um importante papel na preservação ambiental de áreas tão sublimes como esta que você apresenta aqui, gostaríamos de entender melhor o motivo de seu comentário e nos colocar à disposição para esclarecimentos. Nosso site é www.rppncatarinense.org.br e e-mail contato@rppncatarinense.org.br. Fica também o convite para que você venha conhecer estas unidades de conservação espalhadas em todo o estado, algumas sendo pontos turísticos bastante conhecidos dos catarinenses como a Rota das Cachoeiras em Corupá, Morro das Aranhas na Praia do Santinho, Parque Unipraias em Balneário Camboriú, entre outras.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jefferson, faço coro com a manifestação da RPPN Catarinense aqui exposta. Também eu e minha esposa somos proprietários de RPPN e apoiamos a sugestão de entrar no sítio ou em contato direto com a associação. As RPPN são uma Unidade de Conservação assim como um Parque Nacional ou Reserva Biológica, etc.. Não fossem essas áreas, muitas das grandes belezas cênicas do mundo estariam nas mãos de quem tem condições de adquirir essas áreas. Ou seja, os grandes monumentos cênicos, não só daqui, mas do mundo, tenderiam a ser privatizados e não públicos. As RPPN são uma forma do particular contribuir com esse processo, registrando a propriedade em caráter perpétuo como Unidade de Conservação da Natureza, muitas recebendo milhares de visitantes, como o exemplo da Rota das Cachoeiras citada, outras simplesmente protegendo a biodiversidade e para isso a presença de cães, gatos e outros animais domésticos são incompatíveis. Enfim; o ser humano já dominou 90 % do planeta e o esforço atual é para que pelo menos 17% voltem a ser totalmente naturais, mas não excluindo o ser humano que pode, conforme o caso desfrutar dessas belezas. E por favor, informe-se bem antes de criticar, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Felizmente, há orgãos como a RPPN, que atuam na preservação. Praga mesmo é o ser humano que se intitula um ser "consciente", e com real consciência, apenas uma pequena minoria.

    ResponderExcluir