domingo, 28 de maio de 2017

BRASIL REPLETO DE RIQUESAS DE VIAGEM, ENTÃO POR QUE TÃO POUCOS TURISTAS ? - por THE ASSOCIATED PRESS

BRASIL REPLETO DE RIQUESAS DE VIAGEM, ENTÃO POR QUE TÃO POUCOS TURISTAS ?  
por THE ASSOCIATED PRESS 



Apesar da aparente abundância de riquezas para os viajantes, tem um problema de turismo. Porque enquanto você pode ter ouvido falar sobre a Amazônia ou as praias deslumbrantes do Rio de Janeiro, você provavelmente já ouviu falar que o Brasil tem alta criminalidade, foi varrido por um surto Zika e que seus políticos têm inventado o maior esquema de enxerto na história latino-americana.
Provavelmente você nunca visitou o Brasil. Apenas 6,6 milhões de estrangeiros fizeram no ano passado, de acordo com o Ministério do Turismo. Isso é aproximadamente a metade do número que vai para a pequena cidade-estado de Cingapura, e isso em um país de tamanho continente que o Fórum Econômico Mundial fileiras N º 1 em recursos naturais e N º 8 em recursos culturais. Oh, e que foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 .
"O maior hiato entre o potencial do turismo no mundo eo que foi realizado até agora é o Brasil", disse Vinicius Lummertz, presidente da Embratur. "Nós temos (tudo) de Xingu (uma reserva indígena) e índios a Oktoberfest em Santa Catarina."
Continue lendo a história principal
Em face de uma recessão profunda e prolongada, o governo agora espera mudar tudo isso com várias medidas que visam quase o dobro do número de visitantes estrangeiros nos próximos cinco anos. Mas hoteleiros, blogueiros de viagens e outros que trabalham no turismo dizem que há muitos obstáculos.
O plano do governo inclui uma lei para permitir 100 por cento de propriedade estrangeira de companhias aéreas, com o objetivo de aumentar as rotas de vôo e reduzir o custo das viagens. Outra prancha permitirá que os americanos, canadenses, japoneses e australianos - todos os quais precisam de vistos para visitar o Brasil - para solicitar vistos online, em vez de um consulado.
Voos mais baratos e um processo de visto mais suave abordarão algumas queixas de turistas sobre o Brasil, mas Alison McGowan diz que o plano ignora o problema mais flagrante: Ninguém sabe o quão grande é o Brasil em primeiro lugar.
"As pessoas nem chegam tão longe como (solicitando um visto)", disse McGowan, CEO da hiddenpousadasbrazil.com, um guia de pousadas, hotéis boutique e B & B no Brasil. "Eles ainda não têm pessoas que querem ir para o Brasil."
McGowan e outros profissionais do turismo dizem que o governo não tem uma campanha coerente para promover o Brasil no exterior - o verdadeiro país, não apenas os clichês do Carnaval e do futebol grande Pelé.
Parte do plano do governo é reforçar a Embratur. Funcionários lá disseram que esperavam que levaria a uma duplicação do investimento em promoção. No ano passado, a Embratur tinha um orçamento de US $ 16 milhões - que a agência disse ser muito menor do que o que os outros países da América do Sul gastam.
McGowan e outros disseram que o Brasil é particularmente ruim em alcançar viajantes globais modernos que pesquisam viagens e fazem reservas on-line. McGowan chamou o principal portal de turismo do país para estrangeiros, visitbrasil.com , "uma desgraça".
Lummertz, presidente da Embratur, diz que o plano do governo ajudará a promover o Brasil no exterior. Mas ele diz que o blues turístico da nação vai além disso. A maior nação da América Latina ainda está lutando para superar décadas de isolamento e continua sendo a mais fechada das chamadas economias BRICS, diz ele.
Isso tem repercussões para o turismo: elevadas taxas de importação e outras ressacas do isolamento tornam o país caro para os viajantes e reduzem a qualidade dos bens e serviços. Poucos brasileiros falam inglês, em parte porque é improvável que eles encontrem viajantes globais aqui.
É impossível, é claro, esclarecer os verdadeiros problemas do Brasil. Tem uma das maiores taxas de homicídios do mundo. A baía do Rio está poluída. E Zika é um risco. Mas o governo e a Embratur precisam de uma contra-narrativa para os turistas.
"Qual é a capital mundial dos carteiristas? É Barcelona", disse Ricardo Freire, fundador do blog de viagens brasileiro viajenaviagem.com . "Mas (os moradores) não lhe dizem para não vir lá."
As desvantagens do Brasil também precisam ser contextualizadas. Os turistas não são propensos a visitar bairros urbanos difíceis onde a maioria dos crimes ocorre, observa Emmanuel Rengade, dono do luxo, hotéis ecológicos Pousada Picinguaba e Fazenda Catucaba. No campo, Rengade diz que nem tranca a porta.
Quanto a Zika, uma doença transmitida por mosquitos que tem sido associada a um defeito de nascimento raro, os casos este ano caíram dramaticamente, e o governo declarou a emergência durante este mês. A baía do Rio pode ser poluída, mas o país tem natureza mais intocada para visitar do que qualquer pessoa poderia esperar para ver em uma vida.
E, ao contrário da imagem confusa do Brasil, Ben Feetham diz: "Tudo parece funcionar". Feetham, que é revisor do i-escape.com, um site que hospeda uma seleção de hotéis e pousadas, lua de mel no Brasil em abril e disse que não tinha o estresse habitual sobre transferências de aeroporto ou conexões de ônibus.
Todo o barulho sobre reputação e promoção ignora os turistas número 1 como o melhor sobre o Brasil em pesquisas: o povo, conhecido por ser descontraído e acolhedor.
"Qualquer um que vai para o Brasil volta a amá-lo", disse Pauline Frommer, co-editora dos guias Frommer's e frommers.com"A chave é levar as pessoas para lá." 

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário