quinta-feira, 29 de junho de 2017

FOZ DO IGUAÇU É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL

FOZ DO IGUAÇU É A CAPITAL DO TURISMO NACIONAL


O ministro do Turismo, Marx Beltrão, prometeu aos participantes do 12° Festival de Turismo das Cataratas que a partir de segunda-feira (2 de julho), quando voltar a Brasília, vai atuar em favor da ampliação da cota de compras no Paraguai. A proposta de aumentar o limite de isenção de impostos dos atuais US$ 300 para US$ 500 foi abordada na abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (28), pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna. 


Ele disse que Itaipu “apoia esse pleito” e pediu ao ministro que estude o assunto “com muito carinho e responsabilidade”. A abertura do Festival, no Hotel Recanto, foi prestigiada por várias outras autoridades, entre elas o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Valdir Rossoni; e o secretário de Turismo e Esportes, Douglas Fabrício. A edição deste ano do Festival de Turismo das Cataratas é a maior da história. A expectativa é que, entre esta quinta (29) e sexta-feira (30), quase 8 mil pessoas participem da Feira de Turismo e Negócios, no Hotel Rafain Palace & Convention. Marx Beltrão disse que sairá de Foz do Iguaçu com a missão de discutir as cotas. 


E que, “quando me dão uma missão, vou atrás de uma solução. Não sei qual o meio, mas podem ter certeza que levarei isso para Brasília. Mais do que discutir a cota, temos também que ter uma região livre de impostos, para gerar empregos e fomentar a economia de nosso País”, afirmou, dizendo que Foz do Iguaçu deve ser uma dessas áreas. 


Sem crise ao saudar os participantes do Festival, o prefeito Chico Brasileiro mostrou-se otimista com a perspectiva para o turismo de Foz do Iguaçu, que deverá crescer 15% este ano, com números recordes no aeroporto e no Parque Nacional do Iguaçu. O número de embarques e desembarques, segundo o prefeito, deverá chegar a 2,3 milhões, enquanto as Cataratas receberão 1,75 milhão de visitantes. Chico atribui esses resultados ao trabalho da Gestão Integrada do Turismo, que une os setores privado e público. Elogiou, especialmente, a atuação da Itaipu Binacional, “fundamental para o desenvolvimento do nosso turismo”. “Se não tivéssemos Itaipu com essa visão, não teríamos este evento grandioso”, afirmou, dirigindo-se ao diretor-geral brasileiro da usina. 


A Itaipu é a apoiadora máster do Festival de Turismo das Cataratas. Missão Vianna lembrou que, embora a usina sempre tenha dado apoio ao turismo, a mudança da missão da empresa, em 2003, reforçou a atuação no desenvolvimento e fomento do turismo regional, no Brasil e no Paraguai. Ele defendeu a atuação em parcerias e, já no final de sua fala, manifestou o apoio de Itaipu ao aumento da cota de compras, sendo muito aplaudido pelas mais de mil pessoas presentes. 


O secretário de Turismo e Esportes do Paraná, Douglas Fabrício, pediu que Itaipu continue a apoiar o setor e endossou o apelo de Vianna para que o Ministério do Turismo atenda a reivindicação em favor do aumento da cota. Ele disse confiar na sensibilidade de Marx Beltrão, lembrando que o ministro agiu rapidamente ao receber o apelo do Sul do Brasil para também ser contemplado com campanhas de divulgação das suas atrações turísticas. A campanha, segundo o ministro Marx Beltrão, será desenvolvida a partir de 15 de julho, no Brasil e no exterior. O ministro disse ainda que está propondo ao governo federal e ao Congresso uma série de medidas que permitam “dobrar o número de visitantes estrangeiros” e ampliar o turismo interno. Entre elas, a redução dos impostos sobre o preço do querosene de aviação, para baixar as tarifas aéreas, o aumento nos voos charters e o apoio ao turismo de negócios. 


O idealizador e coordenador do Festival, Paulo Angeli, na saudação aos participantes, disse que a evolução do evento, ao longo da história, mostra a pujança da cidade e da região e, principalmente, da atividade turística como geradora de emprego e renda.


O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, afirmou que o Festival de Turismo das Cataratas “é um dos eventos mais prestigiados do turismo brasileiro, que a cada ano mostra as potencialidades do Destino Iguaçu”. Apontado pelos organizadores para ser sua melhor edição, o Festival de Turismo das Cataratas 2017 foi aberto oficialmente, nesta noite (28), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz de Iguaçu, no Paraná. 


O salão Vivace do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention estive lotado para ouvir o pronunciamento de diversas autoridades como Paulo Angeli, que deu a boas vindas a todos, do prefeito de Foz de Iguaçu, Chico Brasileiro, do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação). As mais de 300 pessoas escutaram os costumeiros agradecimentos das autoridades que compuseram a mesa diretora. Marx Beltrão foi o último a discursar, enfatizando a importância do Turismo para o País e prometendo total dedicação a pasta. "Quero que todos os setores que englobam o turismo nacional estejam participando deste novo momento que o segmento vive hoje no Brasil." 


Após os discursos, os convidados foram recepcionados na área em volta da piscina para um coquetel, ao sol de uma orquestra de viola que encantou a todos e depois a festa continuou embalada por Dj. O anfitrião da festa foi o Gerente Geral deste magnifico empreendimento, Adão Ribeiro. O Festival de Turismo das Cataratas continua até a sexta-feira (30) no Rafain Palace com várias atividades, incluindo palestras, fóruns, feiras entre outras atividades. 


Na programação desta edição, busca-se enfatizar as inovações tecnológicas e estimular a produção e disseminação da ciência, impactando positivamente toda a cadeia produtiva do turismo. O público-alvo é bem variado e democrático. Agentes de viagem, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, profissionais da gastronomia, representantes de companhias aéreas, instituições governamentais e organizações pertencentes ao trade. O Festival ganha ainda mais relevância nesta edição ao sediar também o Encontro de Ministros de Turismo dos Países de Língua Portuguesa, que já tem a confirmação de nove ministros. Entre eles, o brasileiro, Marx Beltrão. Nesta edição, o Festival das Cataratas está recebendo um número recorde de caravanas, que foram organizadas em conjunto com as operadoras de turismo parceiras do evento. São 52, que juntas somam mais de duas mil pessoas provenientes de 11 estados brasileiros, além de outros países como Uruguai, Paraguai e Argentina. A estimativa total de público no Festival é de 8 mil pessoas, acompanhando uma evolução desde sua primeira edição. 


A Avianca Brasil é a companhia oficial do Festival das Cataratas. Com a parceria, a relação da empresa com Foz fica ainda mais consolidada. Neste ano, a empresa passou a operar voos regulares, diários e diretos entre Foz do Iguaçu e São Paulo e Rio de Janeiro. Feira de Turismo e Negócios Um grande recorte sobre o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (e de outras áreas correlatas) no Brasil e na América Latina. Esta é a Feira de Turismo e Negócios, onde mais de 800 marcas devem fazer parte da exposição. Além de destinos tradicionais, pela primeira vez o espaço contará com um expositor de um país africano: Angola. Nos dias 29 e 30 de junho, o horário de funcionamento da Feira será das 14h às 20h. No dia 30, a partir das 16h o espaço também é aberto gratuitamente para a comunidade local. 

Clique na imagem para ampliá-la

Presente na abertura representantes da Rede Hoteleira, Resorts, SPAs, Companhias Aéreas, Destinos Nacionais e Internacionais, Instituições, Parques Aquáticos e Temáticos, Destinos Termais, Destinos Religiosos, Operadoras de Turismo, Gastronomia, Vinícolas, Atrativos Turísticos, Imprensa, Receptivos, Turismo Rural, Produtos Sustentáveis e Negócios. Paralelo ao evento acontece o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, consolidado como um dos principais eventos técnico-científicos de turismo no Brasil, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é a ponte perfeita entre a academia e o mercado. Em 2017, o evento bateu recorde no número de trabalhos submetidos. Foram 27 produções, 6 a mais do que 2016. Os trabalhos estão divididos em 11 eixos estruturantes e representam 30 instituições de ensino de 13 estados brasileiros. 


A relação entre o Turismo e as Cidades Criativas será o tema principal do Fórum, com apresentações de trabalhos, palestras, oficinas e minicursos. O destaque fica por conta das participações de Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Doutor em Educação e autor de diversos livros e artigos sobre educação, entretenimento, viagens e turismo, e Mary Sandra Guerra Ashton, doutora em Comunicação Social com forte atuação nas áreas de Cidades Criativas, Produção, Consumo e Turismo. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com apoio de diversas universidades e institutos brasileiros. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais on- line. Este jornalista é convidado do evento, está hospedado no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, considerado o melhor de Foz do Iguaçu e viaja pelas asas da AVIANCA, minha transportadora oficial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário