quinta-feira, 10 de agosto de 2017

30ª EDIÇÃO DO ENCATHO & EXPROTEL MOVIMENTA O SETOR HOTELEIRO NO SUL DO BRASIL

COMEÇOU EM FLORIANÓPOLIS A 30ª EDIÇÃO DO ENCATHO & EXPROTEL


Aconteceu nesta quarta-feira, ás 19:30 hs, no Centrosul em Florianópolis a abertura da 30ª edição do  Encatho & Exprotel, Encontro Catarinense de Hoteleiros e Feira de Produtos e Serviços para 
Hotelaria. 


Maior e mais importante encontro da hotelaria do Sul do Brasil, este evento é uma oportunidade ímpar para quem atua neste setor tão relevante para a economia do país, impulsionado pelas viagens de turismo, de negócio e de lazer. 


Conciliando informações técnicas e tecnológicas, antecipando tendências e promovendo a interface entre os mais distintos atores da indústria da hotelaria, o Encatho & Exprotel 2017 prova a força do associativismo.


Quanto maior a coesão do setor, maiores serão as conquistas da hotelaria. Quanto mais unidos forem, mais forte será a cadeia produtiva que permeia esse imenso trabalho. Quanto maior o envolvimento do hoteleiro, maior o comprometimento coletivo, e consequentemente, os resultados.

Diretoria da ABIH-SC

Quanto mais o setor valoriza a ABIH-SC, melhor será o diálogo com o poder constituído e com a sociedade civil. O sucesso da Encatho & Exprotel e das mais complexas demandas da ABIH-SC se deve à adesão e participação de cada associado. 


Na presença de autoridades, empresários, especialistas e profissionais da imprensa, o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti abriu oficialmente a 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros. Osmar José Vailatti destacou em seu discurso que o evento se constitui para a família hoteleira catarinense e levantou a reflexão sobre as mudanças no setor e onde a hotelaria quer chegar. “É um dever da entidade chamar a atenção dos empreendedores hoteleiros para o momento delicado que vive o setor, e para discutir o destino que devemos seguir. Onde estamos? Onde queremos chegar? Conscientes de que mudou, o hóspede mudou, a hotelaria mudou”, considerou Osmar Vailatti.


Quebrando o protocolo, Vailatti homenageou o diretor da entidade e também consultor da ABIH-SC há mais de 30 anos, Marcos Hardt.

Lucia, Juliana e Lara

Também foram homenageadas a diretora de eventos da entidade, Lara Perdigão e as colaboradoras Juliana Bossi e Lucia Biazus, que tão brilhantemente estiveram à frente da organização do evento.


Quem também deixou sua mensagem foi o presidente da ABIH Nacional Dilson Jatahy Fonseca, que falou sobre a importância do evento para a hotelaria nacional, mencionando que o atual momento econômico não está favorável e que todas a iniciativas devem ser prestigiadas.  “O Encatho é um dos grandes encontros nacionais da hotelaria, uma referência no setor. Independentemente dos resultados desta edição, a organização já está de parabéns por realizar e deve comemorar”, afirmou o Dilson.


Segundo o Secretário de turismo Leonel Pavan: "Não há como falar sobre evolução do setor turístico catarinense nas últimas décadas sem registrar, ao mesmo tempo, a trajetória de fortalecimento associativo e da grande parcela de contribuição ao setor por parte da Associação Brasileira de Hotéis - a ABIH-SC."


Ainda segundo ele: "A qualidade e evolução do setor hoteleiro catarinense foram comprovadas em recente pesquisa divulgada pelo IBGE, a qual confirmou que o nosso estado tem a maior capacidade de hospedagem do país, se considerada a sua população. Isso significa que Santa Catarina apresenta o maior número de leitos e unidades habitacionais (suítes, quartos, chalés, por exemplo) por cada 100 mil habitantes". O Secretário acredita que diante do cenário atual: "Fortalecer parcerias e crescer de forma organizada e integrada ainda é o melhor caminho para que possamos continuar ampliando nossos horizontes do turismo diversificado e na economia, bem como a nossa qualidade de vida, hoje o grande diferencial de Santa Catarina no Brasil, junto com a qualidade empreendedora e realizadora da nossa 
gente", concluiu.  


Após os discursos foram feitas prestadas as homenagens, Personalidade Feminina e Masculina no Turismo Edição 2017” o troféu “Maria Helena Petry Makowiecky”, foi concedido a  Marlene Palludo, fundadora do Itá Termas Resort e Spa, empresa na área de hotelaria e lazer, que neste ano expande suas atividades incorporando o Acqua Parque Itá Termas. Sua trajetória e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo local, levaram Marlene a ser uma das convidada a participar do projeto “SC que dá certo” deste ano, expondo seu case de sucesso. Estes e muitos outros motivos também levaram a empresaria a ser um nome aprovado pela entidade para receber o prêmio desta edição do evento.


“Representa muito para mim receber esta homenagem, em meu nome e no de toda a equipe do Itá Termas. Estamos muito orgulhosos e lisonjeados de estar aqui, pois o ramo da hotelaria é sempre muito concorrido e exigente então ser um destaque é realmente motivo para orgulho. A ABIH-SC está de parabéns por realizar o trigésimo Encatho. O número tem seu valor, são trinta encontros que sempre nos trazem uma bagagem enorme sobre o nosso ramo”, ressaltou Marlene.


Ivan Cascaes também recebeu honras na abertura do evento, reconhecido por lutar pelo turismo na serra catarinense ele ligado ao setor hoteleiro há muitos anos. Reativou o Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau, que presidiu por quatro anos, além de ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Turismo durante dois anos e meio, permanecendo na entidade após o período como presidente por mais dois anos. O proprietário do Hotel Rio do Rastro Eco Resort, Ivan Cascaes recebeu o troféu “João Eduardo Amaral Moritz”.


“É um orgulho muito grande receber tão significativa honraria desta grande entidade que é a ABIH-SC. Este é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. Eu era construtor e achei que ser hoteleiro era algo fácil, hoje sei o quão difícil é empreender neste ramos, mas é muito gratificante trabalhar com a hospitalidade”, afirmou Cascaes.


Quem também recebeu homenagem foi o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, pelo apoio ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria em todas as esferas de sua atuação política - municipal, estadual e nacional.


Por fim, os expositores da Exprotel – Feira de Produtos e Serviços do Turismo e da Hotelaria, foram homenageados na pessoa do gerente de vendas da Harus, Maurício Garcia. Ele comenta que a feira é importante para os expositores devido ao sentido geográfico, pois a Exprotel é a feira de maior significado e força no sul do país, por isso a importância de sempre participar e procurar atender o mercado de todo o Brasil. “A qualificação é a palavra principal do evento. Melhorias no atendimento, no serviço, nas novidades que os próprios expositores trazem para o meio hoteleiro. As facilidades e comodidades que isso vem a oferecer compõem todo o conforto que o cliente pode ter dentro de um quarto de hotel, desde a cama, até os amenities”, finalizou Maurício.

Clique na imagem para ampliá-la

Após a solenidade de abertura e o corte da fita de acesso à Exprotel, o primeiro dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros encerrou com visita aos estandes, coquetel e muita cerveja artesanal, uma parceria da ABIH-SC com o Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis, SEBRAE-SC e FAMPESC. A partir de agora, iniciam oficialmente as atividades do maior evento do sul do país voltado para a hotelaria. A programação extensa conta com simpósio, fóruns, painéis e palestras, confira a programação completa no site. As inscrições são gratuitas e permanecem disponíveis durante todo o evento, conforme a capacidade do evento.

EQUIPE DA SECRETARIA DE TURISMO DE SC FARÁ ATENDIMENTO DO CADASTUR DURANTA A ENCATHO


Como estratégia de divulgação, durante o Encatho & Exprotel, Encontro Catarinense de Hoteleiros, uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) fará o atendimento de pessoas físicas e jurídicas para tirar dúvidas e auxiliar na adesão ao Cadastur, sistema de cadastro de profissionais e empresas que atuam no setor do turismo. A ação acontecerá na Sala Forte, das 13 às 17h. 
A formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos são os principais objetivos do Cadastur, que é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Para restaurantes, marinas, casas de espetáculo, locadoras de carros, entre outros, o cadastro é opcional. O cadastro é um serviço do Ministério do Turismo, executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos estados.

2º SEMINÁRIO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE TURISMO E INSTÂNCIAS DE GOVERNÂNÇA


Também dentro da programação do Encatho & Exprotel, a Secretaria de Estado de Turismo de SC, realizará o 2º Seminário de Secretários Municipais de Turismo e Instâncias de Governança Regionais de Santa Catarina. O evento acontecerá no próximo dia 11, na Sala Jurerê, com início às 9h30. O enforque dos debates serão as parcerias com entidades privadas para o desenvolvimento dos sistemas 
turísticos. As inscrições podem ser feitas neste link - https://goo.gl/hU1BQ9.



Diversas palestras estão agendas tais como, “A importância da Parceria com Entidades Privadas no desenvolvimento do Sistema Turístico”, - Caminhos para a Sustentabilidade Turística Case 1 - “Pomerode e seu impacto no fluxo turístico da Região, Case 2 - O processo de consolidação do Parque Vila Germânica em Blumenau” - Case 3 - “O processo empreendedor para o aproveitamento de destinos turísticos (SEBRAE) - caso Baleia Franca”, Case 4 - "A promoção do turismo como forma de proporcionar o desenvolvimento sustentável - Rota da Amizade". 

TAXA DE OCUPAÇÃO NOS HOTÉIS


Levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), realizado em 64 hotéis da Grande Florianópolis, mostrou leve incremento na taxa de ocupação do mês de julho último, frente ao mesmo período do ano passado. No geral foi um crescimento de 0,11%, resultando em 44,35% das 6265 unidades habitacionais consultadas. Os estabelecimentos do centro tiveram melhor desempenho  (62,99%), enquanto nas praias o movimento foi de 30,12%, no Continente de 41,23% e nas regiões termais de 58,91%. Para Estanislau Bresolin, presidente do SHRBS, apesar de abaixo do desejado, “este panorama pode ser até mesmo comemorado, diante do cenário econômico”.


Para Leonel Pavan:"O alto grau de satisfação dos turistas com o atendimento, hospedagem e a nossa costumeira hospitalidade, certamente são fatores que também vem contribuindo, ao lado de nossa diversidade turística, para que Santa Catarina se mantenha no topo do já tradicional "Prêmio de Melhor Destino Turístico do Brasil" segundo pesquisa da Revista Viagem e Turismo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário