domingo, 13 de agosto de 2017

BORNO - UMA ÓTIMA SURPRESA NO PAÍS DA BOTA por Aldo Grangeiro

BORNO - UMA ÓTIMA SURPRESA NO PAÍS DA BOTA
por Aldo Grangeiro

Fotos de Giani Mansur


Descobrir, sob o cerco de milhares de imagens e clichês consagrados, o que há de novo em destinos que o próprio editor deste portal já conhece, é uma regra que tem balizado a escolha das pautas do bom jornalismo praticado neste espaço.  

O relato que segue é uma amostra do dedicado trabalho de garimpagem à procura de bons e novos destinos, que tem caracterizado este portal. Exatamente, em busca de novos horizontes, fomos conhecer na Itália uma região engastada nos Alpes Centrais, que a maioria dos leitores provavelmente imagina ser na maior parte do ano uma vastidão gelada, branca, inóspita e quase inacessível. E a surpresa foi avassaladora.


Essas montanhas do nosso imaginário, com idade provável de 10 mil anos depois da Era Glacial, de repente se mostram - neste ardente verão europeu em pleno agosto -, cobertas de viçosos bosques, imensos lagos e trilhas perfeitamente transitáveis. Foi neste belo cenário que descobrimos uma comuna onde vivem dois mil e seiscentos habitantes. Um lugar aprazível. Distante dos conglomerados urbanos repletos de gente estressada. Estamos falando da bucólica Borno, uma das 24 localidades do vasto Valle Camonica em um dos pontos cinematográficos dos Alpes Centrais da Itália. Está a uma hora de Brescia e Bergamo e a uma hora e meia de Milão. 

UM CENÁRIO MONUMENTAL


Nada surpreende mais o visitante do que aquilo que lhe foge às proporções. Eis porque, Borno, escavada num contraforte de uma imensa cadeia de montanhas, é mais do que simplesmente uma bem frequentada estação de esqui, ponto de encontro dos herdeiros das grandes fortunas europeias no início do século e agora atração para os brasileiros interessados em conhecer novas regiões do fascinante país da bota – mas longe das tradicionais e caras rotas turísticas, que são, além de conglomerados de gente nervosa, absolutamente inacessíveis ao bolso da classe média. Podemos dizer que o Vale Camonica é um dos poucos lugares do mundo onde essa desproporção é tão evidente. Talvez por que esteja localizado numa área tão próxima do céu, e Borno mais parece aos olhos dos extasiados visitantes um pedacinho do paraíso.

Tamanho entusiasmo dos viajantes que chegam à província de Bréscia, como o autor deste relato, logo se justifica no trajeto de 10 minutos de acesso à Borno a partir da estação termal Boario Terme. A estrada é asfaltada e em duas pistas. O cenário lembra a Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina – com o detalhe de ser ainda mais íngreme e em vertiginosa subida de 12 km, rasgando imensos paredões verticais, que se erguem a cerca de mil metros de altura brotando do chão como o colossal pé-direito de um salão descoberto. A sensação é de espanto. Um assombro da natureza.

PARA QUALQUER FÔLEGO


As paisagens da região são democráticas: podem ser apreciadas de dentro do carro, desbravadas em caminhadas pelas trilhas ou ainda escaladas em expedições que exigem emoção e profissionalismo. 
A principal atração de Borno no inverno é sua estação de esqui. São 20 km de pistas. Aliás, foi a primeira do Vale Camonica a ser criada com toda a estrutura que o esporte exige. No auge da estação da neve milhares de esquiadores lotam a pequena cidade. E agora, em pleno verão, quando o extenso tapete branco da neve dá lugar para o viçoso verde da época, há atrativos para todos os gostos. 


As ruas estreitas do vilarejo, por exemplo, acolhem as festas populares, transformando o centro da cidade em palco a céu aberto de comemorações que recordam os tempos da Idade Média, de acordo com a milenar cultura local. É pura alegria. Aliado ao festivo clima, quando a população sai às ruas para curtir a chegada do verão, os cafés e restaurantes são um encanto à parte. Há um leque de opções de deliciosas comidas, incluindo carnes, queijos e massas. Ah!...e os vinhos, os puros azeites extra virgem italiano feitos a partir das mais finas oliveiras...tudo dessa enogastronomia é uma louuuuuucura! Os preços são honestos. Por 12 a 50 euros você se alimenta muito bem, e acompanhado. A culinária local faz bem até para a memória. Quem experimenta não esquece jamais.

UMA JÓIA RARA

Outra boa notícia para os milhares brasileiros descendentes de italianos: em Borno quem desejar saber como é possível obter a tão desejada cidadania encontra todas as respostas. Emanuela (Manô) Fornari, advogada, natural de Brusque (SC), residente há 10 anos na Itália, criou um serviço de assistência muito procurado. Numa primeira etapa o interessado envia a documentação e se tudo estiver de acordo com as exigências legais Manô (WhatsApp: +39 329 930 7998; Email:  fornaricidadania@gmail.com) dá início à caminhada em busca do título desejado. Essa primeira etapa é feita gratuitamente.

Pericles Puccini, publicitário, natural de Erechim (RS), residente há 7 anos na Itália, também atua neste trabalho de atendimento aos descendentes. Ele criou uma empresa e até uma escola para quem deseja aprender a língua Italiana, dedicando toda a atenção ao crescente número daqueles que buscam suas raízes de família. Pericles (WhatsApp: + 39 3421076155; Skype: puccini.jr; Facebook: soggiornoitaliano; Email: soggiornoitaliano@outlook.com) assessora brasileiros na conquista do reconhecimento da cidadania jure sanguinis.

PARA SE HOSPEDAR

Uma boa opção para quem deseja conferir in loco e passar alguns deliciosos dias nesta região, e não quer os hotéis tradicionais, é se hospedar nas confortáveis cabanas do Camping Village Boscoblù (www.campingvillageboscoblu.it). São 45000 metros2 em meio a pinheiros seculares em um planalto a 1000 metros de altura. Cabanas de madeira com isolamento absoluto que podem acomodar 2 a 6 pessoas, dependendo do tipo. O camping, situado ao lado das pistas de esqui, que podem ser acessadas num piscar de olhos, permanece aberto o ano todo. No local há uma completa estrutura, incluindo bar, loja, restaurante-pizzaria e conveniência. 

Verde no verão, branca no inverno, Borno é uma terra de contrastes. Um visual surpreendente. Benvenuto!

7 comentários: