quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Festival Fotográfico quer incentivar o consumo de erva-mate pela nova geração


Já estão participando mais de 600 fotografias de todo Brasil, e inscrições seguem abertas até 01 de novembro



Visando fortalecer e disseminar a cultura do mate, e aproveitando o mês de outubro quando se comemora o Dia das Crianças, o Clube do Mate Oficial, uma comunidade virtual relacionada ao setor ervateiro com mais de 175mil seguidores diretos, em conjunto com o IBRAMATE (Instituto Brasileiro da Erva-Mate), o FUNDOMATE e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realiza o Festival Fotográfico Novos Mateadores.



Com inscrições gratuitas, o Festival Fotográfico Novos Mateadores, recebe inscrições de todo o país, até o dia 01/11/2017. São válidas as fotografias de chimarrão ou tereré, que contenham a imagem de uma criança de até 12 anos. Até o momento já estão inscritas mais de 600 fotografias das cinco regiões do Brasil. Quem quiser participar basta acessar o site www.clubedomateoficial.com.br.


“O Festival Fotográfico Novos Mateadores, visa incentivar o consumo da erva-mate pelas novas gerações, fortalecendo assim a chama que atravessa gerações - com a tradição passada de pais para filhos - de consumir a erva-mate através do chimarrão ou tereré”, ressaltou o Diretor Executivo do IBRAMATE, Roberto Magnos Ferron.


Atualmente há consumidores de erva-mate (chimarrão ou tereré) em todo território nacional, entretento, os principais volumes de consumidores internos do mate brasileiro estão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Apelidada graciosamente de “Nosso Ouro Verde”, a erva-mate é consumida em todos os continentes e a exportação brasileira de Erva-mate, para o mês de agosto de 2017, totalizou 2.975.660 Kg rendendo US$7.186.107 ao mercado brasileiro, segundo afirma a divulgação FundoMate de setembro deste ano.


“Além de mostrar o incentivo ao consumo do mate, quem inscrever as fotos concorre a um Kit de prêmios composto por (Troféu, Certificado, Camiseta Clube do Mate, Cuia, Bomba, Térmica, Termômetro, Mateira e Erva-Mate). Ao todo, cinco fotos de cada uma das cinco regiões do Brasil – as mais curtidas pelos seguidores da Comunidade Clube do Mate Oficial no Facebook é que serão presenteadas com o kit. Estas 25 fotos selecionadas pelo público e premiadas numa primeira etapa, vão para uma nova votação para, daí sim, eleger a grande vencedora do Festival que também ganha um super kit”, explicou Vagner Alanis, idealizador da comunidade virtual.



Em 2016 o Clube do Mate já realizou um Festival Fotográfico na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A ideia dos organizadores em ampliar para o Brasil, foi justamente mostrar que o consumo não é restrito à região Sul do país. Vagner Alanis, inclusive está criando uma galeria para mostrar que o mundo todo consome a erva-mate, deixando aquela sensação de que, em 2018, o festival fotográfico quebra as barreiras da língua portuguesa e passa a incluir outros países.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE HUMANA

A famosa erva-mate (Ilex Paraguariensis), apesar de reunir famílias e amigos por onde ela passa, é pouco conhecida para o uso medicinal. Estudos realizados pelo Instituto PASTEUR - Fundação Francesa Privada, sem fins lucrativos, dedicada ao estudo da biologia dos microrganismos - comprovam que há mais de 195 princípios ativos para a saúde.

Entre os princípios ativos, podemos citar que a erva-mate possui em sua composição complexo B, vitaminas C e D, que podem ajudar a digestão, prevenir refriados e manter o equilíbrio mineral do corpo, respectivamente. Além disso, possui sais minerais como fósforo, manganês, potássio, cálcio e ferro. Este, por exemplo, auxilia as estruturas ósseas, combatem a hipertensão e melhoram a circulação sanguínea. Também se fazem presentes no mate substâncias como a sadonina, um dos elementos da testosterona, aumentando assim a libido e combatendo a impotência e infertilidade.

O PORTAL CLUBE DO MATE

Além de eventos sociais e culturais, o Clube do Mate possui um portal com diversas Colunas Semanais que abordam diversos temas de interesse dos “amigos mateadores”, sempre com linguagem de fácil entendimento, bem como um Catálogo Virtual, o qual permite a qualquer visitante, pesquisa de indústrias, fornecedores e prestadores de serviços, dos setores ervateiro, agronegócios e tradicionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário