sábado, 7 de abril de 2018

CONSULADO ARGENTINO EM FLORIANÓPOLIS COMEMORA O MALBEC DAY

CONSULADO ARGENTINO EM FLORIANÓPOLIS COMEMORA O MALBEC DAY



Dia Mundial do Malbec acontece em diversos países e em Santa Catarina será celebrado no Pier 54, em Florianópolis, em evento fechado, exclusivamente para convidados, trazendo boas e grandes marcas para os apreciadores de vinhos. Malbec Argentino é uma história de sucesso. É um caso emblemático em que um país conseguiu associação direta com um varietal, resgatou-o do esquecimento e transformou-o em uma inovação no cenário global do vinho.



Dia 17 de abril é comemorado o Malbec World Day. A data foi instituída pela Wines of Argentina para celebrar a casta mais importante e ícone da Argentina. Como já é tradicional também no Brasil, o evento acontecerá em Florianópolis, no dia 18 de abril, às 19:00 hs; trazendo aos apreciadores e amantes dos vinhos, num ambiente descontraído. Para deixar o espaço ainda mais interessante, haverá música além de comidas especiais para harmonizar com os diversos estilos de vinho oferecidos.


O evento será no Pier 54, na Av. Beiramar, com visão privilegiada, num ambiente pra lá de aconchegante. A Argentina é atualmente a principal produtora de Malbec no mundo, com 97.574,91 acres de vinhedos plantados em todo o país, seguidos pela França, Itália, Espanha, África do Sul, Nova Zelândia e EUA.


Os produtores argentinos cultivaram o Malbec extensivamente em todas as regiões vinícolas do país. Hoje, Malbec opulentos e vigorosos podem ser encontrados ao longo da cordilheira dos Andes, de Salta à Patagônia. Mendoza é o principal produtor de Malbec no país, com 84.253,15 acres, representando 86% de todos os vinhedos Malbec. San Juan ocupa o segundo lugar com 5.157,68 acres, seguido por Salta com 2.793.11 hectares, Patagônia (Neuquén e Rio Negro) com 2.457,05 acres e La Rioja com 1.755,71 acres.


O Malbec se expressa muito bem em regiões com amplas faixas de temperatura e solos calcários, argilosos ou arenosos, como aqueles encontrados ao pé dos Andes. Essas características geográficas e climáticas fazem com que o Malbec argentino se destaque especialmente pela qualidade de seus taninos: doce, sedoso e com preenchimento bucal. 
O Malbec Day é um evento que já se tornou referência para o setor, e que a cada ano apresenta um tema que serve de inspiração para a elaboração das comemorações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário