sexta-feira, 7 de março de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



ABAV-SC
 
 
A ABAV-SC, tem feito, costumeiramente a lição de casa da melhor maneira possível. Mesmo a FIFA não solicitando que fosse realizado o receptivo dos jornalistas, como nunca é feito em nenhum dos lugares onde ocorrem os eventos, à Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina fez bonito e recebeu da melhor maneira os jornalistas visitantes do mundo todo, pois Floripa está acima de tudo, durante o Team Workshop. Mesmo sem as condições básicas, devido às dificuldades de obter informações da FIFA, o Trade Turístico de Florianópolis, trabalhou muito junto com a Secretaria de Turismo da Capital, deu uma demonstração de força, união, maturidade e conseguiu apresentar uma excelente recepção, entregando um ótimo material de divulgação do Estado, promovendo um finíssimo coquetel em Jurerê Internacional e impressionado os jornalistas visitantes. 
 
Ely Ribeiro, presidente da ABAV-SC, junto com os dirigentes da Fifa e o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Valdir Walendowsky
 
Não se pode negar que a divulgação de Florianópolis não acabou junto com o evento. A Comissão Organizadora do Team Workshop (COL) e a FIFA citaram esse evento como referência dos já realizados sobre a COPA DO MUNDO no Brasil. Os resultados em rede nacional de televisão foram de mais de 90 reportagens, todas citando a Capital positivamente. Na internet e na mídia impressa o número ultrapassou com folga três mil publicações. Na mídia internacional houve publicações citando ou apresentando Florianópolis em mais de 50 países.
 
 
MINISTRO DO TURISMO
 
 
Enquanto isso, segundo o jornal O Gobo, externando o que é luta feroz pelo poder em Brasília: “Candidato a substituir o ministro Gastão Vieira (Turismo), o secretário de Políticas de Turismo da pasta, Vinicius Lummertz, foi excluído de comitiva que viajou até Lençóis (MA), pelo programa Parques da Copa. Determinado, após arrumar uma carona para participar, ele foi informado que sua presença não era bem vinda”. Pois é amigo Vinícius, sentindo na pele o que é a politicalha podre do PT.
 
DESTINOS & ROTEIROS INTEGRADOS
 
A CERETUR OPERADORA RECEPTIVA no Sul do Brasil começa 2014 com grandes mudanças e projetos. Passando por uma consultoria com a empresa Consulturismo, a CERETUR e sua equipe planejam um grande ano em 2014. “Nossa meta é ser “A MELHOR” e para isto estamos sempre procurando melhorar nosso atendimento.” Especializada em roteiros exclusivos a CERETUR dedica-se, ainda mais neste ano, em atender grupos de todos os segmentos, lançando uma grande promoção para operadores e agentes de viagem. 
 
 
O Operador ou o Agente de viagem que fechar um pacote completo, para grupo com mínimo de 30 pessoas pagantes, receberá o convite para o VIII ENCONTRO DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS e para o Famtour, totalizando oito dias de passeios pelo Estado de Santa Catarina, com tudo free, inclusive passagem aérea de ida e volta de qualquer capital do Brasil/Florianópolis. Consulte a CERETUR, traga seu grupo a Santa Catarina e ganhe oito dias de passeio mais as passagens aéreas, tudo free para você se divertir muito. A promoção começa agora em fevereiro/2014 e acaba em 01/10/2014. O evento VIII ENCONTRO DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS este ano de 2014, terá seu início em Florianópolis dia 30/10 e acabará com famtour dia 06/11 em Gramado no Rio Grande do Sul, quando inicia o Festival de Turismo de Gramando.
 
DESAFIO DE CICLISMO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Vencer os 24,6 quilômetros da Serra do Rio do Rastro, estrada eleita recentemente a mais espetacular do mundo. Esse é o desafio imposto à ciclistas de todas as partes do mundo, de estrada ou mountain bike. A prova vai acontecer no próximo dia 8 de março, com largada no município de Lauro Müller, às 15h30min, no Centro da cidade. A chegada será no Mirante da Serra, em Bom Jardim da Serra. De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo – FCC, João Carlos de Andrade, a federação organiza os últimos detalhes para realização da competição. “O Desafio da Serra do Rio do Rastro tem atraído cada vez mais participantes, de todas as regiões do país. Tivemos uma mudança apenas no horário da largada, devido às condições de luminosidade que a Serra nos oferece”, explica.
 
 
A Serra do Rio do Rastro está com todo trecho de iluminação desligado. Portanto, a saída ficou confirmada para as 15h30min no Centro de Lauro Müller. “É uma questão de segurança dos atletas. Mas o brilho do evento não irá perder”, garante Andrade. As inscrições para a prova encerraram na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro. Segundo a lista divulgada no site da federação, mais de 500 atletas se inscreveram para o desafio, inclusive ciclistas de outros países. Os organizadores alertam que não serão aceitas inscrições e nem pagamento de inscrições no dia da prova. Serão premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria. Haverá também medalha de participação para todos os competidores. Em função da prova, a Serra do Rio do Rastro vai ser fechada para o trânsito entre 15h00min e 17h00min no dia 8 de março.
 
 
VIAGENS CORPORATIVAS
 
Infinity Blue Resort & Spa
 
Turismo de eventos e negócios no Brasil tem sido um segmento rentável para o setor. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp) registrou um crescimento de 12% nos principais segmentos da indústria de viagens em 2013. Segundo o levantamento, apenas o setor hoteleiro nacional foi responsável por uma movimentação superior a R$ 2,4 bilhões, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. Mesmo em ano de Copa do Mundo, há previsões de incremento ou de que os números se estabilizem em relação a 2013. Afinal, já que o país é o sétimo destino internacional de eventos, a Copa pode ser considerada uma nova oportunidade para divulgar aos turistas estrangeiros e reforçar aos nacionais o potencial das regiões para receber eventos diversos.
 
 
Como o turista de negócios é um público mais exigente e qualificado, busca por praticidades e comodidades além de atendimento e equipamentos de qualidade é preciso estar constantemente investindo para atraí-los. Muitos, dependendo da quantidade de dias hospedados, aproveitam as horas livres para conhecer os atrativos da região. Resorts esperam manter os altos índices de ocupação no setor de eventos e negócios.  No ano passado os resorts tiveram ocupação recorde segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) com uma taxa de ocupação ao redor dos 60% chegando a uma elevação de 9% nas receitas. Somente o setor de eventos dobrou de 2008 para 2013 e a expectativa para 2014 é manter a taxa de ocupação e aumentar as receitas em 6%. “O segmento corporativo para eventos foi o que registrou a melhor performance. Queremos aumentar mais a sua participação no resultado geral do setor”, diz o presidente da Resorts Brasil Daniel Guijarro.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Copa do Mundo para os resorts não é vista como uma ameaça já que algumas delegações devem ficar hospedadas durante o período dos jogos. Cerca de quinze resorts associados à entidade são candidatos a receber seleções. Para os que estão longe das cidades sedes a expectativa é manter ou expandir os bons resultados do ano anterior. “Vamos investir em mais ações para o segmento de eventos, e ampliar as parcerias e campanhas dedicadas ao agente de viagem. Pretendemos realizar workshops e iniciativas de capacitação em outros centros, inclusive durante a BNT”, declara o diretor executivo da Resorts Brasil Ricardo Domingues. “Queremos mostrar o que já fizemos com o lazer: que o resort é um lugar de excelência para eventos”, complementa. Durante a 20ª edição da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul que irá acontecer durante os dias 23 e 24 de maio no parque Beto Carrero World em Santa Catarina serão apresentados entre os mais de 400 expositores opções de produtos e serviços voltados ao turismo de evento.
 
ITB-BERLIN
 
 
A Praia do Rosa (SC) vai figurar entre os destinos brasileiros apresentados ao mercado internacional de Turismo durante ITB-Berlin. O tradicional evento é voltado a realização de negócios e a troca de informações do setor e acontece em Berlim, Alemanha, até o próximo dia 09 de março. A baía catarinense será representada por Enrique Litman, associado à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa e presidente do Instituto Baleia Franca (IBF). Na ITB-Berlin estarão representantes de destinos internacionais de turismo, operadoras, sistemas de reserva, transportadoras, hotéis e demais fornecedores que integram a cadeia do turismo. O evento é uma ótima oportunidade para divulgar a Praia do Rosa (SC), única integrante brasileira do Clube das  Baías Mais Belas do Mundo. 
 
 
A ONG francesa, que conta com a chancela da UNESCO, em síntese valoriza as belezas locais, o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente. Durante a ITB-Belin, Enrique Litman, que também é vice-presidente da ONG para as Américas, participará de encontros de trabalho do Clube quando haverá avaliação do congresso da ONG, ocorrido em Camboja, Vietnã, no final do ano passado, os preparativos para o próximo congresso mundial programado para 2015 e pautas de trabalho ordinárias do grupo. Saiba mais sobre as atividades da ACIM/Praia do Rosa em www.praiadorosa.imb.br para ver a programação ITB-Belin www.itb-berlin.de/en/.
 
LIXO MARINHO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Sem qualquer apoio e com os olhos voltados para o futuro, o Instituro Baleia Franca segue em frente com a hercúlea tarefa voluntária de fazer seu seu trabalho de responsabilidade social, educação ambiental e pesquiSa. Crianças da comunidade e turistas, com o apoio da instituição, confeccionaram máscaras de carnaval com o tema Baleia e em seguida seguiram até a praia com o objetivo de alertar o público sobre a preservação do meio ambiente e a concientização de não jogar o lixo na praia, principalmente o lixo marinho. Com o auxílio de máscaras, realizaram um mergulho superficial e constataram a cruel realidade da quantidqde de lixo desde bitucas de cigarro, canudos a atas de alumínio. Após começamos com o reconhecimento do fundo mar, onde trabalharam junto a todos usando o principal tema: " Pertence ou não ao fundo marinho?" 
 
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Um dos eventos mais tradicionais do mês de março na capital catarinense está completando 20 anos. Realizado nas comemorações do aniversário do município, o concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis já está recebendo inscrições de profissionais, estudantes e apaixonados pela arte de fotografar. Os interessados podem se cadastrar até o dia 14 de março no Estúdio Vita Produções, na Rua Felipe Schmidt 706, loja 6, no Centro. Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos dias 22 e 23 de março, a vigésima edição do concurso será realizada em novo endereço na região central da cidade. A largada dos participantes está marcada para o sábado (22), às 12 horas, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, e o encerramento ocorrerá no domingo (23), às 18 horas, no mesmo local – ocasião em que as imagens registradas serão devolvidas em CD ou filme. O evento é gratuito.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em 2014, o concurso vai distribuir cerca de R$ 20mil em prêmios aos participantes que apresentarem as melhores imagens sobre o tema “Para além do que se vê”. Os candidatos acima de 18 anos podem se inscrever nas modalidades filme e digital, enquanto que a faixa etária de 6 a 17 anos pode concorrer na modalidade infantojuvenil. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura da Capital (http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.
 
 
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas t, odas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres. E pra não passar em branco, o meu restaurante preferido no Campeche durante o almoço deste sábado brindará a todas com uma dupla tocando chorinho e sambinhas. Isso sem contar com aquele feijoada especial de todos os sábado. Imperdível. 
 
CRIANÇAS & ADULTOS
 
Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, o concurso fotográfico de Florianópolis é um dos mais antigos do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade e contribuindo para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. Em 2013, 239 fotógrafos concorreram nas categorias acima de 18 anos e 21 participantes concluíram os temas propostos para a faixa etária de 6 a 15 anos. Em dois dias de atividades, o concurso registrou 2.994 imagens da cidade. 
 
INSCRIÇÕES
 
Moradores da Grande Florianópolis interessados em participar do concurso devem fazer a inscrição até 14 de março no Estúdio Vita, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 12 horas no sábado, para retirar o material de participação. No ato da inscrição, o candidato vai receber gratuitamente um CD-R ou rolo de filme (12 poses, colorido), previamente numerado conforme a modalidade escolhida. Para facilitar a participação de fotógrafos de outros municípios catarinenses e também de outros estados do Brasil, tendo em vista a grande procura por parte desse público, foi aberta a pré-inscrição pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com. Entretanto, o candidato deve confirmar a participação no dia da largada (22), até as 10 horas, retirando o CD ou filme e entregando a documentação exigida.
 
LARGADA E ENCERRAMENTO
 
Limitada a 450 participantes, a vigésima edição do concurso fotográfico terá duração de 30 horas. Todos os temas serão anunciados de uma única vez, na largada, às 12 horas de sábado (22) e, a partir daí, os candidatos inscritos nas modalidades acima de 18 anos devem registrar imagens referentes a 12 temas. Na categoria infantojuvenil serão exigidas apenas seis fotografias, uma por tema, com uso de máquinas digitais, tablets ou celulares. A maratona de fotos encerra no domingo (23), às 18 horas. A 20ª edição da maratona fotográfica vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios para os autores dos melhores conjuntos de fotos. Na modalidade filme, a premiação é de R$ 3,5mil (1º lugar) e R$ 2,5mil (2º lugar), enquanto que na modalidade digital varia de R$ 1mil a R$ 2,5 mil de acordo com a categoria de participação e a classificação obtida – primeiro ou segundo lugar. Além disso, haverá premiação de R$ 300 para os autores das 20 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão julgadora entre as imagens concorrentes nas modalidades filme e digital.
 
AVENTURA
 
 
Ambientada na primeira metade dos anos 1990, o projeto Siga em Frente começa a ser produzido neste final de semana. A história narra a vida de duas jovens numa aventura a partir do interior com destino ao litoral em que a paisagem expressa o sentimento das personagens. Siga em frente é uma criação de Marina Watson-Wood, responsável também pela direção de produção, e Viviane Mayumi, pela direção de arte, ambas formadas em cinema pela UFSC. Elas constroem a narrativa a partir de um story board fotografado para contar a aventura das personagens, que são fascinadas por filmes de viagem. A ficção vai ser apresentada ao público em abril ou maio em dois formatos. O primeiro é um catálogo com as fotografias das cenas em forma de fotonovela junto com um CD com a trilha sonora. E o segundo, uma instalação com dois automóveis dos anos 1970/90, num ambiente dos antigos autocines e com projeção da narrativa num telão. 
 
 
Em Siga em frente, Duda e Laura são amigas desde a infância e embora tenham personalidades diferentes, acalentam o sonho em comum de viver uma aventura, até que partem a bordo de um fusca munidas de uma câmera fotográfica, um mapa e um lista de pontos chaves que elas necessitam para viver um filme-de-estrada. Na empreitada, o que mais importa é a aventura do que o ponto de chegada, mas a viagem tem uma nuance perigosa. Duda tem um coração frágil e toma remédios. Quando parte em viagem, decide também se libertar dos medicamentos, mas esconde isso de Laura. Contemplado na categoria de artes visuais pelo Prêmio Elisabete Anderle, do Governo do Estado, a narrativa não possui diálogos e será fotografada ao longo de nove dias em Florianópolis, Palhoça e São Bonifácio. A direção de fotografia é de Danilo Fernandes Rossi e a trilha de Vinícius Ferreira e Leonardo Aquino.
 
 
FESTURIS JPA
 
 
O Grupo Catalão Serhs é o mais novo integrante da lista de expositores do ramo hoteleiro que estarão presentes na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de negócios e turismo do Nordeste. O Festival acontece em outubro, na Capital paraibana, onde o grupo divulgará seus dois hotéis localizados no Rio Grande do Norte, o Serhs Natal Grand Hotel, instalado na capital potiguar, e o Serhs Villas da Pipa Hotel, localizado na praia da Pipa, no litoral sul do Estado.Segundo a diretora de vendas do Grupo Serhs, Adriana Ferreira, como o mercado do Nordeste prestigia bastante os hotéis do Grupo, o Festival do Turismo de João Pessoa é um evento com enorme potencial de gerar cada vez mais resultados. "Com o crescimento da feira, esperamos uma quantidade significativa de agentes e operadores de turismo de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, mercados trabalhados frequentemente pelos nossos gerentes de conta", explicou. Para o público do evento, o Grupo Serhs divulga em seu estande atrativos sobre o resort cinco estrelas localizado em Natal, que dispõe de parque aquático, bares, restaurantes e salas para eventos, além do hotel do Grupo na Praia da Pipa, inspirado nas vilas existentes na Ilhas Baleares, na Espanha.
 
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festival do Turismo de JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o Festival recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.
IBEROSTAR
Clique na imagem para ampliá-la
 
Falando nisso, já que o que de melhor em turismo no Brasil estará na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, a Iberostar Hotels & Resorts, divisão hoteleira do Grupo Iberostar, que conta atualmente com mais de 100 hotéis em 16 países, incluindo o Brasil, também será um dos expositores presentes. “É sempre importante estarmos presentes em eventos deste porte para continuarmos com o trabalho de divulgação na região a respeito dos nossos estabelecimentos no Brasil”, comentou o diretor comercial e de Marketing do Iberostar Brasil, Orlando Giglio. Aos agentes e operadores de viagens presentes no evento, o Grupo apresentará os resorts Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte, localizados no Litoral Norte da Bahia, e o navio Iberostar Grand Amazon, que navega o ano todo no rio Negro e Solimões, no Amazonas. Ainda de acordo com o diretor, a Iberostar também pretende divulgar mais uma novidade em sua rede hoteleira no evento.
Clique na imagem para ampliá-la
 
“Teremos outra opção de hospedagem em 2015, quando iniciaremos a operação de mais um resort na região Nordeste, mais especificamente na Praia de Ipioca, em Maceió, Alagoas”, completou. Juntamente da rede de hotéis e resorts Iberostar, outros parceiros como importantes companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo - regionais, nacionais e internacionais, estarão presentes na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa. 
 
ROTEIRO CRIATIVO
 
 
Um novo roteiro turístico está sendo criado em Gramado. Situado entre a Várzea Grande e a Serra Grande, regiões do interior da cidade, o Roteiro Criativo contará com diversos pontos culturais e de artesanato próprios da região para oferecer esta nova rota de atrações para os visitantes. Um dos principais pontos deste roteiro é o Altelier Stahl, que foi todo montado e produzido pelo artista plástico Gilmar Stahl, que tem diversas obras em pontos de Gramado e também faz trabalhos para eventos como o Chocofest. Este novo roteiro de agro turismo criativo, cultural e de experiência, está sendo desenvolvido em parceria da secretaria de Turismo de Gramado e do Ministério do Turismo, tendo sua inauguração oficial prevista para a Festa da Colônia de Gramado. Esta iniciativa serve para promover e integrar a comunidade da região e apresentar diversos artistas e produtores que muitos da cidade ainda desconhecem.
 
 
O artista gramadense transformou um antigo abatedouro da família, na Serra Grande, em um atelier. Esculturas, desenhos, quadros, são aproximadamente mil trabalhos desenvolvidos por Stahl e que ficarão expostos para os turistas e a própria comunidade ter acesso e comprovar o grande talento do artista. 
Gilmar comemora que seu ateliê tenha sido inserido no roteiro e revela que tem planos muito maiores para o empreendimento continuar crescendo: “É um privilégio poder apresentar para toda a cidade e região os meus trabalhos, que foram feitos em muitos anos de profissão. Minha ideia é trazer trabalhos de mais artistas e colocar juntamente com os meus para fazer do ateliê uma referência em arte e cultura”, revelou Stahl. Stahl ainda revelou que as redes sociais o fazem trocar informações com artistas da América Latina e Europa, encontrando assim novas ideias e quem sabe no futuro fazer um intercâmbio de obras.
 
PROMOÇÃO DO DESTINO
 
No mês de  fevereiro a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer,  esteve divulgando o destino Canela em importantes eventos no Brasil. Nos dias 09 a 11 de fevereiro durante o  LACTE 9 - Latin American Corporate Travel Experience -  o maior encontro da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina, organizado pela ALAGEV - Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, sendo a ação em conjunto com as Secretarias de Turismo das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis e Porto alegre do II Liga Network.  Durante o dia 11, Canela também teve sua divulgação realizada no 6º Workshop Mundo Agaxtur.
 
 
Ocorreu ainda dois workshops onde a Assessora Técnica da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Ângela Tegner, apresentou aos operadores de viagens presentes o destino Canela com seus atrativos, hotelaria, gastronomia. Além destes eventos na Capital Paulista, Canela se fez presente também no dia 13 de fevereiro no mesmo Workshop em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, com mais de 100 agências, ações em parceria com a Schultz Operadora de Turismo com filiais em quase todo Brasil e a Vento Sul, Agência Receptiva de Turismo. No dia 19 de fevereiro, o Secretário de Turismo Leandro de Oliveira, participou da Rodada de Negócios Copa 2014 – Destino Argentina. Ainda no primeiro trimestre a Secretaria de Turismo de Canela estará reunindo o trade da cidade para apresentar as ações planejadas para o ano de 2014, bem como um relatório das atividades do ano anterior.
 
O melhor Bistrôt de Canela
 
CAPACITAÇÃO
 
 
Uma plateia eclética e formada por profissionais qualificados, assistiu, ao quarto módulo do projeto Viva Turismo, com o tema Produção de Eventos. Com conteúdo rico, abrangente e repleto de exemplos práticos, a jornalista e produtora cultural e de eventos, Iraci Seefeldt, envolveu os participantes apresentando aspectos fundamentais para o sucesso de um evento. Entre os assuntos abordados, destaque para a importância da criatividade; do planejamento; do uso de ferramentas práticas, como cronogramas e check list; fontes de financiamento e formas de captação de recursos públicos e privados; gestão de equipe; e distribuição eficiente de competências. A potencialidade do setor de eventos em Joinville e região ficou comprovada com o expressivo número de participantes do mini-curso. Entre os presentes, estavam profissionais atuantes em hotéis, agências de turismo receptivo, empresas de eventos, instituições de ensino, veículos de comunicação, representantes de entidades ligadas ao setor de turismo e eventos, e estudantes da área.
 
 
A consultora da ACIJ de Jaraguá do Sul, Vilce Moreira, veio a Joinville especialmente para o módulo do Viva Turismo e comentou: “Nossa cidade já oferece centros que são referência nacional e internacional para eventos. Por isso, buscamos capacitação”. Também de Jaraguá, a gestora do Convention & Visitors Bureau, Ariane Raizer, reforçou a importância da capacitação na cidade que tem o setor industrial como tradição, mas onde o turismo vem se desenvolvendo. “Precisamos conscientizar a nossa cidade sobre a importância do turismo e preparar os nossos profissionais para receberem bem os nossos visitantes”, disse Ariane. Representando as entidades responsáveis pelo Viva Turismo, estiveram presentes o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski; a professora da Univille, Yoná Dalonso; e o gestor do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Giorgio Souza. O próximo módulo do Viva Turismo acontecerá em março, na Estação da Memória, em data e horários a serem confirmados. O tema do evento será História e Cultura Joinvilense.
 
 
EMBRATUR
 
Na última quinta-feira o diretor Administrativo e de Finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, estave em Joinville para reunião com o núcleo do trade turístico da cidade. No encontro, Michreff – que também é joinvilense – reforçou o respaldo do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur em ações para o desenvolvimento turístico de Joinville e municípios da região. Entre os assuntos tratados, o cenário dos preparativos da Copa pelo MTur e Embratur, para esta região, com a confirmação de Curitiba para o mundial; convênios e editais do MTur e Embratur; perspectivas de apoio aos projetos da região. Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, a presença do diretor da Embratur foi de extrema importância para o turismo de Joinville.
 
 
"Foi uma excelente oportunidade para a nossa cidade. Estreitamos o relacionamento com o governo federal e buscamos apoio direto em importantes projetos que temos em Brasília. Além disso, recebemos um direcionamento efetivo para a viabilização de ações que visam o desenvolvimento do turismo de negócios e o turismo rural, bem como a promoção da marca Joinville, no cenário internacional", declarou Esbiteskoski.
 
KUROTEL
 
 
Mariela de Oliveira Silveira, médica diretora do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa Kur,  será palestrante  do  Healing Summit, evento que se realiza  no dia 4 de março em Berlim, na Alemanha.  O Kurotel é o único representante do setor de welness da América do Sul a participar do evento organizado pela Healing Hotels of the World,  exclusivo para 80 convidados divididos entra mídia global e delegações da área da saúde de todo o mundo. Dra. Mariela Silveira, médica nutróloga, acupunturiatra e autoridade em meditação - Presidente da ONG Mente Viva - recentemente esteve na Índia compartilhando seu conhecimento ao lado de Dalai Lama em um fórum que discutiu saúde e bem estar. Desta vez em Berlim, ela estará novamente ao lado das mais importantes personalidades da indústria de wellnes.
 
 
Ursula Karven, atriz que já participou de várias produções nacionais e internacionais e é hoje uma referência internacional quando o assunto é a prática de Yoga, tendo inclusive publicado vários best-selles sobre o assunto, estará ao lado da Dra. Mariela. As duas estarão presentes no painel cujo tema será "The Future of Healing" (O Futuro da Cura). Em paralelo ao evento, acontece a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim, aonde o Kurotel será a única empresa da América do Sul a participar do painel de saúde, sendo mais uma vez representado pela Dra. Mariela Silveira. A palestra que terá como tema "The great treasure hunt - on the journey to self Discovery" (A Grande Caçada ao Tesouro - uma jornada para o autodescobrimento), será apresentada à profissionais do mercado de turismo e imprensa mundial. A feira, conta com mais de 10 mil expositores e recebe cerca de 170 mil visitantes a cada edição.
 
CIRURGIA NOS SEIOS
 
 
Atenção meninas ! Segundo quem mais entende, meu amigão e um dos melhores cirurgiões plásticos do país, Felipe Bitencourt, o inverno é a época preferida para os que querem realizar uma cirurgia plástica. As temperaturas mais baixas facilitam o pós operatório e proporcionam ao paciente uma sensação maior de conforto. Uma das vantagens é que o processo de recuperação é feito com o uso de malhas, cintas e sutiãs, que seriam mais desagradáveis no calor. O clima quente exige mais cuidado com a pele, pois se recomenda que não haja exposição ao sol e que a mantenha sempre hidratada. Tão tá !
 

quinta-feira, 6 de março de 2014

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel


Diretor da Embratur em Joinville
Nesta quinta-feira (6/3), o diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, estará em Joinville e participará da reunião do COMTUR. Michreff – que é joinvilense – vai reforçar o respaldo do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur em ações para o desenvolvimento turístico de Joinville e municípios da região. Entre os assuntos da pauta, estão o cenário dos preparativos da Copa pelo MTur e Embratur, para esta região, com a confirmação de Curitiba para o mundial, convênios e editais do MTur e Embratur, além de perspectivas de apoio aos projetos da região. A reunião acontecerá no Centro de Convenções da Expoville, às 9 horas.
Profissionais no Viva Turismo


Uma plateia eclética e formada por profissionais qualificados, assistiu, na manhã de quarta-feira (26/2), ao quarto módulo do projeto Viva Turismo, com o tema Produção de Eventos. Com conteúdo rico, abrangente e repleto de exemplos práticos, a jornalista e produtora cultural e de eventos, Iraci Seefeldt, envolveu os participantes apresentando aspectos fundamentais para o sucesso de um evento. Entre os assuntos abordados, destaque para a importância da criatividade, do planejamento, o uso de ferramentas práticas, como cronogramas e check list, fontes de financiamento e formas de captação de recursos públicos e privados, gestão de equipe e distribuição eficiente de competências. A potencialidade do setor de eventos em Joinville e região ficou comprovada com o expressivo número de participantes do mini-curso. Entre os presentes, estavam profissionais atuantes em hotéis, agências de turismo receptivo, empresas de eventos, instituições de ensino, veículos de comunicação, representantes de entidades ligadas ao setor de turismo e eventos, e estudantes da área.

O Viva Turismo

O Viva Turismo é um projeto do Joinvile e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Fundação Turística de Joinville, Univille e demais entidades e organizações ligadas ao turismo da cidade.  A iniciativa tem como objetivo promover a consciência para o desenvolvimento turístico de Joinville, por meio de capacitação para profissionais que atuam na área de turismo e eventos, bem como ações que visam a mobilização da comunidade em geral, acerca da importância do segmento para a cidade. Os quatro módulos até agora realizados provaram que a consciência turística vem despertando, o que é muito positivo.
Festival Gastronômico Verão

Os 25 restaurantes que participaram da Edição Verão do Festival Gastronômico de Joinville, de 15 de janeiro a 02 de fevereiro, atenderam 28.684 pessoas, ou seja, um aumento médio de 15% no faturamento, fazendo jus ao tema “Já virou moda”. Os menus especiais a preços fixos já caíram nas graças dos clientes. O 6º Festival Gastronômico de Joinville foi promovido pela Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento e da CDL de Joinville, patrocinado por Trimania, Amorteceville, Paviloche e Madville, e contou com o apoio da RBS.
Delícias das frutas

Aproveitar as frutas da estação? O Senac teve esta ótima ideia, ao criar o workshop de chutneys, geléias e compotas, em aulas práticas, com degustação. São 12 horas às terças e quintas, das 14h às 17h. Inscrições à Rua Visconde de Taunay, 730, Joinville, fone: 3431-6666.

Prêmio para o Porto Itapoá

O Porto Itapoá recebeu o prêmio Ozires na categoria Empreendedorismo Ambiental, modalidade Empresa, pelo projeto “Recomposição da vegetação em um trecho da Orla da Praia da Figueira (Itapoá, SC) com a participação dos atores sociais locais”. O evento está em sua 7º edição e a cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Museu Oscar Niermeyer, em Curitiba (PR). A preocupação com a sustentabilidade está presente no dia a dia do Porto Itapoá, que investe em ações de preservação, monitoramento, educação ambiental e controle da fauna e flora do entorno do Terminal, com a participação ativa dos moradores da região. 

Nova Petrópolis valoriza suas raízes

A secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, divulga seu calendário de eventos para 2014, sob a tônica de valorização das raízes germânicas do município. No total, são oito grandes eventos até o final do ano, envolvendo diversas áreas, como malhas, folclore, flores, gastronomia e eventos religiosos. “O calendário tem todo o apelo que o visitante procura na cidade, porque buscamos sempre valorizar a cultura local”, resume o secretário de Turismo, Daniel Camargo.

Foto: Sabrina Schuster

O primeiro grande evento é a Magia da Páscoa, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de abril. Dez dias depois é o Festimalha, evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), que chega à sua 25ª edição. É o maior evento de malha tricot do sul do Brasil, de 1º de maio a 1º de junho, de quintas a domingos, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Já de 25 de julho a 10 de agosto é realizado o Festival Internacional do Folclore, que chega este ano à sua 42ª edição, valorizando as tradições e os costumes legados pelos antepassados. O Festival acontece junto a Praça das Flores (Rua Coberta) e pelas Sociedades Culturais do interior da cidade e reúne mais de 70 grupos folclóricos, 1,7 mil dançarinos, sempre prestigiado pelos dirigentes da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular – IOV.

Foto: Sabrina Schuster

Destaque para a gastronomia 

Pela primeira vez, a secretaria de Turismo vai realizar um evento voltado para a gastronomia, um dos pontos mais elogiados de Nova Petrópolis pelos visitantes. O 1º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis será realizado de 19 a 29 de junho no Parque Aldeia do Imigrante e oferecerá o melhor da produção colonial que a cidade tem com preços acessíveis. O evento tem por objetivo  valorizar a produção das agroindústrias da cidade e a gastronomia local. Já nos dias 1º e 2 de agosto, mais um evento específico: a segunda edição do Cervejomaníacos, que reúne as melhores cervejas artesanais produzidas no Rio Grande do Sul e do Brasil. Segundo o secretário de Turismo de Nova Petrópolis - “O evento visa difundir um jeito inteligente de beber cerveja, ou seja, diversas marcas de cervejas especiais e artesanais mesclado com muita animação alemã com as bandinhas típicas de Nova Petrópolis, gastronomia local, cursos de fabricação de cerveja e venda de insumos e equipamentos para os profissionais e amantes deste mercado que cresce exponencialmente.”

Festa da Primavera

Foto: Sabrina Schuster 

Quando a Primavera se estabelecer de vez no Sul do Brasil virá a Frühlingsfest, de 10 a 19 de outubro. “O Festival da Primavera reflete outra cultura muito presente em Nova Petrópolis, o cultivo de flores e os jardins da cidade. Por isso haverá venda de produtos e oficinas para jardins e flores, exposição de jardins e modelos de paisagismos elaborados por profissionais da cidade, e de gastronomia com flores, algo que está crescendo e tendo uma aceitação muito boa por parte dos restaurantes da cidade que durante esta época do ano, elaboram algum cardápio a base de flores comestíveis.” O evento acontecerá junto à Rua Coberta e Praça das Flores. O calendário de eventos de 2014 encerra com a programação de Natal, de 13 de novembro até 31 de dezembro, com o Show da Virada, que virou marca de Nova Petrópolis.

Atrações naturais e históricas

Conhecida  também como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é um município com 19 mil habitantes, que mantêm viva a essência da sua cultura germânica e dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural, através das bandinhas típicas alemãs, corais, grupos de danças, orquestras entre outras atividades. A preservação e a manutenção destes costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal. Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e os roteiros turísticos como o Roteiro Alemães do Sul e Recanto dos Pioneiros retratam a história do município, enaltecendo a preservação das raízes germânicas. Além disso, Nova Petrópolis proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, com atrativos naturais como o Ninho das Águias, o Paredão Malakoff e o recém lançado Roteiros e Paisagens - Roteiros de Natureza Auto Guiado, que direcionam o município ao turismo natureza. Talvez por toda essa qualidade de vida, Nova Petrópolis lidera o ranking da longevidade no Rio Grande do Sul.

Chocofest espera cerca de 400 mil
No mês de abril, Gramado sediará o maior evento de Páscoa do Brasil, inspirado na magia lúdica e na espiritualidade da data. Mais que isso, o Chocofest tem um importante compromisso social com a população da cidade e com os visitantes que recebe em 18 dias de programação. Além de oferecer uma extensa agenda cultural, proporciona ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil. E, dessa forma, a festa chega à 19ª edição, de 3 a 21 de abril. Com aproximadamente 50 apresentações, entre grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest dá asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reúne cerca de 400 figurantes, sendo 50% crianças.
Novo site e indicação a prêmios
Nesta edição o Chocofest investiu em um novo site, todo tematizado e com todas as informações do evento distribuídas de uma forma descontraída e atrativa. Este trabalho rendeu duas indicações a prêmios internacionais para sites. Estes prêmios serão entregues a partir de votações realizadas nos sites específicos, e quem acessar o site do evento, e quiser ajudar a ganhar este prêmio, pode acessar www.csswinner.com/details/chocofest-gramado/6547 ou cssreel.com/Website/chocofest-gramado e votar.

Don Pablo Collection

Quartos detalhadamente decorados, paisagens escolhidas a dedo, serviço de mordomia. Estas são apenas algumas das muitas regalias que a linha de hotéis boutique da rede Bahia Principe Hotels & Resorts, a Don Pablo Collection, oferece, e que se caracterizam por ultrapassar a fronteira do luxo, graças aos seus serviços personalizados e exclusivos, ao mesmo tempo em que os preços se mantêm acessíveis e com excelente custo/benefício para o tipo de regalias oferecidas. Dos 23 estabelecimentos do grupo, apenas seis recebem essa assinatura: Luxury Bahia Principe Cayo LevantadoLuxury Bahia Principe AmbarLuxury Bahia Principe Bouganville e Luxury Bahia Principe Esmeralda, na República Dominicana; Luxury Bahia Principe Runaway Bay, na Jamaica; e Luxury Bahia Principe Sian Ka’an, na Riviera Maia. Nenhum deles aceita menores de 18 anos. Camas king-size, banheiras de hidromassagem, SPA, mordomos para desfazer as malas, jantares ilimitados em restaurantes temáticos de alta gastronomia, amenidades Don Pablo Collection: tudo isso faz parte do pacote, em sistema all inclusive. Mais informações podem ser obtidas no site www.bahiaprincipe.com, com os principais operadores e agências de turismo ou na fanpage brasileira da rede: www.facebook.com/bahiaprincipebrasil.   

Marcas da história húngara



São mais de mil anos cheios de acontecimentos, batalhas, reis e rainhas, aliados e inimigos e algumas épocas pacíficas. A história da Hungria é tão rica e diversa que pode ser desvendada de várias maneiras. E a melhor maneira é ver com os próprios olhos. A arquitetura e patrimônios culturais húngaros são um dos aspectos que atraem incontáveis turistas de todo o mundo. Estar em uma esquina qualquer pode te levar a centenas de anos atrás. Existem desde ruínas romanas e igrejas góticas a casas centenárias e edifícios modernos. A arquitetura húngara se mescla com outras culturas estrangeiras e religiões e resulta numa impressionante combinação de edifícios e monumentos, como o maior spa medicinal da Europa, o Széchenyi Medicinal Bath, ou a maior sinagoga europeia Great Synagogue in Budapest. Vestígios romanos podem ser vistos em alguns anfiteatros, um aqueduto e casas de banho romanas. Fora da capital Budapeste, alguns túmulos na cidade de Pécs são exemplos raros do princípio do cristianismo, fora da própria Roma. No final do século XIX, a época de prosperidade incentivou um boom no setor de construção e diversos estilos passados foram revisitados, resultando em edifícios ecléticos como o Parlamento, tipicamente gótico, mas com uma cúpula renascentista.

Carnaval em São Paulo
O Carnaval 2014 de São Paulo começou com o lançamento do Censo (100 anos) do Samba Paulistano, que foi entregue na terça-feira pelo presidente da São Paulo Turismo, Wilson Poit, ao prefeito Fernando Haddad, durante a entrega da Chave da Cidade à Corte do Carnaval e vistoria do Sambódromo do Anhembi. O livro reúne os principais dados, números e informações históricas do Carnaval de São Paulo e também homenageia as pessoas que fizeram e que ainda fazem desta festa sua grande paixão, os maiores responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso do samba da capital paulista. A publicação homenageia ainda o centenário do Carnaval de São Paulo que coincide, justamente no ano em que a Copa do Mundo será no Brasil, com o centenário da primeira convocação da Seleção Brasileira de Futebol. O Censo (100 anos) do Samba Paulistano está disponível na íntegra no site do Observatório: (www.observatoriodoturismo.com.br) ou ainda no site oficial do Carnaval 2014 de São Paulo (www.cidadedesaopaulo.com/carnaval).

Exponáutica 2014

Embarcações de todo tipo e calado participam do evento

 Pela primeira vez na Ilha de Santa Catarina, a maior feira de negócios náuticos do Sul vai expandir seus espaços e seu potencial de movimentação econômica com uma nova versão do evento, agora, na Capital catarinense. Será de 27 a 30 de março, no CentroSul. Uma das novidades é que a feira também abre espaço para os fornecedores de menor porte da indústria catarinense. Segundo o relatório Indústria Náutica Brasileira de 2012, encomendado pela Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o Brasil hoje tem uma frota de cerca de 70 mil lanchas e veleiros. A região Sul tem o segundo maior número de embarcações, cerca de 25% de todo o território brasileiro. 

Visão Brasileira de Londres

Ponte-báscula sobre o Rio Tâmisa, construída em 1894, ao lado da Torre de Londres

Maria Lucia Guimarães, empresária e empreendedora que vive em Londres há cerca de quatro anos abriu agência de turismo “Off Route City Tour London”, que leva clientes para as principais atrações turísticas da cidade e também a lugares fora da rota do turismo convencional. Trata-se de um olhar brasileiro sobre um dos lugares mais visitados do mundo. O cliente viverá como um londrino, passeando a pé, de metrô e ônibus. “Uma das principais ideias da OFF ROUTE é dar alternativa aos turistas para irem a locais onde o turismo convencional não leva e mostrar um pouco da rotina e dos lugares conhecidos apenas por quem mora aqui”,  explica a empresária.