terça-feira, 2 de setembro de 2014

GASTRONOMIA É DESTAQUE NO SHERATON RESERVA DO PAIVA - por João Zuccaratto




Gastronomia é destaque no Sheraton Reserva do Paiva A gastronomia é um dos destaques oferecidos aos hóspedes pelo novo Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center. Inaugurado no último dia 16 de junho, e localizado no Cabo de Santo Agostinho, litoral Sul do Estado de Pernambuco, o cinco estrelas da rede internacional conta com dois espaços especiais para se degustar as delícias da sua cozinha: o belo Restaurante Paiva Grill e o Lobby Bar, locais de convivência e lazer.


Tanto um quanto o outro estão abertos não só para hóspedes, mas também 
para o público em geral. O menu à la carte exibe combinações requintadas 
de sabores especiais, arranjos criativos e vinhos qualificados. Opções locais 
e patos internacionais, tudo delicioso, compõem o bufê. O serviço dinâmico 
e prestativo inclui estações de cozinha ao vivo e, também, preparações à 
frente dos comensais, satisfazendo paladares dos simples aos requintados.


Quem comanda as receitas e os fogões é o renomado chef português 
Fernando Fonseca. Com 52 anos e longa carreira profissional, já atuou em 
hotéis top no Brasil e no exterior. Sua culinária é marcada por raízes lusas, 
tradição europeia e valorização de ingredientes regionais. “Amo minhas 
origens e acredito ser esta identidade a maior qualidade de um cozinheiro. 


Ele é decisiva para privilegiar os produtos e seus sabores” — completa.
Toda esta arte pode ser comprovada no Restaurante Paiva Grill, com sua 
ambientação elegante e contemporânea. De acordo com Fernando Fonseca, 
a cozinha ao vivo e uma grelha vertical são pontos de destaque. A primeira 
é a culinária produzida à vista dos clientes, total ou parcialmente. “É bem 
interessante ver ingredientes virando um prato saboroso e perceber que, às 
vezes, aquilo não é tão difícil quanto parece à primeira vista” — esclarece.


Já a grelha vertical permite irradiação de calor uniforme e constante. E isto 
resulta em cozedura controlada e eficaz, pois os espetos rodam o tempo 
todo, podendo ser colocados em ângulos e aproximações variadas. “O 
componente lúdico é óbvio: o cliente vê o surgimento da cor dourada, sente 
perfume do tempero e antecipa como estará fantástica a carne, o peixe ou o 
vegetal. No Brasil, só existem duas como essa. Uma é a nossa” — revela.


Entre os destaques do cardápio estão frango picante, leitão preparado como 
em Portugal, carnes especiais e frutos de mar. “Meu objetivo é dar destaque 
especial aos crustáceos, numa perspectiva diferente, pois gosto do que vem 
do oceano. E meu trabalho não é dirigido apenas aos hóspedes. Aguardo o 
público das cidades vizinhas” — enfatiza Fernando Fonseca, deixando no 
ar a expectativa de pratos maravilhosos para quem visita o Paiva Grill.


Este Sheraton é o primeiro hotel internacional cinco estrelas na Reserva do 
Paiva, localizada a aproximadamente 30 minutos de Recife. Oferece 298 
apartamentos — incluindo 18 Suítes Club e uma das maiores presidenciais 
da região, com 120 metros quadrados. Todos os quartos ostentam a cama 
exclusiva da marca, a Sheraton Sweet Sleeper Bed. Para mais informações 
e reservas, de uma boa navegada pelo www.sheraton.com/reservadopaiva.


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MIDIATUR - por Zeni Rates - Jornalista - ABRAJET-SC



Assessoria de Imprensa para Eventos



Com mais de 15 anos de experiência na divulgação de eventos e congressos, a jornalista Zeni Rates, diretora da empresa MIDIATUR, vai ministrar de 15 a 19/09, em Florianópolis, o curso “Assessoria de Imprensa para Eventos”. O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade de aprimorar as técnicas e ampliar conhecimentos sobre o papel da comunicação no êxito de um evento. Visa com isso contribuir para maximizar os resultados da divulgação, ampliar contatos e gerar novos negócios. A comunicação é fator fundamental no resultado de qualquer tipo de evento, seja congresso, seminário, feira, workshop, show artístico ou encontro técnico ou científico. O curso destina-se aos comunicadores com atuação na área, estudantes de jornalismo e turismo e dirigentes de empresas organizadoras de eventos, prestadores de serviços, profissionais, agentes públicos com atuação na área e professores de turismo e hotelaria. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a necessidade de investimento em comunicação através de profissionais qualificados e ressaltar a importância da comunicação entre promotores, prestadores de serviços e a mídia. Informações/Inscrições: (48) 3269-8543 / 9960-0109 / midiatur@midiatur.com.br



Projeto Educantur é lançado em Florianópolis

clique na imagem para ampliá-la 


Uma viagem pode ser mais que diversão, proporcionando também aprendizagem através de atividades pedagógicas que ajudem a entender na prática os conteúdos repassados na sala de aula. Este é o objetivo do Projeto Educantur: oferecer roteiros turísticos em cidades catarinenses, com um suporte didático, voltados a estudantes brasileiros e estrangeiros. Inédita no Brasil, a proposta foi apresentada dia 27/08, no Il Campanário Villaggio Resort, em Florianópolis ao trade turístico por sua idealizadora, a empresária Ely Silveira. O projeto está na fase de captação de recursos. A previsão é que já em 2015 seja implantado em três cidades – Florianópolis, Balneário Camboriú e Fraiburgo –, com planos para ser replicado em outras sete, numa segunda etapa. Ely conta que depois de três anos tentando viabilizar a ideia com o apoio do governo estadual, decidiu tirá-lo do papel com a parceria da iniciativa privada e associações do setor. Andrea Druck, diretora do Grupo Habitasul, elogiou a iniciativa. “É um projeto inovador, não apenas para o turismo e a cultura, mas também para a educação. A estratégia vem ao encontro de uma necessidade de Florianópolis, que é desvincular o destino de apenas sol e mar”, afirmou. O Grupo atua em Jurerê Internacional, na capital catarinense e foi um dos primeiros apoiadores do Educantur.






Florianópolis será sede da VI edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios), que será realizado nos próximos dias 29 e 30/09. O evento contará com diversas palestras de qualificação e motivacional direcionadas aos profissionais de turismo. O objetivo é preparar os profissionais para lidar com entraves como períodos sazonais e para que comercializem e divulguem de forma sustentável os destinos, produtos e serviços de turismo em exposição na feira que acontece paralela ao evento. O encontro contará com caravanas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores. Os interessados em participar devem fazer a inscrição no site: www.ftnonline.comno link credenciamento e enviar e-mail para: press@ftnonline.com; com nome completo, CPF e local de saída. Inscrição de jornalistas no link: no link credenciamento imprensa;



Empreende Brazil Conference


Acontece em Florianópolis, no próximo dia 25, o Empreende Brazil Conference, primeiro evento de empreendedorismo com 24 horas de duração do sul do Brasil. O objetivo é disseminar e fortalecer o empreendedorismo em Santa Catarina. Estarão em discussão assuntos relevantes com exposição de opiniões e tendências, visando atualizar os empreendedores, potencializar e fortificar suas redes de relacionamento. Também tem como meta oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e inspirar-se em referências nacionais, participar de oficinas visando o desenvolvimento do negócio frente ao mercado, promover network visando alavancar as redes de contatos, troca de experiências com mais de 2000 participantes e imersão teórica e prática em empreendedorismo. O evento acontecerá no Espaço Floripa: Av. Paulo Fontes, 1250 - Centro – Florianópolis, SC. Mais informações: atendimento@lusch.ag; Fones: (48) 4009-3775 / 9979-0373 / 9924-4047. Confira: http://empreendebrazil.com.br/    



Brasil, destaque mundial em eventos


Consolidado como um dos países mais procurados para a realização de eventos do segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events), o Brasil vive um novo momento na captação e promoção de seus destinos. A afirmação é de Arnaldo Nardone, presidente da ICCA (Internacional Congress and Convention Association). Segundo Nardone, o Brasil é extremamente exitoso na realização de eventos e promoção de seus destinos turísticos, mas ressalta que é necessário um envolvimento maior de todos os atores da cadeia produtiva, maior investimento no capital intelectual, profissionais mais qualificados e maior interação entre os setores públicos e privado. "Para buscar maior crescimento no mercado, o Brasil deve apostar em encontros regionais, trocar experiências com os países latinos, reposicionar a imagem do continente, não só com publicidade, mas principalmente com gestão profissional", destacou Nardone. O Brasil ocupa hoje a primeira posição na lista de países sul-americanos que mais apoiam a captação e a realização de eventos. Em 2013, o País recebeu 315 congressos e convenções de negócios, o que representa 61% dos eventos realizados na região. (Fonte: Revista Eventos). O crescimento do turismo de eventos no país é também assunto de capa do Jornal de Turismo /RJ e que pode ser lido no link:



FGTS poderá ser usado para viagens de turismo


Encontra-se em análise na Câmara dos Deputados, em Brasília, a proposta do uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento de viagens. Os parlamentares vão discutir o Projeto de Lei 7.275/14 que permite ao trabalhador utilizar até 30% dos recursos de conta do FGTS para custear viagens de turismo. Mas, os destinos devem ser nacionais e o interessado deve ter pelo menos 5 anos de registro em carteira. O autor do projeto, deputado Valadares Filho (PSB/SE), acredita que a medida vai estimular o turismo interno no país, “com impactos positivos para amplos segmentos da população”, ressaltou. Como argumento em favor da proposta o deputado afirma que os brasileiros respondem por 85% do turismo interno e que o potencial de crescimento da participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) é de 3,6% (cerca de R$ 132 bilhões). O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Turismo, Trabalho, Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e de Cidadania.



Festival náutico Tedesco Marina


De sexta a domingo próximo (05 a 08/09), das 10h às 20h, acontece na Tedesco Marina Garden Plaza, em Balneário Camboriú, o 7º Festival Náutico Tedesco Marina, maior evento náutico do sul do país. A expectativa da organização é de receber cerca de 10 mil visitantes nos quatro dias do evento. Estarão expostos de motos aquáticas a lanchas para esportes náuticos ou barcos mais compactos, a grandiosos iates de alto luxo de mais de 70 pés. Renomadas marcas como Absolute, Azimut, Bayliner, Chris Craft, Evolve, CimitarraIntermarine, Schaefer, Sea Ray, Sessa, Sunseeker, Malibu, Tango, Triton e Yamaha são presenças confirmadas. O Festival Náutico é o único do gênero no país a oferecer cursos de arrais e mestre amador realizados durante o evento pela empresa Rafael Despachante Marítimo em parceria com a Capitania dos Portos de Itajaí. “O Festival este ano trará muitas novidades do setor náutico e do mercado de alto padrão. Nossa expectativa é receber cerca de 10 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios”, anuncia Juliana Tedesco dos Santos, diretora executiva da Tedesco Marina. Confira: http://www.tedescomarina.com.br/

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



PISTA DE POUSO
Enquanto o nosso governador Raimundo Colombo enrola com o aeroporto de Jaguaruna e Correia Pinto, a ampliação da nossa pista de pouso internacional  Hercílio Luz terá atraso mínimo de dois anos. Em reunião na FIESC, o cabide de empregos da Infraero afirmou que irá substituir empresa executora da obra. A construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, ESTAVA prevista para ser concluída este ano, todavia não não estará pronta antes do fim de 2016. A estimativa é do próprio superintendente Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza, que participou da reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
De acordo com Souza, a estatal finalmente fará a rescisão do contrato assinado com o Consórcio Espaço Aberto. O motivo é a lentidão na execução da obra, que, desde a sua assinatura, em 2012, teve apenas 7% dos trabalhos concluídos. A empresa que ficou em segundo lugar na concorrência deve ser convidada para assumir a execução. Após a assinatura do contrato, ainda sem data definida, a nova empresa terá 18 meses para concluir o serviço.
NOVO RISCO
No entanto, na opinião do presidente da câmara e vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, este encaminhamento pode não resolver a questão. "Corremos o risco de que a nova empresa, a ser contratada, tenha as mesmas dificuldades da primeira. Então, é importante que se faça um regime diferenciado de contratação, para que tenhamos uma conclusão mais rápida e com a qualidade desejada pela sociedade catarinense", afirmou. Evidentemente que pela gigantesca incompetência, os representantes da construtora Espaço Aberto, presentes na reunião, não quiseram se manifestar. Vale informar ainda que a ampliação da pista para a recepção de aviões maiores, reivindicada por empresas que operam no local, não está nos planos da estatal. Souza afirmou que ela será estudada, mas que não há previsão de prazo para início dos trabalhos.
EDUCANTUR
Educando através do turismo, é uma grande inovação para o turismo e para a educação e que representa uma revolução para Santa Catarina, foi lançado no Resort Il Campanário, em Jurerê Internacional, com a presença da Presidente da ABAV-SC, Ely silveira e da Secretária de Turismo de Florianíopolis Maria Claudia Evangelista. O objetivo do EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para os estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará aprendizagem e diversão. Os pacotes EDUCANTUR consistem em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem atividades pedagógicas de fixação do conteúdo escolar conduzidas por especialistas nos locais de interesse. Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos vão optar por um destino memorável, onde amigos vão viver experiências que vão acompanhá-los pelo resto de suas vidas, com seus colegas. Os pedagogos irão eleger um nos conteúdos EDUCANTUR para o destino e a escola receberá todo o material pedagógico relacionando o destino para o qual viajarão e as atividades pedagógicas que vivenciarão com a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que utilizem em sala de aula. Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimento, os estudantes participarão de atividades práticas com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR.
Jantar no Il Campanário - Clique na imagem para ampliá-la
São geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo que mostrarão aos alunos como aquilo que aprenderam acontece na vida real! "Queremos levar o EDUCANTUR a diversos destinos turísticos em Santa Catarina, porém nesta primeira etapa iremos selecionar três destinos para iniciarmos o projeto, Florianópolis, Balneário Camboriú e Fraiburgo. Estes serão os destinos a serem desenvolvidos já a partir de 2015" afirma Ely Silveira, autora do projeto. "O valor arrecadado nesta campanha será utilizado para desenvolver Roteiros e Conteúdos Pedagógicos para 3 destinos pré selecionados. Este é o nosso compromisso". A campanha precisa arrecadar R$ 74.950 para desenvolver os conteúdos pedagógicos e capacitar os operadores turísticos das principais cidades brasileiras para os 3 destinos selecionados. No entanto, caso ultrapassado este valor, serão selecionados mais destinos para serem desenvolvidos, e QUEM VAI ESCOLHER O DESTINO É VOCÊ! A cada R$ 15.000,00 em que ultrapassarmos nossa meta, um destino será escolhido por votação entre os doadores do projeto. Cada voto tem o peso do valor doado.
REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO
A regionalização do turismo, desenvolvendo o turismo nacional no interior do Brasil é um dos grandes desafios do trade turístico atualmente. A infra-estrutura turística, composta por hotéis, trasportes, atrações turísticas, dentre outros, costuma ser sobrecarregada nas temporadas turísticas, que tendem a coincidir com as férias escolares. Fora das altas temporadas, o trade turístico encontra dificuldades severas para manter a suas operações com qualidade, manter empregos e a viabilidade dos estabelecimentos. O EDUCANTUR pretende prover o fluxo de grupos de estudantes exatamente nos períodos de aula, ou seja, nas baixas temporadas, quando eles são mais necessários. "Pretendemos assim combater os efeitos da sazonalidade no turismo e incentivar a regionalização dos destinos. Nosso objetivo é atender a todos os estudantes!" afima Ely silveira. 
"Sabemos que muitos não podem arcar com os custos de uma viagem e nunca teriam acesso ao que estamos fazendo. Por esse motivo, criamos um modelo sustentável onde a própria operação turística financia o serviço para quem não pode pagar. Assim, todos os fornecedores do EDUCANTUR sejam eles hotéis, transportadores rodoviários ou atrações turísticas, precisam concordar em disponibilizar gratuitamente seus serviços a um grupo de alunos da rede pública de Santa Cataria a cada 10 grupos pagantes recebidos através do Educantur. Desta forma os estudantes da rede pública terão acesso aos mesmos materiais pedagógicos, passeios e hotéis que todos os estudantes que participam da experiência EDUCANTUR utilizam," conclui. 
RECOMPENSAS
Cabe ainda informar que as Recompensas com FAMTOURS incluem alimentação dentro das regras de cada fornecedor, hospedagem e translados a partir de Florianópolis. Trasporte aéreo a partir de SP em vôos determinados pelo projeto Educantur serão analisados de acordo com a origem do doador, sem permutação por outras origens.PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA É SÓ CLICAR AQUI.
GERENTE GERAL
Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa ganha novo reforço. Trata-se do amigo Humberto Santos Cordeiro como novo gerente geral do empreendimento. Cordeiro possui mais de 30 anos de experiência no Brasil e Exterior, tendo atuado como executivo no St. Regis Hotel (Sheraton Luxury Collection), e como administrador da renomada Mansão Versace, ambos em Nova York (Estados Unidos). “Acreditamos que com a experiência que Cordeiro adquiriu pelas suas passagens em consagrados empreendimentos hoteleiros mundiais irão contribuir significativamente para que o Infinity Blue possa elevar ainda mais o padrão e ganhe mais destaque no cenário nacional e internacional”, afirma Alberto Cestrone.
76ª FESTA DAS FLORES
Clique na imagem para ampliá-la
Até o dia 25 de setembro, estão abertas as inscrições para o Concurso de Jardins, da 76a Festa das Flores de Joinville. A tradicional competição elegerá os mais belos jardins, em cinco diferentes categorias: residencial urbano, residencial rural, jardim escolar, jardim empresarial e parceria verde. Os quesitos avaliados serão hamornia, ornamentação, manutenção, motivação e recursos utilizados. A avaliação dos jardins inscritos será realizada pela comissão julgadora, no período de 15 a 31 de outubro. Já a premiação acontecerá no dia 15 de novembro, durante a programação da 76a Festa das Flores, no Complexo Expoville. O regulamento completo e o formulário para inscrição gratuita no Concurso de Jardins estão disponíveis no site www.festadasflores.com.br.

PORTO BELO & PITARUBA
Uma comitiva do município de Porto Belo esteve em Piratuba para uma visita visita técnica a qual faz parte do projeto de revitalização turística da cidade, que fica em nossa Costa Esmeralda. O objetivo dos visitantes é buscar exemplos e experiências bem sucedidas no turismo. De Porto belo vieram comerciantes, empresários, hoteleiros, vereadores, artesãos, o prefeito e servidores municipais, onde conheceram a estrutura de hospedagem, o comércio, o Parque Termal, outros atrativos turísticos e o Centro de Eventos. Dados referentes ao turismo e o desenvolvimento local também foram abordados. “Piratuba se destaca no turismo, o trabalho desenvolvido aqui é realmente um exemplo. Nosso objetivo foi conhecer o processo de desenvolvimento do município, extrair informações, conhecer as estruturas, trocar experiências e levar experiência para Porto Belo”, explica o consultor do SEBRAE, Sérgio Monteiro, que coordenou a visita técnica.
Porto Belo, que é a capital catarinense dos Navios Transatlânticos e conhecida pelas praias, conta com 17 mil habitantes. De acordo com dados da Prefeitura, o município recebe cerca de 500 mil turistas todos os anos. “Estamos trabalhando para reestruturar nosso turismo e Piratuba é um bom exemplo. Percebemos que aqui existem alguns diferenciais. Além do Parque de Águas Termais e outras opções, o município tem este Centro de Eventos que também traz visitantes e movimenta a cidade”, observa o prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro. “Vejo que é necessário envolver a iniciativa privada, o trabalho em conjunto faz a diferença, um exemplo é a Associação dos Hotéis aqui que funciona bem. Não se pode esperar que tudo parta do setor público, é preciso parcerias”, avalia Guerreiro.
VILA DO FAROL
Clique na imagem para ampliá-la
A Pousada Vila do Farol, em Bombinhas-SC, capitaneado pela Priscilla Aguiar, sempre fecha suas portas por algumas semanas antes das férias de Julho para reformas e inovações constantes, a fim de melhor atender turistas e hóspedes costumeiros que desejam estar bem instalados em nossa Costa Esmeralda. Vim conferir e sempre me surpreendo com o zelo que o Vila se prepara para estar sempre a frente. Sua arquitetura foi inspirada na arquitetura mediterrânea, com uma conjunção de cores fortes, que se harmonizam junto ao belo mar de Bombinhas.

Por lá o ator e cineasta Werner Schunemann: "Entre um set e outro de filmagens e gravações, é neste cenário que eu descanso e valorizo a felicidade da minha minha família. Para nós, a Vila do Farol é única".Afirma com orgulho.  Clique na imagem para ampliá-la
É uma verdadeira obra de arte, com o farol estilizado, numa criação de rara sensibilidade do renomado artista plástico Antônio Mir, e embora tenha sido inaugurada no final de 2000, já se caracteriza como um dos cartões postais de Bombinhas. Além da arquitetura peculiar a Pousada Vila do Farol oferece uma estrutura de qualidade, com o que há de mais moderno na indústria hoteleira e uma equipe de profissionais preparados para prestar um serviço personalizado e de qualidade. Recomendada por todas as principais publicações sobre o Turismo no Brasil, a Pousada Vila do Farol foi considerada pela Revista Viagem e Turismo Especial como ideal para famílias e apontada desde o ano 2000 pelo Guia 4 Rodas como a mais confortável de Bombinhas. E eu afirmo ser a mais pura verdade. 
FESTIVAL DE TURISMO JPA
Junto ao inconfundível som de uma Harley Davidson, escuta-se a locução: “Welcome to the Harley Motor Show!”. É assim que começa essa inesquecível experiência ao se acessar o Bar / Museu pelo elevador panorâmico do prédio. O Harley Motor Show estará no Festival JPA!

GESTOUR BRASIL
A Gestour Brasil, empresa que lançou em abril deste ano a plataforma digital de última geração voltada para o segmento de turismo (www.gestour.com.br), foi enquadrada no edital no edital do SEBRAETEC, programa do SEBRAE-PR, que apoia e incentiva iniciativas inovadoras na área de tecnologia, oferecendo subsídios em serviços para o seu desenvolvimento. Após passar por duas seleções, a primeira técnica, onde foram disponibilizadas todas as informações de desenvolvimento e aplicação da plataforma, e a segunda, uma entrevista junto a uma banca técnica examinadora, o e-marketplace da Gestour Brasil foi considerado merecedor do benefício e assina hoje (29) a contratação na sede do SEBRAE-PR.
SERVIÇOS TECNOLÓGICOS
O E-marketplace Gestour Brasil reúne em uma só plataforma toda a oferta de serviços tecnológicos para a cadeia econômica do turismo: meios de hospedagem e de transporte, operadoras, agências de viagens e demais interessados no processo de comercialização. Consiste em um novo conceito de gestão, promoção, distribuição e comercialização integrada de produtos e serviços nacionais para brasileiros e estrangeiros através da internet.
NOVAS ESCULTURAS
O Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon) acaba de receber oito novas esculturas em homenagem a cultura do Estado e aos pernambucanos. As obras foram confeccionadas por escultores de Fazenda Nova, no Município de Brejo da Madre de Deus, e fazem parte do projeto "Parque das Esculturas". A exposição permanente fica na área externa do Cecon, na Agamenon Magalhães.


FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO 2014 - por João Zuccaratto

Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital 
do Estado do Espírito Santo

Toronto apresenta uma arquitetura magnífica aos seus visitantes Equador é mais um dos países da América Latina possíveis expositores nas Serras Gaúchas
clique na imagem para ampliá-la

Toronto, maior cidade do Canadá, representará aquele país no Festival de Turismo 2014Considerado um destino acolhedor, a quarta maior cidade da América do Norte e a maior do Canadá, Toronto vem ganhando destaque entre turistas mundo afora. Em 2013, bateu recorde de visitantes estrangeiros, com 1,42 milhão de pessoas. Porém, uma vez que a pesquisa não incluiu visitantes oriundos dos Estados Unidos, aquele número é ainda maior. Este magnifico destino estará presente na edição 2014 do Festival de Turismo de Gramado.

O Brasil tem uma grande parcela no crescimento do turismo no Canadá. No último ano, 79 mil brasileiros embarcaram para aquele país, deixando por lá cerca de US$ 160 milhões. Isto representa uma média de US$ 1,9 mil por pessoa, sendo este o maior gasto frente às outras nacionalidades. Além disso, somos também o que mais tempo permanecemos, com uma média de 19 diárias. Ou seja: o mercado daqui não pode mais ser deixado de lado.

É importante lembrar, ainda: Toronto é hoje a cidade no exterior que mais recebe estudantes brasileiros, em busca de aprendizado e fluência no inglês. E dispõe de variada gama em alternativas para lazer e entretenimento. São variadas opções de passeios, restaurantes, shows e exposições. No verão, de junho a setembro, megaeventos gratuitos, frequentados, em sua maioria, por jovens, sejam eles canadenses e um sem número de estrangeiros.

Outra grande vantagem está na obtenção do visto. Com uma burocracia simplificada, pode ser feito sem sair de casa, através de um despachante autorizado. Pedidos de permanência temporários são emitidos em menos de uma semana, período bem mais curto em relação aqueles exigidos por nações de língua inglesa como Austrália, Estados Unidos ou Inglaterra. Mais complicados, podem demorar até dois meses para serem concedidos. 

A diretora Marta Rossi, a embaixadora do Equador, Laura Donoso Gonzalez, e o diretor Eduardo Zorzanello

Cada vez mais, o mercado latino americano vê o Festival de Turismo de Gramado como a ferramenta ideal para trocar ideias e fazer negócios com os profissionais do setor. Na atualidade, é evento apresentando o maior número de agentes de viagem circulando por seus corredores da América do Sul. E, por este motivo, os países latinos têm-se voltado para a feira das Serras Gaúchas como referência para apresentar seus principais atrativos.

Na última semana, dois dos diretores da realização, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, estiveram na embaixada do Equador em Brasília, para discutir a participação daquela nação na edição 2014. Afinal, somente ano passado, aquele destino recebeu mais de 19,4 mil turistas brasileiros, significando 7% a mais que em 2012. Destes, muitos são da Região Sul do Brasil, o que fortalece ainda mais o potencial de negócios a serem gerados por aqui.

Além do território na América do Sul, o Equador possui também as Ilhas Galápagos, 1.000 quilômetros distantes do continente. Seu território de 256 mil quilômetros quadrados, é cortado ao meio pela linha que divide o globo terrestre em duas metades iguais, a Norte e a Sul. Sua principal língua é o espanhol, falada por 94% da população. Mas, entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão quíchua, shuar e outros 11 menos conhecidos. 

Sua capital, Quito, é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1970, pelo centro histórico mais preservado e menos alterado de toda a América Latina. Também Cuenca recebeu esta láurea, em 1999, como exemplo de cidade planejada no estilo espanhol colonial. Considerado das regiões de maior biodiversidade do planeta por unidade de área, a atual Constituição foi a primeira no mundo a reconhecer legalmente os direitos da natureza.

Festival de Gamado fecha parceria com a TTG, mais feira da Itália voltada para o turismo

A feira italiana TTG de 2014 terá 1.400 expositores e receberá mais de 50 mil visitantes

Dois eventos mundiais referência de qualidade e bons negócios estão agora com uma parceria que promete atrair ainda mais o trade turístico. Em 2014, tanto o Festival de Turismo de Gramado estará presente com stand na TTG Itália quanto aquela mostra terá seu espaço no evento brasileiro. Esta é mais uma demonstração da forte aproximação de uma das mais importantes realizações nacionais com o mercado internacional. No caso, a Europa. 

Com estantes próprios na feira parceira, cada evento terá a oportunidade de apresentar seus objetivos e o que oferece de melhor para o profissional de um potencial destino. A TTG, com 1.400 expositores e 51 mil visitantes, acontece de 9 a 11 de outubro, na cidade de Rimini. Ela ocorre exatamente um mês antes do Festival. Estas datas tão próximas servirão para manterá o foco de todo o setor turístico mundial nestas duas grandes promoções. 

Caravanas internacionais impulsionam turismo do Estado do Rio Grande do Sul

A tradicional recepção que o Festival de Gramado faz para os agentes de viagens, operadores e jornalistas especializados vindos do exterior revela, nesta edição 2014, roteiros criativos pelo Estado do Rio Grande do Sul. Dentre os Municípios já engajados para consolidar ainda mais as caravanas internacionais está Garibaldi. Sua secretária de Turismo, Ivane Fávero, ressalta a importância de receber estes visitantes e o diferencial da região.

— O Festival exerce importante papel na promoção de nossa Serra Gaúcha para todo o mundo. Receber caravanas dos mais diversos países, e mesmo aquelas nacionais, possibilita divulgar para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Seus integrantes contribuem com feedback para a oferta local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos — declara 

Garibaldi aproveita esta oportunidade para intensificar a publicidade de seus principais atrativos. Um deles é Rota dos Espumantes, cobrindo 20 vinícolas. Outro, é o Passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho e música tradicional. Há, também, a Estrada do Sabor, diferente roteiro no qual, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior. Estas serão algumas das riquezas a serem conhecidas pelos profissionais de fora.

Os roteiros das caravanas foram modificados, de maneira que os visitantes percorram mais cidades da Serra e, assim, conheçam melhor o conjunto de produtos a serem exibidos. Segundo a diretora Marta Rossi, essa relação pretende fortalecer o turismo em toda a região. “A intenção é consolidar ainda mais a parceria com empresas e países, com o intuito de atrair um maior número de turistas para a Serra Gaúcha e o Estado” — finaliza.


O passeio de Maria-Fumaça é uma das atrações do Município de Garibaldi, localizado nas Serras Gaúchas e muito próximo à cidade de Gramado Festival presente em Encontro Nacional de Agências de Viagem Membros da diretoria do Festival de Turismo de Gramado participaram do mais recente Encontro Nacional das Agências de Viagem. Esta importante realização aconteceu de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos Taiwan, no Município de Ribeirão Preto, situado no interior do Estado de São Paulo. Os executivos Andréia Oliveira e Eduardo Zorzanello foram prospectar clientes e estreitar laços com o mercado paulista e Nacional.

A feira, caminhando para 20 anos, reúne agentes de viagens e profissionais do setor de todo o País. Estes, além de participar de palestras técnicas, podem conhecer as novidades do mercado, projetadas para a próxima temporada. Neste sentido, tanto Andréia quanto Eduardo tiveram como contribuir. O Festival, com 80% dos espaços vendidos, terá muitas coisas novas. E uma da mais importantes está voltada a parques e entretenimento.

— Queremos mostrar este segmento, um dos que mais crescem no mundo, como grande instrumento de atração de visitantes. No Salão de Parques e Entretenimento, os visitantes poderão também experimentar as atrações e vivenciar um pouco da experiência dos parques” — ressaltou Andréia. No espaço, agentes de viagens e jornalistas especializados terão contato com personagens e vivenciarão shows relacionados a este importante segmento.

Os executivos do Festival de Turismo de Gramado, Andréia Oliveira e Eduardo Zorzanello, ao lado do presidente do evento, Emerson da Silveira Congresso do Festival de Turismo 2014 foca em entretenimento e inovação

Todos os anos, o Festival do Turismo de Gramado mantém a preocupação em não apenas fomentar negócios em o setor, mas também chamar atenção possibilitando debates sobre novas abordagens das principais tendências do mercado. E, em 2014, não será diferente. O evento trará os resultados e as tendências que tanto a indústria do entretenimento quanto a evolução da tecnologia têm viabilizado para este tão importante segmento da economia.

Tudo isto será exposto em diversas painéis e palestras, durante o congresso do Festival, a ser desenvolvido nos dias 7 e 8 de novembro, no Serrano Resort Hotel, localizado no Centro daquela cidade das Serras Gaúchas. A coordenação destas atividades é responsabilidade de Rita Vasconcellos, vice-presidente de Relações Institucionais da seccional do Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira das Agências de Viagem.


Temas como inovação e indústria criativa, além de parques temáticos e megaeventos, dentre outros assuntos, entrarão em debate. Os agentes de viagens, expositores e visitantes presentes ao congresso terão oportunidade de acompanhar o crescimento de tendências do setor, alinhavando suas estratégias para os principais negócios e garantindo espaço no mercado. A intenção é mostrar um Brasil bem mais atrativo naquelas diversas áreas.

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, já confirmou sua presença como primeiro palestrante. Abordando o tema dos “Impactos e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: os desafios mais emergentes na gestão do turismo”, aproveitará para exibir o panorama mais atualizado do setor dentro da realidade brasileira. Tudo isto acontece durante a parte da manhã, pois as tardes são dedicadas à feira.