terça-feira, 21 de outubro de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Câmara Brasil-Alemanha  na Oktoberfest

Ilha de Lindau, lindíssima 

Castelo de Neuschwanstein, deslumbrante 

A maior festa alemã das Américas é o ponto alto da tradição germânica em Santa Catarina, trazendo para Blumenau música, cultura e gastronomia do país. A Oktoberfest trouxe a Alemanha um pouco mais perto do  Brasil e de Santa Catarina, com a presença de representantes da Câmara Brasil-Alemanha, em que as empresas deste lado do oceano buscam parcerias bilaterais com os alemães. Como ponto de ligação entre os interesses dos dois países no Estado, a Câmara está presente na Oktoberfest, com um espaço reservado para empresas catarinenses que querem fazer parte da festa. São 10 empresas de diversas regiões de Santa Catarina já confirmadas, para o camarote da Câmara Brasil-Alemanha na festa.

Lançamento da 76ª Festa das Flores 

O prefeito Udo Döhler, o presidente da Fundação Turística Raulino Esbiteskoski e o presidente da AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas) Renato Franz apresentaram na manhã de quinta-feira (16) a programação completa da 76ª Festa das Flores de Joinville, que acontece de 11 a 16 de novembro, no Complexo Expoville. Neste ano, a Festa das Flores terá a sua quarta edição internacional com a participação de orquidófilos norte-americanos como jurados do concurso de orquídeas e que também irão ministrar palestras nos workshops de cultivo. 

Hortaliças

Cana de açúcar

 Bananicultura

Já o tema da Festa das Flores “Agricultura Familiar” proporcionará ao evento um cenário bucólico com espaços temáticos que contarão a história e a importância de produtos típicos de Joinville e região - aipim, arroz, banana, cana de açúcar, palmáceas, plantas ornamentais e mel. O presidente da AJAO, Renato Franz, disse que o tema é o reconhecimento ao trabalho do homem do campo. “Vamos retratar a importância das atividades rurais e sua influência sobre o desenvolvimento social, econômico e turístico de toda uma região”. A 76ª Festa das Flores terá muitas atrações como concursos, shows nacionais entre outras. 

Thermas Piratuba Hotel

O Thermas Piratuba Hotel oferece uma promoção imperdível para o feriado de 2 de novembro: permaneça duas noites e pague uma. O Hotel fica na Rua Florianópolis, 88, Centro de Piratuba – SC. Reserve, fone: (49) 3553 0000 ou e-mail:  reservas@thermaspiratubahotel.com.br

Embaixador da Tailândia em Gramado

No dia 13 de outubro, o Embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol foi recebido pelo Prefeito Nestor Tissot, a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk e os diretores do Festival do Turismo, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, na Prefeitura Municipal de Gramado. Pitchayaphant ficou na cidade até dia 15 e se impressionou com o nível de desenvolvimento do município. Durante sua estada em Gramado, o Embaixador, acompanhado de sua esposa e filha conheceu diversos atrativos da cidade, assessorado pela turismóloga da Secretaria de Turismo, Bárbara Konrath. 

Aplicativo para smartphones no Festuris 

Com o objetivo de incentivar a inovação tecnológica no turismo, o Festuris Gramado, em parceria com a Into Digital, acaba de desenvolver um aplicativo para sua 26ª edição. A nova ferramenta facilitará a interação dos participantes com o evento, além de promover os expositores e atribuir tecnologia a todos os envolvidos, que poderão aproveitar o melhor do evento de uma forma moderna, rápida e interativa. O aplicativo 
possibilita conhecer os expositores, localizar um expositor específico e ter acesso aos principais contatos. Além disso, é possível salvar o contato dos expositores mais interessantes no celular;  Pode manter acesso a programação completa das palestras do Festuris, temas em destaque e palestrantes; a interatividade com o mapa e localizar os estandes; fazer anotações sem sair do aplicativo; integrar com as redes sociais; verificar horários e demais compromissos de agenda e avaliar a sua experiência com o Festuris 2014.  

Encontro com a imprensa 


Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, diretores do FESTURIS, Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e Umberto Beltramea, gerente geral do Saint Andrews Hotel, endereço de hospedagem de luxo em Gramado. A foto, de Eduardo Sauressig, foi tirada nia do lançamento do FESTRIS à imprensa. 

O FESTURIS 

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Com mais de 400 expositores, o evento recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 26º Festuris se realiza de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 

Programação Oficial

06 de Novembro – quinta-feira
20:00 – Solenidade de Abertura, no Palácio dos Festivais
07 de novembro/ 2014 – sexta-feira
08:30 – Impacto e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: Os desafios mais emergentes na gestão do turismo.
Conferencista: Vinicius Lages – Ministtro do Turismo
Painelistas com abordagens nas  áreas específicas:
Gervasio Tanabe – Diretor Executivo da ABRACORP
Roberto Rotter – Presidente da FOHB
Marcos Ferraz – Presidente da Braztoa
Debatedor: Danilo Kehl – Presidente da Abav/RS
09:50 Talk Show
As indústrias criativas e a dinâmica atual do mundo dos negócios
Painelistas:
Cláudia Leitão – Ex-Secretária de Economia criativa do Ministério da Cultura
Apoiadores: 
Márcio Freire – Gerente de Negócios do Facebook
Abordagem: Como entender o comportamento do consumidor no ambiente digital
Adonis Batista Beggi – Fundador da StarUp – Get Out
Abordagem: Aplicativos Mobile – empresas e destinos no celular
10:50 – Intervalo
11:00 – Tecnologia, o caminho: como usá-la a favor do seu negócio
Painelista: Érika Moore – Diretora Regional América Latina e Caribe  da Travelport
Apoiadores:
Rita Vasconcelos – Vice-Presidente de Relações Institucionais da ABAV/RS
João Augusto de Godoy Chagas Machado – Vice-Presidente Financeiro da ABAV/RS
8 de novembro/2014 – Sábado
08:30 – Indústria do entretenimento: tecnologia, inovação e criatividade para encantar consumidores
Painelistas: Alain Baldacci – Presidente do SINDEPAT-Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas
Abordagem: As grandes tendências
Caio Luiz de carvalho – Diretorda Enter – Entertainment & Experiences – Grupo Bandeirantes de Comunicação
Abordagem: Os mega eventos esportivos na área de entretenimento
Maria Camilla Alcorta – Acount Manager Brasil e América Latina da Las Vegas Convention & Visitors Authority
Abordagem: Las Vegas, capital mundial do entretenimento como modelo
10:25 – Intervalo
10:40 –Criatividade: arte para conquistar os consumidores, fidelizar os clientes e ampliar negócios
Painelista: André Tadeu – Criador, consultor, ator, professional de atendimento e vendas e dramaturgo
Coordenadora geral do Congresso: Rita Vasconsellos – ABAV/RS
Coordenador dos trabalhos de mesa: Carlos Alberto Krause
*Todas as atividades do Congresso ocorrerão no Palácio dos Festivais
*07 e 08 de novembro - 14:00 às 19h - Feira de Negócios no Centro de Feiras Serra Park

Simpósio de Escultores

Está chegando mais uma edição do Simpósio Internacional de Escultores de Bento Gonçalves. O evento acontece de 24 de outubro a 9 de novembro, na Fundaparque em Bento Gonçalves (RS). Este projeto  engrandecerá o patrimônio artístico e cultural brasileiro e o Parque de Esculturas está a cada ano mais enriquecido com novas peças. Mais informações em: producao1@institutotarcisiomichelon.org ou produtora@tumtumproducoes.com.

Cooperativa Sanjo festeja dia das crianças 


A Sanjo, em São Joaquim/SC, comemorou o dia das crianças os dias 11 e 12 de outubro, unindo todos os seus colaboradores e filhos. No primeiro dia, todos os participantes puderam conhecer as instalações da empresa, em visita monitorada, para que os filhos pudessem ver o local onde trabalham seus pais.

Visita às instalações


Os convidados foram recepcionados no setor administrativo e assistiram ao vídeo institucional da cooperativa e posteriormente iniciaram a visita onde observaram a classificação e embalagem de frutas, conheceram as instalações da Agroindústria -- onde são produzidos os vinhos e sucos--, e ao final receberam brindes da cooperativa. No dia 12 os funcionários, cooperados e familiares puderam participar do IV jogos da Associação de Colaboradores da SANJO – Modalidade Vôlei de areia. 

O mercado dos eventos

O mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$ 209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil. O estudo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos). Segundo a pesquisa, em 2013, a receita gerada pelos gastos dos participantes dos eventos nos locais onde acontecem foi de R$ 99,2 bilhões, o que significa um aumento de 215,8%, em relação ao ano de 2001, que girava em torno dos 31,4 bilhões. Anita Pires, presidente da ABEOC Brasil, afirma que “o Dimensionamento Econômico é uma conquista. Vai facilitar a sobrevivência das empresas do segmento de eventos, especialmente as de menor porte, e pauta com muito mais precisão as estratégias a serem adotadas nos negócios”.

Empregos

Por ser um setor intensivo em mão de obra, a indústria de eventos contribui de forma significativa no processo de geração de emprego no país, totalizando 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. As empresas organizadoras geram 1.371.955 empregos diretos e terceirizados, enquanto os espaços para eventos somam 521.463 empregos. Utilizando o multiplicador de emprego da indústria turística brasileira, que estabelece três empregos indiretos para cada direto ou terceirizado, chega-se a 7.573.676 de empregos.

Eventos Brasil 2014

O maior e mais importante evento dirigido exclusivamente a profissionais e empresas desse segmento será realizado pela ABEOC Brasil em São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2014, no Centro de Convenções Rebouças. Cerca de mil pessoas estarão reunidas no Eventos Brasil – 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, para debater com expressivos profissionais do Brasil e do mundo as principais questões que envolvem o setor, incluindo o II Dimensionamento da Indústria de Eventos, tema de um painel. Veja no site www.eventosbrasil.org.br toda a grade de Programação.

12 feiras de negócios neste mês 

Brasil se tornando um país de grandes feiras

A UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras apresenta o calendário de 12 grandes feiras de negócios brasileiras para o mês de outubro de 2014, em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Recife. De acordo o Estudo “Brasil: o país das feiras” mostra que 48% de Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil. Em segundo lugar permanece a região Sul com 30,6%. Em terceiro lugar temos a Região Nordeste com 10,4%, ocupando o 4º temos a Região Centro Oeste registra 6,8% e a Região Norte com 3,9%.

Logística, importante para o evento 

Eventos corporativos ajudam no estabelecimento de vínculos pessoais, criam a identificação das pessoas com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas e agregam valor às marcas. Todos os esforços feitos por uma empresa são especificamente para promover essa interação, mas nem sempre os cuidados necessários são observados. Coordenar fornecedores e escolher o local ideal são só alguns dos detalhes que definirão os eventos. Porém, uma peça chave para o sucesso de uma ação de live marketing é relegada para segundo plano: os convidados. Segundo Renato Freitas, diretor da MXM Turismo, empresa especializada em logística de eventos, planejar a logística é a parte fundamental para um evento bem sucedido. “O custo da logística em relação ao custo total de uma ação promocional representa menos de 10% às agências. Pensando nisso, a MXM Soluções em Eventos e Turismo estuda a necessidade de cada cliente, para que o projeto se torne uma realização de sucesso”, explica o diretor. Por isso, quando o tema é logística de evento corporativo, deve-se estar atento não apenas aos convidados, mas à equipe e aos equipamentos. Todos são fundamentais e não é por acaso que a logística é uma das etapas mais complexas da organização de um evento. Se for necessário, providencie o transporte dos convidados até o local do evento e depois, até um lugar onde possa ser fácil para que eles possam seguir seu caminho, como por exemplo, hotel ou aeroporto. A MXM Soluções em Eventos e Turismo oferece soluções variadas. Uma delas é a compra de passagens aéreas e envio de cartas Eticket personalizadas para cada evento. Toda etapa é feita por meio de um controle de planilhas, recepção no aeroporto e acompanhamento in loco do evento. Além disso, a empresa também disponibiliza o fretamento de aeronaves comerciais, jatos e helicópteros. Site: www.mxmturismo.com.br.

Shop & Travel Guides

Idealizado pela empreendedora Adriana Lage, o Shop & Travel desenvolverá guias digitais com dicas relevantes para o planejamento de viagens nacionais e internacionais e indicações dos melhores hotéis, restaurantes e endereços para compras. Em dezembro, será lançado o Shop & Travel Guide Holanda e, para 2015, a expectativa do Shop & Travel é lançar cinco guias de diferentes países e, para isso, pretende firmar parcerias no formato White Label com outras empresas do setor.

App da Rail Europe para viagens na Europa


Viagens de trem, uma forma agradável de conhecer as regiões europeias

A Rail Europe, maior distribuidora de passagens de trens europeus do mundo e a principal do Brasil, lançou uma nova versão de seu aplicativo (My Train Companion) para ajudar os turistas brasileiros a planejar suas viagens pela Europa. Agora, a ferramenta também está disponível em português e traz novas rotas e estações de trem que podem ser vistas off-line. Além de encontrar trens para os 15 mil destinos oferecidos pela Rail Europe, o usuário pode consultar suas informações de reserva, checar endereço e localização das estações de trem e ainda contar com o serviço de atendimento ao cliente. O download gratuito pode ser feito para smartphones e tablets dos sistemas Android e Apple. Veja  site:  www.raileurope.com.br.

Viagens ao espaço e hotéis subaquáticos 

Em coluna anterior já falamos sobre viagens turísticas ao espaço. Mas hospedar-se em um hotel subaquático, quem se habilita? Pois é. Segundo relatório “Viagens no Futuro”, em 2024 será possível passar uns dias em um hotel submerso no mar contemplando cardumes de peixes pelas paredes e teto. A proposta foi lançada na última semana no Brasil, pelo Skyscanner, líder global em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros. 

A pesquisa

Em parceria com o ‘The Future Laboratory’ e uma equipe de 56 especialistas, Viagens no Futuro 2024 traz informações detalhadas sobre o impacto das tecnologias nas viagens da década de 2020. O relatório, dividido em três partes, conta como a experiência de viajar será repleta de novidades. A terceira fase do estudo destaca novos destinos ao redor do mundo, além de prever como as mídias sociais permitirão que os viajantes criem uma experiência única e intuitiva, com base nas necessidades e desejos de cada um. 

No ar e na água 

Em 2024, a órbita terrestre será um destino acessível para os que possuem alto poder aquisitivo. A viagem ao espaço levará os viajantes mais destemidos aos limites mais afastados da atmosfera do planeta. E o melhor: a viagem espacial não será simplesmente de ida e volta, os viajantes poderão ficar lá tempo suficiente para desfrutar e apreciar um ambiente excitante e extraterrestre. Para Filip Filipov, diretor de B2B do Skyscanner, a viagem ao espaço será um marco importante para a humanidade em geral. "Melhor do que a possibilidade de vivenciar o espacial, real ou simulado, será poder viajar em aviões espaciais de baixa órbita que reduzirão dramaticamente a duração de voos transatlânticos. No caso da Virgin Galactic, cuja nave pode orbitar a Terra por 2,5 horas, um viajante normal poderá fazer o trajeto de Londres a Sydney em 2,5 horas, se a mesma tecnologia de ida ao espaço puder ser aplicada com segurança à aviação comercial”, explica o executivo. 

Fundo do Mar

Hotel subaquático poderia ser mais ou menos assim...

Mas quem prefere não se arriscar em uma viagem ao espaço, as viagens (e hospedagens) ao fundo do mar serão outra opção interessante e com preço mais acessível. A indústria hoteleira já está expandindo este conceito e tem como objetivo a construção de hotéis inteiros embaixo d´água, incluindo spas, jardins e piscinas, todos com aquário estilo janelas, o que dá um indício de que as férias subaquáticas serão uma proposta muito mais popular em 2024. Alguns hotéis já começam a apostar neste tipo de opção inovadora como o Atlantis Hotel na Palm Island, em Dubai. “Eu não tentaria...” 

Outubro Rosa   


Como estamos em plena campanha contra o câncer de mama para as mulheres, existe agora o ‘Seguro Mulher’, que oferece indenização em casos de diagnósticos de câncer em mulheres, incluindo o de mama. O diretor comercial da corretora de seguros Seguralta, Nilton Dias, oferece informações sobre os tipos de coberturas e benefícios adicionais oferecidos às seguradas. A Seguralta apoia o Outubro Rosa, campanha internacional que alerta mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e está conscientizando franqueados e clientes a respeito deste assunto durante o mês de outubro. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o ano de 2014 deverá encerrar com mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. O risco é de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Saiba tudo sobre este tema que aflige as mulheres de hoje e o que a Seguralta pode contribuir no controle da doença, acessando o site: www.seguralta.com.br.

Festival da Gastronomia Light 

Receita Light

Para provar que dieta combina com gastronomia, a Estância do Lago Spa & Wellness promove, em Curitiba, o 1o Festival da Gastronomia Light - um desafio para chefs de cozinha premiados, que propõe a criação de uma receita com baixo índice calórico, sem perder o glamour, a beleza do prato e o sabor. Além de preparar a receita para os hóspedes do spa e convidados, os chefs fazem um bate-papo com o público, explicando a receita e dando dicas de como manter uma alimentação leve e equilibrada com pratos inventivos, coloridos, com perfumes inebriantes e apresentação irretocável. "Existem duas fortes tendências no mundo da alta gastronomia: a busca por ingredientes de qualidade e o empenho por servi-los de forma mais natural possível, sem mascarar suas propriedades originais com molhos pesados e gordurosos. Equipamentos de última geração e técnicas cada vez mais precisas permitem ao cozinheiro controlar o ponto exato de cocção de cada ingrediente e apresentá-lo no auge do sabor", afirma o chef Marcus Biazzetto, do Salumeria Ristorante. Saiba mais em www.estanciadolago.com.br e (41) 3525-0000.

Festival de Turismo de João Pessoa 

O Festival de Turismo de João Pessoa chega em 2014 em sua quarta edição e reuniu cerca de mil agentes de viagens e operadores de Turismo de todo o país. O evento tem apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e foi realizado nos dias 17 e 18 no Centro de Convenções de João Pessoa. O show de boas-vindas aos participantes do evento foi com o músico Amazan e banda, logo após a cerimônia oficial de abertura. A PBTur teve um estande para divulgar todos os roteiros turísticos do ‘Destino Paraíba’. “Foi uma oportunidade para divulgarmos aos agentes de viagens do Nordeste e outras regiões do país o que temos de melhor em belezas naturais e infraestrutura turística. Isso porque o festival aconteceu em João Pessoa e participaram dezenas de jornalistas especializados”, disse a executiva paraibana.

Conselho de Turismo da CNC e Tailândia

O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recebeu no dia 15 de outubro, a diretora de Relações Comerciais e Mídia para a América do Sul da PMG Capital Marketing, Vivian Tiemy Mori Nakagawa, que abordou o potencial de comercialização da Tailândia para o mercado brasileiro. A PMG representa, no Brasil, a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT). Vivian é a responsável pelo marketing e pelas parcerias para o desenvolvimento de negócios na América do Sul.  Atualmente, um dos focos principais da PMG é aumentar o turismo de lazer no País.

O Conselho de Turismo e a Confederação 

O Conselho de Turismo da CNC reúne representantes de entidades empresariais, instituições educacionais e organizações governamentais, para promover a discussão e a análise das diretrizes para o desenvolvimento da indústria turística, bem como o estudo dos problemas relativos ao turismo nacional. A CNC é a entidade sindical que representa o empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, categorias que, juntas, respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram 16 milhões de empregos diretos e formais. A Confederação trabalha de forma integrada com 34 federações patronais (27 estaduais e sete nacionais), que agrupam mais de 950 sindicatos, e também administra o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo. 

Destino São Paulo

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, a hospitalidade foi o item mais bem avaliado pelos estrangeiros que estiveram no país durante a Copa, com 97,7% de aprovação, o que refletiu em uma alta intenção de retorno ao país (95,1%).  Entre os serviços turísticos mais bem avaliados também se destacaram os restaurantes (96,5%), a gastronomia (95,6%) e a diversão noturna (95,6%). O aeroporto de Guarulhos também recebeu o maior índice de aprovação entre as 12 cidades-sede.  São Paulo é o destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros que viajam a negócios e eventos, atraindo metade dos turistas de negócios que desembarcam no país.  O estado de São Paulo foi o destino final de cerca de 39 milhões de viajantes em 2013. A região metropolitana de São Paulo tem capacidade hoteleira para receber mais de 146 mil hóspedes.  A região metropolitana de São Paulo tem capacidade hoteleira para receber mais de 146 mil hóspedes, o que representa 19% da capacidade hoteleira do país.




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

JOÃO PESSOA - PB - DESTINO DE FÉRIAS & EVENTOS




Engana-se quem acredita que João Pessoa é somente um dos melhores destinos de férias do Brasil. A belíssima capital alagoana também é o principal polo de turismo de eventos do norte/nordeste do Brasil, tanto que neste último final de semana João Pessoa foi a Capital Nacional do Turismo. A cidade sediou o maior evento de turismo do Nordeste. O Festival do Turismo de João Pessoa conta com mais de mil agentes e operadores de turismo e aconteceu no Centro de Convenções. Voltado exclusivamente para profissionais do setor, esta edição tem a participação de mais de mil agentes e operadores de turismo de todo o País e alguns internacionais. 


Para o diretor comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a localização estratégica da Capital paraibana facilitou a vinda de profissionais de outros estados do Nordeste e impulsionou o setor a oferecer novos produtos ao mercado. “Recebemos neste ano caravanas dos nove estados do Nordeste, que estão aqui patrocinadas pelo evento. É fundamental promover este grande encontro do mercado nordestino com os demais mercados do Brasil para integrar o setor turístico e fomentar novos negócios para ambos”, co-realizador do evento pelo quarto ano consecutivo, o Convention Bureau de João Pessoa promoveu para o público fóruns empresarial e acadêmico, com o intuito de realizar a atualização da cadeia produtiva e econômica do turismo do Estado. 



“Juntamente com o Sebrae Paraíba, promovemos atividades que contaram com a presença de grandes nomes do segmento no cenário nacional e internacional gerando o aperfeiçoamento e troca de informações, networking e repasse de tendências para o mercado turístico local”, explicou o diretor-executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena.


No Centro de estrutura, mais de 150 stands na área climatizada. Mais de 70 hotéis, além de multinacionais e entidades importantes do setor estiveram presentes. Na última edição, o evento recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.  Nesta edição foram seis salas de capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais. Além de contar com salas de capacitação, o evento também ofereceu palestras inéditas para o segmento no Nordeste. 

Expositores dos Estados Unidos como a Visit Orlando, Sea World e Universal, além de empresas do México, Chile, Argentina, Peru, Equador turismo nacionais e empresas internacionais e Colômbia promoveram palestras. No ano passado, a Rodada de Negócios do Sebrae-PB incrementou em mais de R$ 2,8 milhões a geração de novos Inscrições e informações. 


O show de boas-vindas aos participantes do evento coube ao músico Amazan e banda. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disponibilizou um estande para divulgar todos os roteiros turísticos do ‘Destino Paraíba’. No local foi montado um painel com as imagens dos principais atrativos do Estado. “Foi uma oportunidade para divulgarmos aos agentes de viagens do Nordeste e outras regiões do país o que temos de melhor em belezas naturais e infraestrutura turística. Isso porque o festival aconteceu em João Pessoa e dezenas de jornalistas especializadosestiveram presentes”, disse a executiva paraibana. Entre os parceiros do Festival, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com co-organizaçao da Uptodate Eventos.


Também no evento o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Gilson Lira, que veio acompanhado por uma comissão do Ministério do Turismo para participar do Festival. Segundo ele “Sabemos da importância deste evento em João Pessoa, e todos estão de parabéns. Este tipo de evento é essencial para fomentar e discutir as melhores ações para o setor”. 

COSTA DO CONDE


Evidentemente que não poderia faltar neste festival o fantástico Litoral do Conde. A Secretaria de Turismo do Conde (Setur) participou pela segunda vez com um stand no 4º Festival de Turismo de João Pessoa apresentando o potencial turístico do município. O secretário de Turismo, Alexandre Cunha, informou que a prefeitura de Conde, preparou um material gráfico destinado a promover o destino Costa do Conde entre os agentes de viagens e profissionais do turismo de todo o país e exterior. A Setur estabeleceu parceria com a Associação de Turismo Costa do Conde e, sendo assim, a presidente da ATCC, Vânia Domingues, explicou que o Conde apresenta os mais de 2 mil leitos das pousadas, hotéis e flats, além do roteiro Mares Quilombolas. “Divulgamos as belezas das praias, entre outros, com passeios de buggys, a gastronomia com seus crustáceos, e o roteiro rural e cultural, um turismo de vivência que comercializa doces caseiros e oferece caminhadas, contato com a produção agrícola sem agrotóxico e realidade na área quilombola por meio de museu, coco de roda, rezadeira e a vivência indígena no Território Macuxi com banho de argila, passeio de caiaque, banho de bica e tudo o mais que a natureza proporciona como poder saborear as frutas da região”, detalhou ela. 



No segundo dia de Festival de Turismo de João Pessoa, o astro rei amanheceu com toda sua gloria. Um espetáculo a parte para quem está de frente para o mar neste imenso cruzeiro chamado Hotel Tropical Tambaú Resort, ícone em hotelaria no Brasil. Mas antes do trabalho a organização do evento proporcionou aos jornalistas de plantão, que estão cobrindo o evento, uma tremendo passeio de buggy pelo Litoral do Conde, que reserva belos cenários, com praias paradisíacas que incluem paisagens e lugares inesquecíveis. Começamos pelos Cânions, passamos pelo Coqueirinho, Tambaba e finalmente na Barra de Gramame, uma das mais belas praias do litoral sul. Trata-se de uma área permanente de preservação ambiental. Nem eletricidade pode chegar lá. 


A enseada é enfeitada por coqueiros onde os visitantes desfrutam de águas mornas e mansas, ideais para famílias com crianças. A paisagem é modificada diariamente, em função do movimento de enchente e vazante da maré, o que torna a praia mais interessante à visitação. A fantástica Costa do Conde despertou bastante interesse dos profissionais que participaram desta 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Os jornalistas tiveram oportunidade de conhecer esse fantástico destino. A jornalista presidente da Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, Miriam Petrone, adorou a iniciativa. 


“Foi uma integração muito interessante. O passeio foi excelente, com ótimas experiências. João Pessoa merece ser visitada o ano inteiro”, comentou a presidente. Para mostrar o destino Costa do Conde que compreende praias de rara beleza e a possibilidade de realizar um roteiro rural no Litoral da Paraíba, a Setur distribuiu um novo material gráfico, se utilizou de um vídeo promocional e divulgou o endereço do site promocional costadocondepb.com.br que funcionará a todo vapor a partir de novembro: www.costadocondepb.com.br. O secretário de Turismo do município, Alexandre Cunha, avaliou o evento como tendo sido muito positivo para o município que tem despontado por sua localização geográfica privilegiada que dispõe de cenários encantadores e aprazíveis. “Demos um salto qualitativo nesse segundo ano de presença no evento com um excelente trabalho de divulgação. Nosso stand chamou atenção pela qualidade de imagem, nosso material foi muito elogiado o e o site, que está em estágio experimental previsto para funcionar definitivamente no próximo mês, nos possibilitou mostrar a relevância do nosso destino Costa do Conde, colhendo os frutos já nesta próxima alta estação”, pontuou destacando, ainda, o painel de Tambaba, uma iniciativa que expande a marca Tambaba através do seu registro fotográfico.


A Costa do Conde oferece atrativos diversos em suas sete praias e em seus roteiros culturais dispondo, para tanto, de uma estruturada rede hoteleira, com mais de 2 mil leitos, composta por hotéis, pousadas e flats foi plenamente divulgada no stand do Conde e apreciada pelos agentes de viagens e profissionais do turismo de todo o país e exterior e público em geral composto, entre outros, por estudantes da área. 

FÓRUM EMPRESARIAL DEBATE TURISMO DE VIVÊNCIAS

O Fórum Empresarial, evento que esteve dentro da programação do Festival do Turismo de João Pessoa, debateu entre gestores do setor e pessoas que trabalham com o segmento a nova tendência do segmento: o turismo de vivências e experiências. Promovido pelo Convention Bureau e pelo Sebrae Paraíba, o fórum aconteceu na tarde deste último sábado (18), no Centro de Convenções da Capital. O diretor do Convention Bureau de João Pessoa - co-realizador do Festival - e gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, destacou a importância deste evento para o público. “Esta quarta edição buscou desenvolver iniciativas de sucesso, fornecendo capacitação, inovação, tendências e outros temas da cadeia produtiva do turismo”, explicou. O evento iniciou com o Coral Meninos de Lucena que executou três canções, encantando o público. Composto por 56 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, o Coral teve como regente a maestrina Angélica Lacerda, sanfoneira do grupo As Bastianas e professora-mestre do IFPB.


Logo após a apresentação, foi formada a mesa com o presidente da Abrajet na Paraíba, Rogério Almeida, a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, e a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Laís Ramos. Para Rogério, o turista atual busca colocar a mão na massa. “Ele quer aprender a dançar as danças típicas, quer aprender a cozinhar aquele prato típico e ter toda a vivência daquele local. E a Paraíba tem aprendido a fazer isso muito bem, como realizou recentemente em na cidade de Boqueirão, onde levou diversos jornalistas a conhecer e vivenciar o local”, contou. Laís Ramos também manifestou apoio aos eventos como este. “É de extrema importância que iniciativas como essa sejam apoiadas pelos órgão públicos, para incentivar a economia criativa e a geração de renda”, disse a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Para Regina Amorim, a Paraíba já é referência neste sentido. “O turismo de experiência é inovador. 


Essa nossa iniciativa trouxe diversas pessoas para conhecer o conceito e os resultados do que fazemos aqui”, comemorou a gestora. No corredor do Sebrae no Festival, há exposição e venda de produtos típicos do artesanato paraibano. Logo após as apresentações, o público contou com palestra de Valéria Barros, com o tema: “Turismo de Experiências: Uma tendência Mundial”.


As novas instalações do Centro de Convenções de João Pessoa também foi um dos destaques do 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Durante a solenidade, representantes das principais entidades do turismo brasileiro elogiaram o novo equipamento turístico paraibano. Esta edição do festival está reunindo cerca de 1 mil agentes de viagens de todo o país e tem a participação de 150 expositores nacionais e internacionais. O secretário estadual da Indústria, Turismo e Desenvolvimento (Setde), Renato Feliciano, que participou da solenidade de abertura, falou da importância do Centro de Convenções de João Pessoa. 


Ele destacou a grandiosidade do equipamento turístico para receber grandes eventos nacionais e internacionais. “Sempre apoiamos o Festival de Turismo porque sabemos de sua importância para divulgar a Paraíba em todo o Brasil e no exterior. Por isso entendemos a tamanha importância do Centro de Convenções estar pronto, apto a sediar e receber eventos de grande porte”, destacou.

O presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Marcos Ferraz, também elogiou a realização do festival de turismo no centro de convenções paraibano. “Fiquei surpreso com esse equipamento, o que confirma nossa percepção de que a região Nordeste é o principal mercado turístico para as operadoras brasileiras. Não à toa, estão participando deste evento nove operadoras e 18o associados”, informou. 


Na mesma linha de raciocínio está o diretor de Marketing do Grupo Trend, Vitor Bauad. Ele informou que a operadora trouxe a João Pessoa um total de 250 agentes de viagens de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, entre outros estados. Para o executivo, o festival paraibano vem se consolidando na região. Já o presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Antonio Azevedo, declarou que o festival de turismo de João Pessoa vem se consolidando, inserindo a Paraíba como um dos principais destinos turísticos do país. “A região Nordeste é um polo turístico que está consolidado. Parabenizo os organizadores deste evento”, falou. Além de discutirem valores de tarifas e infraestrutura hoteleira, os agentes de turismo que vieram a João Pessoa puderam conhecer um pouco do Turismo de Experiência que vem sendo implementado no interior da Paraíba. O Sebrae-PB montou um estande decorado com artesanato, gastronomia e outros produtos encontrados nas cidades que oferecem o turismo de experiência. Estavam representadas as cidades de Pitimbu, Conde, Cabedelo, Lucena e Pilões. 


O Ministério do Turismo marcou presença neste 4º Festival de Turismo de João Pessoa. Em um estande de 74m², destinado à recepção de visitantes e distribuição de material informativo, o MTur reforça a promoção dos destinos brasileiros com a divulgação da campanha #PartiuBrasil. “O festival é um espaço importante para divulgarmos os destinos brasileiros e está afinado com a política do MTur de aumentar a participação dos viajantes brasileiros na economia do turismo e, assim, movimentar a cadeia produtiva do setor”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento que reúne grupos hoteleiros, agências, operadoras, secretarias de turismo, entre outros representantes do setor, com o objetivo de unir forças para oferecer novos produtos ao mercado. Participam do festival mais de mil agentes e operadores de turismo nacionais e internacionais, segundo expectativa dos organizadores. Foram apresentados produtos e serviços turísticos ofertados por hotéis, agências e operadoras de viagens e empresas aéreas. Durante o evento, foi realizado o 3º Fórum do Turismo de João Pessoa, um espaço para debates de temas de relevância para o setor, e a Rodadas de Negócios, promovida pelo Sebrae/PB. No ano passado, a iniciativa gerou estimativas de negócios da ordem de R$ 2,8 milhões.

É a primeira vez que o Ministério do Turismo participa do festival paraibano - e aproveitou a visibilidade do festival para divulgar regionalmente a campanha, que conta com a adesão de agências, operadoras e órgãos governamentais de turismo de estados e municípios. 


Antes do encerramento a comissão organizadora do Festival do Turismo de João Pessoa e a gestão do Centro de Convenções concederam uma entrevista coletiva sobre o balanço do evento. 

Para encerrar mais esta edição o Réveillon e o "Maceió, 200 anos de verão!" foram lançados com o show da banda alagoana Bob Estrela. A Secretaria de Turismo de Maceió (Semptur) participou do evento junto com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Secretária de Turismo do Estado (Setur) e empresas do Réveillon privado. Para a secretária da Semptur, Cláudia Pessôa, o Festival de Turismo de João Pessoa é um evento importante e estratégico para incentivar e incrementar o setor no Nordeste. “Maceió recebe muitos visitantes do nordeste. Só neste evento vamos divulgar as festas públicas e privadas de fim de ano para mais de mil visitantes de toda região”, reforçou a secretária. Ela também destacou que a parceria pública e privada vai consolidar o destino Maceió como o melhor Réveillon do Nordeste. “Quem visita a capital alagoana conta com opções de festas particulares até festas de virada do ano organizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Os eventos agregam mais valor ao destino e é mais um motivo para escolher Maceió para brindar o ano novo”, destacou. As festividades dos réveillons particulares começam no dia 29 de novembro e prosseguem até 3 de janeiro. Já estão confirmados Gabriel Diniz, Banda Eva, Cannibal, Jorge & Mateus, Clubinho, Bell Marques, Oito Nove4, Bob Sinclar e Israel Novaes.

PASSEIO PELO LITORAL NORTE DE JOÃO PESSOA - PB

Após o término desta exitosa edição do Festival de Turismo de João Pessoa, este jornalista seguiu "desbravando" este pedaço do paraíso. É um espanto esse nosso Brasil, pena não ser acessível pra todo mundo por conta dos preços abusivos das nossas empresas aéreas, praticamente nos expulsando do Brasil com destino a outros continentes. Perdemos quase todos a oportunidade impar de desbravar o nosso próprio país rico em cores, culturas, sabores, perfumes, sotaques, belezas de uma natureza pródiga inigualável, isso sem falar na receptividade do nosso povo, do calor humano da nossa própria gente. Moramos em um país que infelizmente não nos permite estarmos todos juntos, trocando constantemente conhecimentos, conhecendo e vivenciando histórias e culturas, riquezas estas que ninguém nos tirará, cultura esta que levaremos para a eternidade, amigos que carregamos realmente no coração e que esperam com ansiedade o nosso retorno. 


Hoje foi o dia de conhecer o Litoral Norte de João Pessoa - PB, aos cuidados do amigo e empresário Antonio Fernandes, da Paraíba Travel, comigo o confrade argentino José Santiago, da RED MUNDO COMUNICAÇÃO, uma super rede de informações. Saímos de Hotel Tropical Tambaú Resort, nosso QG, logo cedo, com destino a cidade de Cabedelo, um município da Região Metropolitana de João Pessoa. Tem uma área de 31,42 quilômetros quadrados, com medidas singulares: 18 quilômetros de extensão por apenas três quilômetros de largura. Sua população em 2014 foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 64.360 habitantes. Em mapas holandeses do século XVII, aparecia como uma ilha por causa dos rios Jaguaribe e Mandacaru. É o município mais rico do estado em produto interno bruto per capita, pois possui um produto interno bruto superior a 2,2 bilhões de reais segundo dados atualizados de 2007, ou seja, mais da metade da economia de Campina Grande (outra grande cidade do estado) numa área muito menor e com população também bastante inferior. Possui um dos maiores produtos internos brutos proporcionais do Nordeste, comparável a cidades como Ipojuca e Guamaré. 


Chegamos ao porto e pegamos um Ferry Boat, cruzando o Rio Paraíba com destino a cidade de Lucena, com uma população de menos de 15 mil pessoas. O tempo parou por lá. No município fica um dos importantes patrimônios históricos do estado: a Igreja da Guia. A história da cidade começa com a chegada dos portugueses, os quais, por volta de 1596, passavam em Lucena em direção à Baía da Traição. Nessa época, eles ainda tinham receio de ocupar grandes faixas das terras paraibanas, construir residências e arriscar-se na administração de uma propriedade, muito disso em virtude das tribos locais, ainda em estado silvícola. Entretanto, o Governo da então Capitania da Paraíba, liderado pelo capitão-mor Feliciano Coelho de Carvalho, concedeu nessa época sesmarias na bacia do Rio Miriri aos frades beneditinos. 


A partir dessa ação tudo começou. Meu destino era conhecer o Santuário da Nossa Sra. da Guia, construído pelos Frades da Ordem Carmelita. No local realiza-se anualmente a «Festa da Guia», um festejo com partes profana e religiosa, envolvendo toda a comunidade local. Sua fundação é obra dos frades Carmelitas, religiosos que pertenciam à Ordem de Nossa Senhora do Carmo, que chegaram à Paraíba em 1591, tendo um papel importante na catequização dos indígenas locais. Foi iniciada em fins do século XVI, passando depois por fases de construção e acabamento.


O lugar é um colírio, um espanto e de uma paz fenomenal, aqui não tem esse esquema de fazer turismo correndo, aloprado. Tudo com muita calma para vivenciar e sentir o astral de cada local. Erguida num ponto estratégico, do qual se tem, até hoje, uma visão privilegiada de toda foz do rio Paraíba, o local onde foi edificado o templo se situava numa área próxima a um aldeamento indígena, cuja conversão e catequese se constituíam num dos principais objetivos dos carmelitas, já que essas eram algumas das condições pelas quais a Coroa Portuguesa doava terras às ordens religiosas. Ora, era muito mais importante que se 'amansassem' os silvícolas, disponibilizando-os para o trabalho nos engenhos de açúcar, do que, efetivamente, se convertesse aquelas almas para o evangelho. 


Na época das invasões holandesas à Paraíba (1634–1654) os neerlandeses transferiram índios das localidades de Pontal e Jacuípe para a Guia, mas, não se adaptando, os autóctones abandonaram o local assim que puderam. Já em 1877, a igreja e seu entorno foram transformados em uma colônia para retirantes do sertão. Na frente tem um cemitério, muito bem cuidado. Existem marcas de bala de canhão e de tiros em suas paredes. 


A igreja foi construída em estilo denominado barroco tropical e apresenta em sua fachada desenhos extravagantes, como as figuras popularmente conhecidas como «anjos deformados». Há também em profusão na fachada frutos tropicais, coroas, cetros, armas do Império Colonial Português, entre outros motivos, como uma caveira em pedra calcária. É um dos mais representativos monumentos da arquitetura colonial na Paraíba, e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) desde 16 de maio de 1949. Segundo o historiador Percival Tirapeli, a Guia é a igreja que contém maior altar construído em pedra calcária do Brasil. Pra quem gosta, um prato cheio.


Por sorte no local encontramos o guia e buggeiro Sergio, que sabia o caminho, entre os canaviais para chegar até o Mirante do Rio Miriri, com vista espetacular para a Praia do Mesmo nome. 



Simplesmente espetacular, já que para chegar lá foi uma aventura, passando inclusive pelo segundo maior coqueiral do Brasil. No caminho também muitos turistas que fazem todo este percurso de bicicleta. Turista preparado fisicamente e tecnicamente. Haja perna e forma. Sem o Sergio não chegaríamos lá e tão pouco voltaríamos tamanho os atalhos e caminhos. Os buggys geralmente vem pela praia e os turistas caminham morro cima três quilômetros que valem a pena. 



Na volta paramos nas ruínas da Igreja do Bom Sucesso, também construída pelos Frades Carmelitas. Pena o seu estado de abandono e depredação demonstrando tamanho o descaso do poder público com uma obra de data do século 16 que está mantida de pé até hoje graças a uma gameleira que cresceu no topo de uma de suas colunas. Lamentável mesmo. 



Depois de tudo isso voltamos com destino à Praia do Jacaré para reencontrar um dos mais belos por do sol do Brasil e meu amigo Jurandir do Sax nos brindando com o Bolero de Ravel. 


Desta vez fotografei de dentro d'água, esto é, da lancha do Antonio Fernandes. Valeu o dia, vale o sol, valeu o cansaço e valeu principalmente aos amigos de jornada, que tornam tudo mais prazeroso e o rizo rola solto entre os causos e acasos. Chega por enquanto. Vejam as fotos. Evidentemente que entre um destino e outro, muito banho de mar. 


Para ver todas as fotos confira aqui:






Valendo lembrar que este jornalista foi convidado do Festival de Turismo de João Pessoa, Hotel Tropical Tambaú Resort, de onde você ode contratar todos os passeios e da Paraíba Travel, que te leva aos melhores destinos da região.