terça-feira, 9 de dezembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



NOVAS PLACAS
 
 
A partir de janeiro de 2016, os veículos novos brasileiros terão placas diferentes — no mesmo padrão dos países do Mercosul. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou o modelo, aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Não será preciso trocar as placas dos veículos atuais. As novas placas do padrão Mercosul serão obrigatórias a partir de janeiro de 2016 apenas para veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria. As novas placas terão fundo branco, com quatro letras e três números, utilizado na maioria dos países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, o que permite melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica. 
 
 
Terão uma margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda. O nome do país estará ao centro, com a bandeira nacional à direita. Outros itens são linhas onduladas horizontais e marcas d'água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Conforme o Ministério das Cidades, a categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica. A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.
 
 
TEMPORADA DE CRUZEIROS
 
 
Primeiro transatlântico a chegar em Itajaí para a temporada de cruzeiros — atracou nesta última quinta-feira na cidade. Toda logística portuária necessária para chegada no navio foi preparada: agentes de trânsito, táxis, vans, guias e artesãos locais aguardaram o desembarque dos tripulantes. Neste domingo será a vez do transatlântico Imperatriz aportar na cidade com 1.800 pessoas. As 28 escalas de cruzeiro que virão a Itajaí nesta temporada devem movimentar mais de 48 mil turistas. 
 
 
VALE EUROPEU CATARINENSE
 
 
Com cenários típicos do interior da Itália e atrativos voltados à religiosidade como carro-chefe, Nova Trento, localizada no Vale Europeu, reúne diversas opções de lazer capaz de agradar famílias, casais e a terceira idade. Os passeios podem abranger gastronomia, museus, capelas, parques, belezas naturais e rotas de compras. Situada próxima a cidades como a capital Florianópolis e a badalada Balneário Camboriú, Nova Trento vale a pena ser visitada em qualquer estação do ano. O encanto começa nas estradas que levam à cidade. O cenário bucólico do interior e a natureza preservada no entorno embelezam ainda mais a paisagem. O charme e ar intimista que guarda os traços da colonização italiana através do estilo de suas casas são um convite para visitar o município.
 
 
Outra tradição herdada dos imigrantes italianos conservada até os dias atuais é a religiosidade. Nova Trento possui mais de 30 capelas e oratórios, entre eles, o famoso Santuário de Santa Paulina – homenagem à primeira Santa Brasileira. Além de ser considerada a capital catarinense do turismo religioso, é o segundo maior destino turístico do segmento no país depois de Aparecida do Norte em São Paulo. Para conhecer mais aspectos da cultura local é passeio obrigatório o Museu da Cultura Italiana instalado próximo ao Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro no Morro da Cruz. 
 
Oratório N.Sra Aparecida - Vígolo
 
Engenho de farinha de mandioca, utensílios domésticos, notas e moedas além da Casa do Colono e a Casa do Rádio são algumas das mais de 5 mil peças em exposição. Outro dos lugares que merece ser visitado é o bairro do Vígolo - local onde Santa Paulina viveu enquanto morou na cidade, onde se encontra o Santuário, o Bondinhos Aéreos Parque Colina e outros inúmeros atrativos.
 
BAIRRO DO VÍGOLO
 
 
Parreiras plantadas ao longo do caminho até o bairro do Vígolo despertam a atenção dos visitantes. Ao lado de cada parreiral há placa de identificação da espécie plantada. Ao longo da estrada é possível avistar vinícolas artesanais e casas de degustações de vinhos e de produtos típicos da gastronomia italiana. Ao se aproximar da rua que dá acesso ao Santuário de Santa Paulina a concentração de artesanatos religiosos, peças produzidas pela população local e atrações culturais é grande. Além da visita ao Santuário, outro lugar interessante é o Museu da Seda que fica aos fundos da Capela Nossa Senhora de Lourdes, próximo ao estacionamento do Santuário. É uma réplica da fábrica de seda construída no final do século XIX por Santa Paulina e suas companheiras, utilizada para prover o sustento das irmãzinhas da congregação Imaculada Conceição. Após 20 anos em atividade a fábrica foi fechada por conta de uma praga que atingiu os bichos de seda.
 
BONDINHOS AÉREOS
 
 
Na pracinha central do bairro – em frente ao Santuário - há uma charmosa estação de embarque para conhecer a região, a bordo do Bonde Turístico, um veículo que remete aos antigos bondes ingleses. O motorneiro, inclusive, veste o traje a rigor com camisa e calça social além do quépi. A atração faz parte do Bondinhos Aéreos Parque Colina, empreendimento turístico que fica ao lado do Santuário. O Parque Colina – instalado na cidade desde 2011 – é destaque na região por reunir natureza e fé com muita diversão. Com uma área total de 30 mil m² as atrações vão desde passeio com os bondinhos aéreos, agradáveis momentos em meio à natureza e também experiências de paz e reflexão em ambientes criados para contemplar e conhecer a história de Santa Paulina. É o caso do velário, da fonte de mármore branca com estátua de bronze da Santa, do painel artístico e da capela com decoração de revoada de pássaros de cristal, todos localizados na Estação Colina.
 
 
Ali outro destaque é o 1º Museu de Cera Sacro do país onde são expostas estátuas de personalidades da fé católica. Além da semelhança, a riqueza de detalhes das imagens tem impressionado os visitantes. A imagem de São João Paulo II, a primeira a chegar ao museu, é a única do país. Produzida com base na aparência do então Papa durante visita ao Brasil na década de 80, traz detalhes como a unha roída do dedo indicador e também o leve estrabismo.  
 
 
Já a imagem da Santa Paulina foi confeccionada a partir de uma fotografia. A Santa, em tamanho original, está sentada ao lado de uma cama onde repousa uma mulher. O cenário recria o quarto em que Santa Paulina tratava os enfermos e aproxima ainda mais o público do seu legado de caridade.
 
 
ROTA DE COMPRAS
 
Após visitar Nova Trento outra opção de passeio é a cidade vizinha de São João Batista - distante 9 km. A cidade que foi a primeira a receber os italianos em Santa Catarina é a preferida por aqueles que gostam de sapatos. Com mais de 140 indústrias do segmento – sendo a maioria voltada à produção de sapatos femininos – possui várias lojas à beira da estrada. Muitas delas são outlets de marcas famosas onde é possível encontrar produtos de qualidade por preços mais acessíveis.
 
 
NAVISC
 
Meu grande amigo Antonio pereira Oliveira me informar que um grupo de Agentes de Viagens de Florianópolis criou um POOL, denominado NÚCLEO DE AGENCIAS DE VIAGENS DE SANTA CATARINA, com a sigla NAVISC, para em conjunto oferecer aos seus clientes programas diferenciados, com mais qualidade e com um detalhe importante, com ACOMPANHAMENTO de GUIA DESDE FLORIANÓPOLIS. O objetivo é o de reunir esforços na formação de grupos, dar maior qualificação aos produtos, fugir dos tradicionais programas oferecidos pelas operadoras e colaborar uns com os outros afim de driblar as dificuldades econômicas impostas pelas condições pelas quais o Brasil vem passando. 
 
 
O grupo já se reuniu por duas vezes, já dispõe dos roteiros e estão muito animados com a nova ideia. As agências que compõem o NÚCLEO são as seguintes: Pereira Oliveira Turismo  - Star Turismo - Freedom Viagens - W Travel - América do Sol - Smart Turismo - Açoriana Turismo - Triptonita Turismo - Tortola Turismo - Mistral Turismo e Fibratur Turismo.  Segue a foto do grupo na primeira reunião realizada dia 26 de novembro, no restaurante Lindacap. Votos de muito sucesso "mo quiridu". Sair da mesmice é realmente uma idéia fenomenal, principalmente pra viajantes a meu exemplo que detestam lugares comuns por onde o "padre passa". Estou sempre fora do roteiro mas sempre garantido por uma agência de viagens.
 
 
FESTURIS - CARAVANAS INTERNACIONAIS
 
 
Em uma parceria formada juntamente com as companhias aéreas Tam, Tap e Avianca, o mercado gaúcho tem todos os anos a oportunidade de estreitar laços e apresentar seus principais atrativos para um grupo específico de profissionais do turismo de diversos países da América do Sul, América do Norte e Europa. Visando sempre o aprimoramento de seus projetos, a organização do Festuris buscou, junto aos secretários de turismo envolvidos no processo, apresentar um novo formato de programação para os convidados. No antigo formato de recepção, cada destino recebia apenas um grupo de convidados por dois dias que depois seguia para Gramado, não tendo a oportunidade de conhecer as belezas dos outros municípios participantes.
 
 
Para potencializar os resultados e apresentar a região como um roteiro completo e um produto para o exterior, nesta edição as caravanas percorreram todos os municípios que participam da ação, finalizando o roteiro no 26º Festuris. O roteiro percorrido pelos convidados contemplou, além da cidade de Gramado, destinos como Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Cambará do Sul. Na feira, os convidados foram recepcionados pela secretaria de Turismo da cidade de Gramado e do Estado, além dos diretores do Festuris, para uma breve capacitação dos destinos visitados.
 
 
TURISMO ILUMINADO
 
Uma atração super diferente começa a circular nas noites de Porto Alegre, tornando-as  mais brilhantes e atrativas neste período de final de ano. Um dos ônibus da frota Linha Turismo especialmente preparado realiza o passeio noturno Linha Turismo Iluminado para oferecer a porto-alegrenses e turistas uma nova opção de lazer e de interação com a cidade. Esta é a terceira edição do roteiro noturno, que este ano traz uma novidade: além de estar a bordo de um ônibus diferente, de dois andares, externamente decorado com luzes coloridas e mensagens de Boas Festas, o passageiro tem uma visão panorâmica de locais públicos e privados especialmente decorados para esta época do ano dentro da programação do Brilha Porto Alegre.
 
 
A realização é da Secretaria Municipal de Turismo e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio operacional da Carris. O passeio integra a programação do Brilha Porto Alegre de 2014, iniciativa que pretende estimular a presença de turistas na capital gaúcha durante o Natal, posicionando a cidade como um destino atrativo nesta época do ano. O roteiro de lançamento foi realizado com a participação do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, representantes da CDL, do Sindilojas e do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, as entidades parceiras do BrilhaPorto Alegre, representantes de entidades do turismo, companhias aéreas, hoteleiros, empresários do comércio, agentes de viagem, jornalistas, entre outros convidados.
 
VOOS EXTRAS
 
Tropical Tambaú Resort
 
Desde o dia primeiro de dezembro, devido à alta temporada, o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na grande João Pessoa, está em crescimento e deverá fechar o período, que se estende até o final de fevereiro de 2015, com aumento de 20% no número de aeronaves e de 5% a 10% no volume de passageiros, em comparação com o verão 2013/2014. Ao todo, deverão chegar 38 voos extras das empresas Tam, Gol, Avianca e Azul. As informações são do superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em João Pessoa, Sebastião David Domingos de Oliveira, que destacou o fato de o Aeroporto Presidente Castro Pinto receber, diariamente, 19 voos regulares. 
 
 
Portanto, destacou o superintendente da Infraero, “o aeroporto está preparado para atender toda a demanda projetada para a alta temporada, com as rotas extras para São Paulo, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Recebemos, também, voos das empresas Gol e Azul provenientes de Campina Grande. Os voos extras começaram a operar no dia 1º de dezembro e vão se estender até o final de fevereiro de 2015”. Apesar do crescimento no número de aeronaves e passageiros, o Aeroporto Internacional de João Pessoa atendeu de modo satisfatório a demanda, na avaliação do dirigente. “A operação dos novos voos foi bem planejada e distribuída em horários com movimento operacional reduzido e, portanto, não tiveram impacto no nível de conforto oferecido. Além do mais, a equipe da Infraero está preparada  para o atendimento dos voos extras durante a alta temporada”.
 
 
FTN EM LISBOA
 
 
Com objetivo de divulgar os principais destinos, produtos e serviços turísticos dos parceiros, aos potenciais agentes de viagens do exterior, no dia 26 de fevereiro de 2015 o FTN (Fórum de Turismo de Negócios) realizada no Hotel Dom Pedro, em Lisboa (Portugal), em paralelo a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, conferência, exposição e almoço de turismo. Na ocasião, os parceiros participantes do evento irão divulgar, de forma ampla e profissional, os produtos e destinos para outros países da Europa, especialmente para os agentes de viagens portugueses e pequenos operadores, aproveitando uma das maiores feiras de turismo.  “Buscamos atrair cada vez mais turistas e melhores negócios para todos os que acreditam e fazem parte desse projeto”, explica Marta Lobo, organizadora do evento.
 
 
O evento consiste em divulgar destinos e as empresas de turismo através de ações de marketing que acontecem durante as maiores feiras de turismo da Europa. Terá palestras e demonstrações dos vídeos institucionais dos expositores pela manhã e, antes deste almoço, cada parceiro do evento terá um espaço de trabalho disponível no salão principal, onde vai oferecer mais informações do produto ou empresa que representa ao público participante. Podem participar como parceiros do evento: Secretarias de Turismo, Ministérios, Fundações de Turismo, Associações, Hotéis, operadores, empresas de eventos, Conventions Bureaus, Parques, e empresas do setor. As empresas de turismo e destinos que desejarem apresentar seus produtos e serviços como parceiros do evento podem entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail comercial@ftnonline.com ou fone 048 3024-4877. 
 
 
SALINAS DO MARAGOGI
 
 
Minha casa em Maragogi, sob a batuta do amigo Ricardo Almeida, o resort Salinas do Maragogi, em Alagoas, está entre os melhores do mundo, segundo ranking divulgado pelo TripAdvisor. O hotel ficou em 15º no prêmio Travelers’ Choice 2014 All Inclusive, que premia os melhores estabelecimentos do ano com tudo incluído. No topo da lista está o Royalton Cayo Santa Maria, de Cuba, seguido pelo Iberostar Grand Hotel Paraiso, no México, e pelo Kurumba Maldives, que fica nas Ilhas Maldivas. Além de funcionarem em lugares paradisíacos, os hotéis destacados trazem amenidades de luxo, piscinas enormes e divertidas atividades para entreter os hóspedes.



ACESSIBILIDADE


Para muitos, um banho de mar é algo que faz parte do cotidiano. Porém, para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, pode se tornar uma atividade de difícil execução. Visando garantir que esses momentos de lazer estejam disponíveis a todos, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), leva o projeto Praia Sem Barreiras ao município do Jaboatão dos Guararapes. A açãofaz parte do programa Pernambuco Acessível e visa garantir às pessoas com deficiência física o banho de mar assistido. Em Candeias, o Praia sem Barreiras fica localizado em frente ao Restaurante e Pizzaria Caravelas, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, com entrada pela Rua Alfredo Régis de Lima Mota.  O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona de sexta a domingo, sempre na maré baixa.


Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de quatro cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.  “Expandir o Praia Sem Barreiras para outros municípios é meta do Turismo de Pernambuco, assim como tornar os nossos atrativos turísticos acessíveis a todos”, afirma o presidente da Empetur, André Correia. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Candeias. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.

USHUAIA 2015



Fantástica novidade para quem pretende curtir a alta temporada 2015 de esqui em Ushuaia. A Prefeitura de lá acabou de fechar acordo com a Aerolíneas Argentinas que permitirá contar com uma série de voos regulares sem escala entre as cidades de São Paulo e Ushuaia no próximo inverno. A princípio operará nos domingos do mês de Julho de 2015 e de acordo com a demanda, que se estima muito alta, a operação poderá estender-se durante os meses de agosto e setembro, terminando depois da Copa do Mundo de Instrutores de Ski e o Congresso Mundial Interski Ushuaia 2015. A modalidade de voo regular permite uma extraordinária alternativa para a chegada do turismo brasileiro, que por suas características favorece a toda a gama de oferta de Ushuaia. A estes voos diretos sem escala aos domingos será adicionada uma importante disponibilidade de lugares nos voos de Buenos Aires. 

A operação se realizará com modernos Boeing 737-800 recentemente incorporados à frota da Aerolíneas Argentinas. Nestes voos terão prioridade as mais de vinte operadoras que estão trabalhando com a Prefeitura desde a primeira série charter em 2008, e os lugares que não forem ocupados serão disponibilizados no sistema para a venda ao  público. Dada a alta demanda que Ushuaia possui no inverno, estima-se que rapidamente serão ocupadas visto que permitem chegar ao destino e retornar sem realizar traslado. As facilidades e acordos alcançados pela Prefeitura com a Aerolíneas Argentinas estão propiciando uma excelente temporada de verão, e agora mais esta novidade, com a operação de um voo regular direto sem escalas de São Paulo a Ushuaia no inverno.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP



FLORIPA GASTRONOMIA
 
 
Por conta da sua alta gastronomia, alavancada por chefs a exemplo do Helton Costa e do grande e saudoso Zeca D'Acampora, Floripa é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – categoria Gastronomia. O anúncio foi feito no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Diretora General da UNESCO, Irina Bokova, anunciou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede. “Foi uma vitória da perseverança e da dedicação a um sonho coletivo. Parabéns a toda a equipe da FloripAmanhã que durante cinco anos manteve esse projeto e acreditou nele. 
 
 
Florianópolis merece e deve continuar fazendo por merecê-lo. O maior trabalho começa agora”, analisa o diretor da FloripAmanhã e consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso. “É uma grande honra e também uma responsabilidade para a cidade receber esta certificação que deve impulsionar a qualificação do setor”, afirma a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis, uma iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor. 
 
Chef Helton Costa - Cantina Sangiovese
 
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas - Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde - China  e Tsuruoka - Japão. Já faziam parte cinco cidades, que apoiaram a candidatura da capital catarinense: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). 


FLORIPA AMANHÃ
 
 
Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte), IFSC, UFSC, ASSESC/Estácio e Floripa Convention. O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. 
 
 
FLORIPA AMIGÁVEL
 
 
Independente da sua falta de um aeroporto internacional de respeito, da sua mais completa falta de mobilidade, Floripa também foi considerada a mais feliz e receptiva entre todas as cidades do mundo. A pesquisa é da Revista Condé Nast Traveler, especializada em viagem e turismo, que pediu aos seus leitores escolhessem os destinos mais amigáveis do mundo. Cerca de 46 mil pessoas responderam à pesquisa no mês de agosto e colocaram a nosso paradisíaca Ilha da Magia como a cidade mais feliz e receptiva entre todas as citadas. Depois da capital catarinense, apareceram cidades australianas, dos Estados Unidos e de destinos asiáticos como o Butão – que emplacou duas de suas maiores cidades. O ranking levou em conta critérios como localização, tamanho, barreiras linguísticas, percepção política, além, é claro, da amabilidade de seus moradores.

 
ESTRATÉGIAS CONVENTION
 
 
No último sábado, 29, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu a Diretoria e o Conselho Diretivo na Pousada Estaleiro Village, para construção do Planejamento Estratégico da entidade para 2015.  Na reunião, foram revisados o objetivo geral, missão e valores e elaboradas as ações dentro das áreas estratégicas de atuação da entidade, que são cinco: Representatividade do trade turístico de Balneário Camboriú, Capacitação do Trade, Captação de eventos, Promoção do Destino Turístico e Excelência na Gestão Interna.
 
 
O Convention Bureau elencou quase 40 ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2015, entre elas a participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, a captação de eventos, a realização do 6º Balneário Saboroso, a execução da 6ª e 7ª edição da Campanha Room Tax, a conclusão do Programa de Capacitação do Sebrae com os empresários, a participação no Conselho Municipal do Turismo, prospecção de novos associados, o acompanhamento das tratativas para a construção do Centro de Eventos, entre outros.
 
 
Quem conduziu a elaboração do Planejamento Estratégico foi o consultor Mário Augusto São Thiago, do Sebrae Santa Catarina, que  já acompanha de perto o trabalho  da entidade há um ano e meio. Segundo ele, esse processo de estabelecer as ações e metas é fundamental para definir o rumo do Convention, como isso será feito e qual o tamanho do esforço que o grupo de cooperação terá pela frente para atingir os objetivos. Outro ponto forte ressaltado por ele, diz respeito a evolução da entidade nesse meio tempo. “Houve uma evolução muito grande na forma como o Convention se posiciona e como atua, mantendo e continuando os processos. Uma prova disso é o aumento do número de associados”, diz.
 
 
Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, ressalta que o Planejamento Estratégico é de fundamental importância para a entidade, uma vez que é definido tudo o que se pretende realizar em 2015. “Formatamos as ações baseados no objetivo geral do Convention e assim garantimos o foco de atuação,  fortalecendo cada vez mais a entidade e todo o empresariado envolvido”, diz. A Presidente ainda complementa que, “é um trabalho conjunto e não seria possível se não tivéssemos a parceria do Sebrae/SC que com seu know how conduziu todo o processo e o envolvimento dos membros da Diretoria e Conselho”, finaliza.

Já fez sua reserva para o Natal & Réveillon ?
 
ABIH-SC
 
 
Na última sexta-feira, 28, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC reelegeu a atual gestão para comandar a entidade pelos próximos dois anos. A diretoria continua sendo liderada pelo empresário Samuel Koch, diretor-presidente, com o auxílio do diretor de operações e marketing, João Eduardo Moritz Neto. Nos últimos dois anos, os jovens empresários reformularam a entidade, investido em uma nova gestão e profissionalizando os trabalhos. Em 2014, deram início ao ABIH-SC Road Show, o primeiro projeto de interiorização da entidade, que busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Concluíram as atividades em duas regiões, a Serra Catarinense e o Vale do Contestado, que tiveram a oportunidade de formatar um Calendário Regional de Eventos através da iniciativa da ABIH-SC. As próximas regiões serão contempladas até 2017.
 
 
Formado em Turismo pela ASSESC, Samuel Koch é pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem formação em coaching pelo método Vanessa Tobias e é especializado pelo Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios. O empresário João Eduardo Moritz Neto é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Há sete anos no ramo náutico, é sócio-proprietário da Marina Itaguaçu. Desde 2011 tem forte atuação no segmento; compôs a diretoria da ACIF, é membro do Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis e Membro da Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, diretor de marketing da ABIH-SC e presidente do Skal Clube SC.
 
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa PB
 
VALE DO CONTESTATO
 
 
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC encerrou nesta semana a série de oficinas de capacitação no Vale do Contestado/Rota da Amizade, uma ação que faz parte do projeto de interiorização da entidade. Em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, a ABIH-SC busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Após realizar oficinas em Joaçaba e Treze Tílias, além de promover o 1º ABIH-SC Road Show, em Fraiburgo, a diretoria da entidade voltou à Joaçaba para realizar o fechamento da Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos. Até então, as seguintes cidades se envolveram na ação: Canoinhas, Curitibanos, Frei Rogério, Porto União, Treze Tílias, Fraiburgo e Videira. A oficina aconteceu nesta quarta-feira,3 de dezembro, das 9h às 18h, na sede do Senac, em Joaçaba.
 
 
O objetivo desta ação foi a elaboração de um calendário para promover e divulgar os eventos e a oferta turística atual. “Essa será a quarta vez que pegamos a estrada junto com o Senac e vamos auxiliar o trade a colocar as ideias em prática. Até então, muitas cidades não conversavam entre si e agora estão trabalhando juntas para fomentar o turismo do Vale do Contestado”, explica Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC. O Rota da Amizade foi a segunda região a receber as oficinas. A primeira foi a Serra Catarinense, que se tornou um case de sucesso para a entidade. Após iniciativa da ABIH-SC, as cidades se empenharam em colocar as ações em prática e estão lançando já no próximo dia 5 de dezembro seu primeiro Calendário Regional de Eventos.

MAJESTOSO RENAR

Para quem está cansado de passar as festas de fim de ano em casa e, tão pouco, aguenta as agitações das grandes cidades ou litoral, uma ótima pedida é fazer a rota oposta as cotidianas. Os roteiros que correm numa direção contraria ao obvio escondem encantos e experiências totalmente atípicas, que transformam este período do ano numa história a parte, cheio de surpresas e momentos que serão relembrados. Essa é a missão do Hotel Renar Fraiburgo. Localizado no meio oeste catarinense, o estabelecimento proporciona a seus hospedes uma programação especial para a data – e já se tornou tradição quando a pauta é “festa de fim de ano”.

Para deixar a galera no ritmo dos festejos, o Hotel conta com decoração especial a partir do dia 1° de dezembro, e diversas atividades de recreação para a molecada poder curtir a magia do natal. Mas, enganam-se os que pensam que apenas as crianças reacendem o encanto da época, a programação conta com atividades recreativas para todas as idades, indo desde chá da tarde no jardim, culto ecumênico e jantares no Restaurante das Estações. No dia 24 a visita do ‘Bom Velhinho’ é garantida, assim como o banquete em comemoração ao nascimento do Menino Jesus. Música ao vivo e muitas brincadeiras completam a festa que é repetida na virada do ano.

Roupas brancas, espumante e uma vista privilegiada da queima de fogos – do alto do morro onde o Hotel se encontra – são o cenário do ano novo. Para a data, a gerencia do estabelecimento conta com apresentações musicais, animações e uma festa com tema surpresa (divulgado apenas durante a abertura do salão). Os interessados já podem fazer as reservas, preparar a câmera e arrumar as malas, para embarcar numa comemoração de fim de ano em que a tradição esta unida as novidades.
 
NATAL EM PIRATUBA
 
 
A iluminação natalina foi acesa na noite da última sexta-feira em Piratuba. O público compareceu na Praça do Ferroviário para a cerimônia que deu início a programação de Natal deste ano. A criançada se divertiu com brinquedos instalados e com o Papai Noel, que marcou presença no evento e recebeu, do prefeito Claudirlei Dorini e do vice, Mauri Lenhardt, a chave do município. Muitas famílias marcaram presença no evento para acompanhar o acendimento das luzes e receber o Papai Noel. “Nosso foco na abertura era mobilizar as famílias, principalmente as crianças, e deu certo, o pessoal compareceu e prestigiou. Tudo foi preparado para eles”, afirma a secretaria de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza.
 
 
Além da Praça do Ferroviário, outros pontos também ganharam iluminação. Os postes ao longo da Avenida 18 de Fevereiro, a entrada da cidade, o Parque Termal e também a ponte que liga Piratuba e Ipira. O próximo passo na programação é a instalação de 100 pinheiros de Natal na Avenida. Em parceria com a Prefeitura, comerciantes, entidades, famílias e escolas, “adotaram” e vão enfeitar estes pinheiros a partir do dia 07 de dezembro. E nos dias 21 e 23 os piratubenses e turistas vão contar com a encenação do “Auto de Natal”, na Praça de entrada da Companhia Hidromineral. As apresentações acontecem à noite, a partir das 21h. Na noite do dia 23 os vencedores do Concurso de Decoração de Vitrines e Residências, que também está em andamento, serão conhecidos.
 
VINHOS DE SÃO JOAQUIM
 
 
mais uma vinícula que desponta no cenário catarinense e nacional. A Vinícola Quinta Santa Maria é um projeto que nasceu pensando em qualidade: assim pode-se resumir a história dessa vinícola situada em São Joaquim na região serrana de Santa Catarina. Em uma altitude entre 1.200 e 1.300 metros, foi encontrado o terroir ideal para a produção de vinhos catarinenses da mais alta qualidade, em uma combinação única no Brasil de microclima, natureza do solo, topografia e orientação geográfica.
 
 
Os vinhedos da Quinta Santa Maria são compostos por uvas de cepas de castas francesas (Cabernet-Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Pinot Noir, Shiraz e Chardonnay), portuguesas (Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz) e italianas (Moscatel e Trebbiano). A seleção do terroir, a preparação dos canteiros, a escolha das cepas, a condução e manejo dos vinhedos, os processos e cuidados na vinificação, o envelhecimento em barricas de carvalho... Todo o projeto da vinícola teve por objetivo combinar arte, técnica 
e muita paixão para produzir um vinho com corpo e alma genuinamente brasileiros, equiparável aos melhores e mais tradicionais rótulos europeus ou do Novo Mundo.
 
 
A Quinta Santa Maria ocupa uma área de aproximadamente 170 hectares (sendo 130 contíguos e 40 em área de preservação ambiental), no bairro do Pericó, a aproximadamente 22 quilômetros de São Joaquim, em trecho de solo montanhoso. Tem sua divisa norte banhada por cerca de 1.700 metros de margem com o Rio Lavatudo, em área que, desde a época dos primeiros colonos portugueses, servira exclusivamente de pasto para a criação de gado.
 
 
CRUZEIROS EM USHUAIA
 
 
Minha querida irmã em Ushuaia, Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de daquele paraíso, me informa que a temporada de Cruzeiros na Terra do Fogo está espetacular. Ushuaia realmente vive um grande momento e sem a menor dúvida faz parte do cenário internacional de turismo. Em qualquer estação!  Pra quem vai, a melhor pedida lá e a minha Casa Cilene del Faro, de uma grande amiga e além de tudo, brasileira. Você se sentirá em casa, isso eu garanto.