sexta-feira, 10 de abril de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - SC-01571-JP


CONVENTION SE ENCONTRA
 
 
Os associados do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau iniciaram o mês de abril se reunindo em clima descontraído para a 3ª edição do projeto “Convention Se Encontra” em formato de happy hour. Os cerca de 40 associados presentes receberam informações das atividades do Convention no último mês, assim como das ações previstas para abril, tais como a participação em feiras e eventos e demais esforços para fomentar o turismo na cidade. Além disso, foram entregues para alguns empresários as placas indicativas de Associado BC Convention.
 
 
O encontro teve como convidado especial o Presidente do Observatório Social de BC, Antônio Cotrim. Na ocasião, ele detalhou qual é a função do OSBC, repassou as conquistas obtidas nestes dois anos de trabalhos na cidade e convidou os associados a participarem da entidade, que não tem fins lucrativos, visa o exercício da cidadania e é apartidária. Cotrim ainda apresentou o primeiro Informativo da Entidade, que traz informações gerais das ações desenvolvidas e principalmente, detalhes da economia gerada para o município entre julho e dezembro de 2014, num valor que ultrapassou os R$ 14 milhões. 
 
 
REPRESENTATIVIDADE
 
 
Balneário Camboriú ganha melhor representatividade nacional, durante os próximos dois anos, a cidade de Balneário Camboriú terá, perante o Ministério do Turismo, Embratur e Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), maior representatividade. Isso porque na manhã desta terça-feira (31), durante Assembleia Ordinária da Anseditur em Brasília, o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, foi eleito vice-presidente da entidade. O acontecimento contou com a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lages, e com o presidente da Embratur, Vicente José de Lima Neto.
 
 
A chapa eleita foi encabeçada pelo secretário da Agência de Turismo da cidade de Palmas, Tocantins, Cristiano Rodrigues, que atua no turismo desde 2000, e tem entre as metas de seu mandato - gestão 2015/2017 -, fortalecer institucionalmente a entidade junto aos dois órgãos nacionais de turismo. Ele quer ainda ampliar o quadro de associados da Anseditur, para aumentar a participação dos municípios turísticos do país e ainda centralizar e estabelecer a sede da entidade na Capital Federal, dando estrutura para que os associados tenham ponto de apoio institucional na melhoria dos seus municípios. Para o vice-presidente eleito, Ademar Schneider, o mais importante é contar com o trabalho e apoio de todas as regiões do Brasil. "Assim, com certeza, teremos maior motivação em construir o turismo nacional", referenciou Schneider.
 
CONSELHO DE TURISMO
 
 
A partir desta quinta-feira até o próximo dia 11 de abril, a região turística Vale do Contestado receberá a visita dos membros do Conselho Estadual de Turismo. O propósito da reunião itinerante que acontecerá na região é conhecer os atrativos locais, bem como as demandas para melhorias no desenvolvimento turístico. O grupo passará por Piratuba, Concórdia, Itá, Irani, Treze Tílias e Joaçaba. O vale do Contestado em nossa belíssima Rota da Amizade, é conhecido pelo grande valor histórico em função da Guerra do Contestado, ocorrida no início do século XX.  Além disso, as paisagens naturais e as águas termais agregam valor aos municípios que integram a região turística. Os secretários de turismo, prefeitos, empresários e trade turístico terão a chance de expor os projetos e demandas em uma reunião ampliada com o Conselho Estadual de Turismo e representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), na quinta-feira, 09, a partir das 18h, no Centro de Eventos de Piratuba. 
 
 
CÓDIGO NO OLHAR
 
 
O ser humano vive a fazer escolhas para tomar decisões na hora das compras, do deslocamento, do lazer e até nos momentos de inspiração. O tema também está presente nas pesquisas cromáticas feitas pela artista visual Cassia Aresta, reproduzidas em pinturas e colagens que revelam suas escolhas poéticas. A exposição Código do Olhar será aberta nesta quinta-feira (9), às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes. Na exposição Código do Olhar, a artista sugere uma reflexão sobre o que está por trás das escolhas que são feitas ao longo do tempo. O objetivo é retomar a atenção do observador pelas suas próprias escolhas como individuo e que são, segundo ela, “códigos que ele carrega para se posicionar no mundo”. A exposição fica aberta à visitação pública até dia 15 de maio, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. 
 
 
PLAZA ITAPEMA RESORTS
 
 
Carlinhos de Jesus escolheu o Plaza Itapema Resort & Spa para se hospedar durante a sua participação na Volvo Ocean Race em Itajaí. O coreógrafo e ator abriu na noite desta última segunda-feira, 6/4, o ciclo de palestras “Construindo um Mundo Melhor" que aconteceu no auditório do Centreventos. Além da palestra “A importância do desafio, superação, coragem, dedicação, parceria e esforço pessoal para o Sucesso Profissional”, os visitantes poderam conferir performance de bolero, fox e samba de gafieira.  
 
 
Alto padrão, completa estrutura de lazer, hospedagem e eventos, e localização privilegiada tornam o Plaza Itapema Resort & SPA um dos principais centros de turismo do sul do país. À beira-mar, entre montanhas e com a “Ilha dos Piratas”, o empreendimento se encontra nas imediações da cidade de Itapema, em uma das mais belas paisagens catarinenses. Com estrutura para receber os navegadores, conta com um ancoradouro para iates, lanchas e outras embarcações de até 70 pés. Campo de golfe, Brain SPA, restaurantes, bar, piscinas internas e externas, saunas, fitness, quadras esportivas, campo de futebol, observação de aves e 800 metros de praia para relaxar também compõem a sua estrutura, sem falar das suas confortáveis acomodações.
 
 
TOURS PARA GOURMETS
 
 
Barcelona onde os chefs se encontram ! A TAP voa para oito cidades da Espanha, com apenas uma parada em Lisboa. Barcelona é uma meca gastronômica onde é possível descobrir a comida tradicional da Catalunha: a paella, a calçotada (prato de cebola) e várias delícias do mar, numa continuidade com a gastronomia do país vizinho, Portugal. É também uma zona de alta cozinha, nesta cidade concentram-se alguns dos melhores chefs do mundo, como o conhecido Ferran Adrià, que elabora os seus pratos com base na dieta mediterrânica. É possível ir à Espanha a partir de qualquer uma das 12 cidades brasileiras que a TAP opera. Além de Barcelona a companhia também oferece voos diários para Madri, Valência, Sevilha, Oviedo, Málaga, La Corunã e Bilbao.
 
 
TURISMO EM PERNAMBUCO
 
 
Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Bezerros, Gravatá e Recife registraram uma ocupação hoteleira média acima de 80% no período da Semana Santa, de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (Empetur). Além dos municípios mais procurados pelos turistas nessa época do ano, se levarmos em consideração as outras localidades do Estado, o resultado médio fica em 83%. A expectativa inicial dos hoteleiros era de uma ocupação em torno de 75%.
 
 
O número de leitos ocupados no Recife foi de 89%. No ano passado, a capital registrou 84%. Já Caruaru registrou 90% de ocupação, um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. A ocupação hoteleira média de Gravatá foi de 84% e em Brejo da Madre de Deus, 88%, com alguns hotéis chegando a 100%. No Litoral Norte, Goiana registrou 99% de ocupação, um acréscimo de mais de 50% em relação ao feriado de 2014. Em Igarassu, 70% dos leitos foram ocupados. Na Semana Santa de 2014, o índice dessa cidade foi de 40%.
 
 
“No último ano, Pernambuco ganhou mais de dois mil leitos. Ainda assim, a ocupação hoteleira da Semana Santa de 2015 foi superior ao resultado do ano passado”, informa o secretário Felipe Carreras. A permanência média dos turistas da Semana Santa girou em torno de três dias. Dos visitantes que passaram o feriado no Estado, 65% foram excursionistas (aqueles que não pernoitam) e 35% eram turistas (pernoitam no destino). Seguindo os anos anteriores, o Nordeste continua sendo o maior emissor de turistas para Pernambuco durante a Semana Santa. A Paraíba liderou o ranking de emissores, seguido de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. O gasto médio do visitante da Semana Santa foi de R$ R$ 166. 
 
 
Em 2014, o Estado recebeu 536 mil visitantes durante a Semana Santa. Isso gerou uma receita turística de R$ 320 milhões. Segundo o Ministério do Turismo, as viagens dentro do país movimentaram R$ 3,68 bilhões durante o período, com as festas religiosas. Ainda de acordo com os dados do MTur, foi estimada a realização de 2,15 milhões de viagens internas, cada uma com custo médio de R$ 1.712,87, incluindo deslocamento, alimentação e turismo.
 
 
TROPICAL TAMBAÚ
 
 
O Tropical Tambaú oferece pacotes empolgantes para feriadões e tuas férias tropicais em João Pessoa – Paraíba, Brasil. Escolha um dos pacotes no Tropical. um dos hotéis mais fascinantes do Brasil. Considerado como o cartão postal da cidade, o Tropical Tambaú tem uma estrutura moderna e circular, construída sobre as areias da praia de Tambaú, a praia mais bonita de João Pessoa. Os pacotes incluem Acomodações, café da manhã, jantar e Entretenimento. Os hóspedes do Tropical Tambaú podem escolher entre várias promoções especiais e pacotes de férias tropicais. Os pacotes tropicais enfatizam os melhores aspectos do Tropical Tambaú - Sol, Areia, Mar e Brisa.
 
 
REPÚBLICA DOMINICANA
 
 
Quando Cristóvão Colombo chegou às Américas pela primeira vez, se deparou com um cenário de praias magníficas. Um paraíso, uma descoberta estonteante. Depois do navegador, foram muitos os que por la passaram e também se encantaram, seja por suas águas azul-turquesa, seja pela sua areia branca e o embalo de seus coqueiros, seja pela receptividade de seu povo. Representando a beleza e a perfeição da natureza, a República Dominicana estará presente no 27º FESTURIS. 
 
 
FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS
 
 
As inscrições para o 10º Festival de Turismo das Cataratas, que será realizado de 17 a 19 de junho de 2015, em Foz do Iguaçu (PR), já estão abertas. São esperados mais de seis mil inscritos, entre empresários, agentes de viagens, operadores de turismo, guias e demais profissionais da área, além de professores, acadêmicos e jornalistas. A expectativa é receber pessoas de todos os estados brasileiros, bem como do exterior, em especial da Argentina e do Paraguai. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do FIT Cataratas. Até 10 de maio, o credenciamento tem valor especial para estudante e professor (R$ 35) e para hoteleiro e instituição.
 
 
Agente de viagem, operador de turismo, guia de turismo, imprensa e expositor são isentos da cobrança, mas devem fazer seu cadastro prévio on-line. O 10º Festival de Turismo das Cataratas acontecerá no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. É uma realização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Paraná Turismo e Secretaria Municipal de Turismo de Foz, e patrocínio da Itaipu Binacional, Sebrae Nacional, Fecomércio Paraná/CNC e Fundo Iguaçu.
 

terça-feira, 7 de abril de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



ABAV PARAÍBA
 
 
O presidente da ABAV-PB – Associação Brasileira das Agências de Viagens, secção Paraíba, Breno Mesquita, participou ativamente das discussões com executivos das companhias aéreas TAM, Gol e Azul, realizadas nas sedes das empresas em São Paulo, na semana passada. Breno integrou a comitiva paraibana, comandada pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes. A estimativa é de ampliar em 30% as operações de voos na Paraíba. A proposta apresentada pelo Governo do estado prevê a redução de 17% para 12% do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre o combustível de aviação. Em contrapartida, as companhias aéreas ampliariam o número de voos nos aeroportos de João Pessoa (Castro Pinto) e Campina Grande (João Suassuna), mas em horários que proporcionem maior comodidade aos passageiros.
 
 
Entre as propostas que começaram a ser analisadas pelas empresas estão a possibilidade da criação de voos saindo de João Pessoa para Miami (EUA) e Buenos Aires, além de João Pessoa para Fortaleza, incentivando a malha aérea regional, além de melhores opções de horários para voos com destino a Brasília.Breno avaliou como muito positiva e animadora as discussões, tendo em vista a decisão firme do trade paraibano no sentido de tornar o Destino Paraíba uma excelente opção para os turistas, com voos que permitam maior conforto e tempo de estadia deles no Estado. Segundo o presidente da Abav, não se faz turismo sem avião.
 
 
VOANDO BAIXO
 
 
A companhia aérea Azul cortou voos para 11 destinos brasileiros e deve demitir até 700 funcionários com o objetivo de reduzir custos operacionais, informa a coluna de Mônica Bergamo publicada nesta quarta-feira (1°) no jornal “Folha de S. Paulo”. Segundo a colunista, outras 12 cidades brasileiras serão tiradas da rota da empresa. Cada local emprega 30 pessoas. A queda de passageiros e a alta do dólar são os principais motivos para a contenção, de acordo com as informações do jornal. Enquanto o fluxo de passageiros que viaja a negócios caiu 30%, o combustível das aeronaves é negociado nos valores da moeda americana, que acumula valorização de cerca de 35% ante o real nos últimos seis meses.

 
EDUCANTUR
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A empresária Ely Ribeiro da Silveira, representando suas empresas CERETUR OPERADORA e PROJETUR - Projetos e Consultorias, continua nas próximas semanas o lançamento do projeto EDUCANTUR em mais algumas capitais brasileiras. No último dia Dia 30 aconteceu o lançamento para operadores e agentes de viagem que trabalham o segmento escolas e pedagógico em Vitória – Espirito Santo, no dia 31 foi a vez de Belo Horizonte – Minas Gerais e dia 01/04 no Rio de Janeiro. Já nesta segundo o lançamento será feito em Brasília e no dia 09 de abril em Cuiabá.Todos os operadores de turismo e agentes de viagens do Brasil que queiram conhecer este projeto inédito de Turismo Pedagógico com tecnologia avançada, podem se inscrever para as capacitações através da CERETUR OPERADORA. Mais informações no site www.educantur.com.br ou pelo e-mail elyprojetur@gmail.com.

COELHO GIGANTE
 
 
No Reino do Chocolate – espaço temático da Caracol Chocolates - RS, em Gramado, o escultor Enio Fritsch trabalha em um bloco de chocolate ao leite com 3.600 quilos. Segundo o artista, o cuidado em trabalhar com chocolate precisa ser dobrado, já que o mesmo é mais mole que outros materiais que costuma esculpir como gelo, resina e madeira. Foram derretidos mais de três mil e seiscentos quilos artesanalmente para formar um grande bloco de chocolate ao leite, envolvendo mais de 10 pessoas nos últimos 15 dias. O coelho terá 1,2 m de diâmetro e 2,95 de altura. O peso exato da escultura só será possível informar após a mesma ser finalizada para que seja pesado as lascas de chocolate dispensadas durante o trabalho que está dando forma a escultura, que iniciou na última segunda-feira (30) e foi finalizado na última quinta-feira (02).
 
 
O Reino do Chocolate também conta com personagens como o imperador asteca Montezuma e o descobridor espanhol Hernán Cortés, representações de rituais e escritas dos povos Maias, Toltecas e Astecas.  Cenários do passado, como a corte do rei Carlos V da Espanha e a cozinha de um mosteiro do século XVI, onde os monges aparecem fazendo uma receita de chocolates, além da Mini Fábrica de Chocolate, a Fazenda do Cacaueiro Falante e as diversas esculturas feitas de chocolates são atrativos que chamam a atenção do público. A Caracol Chocolates tem atualmente exposto, no Reino do Chocolate, o coelho que já foi o maior coelho de chocolate do mundo, com 1.640kg, 1,10 de diâmetro e 2,95 de altura, que foi produzido no ano de 1998. Devido a ação do tempo o mesmo será descartado.
 
 
ENCATHO & EXPOTEL
 
 
Com o tema “A importância do feedback do hóspede”, o renomado profissional Marco Jorge, Territory Manager do TripAdvisor na America Latina, irá ministrar uma palestra de extrema importância para o setor hoteleiro durante o 29º Encatho & Exprotel. O evento, considerado o maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil, será realizado no CentroSul, em Florianópolis, entre 26 e 29 de maio. O TripAdvisor tornou-se uma ferramenta poderosa para o setor hoteleiro, tanto a favor quanto contra os empreendimentos. Quando um hóspede faz uma avaliação negativa, o hotel precisa estar preparado para responder e saber como agir. Para entender como utilizar melhor o aplicativo, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC traz para Florianópolis uma palestra com o representante do maior site de viagens do mundo.
 
 
PÁSCOA EM NOVA TRENTO
 
 
A charmosa cidade de Nova Trento, que mantém os traços da cultura italiana, foi uma ótima opção de destino para quem desejou descansar e se divertir no feriado de Páscoa. Considerada a capital catarinense do turismo religioso, abriga o Santuário de Santa Paulina onde foram realizadas missas especiais pela celebração da morte e ressurreição de Cristo. Imperdível também foi os bondinhos Aéreos Parque Colina, ao lado do Santuário, que durante o feriado operaram com preço promocional de R$15 com distribuição de pipocas além de decoração temática. Próximos à estação de embarque, o coelhinho e representantes do Parque Beto Carrero recepcionaram os visitantes. 
 

PÁSCOA NO INFINITY
 
Clique na imagem para ampliá-la

Quem optou por passar a Páscoa no Infinity Blue Resort & Spa, na beira da praia, se deu muito bem. A criançada fez a festa com os coelhinhos vivos e os demais espalhados pelo resort, isso sem contar com as diversas atrações. Para os adultos, já que a criançada estavam com os recreadores, os pais puderam curtir o Infinity e suas diversas atrações ou apenas curtirem a praia, já que o astro rei não faltou neste super feriadão. E nem a lua com toda sua grandiosidade. Não é à toa que o resort foi premiado como o melhor resort pra famílias. Entretenimento para todas as idades. Agora é fazer a reserva para o próximo feriadão. 1º de maio vem aí ! Vai perder?



 
CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
 
 
A primeira reunião ordinária da gestão 2015–2018 do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) foi realizada na tarde do dia 25 de março, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), com a participação de 48 conselheiros e 46 convidados. No encontro, o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer Juvir Costella empossou os novos conselheiros. Os participantes também conheceram as ações de cada câmara temática que forma o conselho. Outro assunto de destaque foi a Mostra do Turismo Gaúcho, que será realizada na Casa de Cultura Mario Quintana. O Conetur é um órgão de caráter consultivo, propositivo e de assessoramento à Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Entre os seus objetivos estão estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir com a política pública de turismo no Estado.
 
SECRETARIA DE TURISMO
 
 
A diretoria da seção gaúcha da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) se reuniu na manhã desta quarta–feira (18) com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, e o diretor de Turismo da pasta, Abdon Baretto Filho. Durante o encontro, os participantes foram unânimes em destacar a importância da parceria entre os setores público e privado para o desenvolvimento da área. Costella recebeu o 2º Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, elaborado pela associação e pelo Sebrae. De acordo com o documento, em 2013, os participantes de eventos gastaram US$ 40.016.849.670,02 em hospedagem, alimentação, transporte e outros, o que gerou mais de R$ 48 bilhões em impostos. Já aqui em SC, não se tem a menor informação do que acontece da SOL. 
 
 
SETUR JOÃO PESSOA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Na 21ª reunião da ABRAJET PB sob a presidência do jornalista Rogério Almeida, O Secretário de Turismo de João Pessoa, Bruno Farias, apresentou um relato das atividades realizadas pela SETUR (Secretaria de Turismo de João Pessoa) na gestão 2014-2015 e os próximos projetos. O Secretário confirmou o apoio na realização do Concurso de Reportagem (Troféu Jornalismo de Turismo Destino Paraíba 2015- Abrajet PB que irá premiar os melhores trabalhos publicados pelos jornalistas que compareceram ao congresso da ABRAJET em João Pessoa em Maio de 2014. A reunião contou com a presença da secretária de turismo adjunto de João Pessoa, Grace Kelly Ferreira. 
 
Tropical Tambaú - João Pessoa - PB
 
CONGRESSO CONVENTION & VISITORS
 
 
A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux promoveu o 7º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a participação de gestores de C & VBx de todo o país e exterior e autoridades. A abertura do Congresso foi realizada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, lembrou que o Estado é um grande parceiro dessa iniciativa. “A secretaria de Turismo está de portas abertas para ouvir e discutir com os C & VBx interesses em comum em busca de resultados para o desenvolvimento da economia, dos negócios e geração de empregos”,observou. Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, enfatizou a parceria histórica e a atuação da Confederação Brasileira. Durante o evento, importantes temas para o setor de turismo foram objeto de debates pelos participantes como a captação de eventos internacionais, o mercado latino-americano, o uso de tecnologias para qualificação e profissionalização do turismo no Brasil e a sustentabilidade do setor.
 
ROOM TAX
 
 
E para que o crescimento dos C&VBx possa se dar de maneira sustentável, o presidente da Confederação, Márcio Santiago, solicitou ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, a implementação e obrigatoriedade da cobrança da room tax, que se mostraram receptivos à proposta e na próxima semana já darão andamento a questão. Atualmente, a contribuição é facultativa, diferentemente do que ocorre em outros países. Vale lembrar que a arrecadação da room tax é utilizada na melhoria e diversificação dos serviços e na promoção dos destinos turísticos, atraindo novos negócios e estimulando o fluxo de turistas. Folders, banco de imagens, vídeos de divulgação, cartazes são materiais desenvolvidos pelos C&VBx com o objetivo de promover o destino, que tem no room tax sua principal fonte de renda.
 
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
 
        
Um dos palestrantes do Congresso que contribuiu ativamente compartilhando sua experiência e as novas oportunidades para a América Latina foi o presidente da Associação Latino Americana de C & VBx, Miguel Harraca, que citou três principais objetivos para as entidades: visibilidade e região, transformar a concorrência em cooperação e impulsionar a gestão profissional dos C&VBx com maior atração na indústria. “É hora de falar mais de negócios, economia e desenvolvimento em nossas comunidades. Pensamento coletivo. Tudo a uma só voz”, afirmou. O vice-presidente Global Business Sales do Las Vegas Convention and Visitors Authority, Chris Meyer, também falou sobre a atuação do C&VB de Las Vegas como órgão de promoção turística e captação de eventos para a cidade. “Las Vegas é uma marca, trabalhada através de muito marketing. Os C&VBx são responsáveis pelo marketing do seu destino turístico. O segredo é descobrir o que os seus consumidores estão falando do seu destino”.
 
CBC & VB
 
 
A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux é formada por entidades que atuam no país, responsáveis por promover o turismo por meio de ações para profissionalização do setor, promoção do destino como sede para eventos e visitação, além de realizar pesquisas e estudos na busca de estratégias para o crescimento da atividade turística de cada região. Essas atividades geram receita, criam empregos e colaboram para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, os representantes da CBC&VC atuam junto com o poder público, propondo soluções e auxiliando na tomada de decisões que visem o fomento do turismo brasileiro. A Confederação Brasileira faz parte da rede mundial de
 
CATARATAS
 
 
O Parque Nacional do Iguaçu registrou sua melhor visitação trimestral desde que se iniciou a contagem, no ano de 1980. De janeiro a março, a unidade de conservação recebeu 450.060 pessoas. O fluxo de turistas foi 4,3% maior que no mesmo período de 2014, quando ingressaram 431.359 visitantes. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das unidades de conservação do Brasil. Desde o ano de 2000, a unidade conta com o apoio na visitação turística da Concessionária 
Cataratas do Iguaçu S.A., empresa que visa à ampliação do número de visitantes, proporcionando melhor qualidade no aspecto ambiental, no conforto e na segurança dos turistas.
 
 
PRIMEIRA NEVADA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Ushuaia muda de cor novamente. Nem bem começou o outono os cerros invernais, a exemplo do Vale da Cotorras, onde está meu amigo Hugo Flores e seus mais de 130 "siberianos del fuego" e seus trenós, já registra a primeira nevada do ano. A temporada de inverno (esqui) só começa a partir do dia 21 de Junho, e, segundo as previsões será de muita neve. É bom você fazer tuas reservas e preparar as tuas férias. A galera do "Brasileiros em Ushuaia" pode organizar com competência todos os teus passeios. Já o Cilene del Faro é o point dos brasileiros na Tierra del Fuego. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
BELLA DA SEMANA
 
 
Ela estampou as páginas do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) em fevereiro, quando o site completou 14 anos no ar. Agora, a modelo Darline Carvalho retorna com a segunda parte do ensaio comemorativo.  Ela é formada em balé clássico e teatro, faz faculdade de Moda, estuda inglês, pratica musculação todos os dias e ainda consegue arrumar um tempinho para visitar bons restaurantes e desfilar o corpo escultural pelas areias da praia. Aos 23 anos, Darline impressiona não apenas pelas curvas cuidadosamente esculpidas, mas pela determinação. O ensaio vai ao ar nesta segunda-feira, dia 6 de abril.

 

TROFÉU “JORNALISMO DE TURISMO - DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB”

TROFÉU “JORNALISMO DE TURISMO -  DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB”



A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba, sob a presidência do jornalista Rogério Almeida acaba de lançar o Prêmio “JORNALISMO DE TURISMO - DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB”.



A premiação é uma forma de homenagear os jornalistas que publiquem as melhores reportagens sobre a Paraíba no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015. As inscrições devem ser feitas, impreterivelmente, até o dia 15 de maio, através do email:  concursoabrajetpb@yahoo.com.br. Para este endereço eletrônico devem ser enviados os dados de identificação do jornalista, conforme formulário de inscrição, bem como o material comprovadamente publicado.


Só podem participar os jornalistas de meio impresso, webjornalismo, televisão e fotografia, associados da Abrajet. O tema das reportagens deve ser o destino Paraíba, podendo envolver matérias sobre João Pessoa ou qualquer região do Estado da Paraíba. O prêmio “JORNALISMO DE TURISMO - DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB” é uma realização da Abrajet Paraíba, com apoio do Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba (ABIH-PB), João Pessoa Convention Bureau, Paraíba Convention Bureau, e Guia Mundo Turismo Receptivo.


O prêmio “JORNALISMO DE TURISMO – DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET – PB” será entregue durante a realização do XXXII Congresso Brasileiro de Jornalismo de Turismo, a se realizar, de 25 a 28 de maio de 2015, na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. O troféu será concedido aos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria. As categorias são: Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Televisão e Fotografia.


Os primeiros lugares nas quatro categorias serão premiados com 1 (uma) passagem aérea de ida e volta para João Pessoa, vindo de qualquer destino do país, traslado, hospedagem e city tour na capital paraibana, e terão a obrigatoriedade da contrapartida de produzir uma outra reportagem sobre o Destino Paraíba. Todos os três classificados nas quatro categorias serão premiados com troféu e certificado.


CATEGORIAS  

REPORTAGENS IMPRESSAS

Poderão concorrer reportagens, coberturas sequenciadas de eventos e cadernos especiais veiculados em revistas e jornais brasileiros, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015. Critérios de avaliação: Adequação ao tema “Destino Paraíba”; qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição); iconografia (qualidade e equilíbrio de fotos e ilustrações); criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos); serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.


WEBJORNALISMO

Poderão concorrer nesta categoria reportagens eletrônicas sobre o tema estabelecido, veiculadas em sites brasileiros na Internet, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015.
Critérios de avaliação: Adequação ao tema; design com a mensagem turística e jornalística; qualidade editorial; estrutura de navegação; interatividade e narrativa; recursos audiovisuais e multimídias; criatividade e inovação; serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.



TELEVISÃO

Poderão concorrer reportagens sobre o tema estabelecido, veiculadas em emissoras de televisão (canal aberto ou fechado) brasileiras, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015

Critérios de avaliação:

Adequação ao tema para TV; apresentação; qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição); qualidade de imagem quanto à valorização da informação; fotografia; qualidade da trilha sonora; criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos); serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.



FOTOGRAFIAS

Poderão concorrer nesta categoria fotos veiculadas em revistas e jornais brasileiros, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015.

Critérios de avaliação:

Adequação ao tema para fotografias; qualidade técnica da imagem; qualidade estética; criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos).