terça-feira, 1 de setembro de 2015

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino




SANTUR NO FESTURIS 2015


SANTA CATARINA é mais uma presença confirmada no FESTURIS deste ano, e apresentará, com destaque, todo seu potencial turístico em quatro áreas diferentes na feira de negócios, totalizando mais de 110m2. Na foto, com Eduardo Simon, da SANTUR e Elson Ferreira, de Blumenau.


LUFTHANSA


Apontada entre as 10 melhores aéreas do mundo, a LUFTHANSA, tem presença confirmada no FESTURIS - 2015. Pensando bem, a dois meses de iniciar sua 27ª edição, a FESTURIS confirma a presença de mais de 40 companhias aéreas, nacionais e internacionais, que fortalecem os negócios desta, que é a mais importante Feira de Negócios da América Latina e acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado. Entre as participantes confirmadas estará a Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo. Hoje, as 27 empresas operam diariamente cerca de 18.500 voos em 1.321 aeroportos em 193 países.


 “É uma oportunidade especial para intensificarmos a divulgação dos benefícios para passageiros comuns, corporativos e agências de viagem. O Sul do País concentra viajantes de alto padrão e vem despertando a atenção de empresas aéreas internacionais. E atingir esse público, por meio dos agentes de viagem da região e de eventos como o de Gramado, representa uma estratégia potencial”, avalia Ian Gillespie, representante da rede no país e diretor da Divisão Internacional da Avianca Brasil.


CARAVANAS FESTURIS


Buscando cada vez mais a crescente internacionalização da FESTURIS tanto através dos expositores como de autoridades, muitos estrangeiros são convidados a prestigiar o evento e uma das principais ações desenvolvidas são as Caravanas Internacionais. A tradicional recepção que o FESTIRIS faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela roteiros pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais neste ano estão os municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Gramado, Canela e Cambará do Sul que estão envolvidos na recepção dos convidados.


Na 27ª edição, as caravanas estão formadas por cerca de 80 convidados provenientes de países da América do Sul, como Peru, Chile, Paraguai e Colômbia, da América Central e do Norte, como México e EUA, e da Europa, como Itália, Espanha e Portugal. A ação que consiste na recepção de profissionais internacionais é realizada em parceria com grandes cias aéreas nacionais e internacionais e as secretarias de turismo de importantes municípios turísticos do Rio Grande do Sul, objetivando apresentar para operadores de turismo e jornalistas especializados, um Brasil diferente para geração de negócios e matérias.


Nesse contexto o mercado turístico gaúcho tem uma grande oportunidade para estreitar laços e apresentar seus principais atrativos para um grupo específico de profissionais do turismo de diversos países. Segundo a diretora da FESTURIS, Marta Rossi, essa relação pretende fortalecer o turismo no Estado. “A intenção é consolidar ainda mais a parceria com empresas e países, com o intuito de atrair um maior número de turistas para a Serra Gaúcha e o Estado”, finaliza.


HONEYDREAMS



Em coquetel especial de lançamento do produto, nesta quarta-feira (26), para cerca de 35 fornecedores da Região Sul, Marcus Rossi, CEO e fundador do projeto, ao lado de Bruno Monte, Bruno Coletto, André Garcia e Maurício Perucci, e responsável, também, pelo Festival de Turismo de Gramado, afirma que a HoneyDreams foi exclusivamente criada para casais, plataforma que pode ajuda-los a escrever suas histórias através de diferentes destinos e experiências, ano após ano.


"Criamos uma plataforma que é o elo entre o consumidor e o operador. Queremos ser a referência de viagem quando o assunto for casais. Queremos ser o grande amigo do casal, o site de viagens mais intuitivo do Brasil. Nele, os operadores, que serão nossos fornecedores, poderão cadastrar seus pacotes, já com aéreos, hotéis, transfers e outros serviços e passeios, exclusivamente voltado para casais, em âmbito nacional. Nosso objetivo é analisar o pacote e, caso esteja de acordo com as especificações necessárias para estar no site da HoneyDreams, aprova-lo para a venda em até 48 horas. Os operadores estarão cientes que as fotos do destino, o título do pacote e as descrições podem sofrer alterações por parte de nossa equipe", disse Marcus.


Um dos empresários que apostou e investiu no negócio, Maurício Perucci, acredita que a ideia pode revolucionar o modo de vender viagens para um determinado segmento turístico. "Por que não apostar numa ideia que tem tudo a ver com a necessidade de mercado e colocar isso para frente? Apostar e investir o necessário para o negócio ir à frente. Trata-se de uma revolução no mercado. Facilidade para fornecedor e transparência para o consumidor. A Honey personifica e personaliza o jeito de vender viagens para casais", frisou Perucci. 


A experiência de Marcus Rossi no ramo turístico foi fundamental para a criação do projeto. "Eu sempre fiz tudo online. As experiências eu adquiria com a ida ao destino. Na minha lua de mel, o rapaz queria me vender Las Vegas. Eu já tinha ido ao destino e sabia que não combinava com a ocasião. Seria tão mais legal uma plataforma onde eu pudesse procurar por um destino e nos resultados de busca aparecer só pacotes voltados para casais e aprovados por pessoas e não por algoritmos. Foi deste ponto que surgiu a ideia. Procurei a startup que fez o aplicativo do Festuris 2014, investidores e pessoas com conhecimento e resolvemos levar a HoneyDreams a frente", lembrou Marcus. 

Cantina del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado

FTN INSCRIÇÕES ABERTAS


O Fórum de Turismo de Negócios (FTN) abriu as inscrições para a oitava edição do evento que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, em Florianópolis. Podem se inscrever agentes de viagens, jornalistas, profissionais e autoridades do turismo nacional e internacional. Nesta próxima edição, o evento trará caravanas saindo de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores.  As inscrições podem ser realizadas no site www.ftnonline.com. A cada edição, o FTN vem desempenhando o objetivo de contribuir com vendas dos produtos apresentados, promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens, empresários e demais profissionais do trade turístico. 


Os agentes de viagens e demais profissionais de turismo poderão conhecer e ter contanto direto com os destinos, hotéis e produtos do ramo para vender melhor obtendo mais conhecimentos e condições para grupos ou pacotes individuais. As palestras têm como temas: Destinos nacionais e internacionais, agenciamento de Viagens; Vendas & Marketing,  Gastronomia em hotelaria; Turismo de Negócios; Mais Brasil; Eventos.


Nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, será realizado em Florianópolis, em paralelo à oitava edição do FTN, um encontro entre chefs de cozinha de hotéis e restaurantes com tema “Como vender melhor e atrair clientes pelo aroma, sabor e visão para os seus pacotes, incluindo a gastronomia e eventos”. O encontro tem como objetivo mostrar ao público hoteleiro e restaurante seus planos de negócios e especialidades da gastronomia. As Inscrições são gratuitas para até duas pessoas de Hotéis ou Destinos expositores do FTN. Para os demais hotéis que desejarem participar, o valor é de R$ 150. Para estudantes de Gastronomia, a taxa é de apenas R$ 50,00. Parceiros não expositores têm desconto de 20%. Na ocasião, todos os participantes receberão certificado de Alimentos e Base da cozinha dos os Chefs Alessandro Dirienzo e Felipe Lummertz. Inscrições no site www.ftnonline.com, em credenciamento, hotéis e restaurantes. 


FÓRUM DE GESTÃO DE VIAGENS


Nos dias 16 e 17 de outubro será realizado o 5º Festival do Turismo de João Pessoa, no Centro de Convenções da capital paraibana, cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. Dentro da programação, no dia 17, será realizado o II Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, uma realização da DJ Hotelaria S/A e JPA Convention Bureau com apoio da ABRACORP.


"Este evento é muito importante para que possamos compartilhar, acima de tudo, informações com o mercado. E com certeza, a partir desse compartilhamento surgirão as reflexões e iniciativas para que o setor de viagens corporativas possa evoluir de maneira sustentável, sob o ponto de vista de gestão e negócios, com vista para um futuro cada vez mais competitivo", diz o diretor executivo da ABRACORP, Gervasio Tanabe.


Segundo Marcus Abrantes, gerente de vendas da DJ Hotelaria S/A e coordenador do Fórum, “O referido evento será realizado em formato de Talk Show com debates com ícones nacionais do segmento corporativo e com o objetivo de dotar os participantes acerca das principais tendências do mercado".

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

O II Fórum de Gestão de Viagens Corporativas é gratuito e direcionado para gestores de viagens de diversos segmentos e para o público convidado do Festival de Turismo de João Pessoa. Mais informações com Marcus Abrantes: marcus@djhotelaria.com.br ou (83) 3044-0000. Inscrições gratuitas até 15 de outubro no site oficial do evento (www.festivaljpa.com.br), após esta data custará R$150,00 a inscrição.


OURO PRETO SEDIA FESTIVAL DE TURISMO


A cidade de Ouro Preto receberá entre os dias 15 e 17 de outubro o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade. O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. 


Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba 2 mil profissionais do segmento por dia.


Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o certo é o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. “O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, conta.


O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta.


Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão de obra local. “A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua. Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. “É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz.
Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo.


CONGRESSO CONVENTIONS


Mais um passo para a realização do VIII Congresso Brasileiros de Convention & Visitors Bureaux, que será realizado em 7 e 8 de março de 2016, em Belo Horizonte. Criada a Comissão Técnica, que irá propor temas e nomes para o conteúdo do Congresso, entre palestras, mesas-redondas e workshops, além de sugerir atividades culturais e sociais na bela capital dos mineiros. Como coordenador técnico, Hernani de Castro Júnior, que atua como secretário executivo do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, e também vice-presidente executivo da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Minas Gerais. A partir de agora, podem enviar sugestões de temas, assuntos para serem debatidos pela Comissão Técnica, no e-mail hernanicastrojr@terra.com.br. ​O VIII Congresso terá a famosa hospitalidade mineira e poderemos conhecer uma nova e surpreendente Belo Horizonte.


ABAV MOVIMENTA R$ 100 MI


Representantes da 43ª edição da Abav – Expo Internacional de Turismo reuniram a imprensa nesta última terça-feira (25), em São Paulo, para apresentar o evento, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro, no pavilhão do Anhembi, na Capital paulista. A estimativa é que sejam negociados US$ 100 milhões durante os três dias da feira e outros US$ 600 milhões nos meses seguintes.  Apesar da alta do dólar e da instabilidade na economia mundial, a Abav comemora os números desta edição. O evento, de acordo com Antônio Azevedo, presidente da Abav, terá a presença de 60 países, além de 27 estados brasileiros, que este ano tem como anfitrião a Bahia. Nesta edição, a feira será voltada apenas para profissionais de turismo, 75% deles oriundos das Américas e 25% da Europa e Ásia. O evento reunirá 200 compradores internacionais e outros 250 brasileiros e não será aberto ao consumidor final. Cerca de 8 mil profissionais do setor devem participar da feira. A 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo acontece juntamente com o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e o Encontro de Negócios Abracorp.

ENCONTRO ABAV-SC


Aproximar a entidade e seus respectivos colaboradores dos empresários, fomentando a importância do associativismo e da necessidade de representatividade perante órgãos públicos e privados, mostrando toda força e importância que o Sistema Federativo ABAV exerce sobre o setor turístico, seja na no desenvolvimento econômico ou qualificativo das Agências de Viagens, esse foi o foco do Primeiro Encontro com a Presidente, realizado na data de ontem, 26 de agosto de 2015, na cidade de Balneário Camboriú, nas dependências do Hotel Plaza Camboriú que contou com a presença de empresários (as) de Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau.


Foram apresentadas as ações realizadas na gestão 2013/2015 da ABAV-SC, presidida pela Srª. Ely Ribeiro da Silveira, pontuando as principais atividades desenvolvidas pela ABAV-SC, como capacitações, feiras, revistas, promoções entre outros. Após a apresentação foi realizado um feedback com os presentes, oportunizando a troca de informações, experiência, criticas e sugestões que venham tornar o trabalho da ABAV-SC cada vez mais ativo e importante para o setor. Vale ressaltar a receptividade dos presentes e o interesse em fortalecer a classe perante fornecedores, governo e clientes, sendo apresentadas sugestões que serão trabalhadas pela ABAV-SC buscando a efetiva realização.


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista especialista em turismo


MAGIC ISLAND


Desembarca em Floripa, para tocar na festa Magic Island, o DJ e produtor Johnny Glövez, que ganha cada vez mais espaço na cena eletrônica mainstream após emplacar o hit “Don’t wanna touchdown” na trilha sonora da novela global Babilônia. O carioca chegou a fazer uma participação especial na trama, durante a inauguração da boate do personagem Guto (Bruno Gissoni). Agora, com sua segunda música de trabalho, “In my way”, estreando na trilha da nova temporada de Malhação – Seu Lugar no Mundo, Johnny Glövez faz história como o primeiro artista do segmento eletrônico nacional a ter duas músicas tocando paralelamente na maior emissora de TV do país. 


Com pouco mais de três anos de carreira, ele já figura entre os 50 melhores DJs do Brasil apontados pela revista especializada House Mag e já tocou em festivais como o Winter Music Festival, Paradise Weekend e Rio Music Conference, além de levar seu trabalho para países como Estados Unidos, Grécia, Holanda e Croácia. Marcada para o próximo dia 5 de setembro, a festa à fantasia Magic Island ocupará os três ambientes do complexo Music Park, em Jurerê Internacional: Main Stage, Pacha e Terraza, reunindo mais de 30 atrações em uma maratona que soma mais de 12 horas de música. A cenografia do evento é um destaque à parte, sempre trazendo muitas surpresas e encantamento ao público, e este ano gira em torno do tema “Ilha dos Piratas”. Confira o clipe de “Don’t wanna touchdown”.


TELEFONIA PÚBLICA


Os desocupados da casa da mãe joana diz que discutiram nesta última terça-feira a qualidade da telefonia fixa e móvel no Brasil. Mas uma piada desses sanguessugas. Todos sabemos que a qualidade é péssima, caríssima, somos roubados literalmente, não temos a que reclamar pois as nossas reclamações junto ao Procon são inúteis e as empresas de telefonias continuam sendo recordistas em reclamações. Todas as reclamações como essas discussões na casa da mãe joana dão absolutamente em nada. Viva a telefonia via wifi (whatsapp, face e skype). Danem-se as operadoras que só nos roubam, cobram caro e são um verdadeiro desserviço. Eu mesmo passei para pré-pago e só uso WIFI. Estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais da OI, Marcos Augusto Coelho; o diretor de Relações Institucionais da Claro, Fábio Andrade; o diretor de Relações Institucionais da TIM, Leandro Guerra; o diretor de Atendimento ao Cliente da Algar Telecom, Gerson Sebastião de Souza; um representante da Vivo; e um representante da Nextel, a pior de todas, só funciona até ali na esquina. Quero saber quanto pagaram e o tamanho do loby pra derrubar o whatsapp.

ROMANCE IDEAL – QUINTA DO BUCANERO


Casais que adoram comemorar aniversário de namoro e casamento  agora têm mais um motivo para sonhar com o romance ideal. É que a pousada Quinta do Bucanero (Praia do Rosa/Imbituba-SC) acaba de agregar novos serviços ao conhecido Pacote Lua de Mel. O primeiro deles é que, além de todos os detalhes sedutores do  check in romântico (veja abaixo a descrição) a pousada passa a contar com uma violinista que, no café da manhã ou no horário que os apaixonados julgarem mais conveniente, poderá executar a música do casal, isto é, o tema que marca o romance. Basta, para isso, comunicar com antecedência qual a música, que a artista se encarrega de prepará-la. A outra novidade é que – seguindo um conceito sustentável – o Bucanero decidiu substituir os bombons do check in romântico, investindo em produção artesanal e local. “Descobrimos uma pessoa que trabalha com chocolate belga aqui na região. Isso tem a ver com nossa proposta de empregar recursos locais e investir no que artesal”, interpreta Jackie Biazus, proprietária.


Na chegada ao apartamento, garrafa de espumante ou champagne, bouquet de rosas, chocolates belgas artesanais, morangos, velas, sachês perfumados produzidos artesanalmente, pequeno travesseiro bordado com poema de Carlos Drumond de Andrade (a ser levado como lembrança). - Enxoval especial de núpcias, em algodão egípcio bordado, 360 fios.
- Massagem simultânea para o casal, seguida por banho de hidromassagem preparado com banho de sais e pétalas de rosa.


De frente para a Praia do Rosa (Imbituba/SC), a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso,  bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme desde a sua inauguração, em 1995, e recentemente recebeu o título de Pousada do Ano no Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2014/2015”, promovido em parceria com o Guia Quatro Rodas, considerado o mais importante evento do turismo nacional. 


CIRCUITO VALE DOS VINHEDOS


Vem aí o Circuito dos Vinhedos, um evento que envolve vinhos de altitude! Realizada a 1.200m na bela serra catarinense, uma prova para ser degustada como um bom vinho! Corrida 10K, Corrida 5K e Caminhada 5K. Ao se inscrever na prova, o participante recebe o kit de participação. O kit deve ser retirado no dia e local da prova com a comissão organizadora. 


O horário para retirada deverá ser escolhido durante a inscrição, pois também inclui uma visitação a vinícola. O kit inclui: Visitação da vinícola na retirada do kit para atletas e acompanhantes, camiseta poliamida “Dry Fit”, vinho da vinícola, medalha de participação Saiba mais e garanta já sua inscrição no Dia de Correr: https://diadecorrer.com/no/circuito-vinhedos/etapa/villa-francioni.


ETAPA MONTAIN BIKE

Preparado para desafiar de bike as paisagens da serra catarinense? 20KM ou 50KM? A pedalada será no dia 08 de novembro, domingo. Após caminhar, pedalar, você poderá degustar os vinhos de altitude! Cada Vinícola que realizar o evento terá um trecho demarcado para que os visitantes possam usufrui-lo. Neste ano, o Monte Agudo, a segunda Vinícola a participar do evento, oferecerá almoço e jantar. Circuito dos Vinhedos: Etapa Mountain Bike.Inscrições até 10 de outubro de 2015 (sábado) às 23h59. Ambiente: natureza. São Joaquim (SC) - Rodovia SC 438, Km 70 - Villa Francioni. 


 43ª ABAV EXPO


A um mês da abertura e já com 7,8 mil inscrições prévias, a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo teve o credenciamento gratuito para não associados prorrogado até o dia 11 de setembro. “Estamos com números de inscrições excepcionais, muito acima dos registrados nessa mesma época em feiras anteriores, por isso decidimos estender um pouco mais o prazo. Sabemos que é em épocas de dificuldades que os verdadeiros profissionais do turismo têm que estar presentes e atentos para oportunidades de novos negócios. Queremos que a feira seja um sucesso, mantendo a tradição de ser efetivamente o maior e melhor evento do setor na geração de negócios, conhecimento e relacionamento para expositores e visitantes”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. 


Para realizar a inscrição basta acessar o site do evento (www.abavexpo.com.br), selecionar a aba visitante e clicar no ícone inscrição profissional do setor. O participante deverá preencher seus dados e responder a um questionário para finalizar o cadastro. Após essa data, os agentes de viagens não associados só poderão inscrever-se diretamente na feira, pagando o valor de R$ 60. Os associados à ABAV poderão realizar suas inscrições online ou presencialmente na feira, gratuitamente, com direito a solicitação de cinco ADs 90 por CNPJ. Já os profissionais associados a uma das sete entidades congêneres (Abeta, Abracorp, AirTkt, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito) podem se inscrever gratuitamente pela internet – com direito à solicitação de duas ADs 90 por CNPJ – ou presencialmente, pagando o valor de R$ 30 pelo ingresso.


A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), juntamente com o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa - Encontro de Negócios Abracorp. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais seguem abertas e também podem ser feitas diretamente no site www.abavexpo.com.br.

ECOTURISMO & TURISMO DE AVENTURA


Com relação à ABAV-EXPO vale comentar que a Ana Aveline, proprietária de uma pousada nos Aparados da Serra, a Pedra Afiada Refúgio Ecológico que participa do conselho da Abeta (Associação Brasileira de Empresários de Ecoturismo e Turismo de Aventura), entidade renomada na área por seus programas de qualificação e normatização do setor. Segundo ela, o Brasil, hoje, é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do turismo de Aventura. Por isso, nossa busca constante pela segurança e qualificação. Justamente por isso irá acontecer o congresso da entidade logo na sequência da ABAV, isto é, entre os dias 27 a 30 de setembro em Brotas e Socorro, dois municípios paulistas muito bem estruturados no Turismo de Aventura. Haverão transfers desde SP, hospedagem, palestras e atividades inclusas na inscrição. Excelente custo/benefício para todos aqueles que atuam na área renovarem ideias, ou atuam indiretamente fazerem contatos, ou até para aqueles que desejam conhecer melhor o setor. Mais informações com ela via e-mail:​anaa@pedraafiada.com.br ou clicando no baner acima. 

FERIADÃO NO INFINITY BLUE


Além de ser uma ótima dica, ainda existem algumas vagas para o próximo super feriadão de 7 de setembro na beira da praia. O pacote é entre os dias 04 e 07. Até duas crianças de 5 anos cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento; atividades de lazer e entretenimento, jantar e almoço temáticos, atividades da recreação relacionado ao rock, games para os adultos, oficinas para as crianças - construção de equipamentos com material reciclado, competição musical, entre outras. No sábado show de rock com Show Yellow Box / Domingo – Show Cover. Vale lembrar que o Infinity Blue foi eleito o melhor resort para famílias do Brasil.


PARAÍBA & EMBRATUR


A capital paraibana após a efetiva conclusão do Complexo do Centro de Convenções de João Pessoa passou a integrar um grupo seleto de destinos brasileiros e Espaços para Eventos que trabalham o segmento M.I.C.E - Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras). O Portal MICE (mice.visitbrasil.com) é uma importante ferramenta governamental para indicar destinos brasileiros para eventos, pois aponta a localização do destino, a infraestrutura e os centros de convenções existentes para eventos nacionais e internacionais.


“A presença da Paraíba no portal MICE reafirma o compromisso conjunto do Convention Bureau e do Centro de Convenções de João Pessoa em apoiar a divulgação e potencializar a estrutura para realização de eventos no destino, a partir do novo Centro de Convenções como indutor de novos negócios, na busca de ampliar a visita de turistas em eventos nacionais e internacionais”, explicou o presidente do CVB pessoense, hoteleiro Camilo Juliani.
Para que o usuário navegue com facilidade, foi desenvolvida uma estratégia de filtros. Logo na página inicial, o internauta visualiza um vídeo sobre o segmento e, em seguida, é direcionado para um busca, onde tem três opções: buscar pela cidade, caso já saiba onde pretende realizar seu evento; buscar por critérios e assim gerar um resultado mais apropriado com sua necessidade, e ainda tem a opção de comparar as cidades que tem interesse. Nessa tela, ele ainda pode conferir os eventos que estão acontecendo no Brasil.


Para o Diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena “a importância da capital paraibana está interligada ao portal MICE vai muito além da informação, pois também pode ser atribuída à inúmeras oportunidades de negócios que irão ser geradas virtualmente, a exemplo da atração de eventos internacionais e inclusão na prateleira comercial para realização de congressos que até então não eram realizados no destino”.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

BONECOS DE CANELA


Os bonequeiros Nelson Haas e Beth Bado, do grupo Só Rindo, da Serra Gaúcha, participam do Festival Mundial de Marionetes (18 a 28 de setembro) na França, o mais concorrido festival de bonecos do mundo, que apresenta uma seleção do que há de tradicional e vanguarda na arte bonequeira. O grupo Só Rindo participa da programação OFF, na qual foram selecionados 30 grupos do mundo todo.  Com o espetáculo "O Melhor do Só Rindo" Nelson e Beth apresentarão uma seleção dos melhores quadros desenvolvidos pelo grupo em 25 anos de estrada. Um espetáculo baseado na capacidade de improvisação dos bonequeiros e na arte da animação. Cada apresentação é única, sempre em comunicação direta com o público, com os personagens “gaúcho Oswaldir Carlos Serjão, "Carlão", a “Caixa”, entre outros. Nesta seleção. a esquete "O Proprietário", escrita pelo argentino Roberto Espina, será apresentada em Francês.


O trabalho do Só Rindo se caracteriza pelo resgate dos "títeres" tradicionais, sempre interagindo e priorizando a trilogia ator-boneco-público, numa linguagem simples e bem humorada. O grupo já se apresentou em quase todo Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Inglaterra e Pais de Gales no Reino Unido e China/Taiwan. A agenda do grupo Só Rindo está lotada. Além do Festival em Charleville-Mezieres, na França, os bonequeiros gaúchos irão também para o tradicional Festival Kruvikas, de 04 a 12 de setembro, na Argentina,  e que reúne, anualmente, grupos latino-americanos e participam também do Bonecos Canela, de 03 a 12 outubro. E em março próximo participarão de um festival de jovens em Guantanamo, Cuba, chamado "Titereando en la Ciudad".


ACIDENTES DE TRÂNSITO


O Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina do Tráfego, que ocorrerá no Wish Serrano Resort, o melhor resort de montanha do país, em Gramado entre os dias 10 e 13 de setembro, irá discutir e definir ações para a diminuição de acidentes de trânsito no Brasil. O diretor científico da Abramet/RS (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o médico Ricardo Hegele questiona: "Educação ou punição? Por quanto tempo teremos que contar as vítimas deste trânsito caótico, que mata?" E ainda afirma: "Precisamos unir o Governo, as entidades e a sociedade, para que nos convençamos de que precisamos mudar esta realidade."


Acidente de trânsito é a segunda maior causa de morte no Brasil, sendo que nosso país é o quinto do mundo neste ranking, precedido por Índia, China, EUA e Rússia. Cerca de 45 mil pessoas perdem a vida em acidente de trânsito. Além das mortes, outro problema grave são as internações e demoradas recuperações, na maioria das vezes, causando despesas consideráveis ao Governo, que acaba deixando de investir em outros programas de saúde. De 2008 a 2013, o número de internações devido a acidentes de transporte terrestre aumentou 72,4%. Em 2013, o SUS registrou 170.805 internações por acidentes de trânsito e R$ 231 milhões foram gastos no atendimento às vitimas. Esse valor não inclui custos com reabilitação, medicação e o impacto em outras áreas da saúde.


Até 70% dos serviços de emergência do país são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. As fatalidades e lesões do trânsito têm um alto preço físico, emocional, social e financeiro que atinge as vítimas, familiares e pessoas próximas. Muitos pacientes ficam com sequelas permanentes com alto impacto no restante de sua vida e os custos dos acidentes de trânsito representam cerca de 2% do PIB do Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, 24% dos motoristas do Brasil dizem associar ou já ter associado álcool e direção. Ainda segundo a PNS, metade da população (49,8%) admite nem sempre usar o cinto de segurança no banco de trás dos veículos. Nas áreas rurais do país, 41% afirmam que nem sempre usam capacete quando estão na garupa das motos.


A realização do 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego é da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e organização da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos.  Mais informações sabrina@rossiezorzanello.com.br.


SABORES FRANCESES


Wish Serrano Resort, ainda tem algumas vagas para o esperado"Sabores Franceses em Gramado" que acontece no dia 19 de setembro. O pacote inclui hospedagem para 2 pessoas em apto Premiere Duplo + Café da manhã de 18 a 20/09, Jantar temático no dia 19/09 com show e culinária típicos Frances e cupom para sorteio de passagem aérea para duas pessoas para Paris.

CHEF POR UM DIA

Clique na imagem para ampliá-la

Falando em minha casa na Serra Gaúcha, o Wish Serrano Resort, Bárbara Bertoja Bezzi foi a anfitrião de mais um dos jantares especiais do Resort "Chef por Um Dia", aconteceu no último dia 20, no restaurante Spazio Due, localizado ao lado da recepção do hotel. A “Chef Por um Dia” preparou um menu composto por entrada (cogumelos gigantes recheados com catupiry, passas brancas e queijo gorgonzola), primeiro prato (bacalhau desfiado com nata e purê de mandioquinha), segundo prato (filé ao molho de goiabada com molho shoyu, acompanhado de risoto de alho poró e queijo) e sobremesa (mini panquecas de doce de leite com morangos naturais e balsâmico). A data do próximo jantar já está agendada: 24 de setembro quando o hoteleiro Jeremias Polidoro irá comandar as panelas no Spazio Due. O evento é uma realização do Wish Serrano Resort & Convention Gramado, patrocínio da Vinícola Aurora e apoio da Frutal Gramado, Marfrig Global Foods e Bassi Carnes. 

HOTEL SAINT ANDREWS

Restaurante Primrose: jantar harmonizado reunirá as melhores safras dos vinhos e champanhes Baron de Rothschild

O feriado de 7 de setembro será especial no Saint Andrews, em Gramado (RS), o único hotel de montanha do Brasil que figura na seleta lista do Relais & Châteaux, associação que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Para trazer ainda mais destaque para a programação, o hotel contará com a presença de Philippe de Nicolay-Rothschild, um grande conhecedor do mundo dos vinhos e proprietário da PNR Import, empresa localizada em São Paulo (SP) e que trouxe para o Brasil os vinhos e champagnes da marca que leva o nome de sua família, diretamente das adegas dos Domaines Barons de Rothschild, na região de Bordeaux, na França. A tradicional marca é conhecida pela produção de vinhos e champagnes desde 1868, ano em que família Rothschild adquiriu o Château Lafite, em Pauillac, também na França.


O executivo acompanhará a harmonização de suas bebidas no jantar preparado especialmente pelo chef executivo do Saint Andrews, André Soares, que oferecerá as convidados um menu que contempla diversas delícias gastronômicas como Brotos da Estação, Vieiras Douradas, Veloutée de Pinhão, Chartreuse de Pato Confit, Entrecot ao Molho Bordalesa, Amandines de Figos, entre outros pratos. Tudo isso harmonizado com as principais raridades da marca Barons de Rothschild, sendo elas: Champagne Barons de Rothschild Blanc de Blanc e Rosé, Sauternes Carmes de Rieussec 2010, Moulin de Duhart 2011 e Blason de l’Évangile 2009 e Sauternes Carmes de Rieussec 2010.  “Esperamos provocar nos brasileiros o desejo de tomar essa bebida dos deuses o ano todo. Nossos produtos têm qualidade superior aos encontrados no mercado, pois são produzidos com as melhores safras. O fato de produzirmos apenas 400 mil garrafas ao ano é uma das garantias de excelência deste champagne”, destaca Philippe de Nicolay-Rothschild.


O Hotel Saint Andrews Gramado é o primeiro exclusive house do Brasil e o único hotel de montanha do Brasil que é membro da Relais & Châteaux, associação que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Com apenas 11 suítes e capacidade para 22 hóspedes privilegiados, o Saint Andrews tem uma vista deslumbrante para o Vale dos Quilombos, em Gramado, na Serra Gaúcha (RS).  O hotel, que faz parte da rede GJP Hotels & Resorts, dispõe de serviços exclusivos para quem busca experiências únicas, como mordomos 24 horas, café da manhã com horário livre, chá da tarde, serviço de traslado do aeroporto de Porto Alegre/Gramado ou Caxias do Sul/Gramado com chofer privativo em carro do hotel ou helicóptero (opcional).

USHUAIA NEVADA


Fazia 31 anos que não nevava tanto em Ushuaia. Realmente os esquiadores e turistas estão fazendo a festa não só por conta da neve mas pela sua hotelaria e alta gastronomia. O Cilene Del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia é uma eterna festa, tanto que o último piso é reservado para as nossas happy hours. Localizada em terra do fogo, Ushuaia é reconhecida por ser a cidade mais austral do mundo.


Fundada em 12 de outubro de 1884, a cidade foi desenvolvida como um polo industrial, portuário e turístico, onde o talento dos seus habitantes soube adaptar-se à sua fantástica geografia. As modernas construções e edifícios característicos destas latitudes desenvolvem uma cidade extremamente pitoresca e colorida aos olhos dos seus visitantes.