terça-feira, 3 de maio de 2016

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino

VOANDO BAIXO


Com uma malha aérea absurdamente caótica, preços nas alturas, tempos em conexões absurdos (pela TAM você chega a levar 18 horas para vir de João Pessoa a Florianópolis e pela GOL mais de 11 horas), em horários e preços sem noção, a demanda por voos domésticos recuou em março pelo oitavo mês consecutivo, com baixa de 7,3% sobre o mesmo mês de 2015. A oferta recuou em ritmo ainda maior: 7,5% na comparação anual. Conhecer o nosso próprio país continua sendo caro demais, longe demais e demorado demais. Esperei quatro horas em Congonhas, vindo de Cuiabá, com destino a Florianópolis, pela GOL. Como impulsionar o turismo sem voos e com tanta demora. 


De Florianópolis Maceió, pela TAM, são mais de 15 horas. É mais rápido você passar o final de semana em Nova York e, se ficar atento as promoções, pode custar muito mais barato. Muitos trechos nacionais estão sendo cancelados, o que piora ainda mais nossos deslocamentos. Já a demanda de passageiros por voos internacionais das companhias aéreas brasileiras recuou 0,68% em março, encerrando um ciclo de 24 meses de crescimento. A oferta  baixou 3,49%. Enquanto isso nas companhias aéreas internacionais o preço é melhor, isso sem falar do atendimento e alimentação a bordo. 


PANAMÁ NO FESTIVAL JPA

Na foto Claudio Jr com Gustavo Him – Ministro do Turismo do Panamá e Oliver Robertz – Gerente Geral da Hovertours. 

Claudio Jr, Diretor do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, informa que o Wyndham Panama Albrook confirmou presença no Festival. Coloque-se no centro do paraíso com uma viagem para o hotel Wyndham Panama Albrook Shopping,  localizado dentro do maior centro comercial da Cidade do Panamá, Panamá e da América Latina. As instalações foram recentemente renovadas, e os serviços de alta qualidade mantém seu padrão de bom atendimento. Compartilhar um happy hour ao redor da piscina, no último andar do hotel ou satisfazendo o nosso paladar no Canal Bistrôt Restaurante ou ainda encontrar-se com os amigos para uma bebida átrio do hotel torna a nossa viagem pelo Panamá inesquecível. 


Eventos empresariais e casamentos são especialidades do hotel com mais de 36.000 m² de espaço para reuniões e espaço para 1000 convidados dão o tom ao empreendimento. As comodidades dos quartos são também um ponto de orgulho para o hotel. Os quartos são elegantemente decorados e bem equipados com acesso internet de alta velocidade, televisão de ecrã plano de 42 polegadas, ferro de passar, mini-frigobar, cofre para computador portátil, espaço de trabalho espaçoso, com mesa e cadeira ergonômica, bem como chá e café. Para aqueles que não deixam de malhar, o hotel dispõe de academia de ginástica. 


LEVANTANDO VOO


Os passageiros do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas Brasileiras entre Belo Horizonte e João Pessoa serão recebidos no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto em ritmo de muito forró pé de serra. O voo começa a ser operado no dia 4 de junho, com chegada na capital paraibana às 16h20 e retorno às 17h20, todos os sábados. A aeronave, um Embraer 190, com capacidade para 118 passageiros, também terá direito a batismo. Alguns detalhes dessa programação foram discutidos nesta quinta-feira (28) na sala do superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) David Oliveira, por iniciativa da presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino. Também participaram da reunião a secretária adjunta do Turismo de João Pessoa, Grace Kelly, e o diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lappa.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

VOANDO ALTO


Enquanto aquela companhia aérea se direciona a você oferecendo o lanche a bordo com a maquininha de crédito na mão, oferecendo aquele combo caríssimo, a Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, lançou novas opções de lanches nos voos de São Paulo (Congonhas) para Rio de Janeiro (Santos-Dumont) e Brasília operados por aeronaves Airbus A319 e A320. O cardápio inclui opções de sanduíches quentes ou pães de batata, frutas da estação ou muffins variados, além de uma seleção de bebidas, como sucos, refrigerantes e café. 

Flávia Zülzke e Tarcisio Gargioni - Vice Presidente de Marketing da AVIANCA

“Os lanches que oferecemos como cortesia são um dos principais diferenciais reconhecidos e elogiados pelos nossos clientes. A área de Serviço de Bordo está sempre pensando em formas de surpreender e proporcionar boas experiências para os paladares dos passageiros”, destacou Flavia Zülzke, gerente geral de Marketing da Avianca Brasil. 


Entre os novos lanches quentes, destacam-se o sanduíche de pão australiano com queijo muçarela, lombo canadense e pasta de queijo cremoso com salsinha, além de três variedades de pães de bisnaga (beterraba, cenoura ou centeio) recheados com queijos, presunto cozido, lombo canadense ou blanquet de peru e pastas de tomate seco ou cenoura. Para voos com mais de uma hora de duração, os passageiros que não comem carnes podem solicitar no ato da reserva da passagem, com pelo menos 48 horas de antecedência, uma opção ovo-lacto vegetariana. Nos demais voos domésticos com mais de uma hora de duração, a Avianca Brasil oferece outros tipos de sanduíches com recheios variados, quentes ou frios. Nos trechos mais curtos, com menos de uma hora, são servidos bombons ou bolinhos. Além disso é a mais rápida de um destino a outro. 


TURISMO & NEGÓCIOS


O presidente da Embratur, Marcos Sales, recebeu a secretária de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Perpétua Almeida, para debater parceria com o objetivo de fortalecer a divulgação do desenvolvimento tecnológico de produtos e da política nacional da indústria do setor, baseado no trabalho de promoção do turismo de Negócios, desenvolvido pelo Instituto. De acordo com a secretária, o Brasil recebe anualmente representantes de diversos países interessados em conhecer nossa base de ciência e tecnologia. Dentre as áreas potenciais de produtos de defesa estão: radares, armas não letais, aeronaves de treinamento, sistemas de simulação, proteção cibernética, mísseis, aviação militar, embarcações de patrulha e veículos blindados.


“No segmento de turismo de Negócios e Eventos, existe uma grande sinergia entre organismos de governo, como a Embratur, a Apex Brasil e diversos Ministérios. Estamos entusiasmados com mais essa possibilidade proposta pelo Ministério da Defesa ”, afirmou Marcos Sales. Segundo o presidente, o próximo passo para avançar nesta atuação integrada será o encontro entre as equipes técnicas do Instituto e da Secretaria de Produtos de Defesa para o desenvolvimento de ações e parceria com vistas ao fortalecimento do segmento de Negócios do Brasil.


FERIADÃO


Por não ser considerado um período de alta estação, os meses de maio e junho são procurados por quem busca passar momentos de maior tranquilidade em casal ou em família, além de poder aproveitar de tarifas de hospedagem mais atrativas em relação às praticadas na alta temporada de verão. O litoral de Santa Catarina é opção de turismo por ser uma época de tempo firme costumeiramente, com paisagens limpas e exuberantes. As temperaturas são agradáveis e costumam oscilar com ondas de frio e períodos de altas temperaturas, o que significa a possibilidade de aproveitar tanto a praia quanto os atrativos de inverno. A dica é o Infinity Blue Resort  Spa, que além de ser pé na areia, trás para seus hóspedes grandes atrações.

Falando nisso, maio é o mês de celebrar a maior influência nas nossas vidas, as MÃES! Pensando nelas o Infinity Blue Resort & Spa preparou um final de semana com atividades especiais para que toda a família aproveite momentos felizes. As diárias são com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e de acordo com a capacidade do apartamento hospedamos até duas crianças de cinco anos sem custo extra. Reserve agora pelo www.infinityblue.com.br ou envie sua solicitação peloreservas@infinityblue.com.br.


INTERNET LIVRE


Já pensaram o turismo tendo internet limitada? Tanto para o turista nacional como estrangeiro será uma vergonha. Enquanto New York e tantas outras cidades pelo mundo afora oferecem internet de alta velocidade, de graça, nas ruas, as teles daqui querem nos enfiar esse pacotão goela abaixo. Por conta dessa retrocesso, a Internet Livre promove mais ações para evitar limitação de dados. O Deputado JHC se reuniu com a OAB, que também não está de acordo com a limitação pretendida pelas operadoras e firmaram parceria para manter a internet ilimitada. 


Depois de entrar com representação junto ao cabide de empregos da Anatel e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pedindo a apuração de infrações das operadoras de telefonia, a Frente Parlamentar pela Internet Livre e sem Limites também se reuniu com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, para discutir o combate à proposta que limita a franquia de dados da internet fixa e a consequente redução da velocidade de navegação na rede. Retroceder, em uma atitude de onipotência das operadoras, para que o nós consumidores sejamos usados como caça-níqueis, sem que possamos nos proteger de nenhuma forma. Isso é ilegal, é ilegítimo e é VERGONHOSO.


RAINHAS & PRINCESAS


Escola do Teatro Bolshoi no Brasil celebrou no último dia 29, o Dia Internacional da Dança com ações especiais. Para comemorar o dia, as realezas das festas tradicionais de Santa Catarina participaram de uma aula de dança exclusiva, realizada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. A aula teve início às 10 horas e a turma foi formada pelas rainhas e princesas da Festa das Flores de Joinville, Oktoberfest de Blumenau, Festa Nacional do Pirão de Barra Velha, e da Fenarreco de Brusque. Logo depois da aula especial, as realezas assistiram uma apresentação com os bailarinos do Bolshoi. Joinville é a Cidade da Dança, onde acontece o maior Festival de Dança do mundo, e sede da única extensão do Bolshoi fora da Rússia. Reunir bailarinos e representantes das festas tradicionais da região é uma bela homenagem à arte e à nossa cultura. 


44º RODEIO NACIONAL


Neste 1º de maio aconteceu a feijoada de lançamento do 44º Rodeio Nacional nas dependências do CTG Os Praianos.  A cidade de São José, na Grande Florianópolis, recebe entre os dias 4 e 8 de maio o 44º Rodeio do CTG Os Praianos, com muitas atrações para quem gosta da tradição gaúcha. Durante quatro dias, o tradicionalismo gaúcho vai estar em destaque, atraindo milhares de pessoas para este evento que projeta São José, na Grande Florianópolis, para todo o Brasil. O Rodeio do CTG Os Praianos tem como base a cultura tradicionalista gaúcha e consegue, em alguns dias, realizar uma grande confraternização e manutenção dos costumes do sul do país. É uma festa que reúne a família em atividades culturais e campeiras. Serão mais de 14 shows durante todos os dias de evento.


FIT PANTANAL


A Feira Internacional de Turismo do Pantanal recebeu durante os cinco dias de evento cerca de 60 mil pessoas. A maioria era de Cuiabá, mas foram registrados também visitantes de vários estados brasileiros e de mais seis países: Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Argentina e China. Foram cerca de 130 expositores, entre prefeituras, artesãos, restaurantes, buffets e empresários do setor turístico, que aproveitaram o espaço para divulgar seus empreendimentos e atrativos turísticos e também comercializar day-uses e hospedagens com descontos para quem adquirisse os pacotes durante a feira.


Para o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, a FIT Pantanal cumpriu com seu objetivo. “Após oito anos conseguimos, além de retomar a FIT Pantanal sob um novo formato, fazer com que deixasse de ser festa e passasse a ser uma feira voltada à realização de negócios, promoção e divulgação do Estado”, destaca. Nigro acrescenta que outra meta importante cumprida pela FIT foi a integração dos povos da América do Sul. “Conseguimos integrar os povos da América do Sul, por meio de suas apresentações culturais com a participação de cinco países e mais a China, que é um grande parceiro comercial de Mato Grosso”.


Outros 50 profissionais de imprensa de veículos especializados em turismo do Brasil e de países como Holanda, Alemanha e Reino Unido também participaram da FIT. No período que antecedeu o evento, entre os dias 16 e 19, eles fizeram um fampress por Mato Grosso onde puderam conhecer lugares turísticos como Pantanal, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nobres, Jaciara e Campo Novo do Parecis.


FESTURIS GRAMADO


A fenomenal Gramado-RS, renovou sua participação na 28º FESTURIS. A cidade é tão fantástica que foi eleita recentemente como o 2º melhor destino turístico do Brasil (sempre foi o primeiro - indiscutivelmente). Desta vez ganhou o Rio de Janeiro (por conta das olimpíadas). Na foto o Diretor do Festival de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanelo, a Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk, ladeada por Rose Ott e Luiz Kraieski.


Quem também confirmou presença no maior e mais charmoso festival de turismo do Brasil foi a rede de HOTÉIS LAGUETTO. O FESTURIS está superando todas as expectativas !!

CERCANO



Vejam só as temperaturas super baixas deste último final de semana em Gramado. E vai continuar assim. Portanto se aconchegue no Hotel Cercano para curtir a melhor localização de Gramado, do ladinho da rua coberta.

AIR EUROPA


A Air Europa, com sede na Espanha, também confirma participação no FESTURIS. Air Europa Líneas Aéreas, S.A.U., é uma companhia aérea espanhola fundada em 1986, com sede na cidade de Palma de Mallorca. É a divisão aérea do grupo Globália. A rede de voos da Air Europa abrange uma grande parte do território nacional espanhol, assim como destinos europeus e do Norte de África (Paris, Milão, Roma, Veneza, Lisboa, Tunísia, Marraquexe, etc.), transoceânicos (Brasil, Argentina, Peru, Cuba, México, República Dominicana, Venezuela, Miami, Nova Iorque etc.).

PRÊMIO


O idealizador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, recebeu o Prêmio Panorama do Turismo na categoria Top Tur, que busca homenagear o dirigente, gestor ou técnico mais lembrado do turismo no Paraná, no ano de 2015! Merecidamente ! 

El Calafate

ARGENTINA NO FESTURIS

Clique na foto para ampliá-la

Resultado de um forte trabalho da direção do FESTURIS e do seu setor Comercial, acabam de confirmar participação, na feira que ocorre de 3 a 6 de novembro, importantes destinos sul-americanos, entre eles à Argentina, que virá ao Brasil para participação na feira através do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR). O destino da América do Sul também se destaca na feira anualmente pela beleza de seu stand e pelo Plano Estratégico de Marketing Turístico Internacional que promove. Os argentinos seguem à risca o objetivo de converter à República Argentina num país líder na América Latina pela qualidade e diversidade da sua oferta, baseada em desenvolvimentos territoriais equilibrados e respeitosos do ambiente e identidade dos seus habitantes. 

O hotel dos brasileiros em Ushuaia - Cilene del Faro

CAPACITAÇÃO


Falando nisso, vem aí a belíssima temporada de inverno e a neve já vem caindo forte desde Ushuaia - Tierra del Fuego, trazendo o recado que a temporada de esqui será fenomenal. E a Argentina que não dorme no ponto, vem desenvolvendo inúmeras capacitações pelo Brasil e mais uma vez chegam a capital dos catarinenses que costumam invadir a também Ilha de Ushuaia. Desta vez a Secretaria de Turismo de Ushuaia, Puerto Madryn e El Calafate estarão capacitando as agências de viagens e operadoras para o novíssimo roteiro "PATAGÔNIA FANTÁSTICA" que envolve os três destinos acima. 


As agências que desejarem participar devem com urgência confirmar presença pelos e-mails: capacitacion.ushuaia@gmail.com easuntosinternacionales@turismoushuaia.com. A apresentação da Patagônia Fantástica acontecerá no auditório do Centro Executivo da Casa do Barão, no próximo dia 06 de Maio, sexta-feira, das 09 às 10:30hs. A capacitadora e responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, a brasileira Cristiane Cavalli e o Secretário de Turismo de Ushuaia Juan Cherañuk estarão hospedados no Majestic Palace Hotel.


ALPEN PARK


O Alpen Car é a nova atração do Alpen Park para os amantes do turismo de aventura e entretenimento, reunindo oito carros de bate bate em um circuito indoor. Para destacar o lançamento do brinquedo, o empreendimento participou de um projeto em parceria com a Faccat de Taquara (RS), para criação do logo do Alpen Car. Alunos dos cursos de comunicação participaram da atividade, que ocorreu em outubro de 2015, durante a semana acadêmica. Importado da China, o Alpen Car tem como diferencial o fato de ser movido à bateria e não necessitar de um piso especial para funcionar. A atividade é individual e destinada para todas as idades, com restrição apenas para menores de 1,30 metro de altura, por questões de segurança. O equipamento também fará parte do Passaporte Alpen Park, junto com mais quatro atrações. 

O melhor endereço gastronômico italiano em Gramado

DIAS DAS MÃES NO JATIÚCA


Com o melhor da gastronomia, o resort de luxo referência em turismo, reserva o domingo para celebração da data. Para comemorar o Dia das Mães, no segundo domingo de maio (08), minha casa em Maceió, o Jatiúca Hotel & Resort, empreendimento ícone em lazer e diversão, localizado em Maceió (AL), convida a todos para um delicioso e especial almoço no restaurante Canoas. O Buffet do Canoas apresenta um cardápio variado com diversas opções de pratos quentes e frios. Receitas contemporâneas mescladas com pratos brasileiros. Tudo preparado com produtos de qualidade e matéria prima fresca. Entre as opções, refrescantes saladas, massas, carnes, peixes e grelhados, Grill cook, pratos quentes, Demo cook e sobremesas. Após projeto de modernização, o novo complexo gastronômico do hotel está com capacidade para até 400 pessoas, que inclui um belo terraço a beira-mar e um bistrô.



Referência não só em Maceió, mas em todo o Nordeste, o resort é um verdadeiro ícone turístico brasileiro. Com a modernização que contou com investimentos de R$ 30 milhões, o Jatiúca vem conquistando cada vez mais o mercado. Seja para viagens a lazer ou negócios, o resort volta a figurar como um empreendimento de ponta, oferecendo uma estrutura moderna, funcional e direcionada a diversas atividades. O objetivo é manter o hóspede entretido durante toda a estadia, seja com a equipe de lazer ou aproveitando os diferentes espaços de lazer e o conforto dos quartos e demais espaços do resort.



segunda-feira, 2 de maio de 2016

USHUAIA EM BELO HORIZONTE




A Secretaria de Turismo de Ushuaia participou da 8ª edição do Workshop Visual Turismo em Belo Horizonte no último sábado, 30, onde estiveram presentes o Secretário de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk e a responsável pelos Assuntos Internacionales, Cristiane Cavalli, num trabalho em conjunto com a Aerolíneas Argentinas representada por Mariana Campos. A realização do tradicional evento é uma comemoração do Dia do Agente de Viagens, celebrado no último dia 22 e também dos 30 anos da  Operadora, uma das mais importantes e líder no mercado brasileiro. 

Juan Cherañuk e a responsável pelos Assuntos Internacionales, Cristiane Cavalli

O workshop ocorreu no hotel Mercure Lourdes, para 180 agentes da capital mineira e aproximadamente 80 fornecedores, entre resorts, hotéis, receptivos nacionais e internacionais, companhias aéreas e organismos oficiais de Turismo nacionais e internacionais. A Operadora desenvolveu um novo formato de workshop para que os fornecedores tenham um tempo maior com cada um dos agentes participantes nesta edição, o que foi muito efetivo uma vez que foi possível informar detalhadamente sobre toda a oferta turística da Patagônia Fantástica & Ushuaia Inverno 2016. 

El Calafate

Os agentes de viagens expressaram que já estão vendendo o destino mas afirmaram que o fazem com total desinformação e sem conhecimento, razão pela qual todas as agências e operadoras pediram mais capacitações sobre o destino e se mostraram extremamente satisfeitos satisfeitos pelas ferramentas de vendas apresentadas na ocasião.

Ushuaia

Afirmaram que é o destino dos sonhos de todos os seus passageiros, e que há um importante nicho de mercado com um grande potencial onde é preciso desenvolver e posicionar esse fantástico destino o mais rápido possível. Os voos possibilitam as conexões ótimas para a comercialização e é um destino que oferece tudo o que os passageiros desejam: atrativos únicos, excelente hotelaria e gastronomia internacional. 

Cilene del Faro Hotel & Spa - Preferido dos brasileiros

Na ocasião foi realizado um sorteio de duas noites de hotel e passeios clássicos em Ushuaia entre os agentes participantes o que causou muita expectativa e ainda mais interesse sobre o destino. 


O Cônsul Geral da República Argentina e Belo Horizonte, Sr José Antonio Cafiero prestigiou o evento visitando o stand da Patagônia Fantástica o que agregou muito valor ao mesmo e parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Ushuaia.

Clique na imagem para ampliá-la