segunda-feira, 5 de junho de 2017

AEROLINEAS ARGENTINAS PREMIA 10 MELHORES OPERADORAS BRASILEIRAS

AEROLINEAS ARGENTINAS PREMIA 10 MELHORES OPERADORAS BRASILEIRAS


A Aerolíneras Argentinas escolheu Ushuaia, a cidade mais astral do planeta, na Patagônia Argentina, para premiar as 10 melhores operadoras turísticas do Brasil.


As 10 melhores operadoras turísticas brasileiras foram premiadas pela Aerolineas Argentinas no encontro em que reuniu os diretores da companhia aérea juntamente com à Secretaria de Turismo de Ushuaia e o trade nacional, além das operadoras que se destacaram no Destino Ushuaia. 


"Que a Aerolineas Argentinas tenha presença em âmbito regional, nacional e internacional. No que compete ao  ao Brasil, um dos nossos principais objetivos, levantamos não só com uma estratégia comercial mas também com a qualidade do produto ofertado. Houve decisões importantes porque nos colocamos na posição de competir em um mercado disputado como é o mercado brasileiro e acreditamos que o público brasileiro valoriza muito a qualidade e o conforto a bordo de uma aeronave, a pontualidade e as frequências. Percebemos que tínhamos que ouvir essa nossa especial clientela. Colocamos a disposição no Brasil nossos melhores equipamentos, além de uma uma equipe comercial capacitada. Somos líderes no mercado entre Argentina e Brasil e isso nos dá uma satisfação muito grande", afirmou Diego Garcia, Gerente Comercial da companhia aérea.


Em sua fala, o Secretario de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk afirmou que "Ushuaia está conectada com os seus principais pontos turísticos a exemplo de Córdoba, El Calafate, Trelew, Baía Blanca, Mar del Plata, e em breve Rosário. Estamos desenvolvendo um grande trabalho a partir da nossa cidade para apresentá-la em diferentes regiões do Brasil, trabalho este realizado em conjunto com as cias aéreas." Cherañuk avaliou que é impecável o trabalho que desempenha a área de assuntos internacionais de sua secretaria. "Promovemos Ushuaia de forma fenomenal no exterior e estamos tendo resultados extremamente positivos para toda nossa cidade e região". 


"Este evento foi uma grande oportunidade oportunidade  porque foi possível deixar nossos ilustres visitantes com as melhores impressões possíveis, principalmente por se tratarem de formadores de opinião e também por serem aqueles que decidem que destinos devem vender em suas empresas", afirmou Cristiane Cavalli, responsável pelos assuntos internacionais da Secretaria de Turismo de Ushuaia. 


"Os premiados em sua maioria, presidentes das empresas ficaram fascinados com Ushuaia e além de quererem voltar com suas respectivas famílias e amigos, a visita serviu para que aumentem a sua força de vendas do nosso destino. Estamos muito gratos ao trade turístico local que esteve presente com o seu excelentes trabalhos e parcerias ", disse Cherañuk.  Os operadores brasileiros foram agraciados com uma réplica dos aviões da Aerolineas Argentinas e permaneceram na cidade durante três dias, desfrutando da estadia. "Se consolida Ushuaia como destino turístico internacional", concluiu o Secretário de Turismo Municipal de Ushuaia, Juan cherañuk. 


PARAÍBA DE PORTAS ABERTAS PARA O MUNDO




ARGENTINA & PARAÍBA


O governo da Paraíba recebeu, nesta última segunda-feira, a visita do embaixador da Argentina, Carlos Alfredo Magariños, que esteve acompanhado pela chefe de Gabinete da Embaixada, Júlia Lorenzo. Durante a reunião, eles dialogaram sobre os avanços nas áreas de turismo, economia e também a respeito da criação de uma Câmara de Comércio para apoiar as ações deste setor na Paraíba. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino e Wilson Filho também participaram da audiência. Durante a conversa, o Governador Ricardo Couttinho demonstrou interesse em estreitar os laços entre a Paraíba e a Argentina e lembrou que, a partir de julho, o turismo entre os destinos será intensificado com a implantação de um voo regular João Pessoa/Buenos Aires.

Ushuaia - clique na imagem para ampliá-la

“Temos o maior interesse em contribuir com o desenvolvimento do intercâmbio de relações entre a Paraíba e a Argentina. A partir do dia 1º de julho, um voo semanal para Buenos Aires, começa a ser operado, sempre aos sábados. A Argentina é nosso maior emissor turístico e esse voo, certamente, vai trazer bons resultados para o Estado. O Brasil e a Argentina têm que se aproximar ainda mais, e a Paraíba está disposta a estreitar a relação, não só no âmbito do turismo, mas também no comércio. Quanto mais comércio, mais emprego, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida”, observou o governador.

El Calafate - Clique na imagem para ampliá-la

Vale lembrar que é em João Pessoa que acontece o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA e a Argentina gostou tanto que este ano triplicou seu espaço e vem em peso com seus destinos. De Ushuaia a El Calafate. O embaixador da Argentina expressou a satisfação em visitar a Paraíba e agradeceu a receptividade do governador. “Estou muito contente em estar aqui na Paraíba, que tem esta capital tão linda e acolhedora. A Argentina investe muito em turismo e queremos mais brasileiros viajando para lá, assim como também gostaríamos de mandar mais argentinos para este Estado. Estamos de portas abertas para os paraibanos. Queremos aumentar também o volume de importação e exportação Paraíba-Argentina/Argentina-Paraíba e, em breve, pretendemos criar uma Câmara de Comércio Paraíba-Argentina para apoiar as ações do setor aqui no Estado”, concluiu.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

MÉXICO & PARAÍBA


É não é só a Argentina que está se aproximando de João Pessoa. O Mundo está ficando mais perto da Paraíba, tanto que o Festival do Turismo de João Pessoa deu mais um passo para ampliação da presença de expositores internacionais. Claudio Jr; Diretor do Festival anunciou nesta segunda-feira (05), a presença de uma das maiores companhias aéreas do México, membro da SkyTem Alliance e que opera voos para os principais países da Ásia, Europa, América Central, América do Sul, além dos Estados Unidos. A Aeroméxico será uma das estreantes do Festival JPA, que há duas semanas já haviam anunciado acertos para a participação do Ministério do Turismo do Panamá. O Festival JPA acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa.  

João Pessoa - 100% Lazer


sábado, 3 de junho de 2017

STF DECIDE QUE TRANSPORTE AÉREO DEVE SEGUIR CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E NÃO O CDC

STF DECIDE QUE TRANSPORTE AÉREO DEVE SEGUIR CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E NÃO O CDC
por Rose Larrat


O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em votação na última quinta-feira (25) que os conflitos que envolvem extravios de bagagem e prazos prescricionais ligados à relação de consumo em transporte aéreo internacional de passageiros devem ser resolvidos pelas regras estabelecidas pelas convenções internacionais sobre a matéria, e não nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

Devemos considerar, portanto, que de agora em diante, a relação de consumo envolvendo transporte aéreo internacional se dará com fundamento nos tratados internacionais. Vale trazer à tona que a Convenção de Varsóvia foi promulgada em 1929 e ratificada pelo Brasil, sendo substituída pela Convenção de Montreal de 1999, (também assinada pelo Brasil em 2006).

A grande discussão que envolve o tema em análise dá-se porque as convenções internacionais impõem limites para as indenizações, diferentemente do CDC. No caso, o Pacto de Varsóvia estipula um valor máximo de indenização de 1.000 DES (direito especial de saque) – aproximadamente R$ 3 mil. Analisando sob essa ótica, os tratados internacionais trazem cenário mundial às decisões, e não somente a aplicação irrestrita do Código de Defesa do Consumidor que não prevê limite para indenização.

Dentre os argumentos apresentados por aqueles que defendem a aplicação da Convenção de Varsóvia em detrimento do CDC, vislumbra-se o fato de que apesar da Convenção limitar, como regra, a responsabilidade do transportador, por outro lado, acaba admitindo a possibilidade de contratação do transporte com cláusula especial de responsabilidade pelo efetivo valor da coisa transportada, submetendo-se o contratante ao pagamento de “eventual taxa suplementar”, nos termos do artigo 22, “2”, letra “a” da Convenção de Montreal.

Outro argumento se apoia na própria Constituição Federal, em seu artigo 178, que estabelece que os acordos internacionais firmados pela União com outros Estados estrangeiros no que se refere a transporte aéreo devem ser aplicados, de modo que as normas internacionais prevalecem sobre o CDC.

Nesse sentido, as convenções internacionais ratificadas pelo Brasil têm status de norma especial, enquanto que o CDC trata de relações genéricas de consumo.
O que Supremo Tribunal Federal deixou muito claro com essa decisão, é que os tratados têm em sua essência a reciprocidade, por isso precisam ser respeitados.

E com isso, o turismo ganha muito, inclusive, em total alinhamento com o que vem sendo discutido e pleiteado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), quando dos cursos realizados com a Escola Nacional da Magistratura (ENM). Eles fomentam a importância das decisões fundamentadas nos Tratados Internacionais, para que as condenações em processos judiciais envolvendo agências de viagens (nos casos de reconhecida responsabilidade solidária) considerassem a tendência mundial da legislação internacional, com as indenizações tarifadas.

Esta decisão veio confirmar que estamos no caminho certo, ainda que nenhum Ministro tenha vindo para o nosso banco de escola, de alguma maneira o colegiado do Supremo Tribunal Federal ouviu que este é mais um caminho para mantermos a chama do turismo brasileiro acesa.

Rose Larrat
Diretora para Assuntos Jurídicos da Abav Nacional



sexta-feira, 2 de junho de 2017

ABIH-SC JÁ ESTÁ COMERCIALIZANDO ESPAÇOS NA EXPROTEL

Evento é uma das principais vitrines, no Sul do país, para apresentar produtos e serviços para os empresários do turismo e hotelaria



Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina - ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros - ENCATHO & EXPROTEL chega à 30ª edição.O grande encontro será realizado de 09 a 11 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, com o tema central "Novidades e tendências para o mercado hoteleiro".

Serão três dias de qualificação e negócios, reunindo empresários e profissionais  de meios de hospedagens, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores de produtos e serviços, entidades do trade, autarquias e órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico, entre outros. O objetivo é apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo, novidades em produtos e serviços, oportunizar  negócios e qualificação, gerar networking e divulgar as potencialidades do turismo nacional.

Além das diversas palestras e painéis, o evento possui a Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo. Já consolidada no cenário nacional, a exposição é uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos e serviços para os empresários do setor, na Região Sul do país. Com 80 estandes e centenas de marcas, a feira inaugura no dia 09 de agosto, com autoridades e convidados, e fica aberta ao público nos dias 10 e 11 de agosto, das 13h00 às 20h, tornando-se uma grande oportunidade para conhecer ou adquirir uma variedade de produtos de marcas consagradas que abastecem os meios de hospedagem do Brasil e exterior. 

Muitas empresas aproveitam a feira para apresentar novidades e lançamentos. São artigos de cama, mesa, banho, decoração, arquitetura, tecnologia, segurança, comunicação, higiene pessoal, alimentos e bebidas, entre outros, desta forma, os participantes terão a oportunidade de adquirir, além de conhecimento, novos parceiros para negócios. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do fone: (48) 3222-8492,  pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659. 


O diretor-presidente da entidade, Osmar José Vailatti, afirma que o momento de crise e perda de confiança pelo qual o país está passando é mais um motivo para realizar o evento, mas convoca todos os empresários, autoridades e profissionais, para trabalharem juntos, em prol do desenvolvimento do setor turístico. “O Encatho & Exprotel é mais um motivo para movimentar o turismo, proporcionar negócios e preparar o mercado”, afirmou.


Já a diretora de eventos, Lara Perdigão, falou sobre as inúmeras oportunidades que o evento proporciona. "Serão palestras, painéis, seminários, exposição e cases. Estamos montando uma programação ampla e diversificada. Tudo está sendo pensado para proporcionar qualificação, networking e também oportunidades. Um evento imperdível para quem é da área", afirma Lara. O acesso ao evento é gratuito e, em breve, será disponibilizado o link para credenciamento no site www.encatho.com.br   


quinta-feira, 1 de junho de 2017

USHUAIA SE PREPARA PARA TEMPORADA DE INVERNO 2017

USHUAIA SE PREPARA PARA TEMPORADA DE INVERNO 2017

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Enquanto isso Ushuaia, destino paradisíaco e mais astral do planeta se prepara para a Temporada de Inverno/Esqui 2017 abrindo suas portas e janelas para om mundo. A Secretaria de Turismo da cidade capitaneada pelo Secretário de Turismo Juan Cherañuk e pela Capacitadora Cristiane Cavalli, além de toda equipe daquela secretaria não tem medido esforços para capacitar agências e operadoras dentro e fora da Argentina. Um trabalho contínuo e sem precedentes. 

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Recebendo nesta nesta semana diversas operadores, agentes e inclusive os principais dirigentes da Aerolineas Argentinas. Estão circulando pela cidade, fazendo tour por terra e ar pela Terra do Fogo, a bordo do Heliushuaia e visitando os principais atrativos/estações invernais. Evidentemente que a culinária fueguina não ficaria de fora. Estão tendo até aulas de gastronomia. Evidentemente que não ficaria de fora o fenomenal safari de 4x4 no Valle de Lobos.   

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Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia

A temporada começa com os festejos da 'NOCHE MAS LARGA", no próximo dia 16 de junho, o solstício de inverno.


São 10 noites de comemoração. Confira o vídeo abaixo:


Ushuaia realmente é fenomenal !


terça-feira, 30 de maio de 2017

CONCURSO ENGENHEIRO CERVEJEIRO

AVALIAÇÃO DAS CERVEJAS DO CONCURSO ENGENHEIRO CERVEJEIRO SERÁ NESTE SÁBADO - 03/06


O CREA-SC, sob a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química, está promovendo o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro. A competição vai escolher a melhor cerveja produzida pelos estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses cadastradas no Conselho.

No próximo sábado (03/06), será realizada a avaliação das amostras de cervejas produzidas pelos engenheiros cervejeiros, na sede do CREA-SC, em Florianópolis. A divulgação dos finalistas será no dia 05.06 e dos resultados, no dia 09.06. 

Ao todo, 30 equipes de diferentes cidades de Santa Catarina, se inscreveram. O curso de graduação com mais inscrições foi o de engenharia química, com 14 equipes, seguido do curso de agronomia, com oito e engenharia de alimentos, com quatro inscrições. Já o estilo de cerveja que mais teve inscrições foi o Saison. As equipes são compostas por até duas pessoas. Dos 54 estudantes inscritos, 28 são homens e 26 são mulheres. As próximas etapas são a elaboração da cerveja e o relatório técnico, que deve ser encaminhado junto com o comprovante de matrícula à sede do CREA-SC até dia 19 de maio.



SAIBA MAIS SOBRE O CONCURSO


Santa Catarina figura entre os principais produtores de cervejas do país, ocupando o 3º lugar e registrando um importante mercado de trabalho para os engenheiros. Atento a esse mercado, o CREA-SC, sob a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química, lançou o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro, uma competição para escolha da melhor cerveja produzida pelos estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses e que estejam cadastrados no Conselho. Além da cerveja, os alunos deverão elaborar relatório técnico com todas as etapas do processo de produção para avaliação da Comissão Organizadora.

RELAÇÃO DOS JURADOS


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Camila Utech

Bacharel em Direito e Gastronomia. Técnica Mestre Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte, Blumenau. Colunista no Jornal Página 3 Balneário Camboriú – Cultura Cervejeira. Cervejeira caseira desde 2014. Gerente de Marketing da Cervejaria Sunset Brew

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Eli Junior 

Sommelier de Cervejas. Supervisor na Cervejaria Hemmer&39;s Bier. Professor Doemens Akademie/ Escola Superior de Cerveja e Malte. Juiz em concursos cervejeiros como Acerva, Concurso Brasileiro de Cerveja, Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland.

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 José Eduardo Lobato de Siqueira

Engenheiro Civil pela Universidade da Amazônia. Mestre em Engenharia Civil pela UFSC. Sommelier de Cervejas pelo Instituto Science of Beer. Sócio-proprietário da Loja Mestre-Cervejeiro.com Florianópolis. Especialista em harmonização com cerveja pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

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Cláudio Luís Ebert

Formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na área de eletrônica de potência, é professor no IFSC desde 1997. Sommelier de Cervejas formado pela ABS desde 2012. Juiz de cervejas membro do BJCP (Beer Judge Certification Program) desde 2012. Cervejeiro caseiro desde 2010. Sócio-proprietário da Cervejaria Kairós. Tem diversos cursos na área de fabricação e análise de cervejas, é instrutor e palestrante em treinamentos de análise sensorial, participa como juiz de diversos concursos de cervejas e é professor da disciplina de Gestão Sensorial na Escola Superior de Cerveja e Malte.

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Larissa Bunese Juk

Sommelier de cervejas formada na Escola Superior de Cerveja e Malte, chancelado pela Doemens Akademy. Com curso de especialização em harmonização com cerveja e pós graduanda em Tecnologia Cervejeira. Cervejeira caseira, participou de diversos festivais cervejeiros como sommelier em diversas micro cervejarias catarinenses. Idealizou e guiou vários jantares harmonizados e que julgou o Concurso da Acerva Catarinense 2016. Trabalhou como sommelier na área comercial da cervejaria Kairós e hoje exerce essa mesma função na Ambev. 

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Juliana Koerich Laureano

Catarinense nascida em Florianópolis. Sommelier de Cerveja e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil. Décima colocada no IV Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja e classificada para o Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja (5th World Cup of Beersommeliers, Munique, setembro de 2017). Fundadora da Barley’s Angels Santa Catarina, entidade que promove eventos de educação cervejeira para mulheres.

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Alfredo Brites

Sommelier formado pelo Science of Beer. Trabalhou durante 4 anos á frente do Restaurante/Bar Books&Beers , onde deu inúmeros treinamentos no conhecido "papodequarta ". Durante 2 anos ficou comandando o canal Books&Beers on script. Um dos fundadores do projeto "EU BEBO CERVEJA LOCAL ". Jurado do concurso de cervejas do Beer King 2015. Jurado do concurso de cervejas da Armada Cervejeira 2016.

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Rafael Maciel Strapazzon

Economista formado pela UFSC e Master of Business Administration em Gerenciamento de Projeto pela FGV. Foi diretor financeiro da ACERVA-SC no ano de 2015 ajudando a promover concursos para cervejeiros caseiros e também com várias premiações em concursos de cerveja caseira no Brasil. Sócio proprietário da Armada Cervejeira e proprietário da Strappa Live Kombucha, é juiz BCJP e Sommelier de Cerveja pelo ICB/ABS.

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Gabriela Muller

Farmacêutica-bioquímica, mestre em Biotecnologia, doutora em Bioquímica e Pós-doutora em Biotecnologia. Cervejeira caseira desde 2011. Já atuou na avaliação de diversos concursos cervejeiros. Proprietária da empresa Levteck Tecnologia Viva. 

Para mais informações acesse o edital do concurso
Dúvidas: enviar e-mail para engenheirocervejeiro@gmail.com

domingo, 28 de maio de 2017

BRASIL REPLETO DE RIQUESAS DE VIAGEM, ENTÃO POR QUE TÃO POUCOS TURISTAS ? - por THE ASSOCIATED PRESS

BRASIL REPLETO DE RIQUESAS DE VIAGEM, ENTÃO POR QUE TÃO POUCOS TURISTAS ?  
por THE ASSOCIATED PRESS 



Apesar da aparente abundância de riquezas para os viajantes, tem um problema de turismo. Porque enquanto você pode ter ouvido falar sobre a Amazônia ou as praias deslumbrantes do Rio de Janeiro, você provavelmente já ouviu falar que o Brasil tem alta criminalidade, foi varrido por um surto Zika e que seus políticos têm inventado o maior esquema de enxerto na história latino-americana.
Provavelmente você nunca visitou o Brasil. Apenas 6,6 milhões de estrangeiros fizeram no ano passado, de acordo com o Ministério do Turismo. Isso é aproximadamente a metade do número que vai para a pequena cidade-estado de Cingapura, e isso em um país de tamanho continente que o Fórum Econômico Mundial fileiras N º 1 em recursos naturais e N º 8 em recursos culturais. Oh, e que foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 .
"O maior hiato entre o potencial do turismo no mundo eo que foi realizado até agora é o Brasil", disse Vinicius Lummertz, presidente da Embratur. "Nós temos (tudo) de Xingu (uma reserva indígena) e índios a Oktoberfest em Santa Catarina."
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Em face de uma recessão profunda e prolongada, o governo agora espera mudar tudo isso com várias medidas que visam quase o dobro do número de visitantes estrangeiros nos próximos cinco anos. Mas hoteleiros, blogueiros de viagens e outros que trabalham no turismo dizem que há muitos obstáculos.
O plano do governo inclui uma lei para permitir 100 por cento de propriedade estrangeira de companhias aéreas, com o objetivo de aumentar as rotas de vôo e reduzir o custo das viagens. Outra prancha permitirá que os americanos, canadenses, japoneses e australianos - todos os quais precisam de vistos para visitar o Brasil - para solicitar vistos online, em vez de um consulado.
Voos mais baratos e um processo de visto mais suave abordarão algumas queixas de turistas sobre o Brasil, mas Alison McGowan diz que o plano ignora o problema mais flagrante: Ninguém sabe o quão grande é o Brasil em primeiro lugar.
"As pessoas nem chegam tão longe como (solicitando um visto)", disse McGowan, CEO da hiddenpousadasbrazil.com, um guia de pousadas, hotéis boutique e B & B no Brasil. "Eles ainda não têm pessoas que querem ir para o Brasil."
McGowan e outros profissionais do turismo dizem que o governo não tem uma campanha coerente para promover o Brasil no exterior - o verdadeiro país, não apenas os clichês do Carnaval e do futebol grande Pelé.
Parte do plano do governo é reforçar a Embratur. Funcionários lá disseram que esperavam que levaria a uma duplicação do investimento em promoção. No ano passado, a Embratur tinha um orçamento de US $ 16 milhões - que a agência disse ser muito menor do que o que os outros países da América do Sul gastam.
McGowan e outros disseram que o Brasil é particularmente ruim em alcançar viajantes globais modernos que pesquisam viagens e fazem reservas on-line. McGowan chamou o principal portal de turismo do país para estrangeiros, visitbrasil.com , "uma desgraça".
Lummertz, presidente da Embratur, diz que o plano do governo ajudará a promover o Brasil no exterior. Mas ele diz que o blues turístico da nação vai além disso. A maior nação da América Latina ainda está lutando para superar décadas de isolamento e continua sendo a mais fechada das chamadas economias BRICS, diz ele.
Isso tem repercussões para o turismo: elevadas taxas de importação e outras ressacas do isolamento tornam o país caro para os viajantes e reduzem a qualidade dos bens e serviços. Poucos brasileiros falam inglês, em parte porque é improvável que eles encontrem viajantes globais aqui.
É impossível, é claro, esclarecer os verdadeiros problemas do Brasil. Tem uma das maiores taxas de homicídios do mundo. A baía do Rio está poluída. E Zika é um risco. Mas o governo e a Embratur precisam de uma contra-narrativa para os turistas.
"Qual é a capital mundial dos carteiristas? É Barcelona", disse Ricardo Freire, fundador do blog de viagens brasileiro viajenaviagem.com . "Mas (os moradores) não lhe dizem para não vir lá."
As desvantagens do Brasil também precisam ser contextualizadas. Os turistas não são propensos a visitar bairros urbanos difíceis onde a maioria dos crimes ocorre, observa Emmanuel Rengade, dono do luxo, hotéis ecológicos Pousada Picinguaba e Fazenda Catucaba. No campo, Rengade diz que nem tranca a porta.
Quanto a Zika, uma doença transmitida por mosquitos que tem sido associada a um defeito de nascimento raro, os casos este ano caíram dramaticamente, e o governo declarou a emergência durante este mês. A baía do Rio pode ser poluída, mas o país tem natureza mais intocada para visitar do que qualquer pessoa poderia esperar para ver em uma vida.
E, ao contrário da imagem confusa do Brasil, Ben Feetham diz: "Tudo parece funcionar". Feetham, que é revisor do i-escape.com, um site que hospeda uma seleção de hotéis e pousadas, lua de mel no Brasil em abril e disse que não tinha o estresse habitual sobre transferências de aeroporto ou conexões de ônibus.
Todo o barulho sobre reputação e promoção ignora os turistas número 1 como o melhor sobre o Brasil em pesquisas: o povo, conhecido por ser descontraído e acolhedor.
"Qualquer um que vai para o Brasil volta a amá-lo", disse Pauline Frommer, co-editora dos guias Frommer's e frommers.com"A chave é levar as pessoas para lá." 

FONTE

sábado, 27 de maio de 2017

BNT MERCOSUL ENCERRA EM ITAJAÍ COM UM CRESCIMENTO DE 5,9%

BNT MERCOSUL RECEBEU 6.236 PROFISSIONAIS DO TURISMO EM SUA 23ª EDIÇÃO


Em entrevista exclusiva ao confrade Anderson Masetto, do M&E, Geninho Goes informa que A BNT MERCOSUL em sua 23ª edição encerrou com um crescimento de 5,9% em relação ao ano passado. 6.236 profissionais circularam por seus corredores. No total, foram mais de 350 marcas expostas em cerca de 100 estandes. O evento teve participantes de 311 cidades e sete países, além de 45 caravanas de diversas cidades.

Para o coordenador da feira, Geninho Góes, o evento foi um sucesso. “A feira foi muito movimentada. Estou muito feliz porque os expositores nos deram um feedback positivo e este é o nosso termômetro”, afirmou o executivo.


Góes não destacou apenas a quantidade de visitantes, mas também a qualidade. Segundo ele houve uma seleção criteriosa para a participação dos agentes de viagens. Para que ele possa estar presente é necessário ter um CNPJ e Cadastur. “Temos mais de 40 caravanas de todo o Brasil e com tudo pago. Oferecemos esta facilidade aos agentes, mas fazemos uma seleção”, explicou.


Segundo Geninho Góes, o segredo do sucesso da BNT é baseado em três pilares. O primeiro é a promoção dos produtos e destinos da feira. O segundo é a qualificação dos profissionais que participam e, por último o Business Center, considerado um dos destaques deste ano. “Nela só podem participar empresas privadas e os agendamentos são feitos com antecedência”, explicou.

“É um desafio fazer eventos no Brasil. A tecnologia mudou muita coisa. O consumidor age de uma nova forma e, ao mesmo tempo, o agente de viagens mudou a sua maneira de buscar informações. Mas seguimos com o nosso modelo, sempre com o foco no mercado nacional”, disse.


Geninho disse ainda que, a partir da próxima edição, ele será o único responsável pela organização e comercialização do evento. Jair Pasquini passará a ficar responsável pelas rodadas de negócios internacionais, que acontecem na Argentina e   No próximo ano, a feira acontecerá nos dias 25 e 26 de maio.