segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PATAGÔNIA FANTÁSTICA PROMOVE WORKSHOP PARA OPERADORAS E AGÊNCIAS DE VIAGENS EM FLORIANÓPOLIS

PATAGÔNIA FANTÁSTICA PROMOVE WORKSHOP PARA OPERADORAS E AGÊNCIAS DE VIAGENS EM FLORIANÓPOLIS

Cristiane Cavalli, Juan Cherañuk e Yanina Martin

Onde o turismo está tendo um aumento de 10% nesta temporada de inverno (Ushuaia - Patagônia Fantástica), por conta dos brasileiros que invadiram desde El Calafate até Ushuaia, a cidade mais astral do planeta e cuja temporada só termina em outubro e com muita neve, A Patagônia Fantástica Ushuaia, El Calafate e Puerto Madryn), desembarcaram nesta segunda-feira, 21, na capital dos catarinenses para workshop (B2B) com agências e operadoras de viagens. 

Vice Consul Octavio La Croce, Secretario de Turismo de Ushuaia Juan Sherañuk, Cristiane Cavalli, Natalia Castagno e seu esposo o Consul Gustavo Coppa, Rosangela Cruz, representante da Aerolineas Argentinas e Eduardo Loch, Presidente da ABAV-SC. 


Clique na imagem para ampliá-la 

O evento foi extremamente prestigiado pelo trade, inclusive pelo Consul Argentino em Santa Catarina Gustavo Coppa, pelo Secretário de turismo de Ushuaia Juan Cherañuk, Rosangela Cruz, representante da Aerolíneas Argentinas e pelo Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV-SC, Eduardo Loch.


Clique na imagem para ampliá-la

Os workshops e rodadas de negócios são dirigidos exclusivamente aos proprietários de agências e operadoras de viagens e para aqueles que tem o poder de decisão nos negócios. Os mesmos encontros acontecerão em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com vistas para a próxima temporada de verão deles.


Clique na imagem para ampliá-la

Estiveram em Fklorianópolis as super empresas Criollos Turismo  - Rumbo Sur, Prestigio SRL - Conextur - Latitud Ushuaia, Tierra del Fuego & Aventura - Travel Tips Ushuaia além da Super Heliushuaia, do Tremun Hoteles, Cilene del Faro Apart Hotel e Spa, a casa dos brasileiros em ushuaia, Arakur Hotel & Spa - Los Cauquenes Hotel & Spa, Hotel Altos Ushuaia, Hotel Alto Calafate e Lupama, Canal Fun e Nature.



Para o Consul Argentino, que apoiou e acompanhou todo o evento: "Poder mostrar nossos principais atrativos aos nossos irmãos catarinenses que visitam nosso país principalmente agora no inverno, com nossas estações de esquis completamente nevadas, nos enche de orgulho pois nesta época vocês retribuem as visitas que nós argentinos costumamos fazer todos os verões ao litoral catarinense. Tratamos aqui da união de dois espetaculares destinos, a Patagônia Fantástica e Santa Catarina, cada vez mais próximas."



Já para Juan Scherañuk: "Estar em Florianópolis, essa ilha encantada, que nos enche de prazer, pois também é um destino emblemático a exemplo de Ushuaia. Duas Ilhas com diversas opções de lazer, gastronomia, hotelaria e belezas sem fim. A cada ano estreitamos ainda mais os nossos fortes laços de amizade. Estamos sempre de braços abertos para recebe-los, da mesma maneira que vocês nos recebem a cada ano". 



Já para Cristiane Cavalli, brasileira residente em Ushuaia e responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, a manhã não poderia ter sido melhor: "Tivemos presença maciça do trade catarinense, o que demonstra cada vez mais interesse pelo nosso destino. Em 15 de outubro nossa temporada de inverno termina e começa nossa temporada primavera/verão, com os nossos fenomenais destinos de aventura e o aporte de centenas de cruzeiros internacionais. Nos trás uma imensa alegria ouvir o meu idioma pátrio, o português, pelas ruas de Ushuaia que se prepara a cada temporada para melhor recebê-los.



No dia 23 a capacitação acontece no Hotel Bourbon Convention a partir das 08h30hs. No dia 25 Workshop e rodadas de negócios em São Paulo. No dia 28, no Rio de Janeiro. Os eventos serão após o café da manhã, seguido de rodada de negócios, onde os 15 principais receptivos, hotéis e prestadores de serviços de Ushuaia, Calafate, Trelew e Puerto Madryn apresentarão  excelentes oportunidades de negócios.


Mais informações e reservas para os workshops em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro via e-mail com Cristiane Cavalli: asuntosinternacionales@turismoushuaia.com - capacitacion.ushuaia@gmail.com.

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI



quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FIACULT RECEBE INSCRIÇÕES DE NOVOS FILMES DO BRASIL, PORTUGAL, ITÁLIA E MÉXICO


Fiacult recebe inscrições de novos filmes do Brasil, Portugal, Itália e México

As inscrições de vídeos no FIACULT continuam abertas até o mês de setembro pelo www.fiacult.com, quando inicia a votação pelo publico pelo site

O FIACULT (Festival Internacional de Audiovisuais do Comércio, Cultura e Turismo) recebeu novas inscrições de filmes do Brasil, Portugal, México e Itália que estão disponíveis para visualizações e concorrem nesta 4ª Edição do evento.

No YouTube a página do FIACULT conta com mais de 190 mil visualizações. As produções inscritas garantem sua maior divulgação por meio do site www.fiacult.com, mídias sociais, assessoria de imprensa e mídias dos parceiros de revistas, jornais, sites, blogs, televisões, mailing de mais de 80 mil e-mails entre outros meios de comunicação e marketing. 

Entre as últimas inscrições destaque para o filme de Portugal, “#VISITEOEIRAS”, do Produtor Jorge Pinho. Outra produção portuguesa é de David Mendes, com o filme “A Guardiã de Naturia”.  O vídeo traz  a Naturia, localizada entre as colinas e uma mágica neblina. Reza a lenda que o local é protegido por um espírito criado a partir dos elementos da Natureza. O filme conta a história deste escondido tesouro da Natureza. David Mendes concorre também com o filme “Grândola, Vila Morena”. Trata-se de uma vila portuguesa situada na região do Alentejo Litoral, distrito de Setúbal. O filme apresenta as suas praias de areias douradas e águas cristalinas ambientalmente preservadas que se estendem ao longo de 45 km.

O produtor e Diretor italiano Stéfano Goracci, traz nesta edição do FIACULT o documentário da Távola Italiana, que fala da riqueza do território italiano. O vídeo demonstra através da cobertura televisiva do show de talentos ” A Mesa Italiana na TV ”,  o único programa deste tipo, construido propositalmente para a Távola Italiana, para levar conhecimento para a maioria das cadeias de produções alimentares e do artesanato Italiano.

Já produção brasileira destaque para “O Pará que faz história”. Trata-se de uma série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação do Pará, que traz em belas imagens e informação um convite para conhecer alguns dos melhores episódios da memória paraense. Outro filme brasileiro é “Memória do Porto”, um Documentário sobre memórias portuárias do porto de Itajaí (SC).

O 1 Hotel & Homes Cabo traz um comercial criado por Alfa Dog  e Dirigido por Aleph Alighieri para 1Hotels. O vídeo promocional foi desenvolvido em locais diferentes para criar a atmosfera, o estilo da marca e o novo projeto. As inscrições de vídeos no FIACULT continuam abertas até o mês de setembro, quando inicia a votação pelo publico no site. Podem ser realizadas diretamente no site 

.fiacult.com. Podem inscrever os audiovisuais nacionais e internacionais como: filmes de destinos, secretarias de turismo, produtoras, empresas de publicidade, gastronomia (restaurantes, cidades, bebidas e produtos alimentícios), hotéis, operadoras de turismo, empresas de esporte e aventura, museus, Conventions bureaus, estudantes, e demais profissionais e empresas de qualquer segmento que tenha relação com publicidade, comércio, cultura ou turismo. Mais informações via e-mail: press@ftnonline.com​.







domingo, 13 de agosto de 2017

BORNO - UMA ÓTIMA SURPRESA NO PAÍS DA BOTA por Aldo Grangeiro

BORNO - UMA ÓTIMA SURPRESA NO PAÍS DA BOTA
por Aldo Grangeiro

Fotos de Giani Mansur


Descobrir, sob o cerco de milhares de imagens e clichês consagrados, o que há de novo em destinos que o próprio editor deste portal já conhece, é uma regra que tem balizado a escolha das pautas do bom jornalismo praticado neste espaço.  

O relato que segue é uma amostra do dedicado trabalho de garimpagem à procura de bons e novos destinos, que tem caracterizado este portal. Exatamente, em busca de novos horizontes, fomos conhecer na Itália uma região engastada nos Alpes Centrais, que a maioria dos leitores provavelmente imagina ser na maior parte do ano uma vastidão gelada, branca, inóspita e quase inacessível. E a surpresa foi avassaladora.


Essas montanhas do nosso imaginário, com idade provável de 10 mil anos depois da Era Glacial, de repente se mostram - neste ardente verão europeu em pleno agosto -, cobertas de viçosos bosques, imensos lagos e trilhas perfeitamente transitáveis. Foi neste belo cenário que descobrimos uma comuna onde vivem dois mil e seiscentos habitantes. Um lugar aprazível. Distante dos conglomerados urbanos repletos de gente estressada. Estamos falando da bucólica Borno, uma das 24 localidades do vasto Valle Camonica em um dos pontos cinematográficos dos Alpes Centrais da Itália. Está a uma hora de Brescia e Bergamo e a uma hora e meia de Milão. 

UM CENÁRIO MONUMENTAL


Nada surpreende mais o visitante do que aquilo que lhe foge às proporções. Eis porque, Borno, escavada num contraforte de uma imensa cadeia de montanhas, é mais do que simplesmente uma bem frequentada estação de esqui, ponto de encontro dos herdeiros das grandes fortunas europeias no início do século e agora atração para os brasileiros interessados em conhecer novas regiões do fascinante país da bota – mas longe das tradicionais e caras rotas turísticas, que são, além de conglomerados de gente nervosa, absolutamente inacessíveis ao bolso da classe média. Podemos dizer que o Vale Camonica é um dos poucos lugares do mundo onde essa desproporção é tão evidente. Talvez por que esteja localizado numa área tão próxima do céu, e Borno mais parece aos olhos dos extasiados visitantes um pedacinho do paraíso.

Tamanho entusiasmo dos viajantes que chegam à província de Bréscia, como o autor deste relato, logo se justifica no trajeto de 10 minutos de acesso à Borno a partir da estação termal Boario Terme. A estrada é asfaltada e em duas pistas. O cenário lembra a Serra do Corvo Branco, em Santa Catarina – com o detalhe de ser ainda mais íngreme e em vertiginosa subida de 12 km, rasgando imensos paredões verticais, que se erguem a cerca de mil metros de altura brotando do chão como o colossal pé-direito de um salão descoberto. A sensação é de espanto. Um assombro da natureza.

PARA QUALQUER FÔLEGO


As paisagens da região são democráticas: podem ser apreciadas de dentro do carro, desbravadas em caminhadas pelas trilhas ou ainda escaladas em expedições que exigem emoção e profissionalismo. 
A principal atração de Borno no inverno é sua estação de esqui. São 20 km de pistas. Aliás, foi a primeira do Vale Camonica a ser criada com toda a estrutura que o esporte exige. No auge da estação da neve milhares de esquiadores lotam a pequena cidade. E agora, em pleno verão, quando o extenso tapete branco da neve dá lugar para o viçoso verde da época, há atrativos para todos os gostos. 


As ruas estreitas do vilarejo, por exemplo, acolhem as festas populares, transformando o centro da cidade em palco a céu aberto de comemorações que recordam os tempos da Idade Média, de acordo com a milenar cultura local. É pura alegria. Aliado ao festivo clima, quando a população sai às ruas para curtir a chegada do verão, os cafés e restaurantes são um encanto à parte. Há um leque de opções de deliciosas comidas, incluindo carnes, queijos e massas. Ah!...e os vinhos, os puros azeites extra virgem italiano feitos a partir das mais finas oliveiras...tudo dessa enogastronomia é uma louuuuuucura! Os preços são honestos. Por 12 a 50 euros você se alimenta muito bem, e acompanhado. A culinária local faz bem até para a memória. Quem experimenta não esquece jamais.

UMA JÓIA RARA

Outra boa notícia para os milhares brasileiros descendentes de italianos: em Borno quem desejar saber como é possível obter a tão desejada cidadania encontra todas as respostas. Emanuela (Manô) Fornari, advogada, natural de Brusque (SC), residente há 10 anos na Itália, criou um serviço de assistência muito procurado. Numa primeira etapa o interessado envia a documentação e se tudo estiver de acordo com as exigências legais Manô (WhatsApp: +39 329 930 7998; Email:  fornaricidadania@gmail.com) dá início à caminhada em busca do título desejado. Essa primeira etapa é feita gratuitamente.

Pericles Puccini, publicitário, natural de Erechim (RS), residente há 7 anos na Itália, também atua neste trabalho de atendimento aos descendentes. Ele criou uma empresa e até uma escola para quem deseja aprender a língua Italiana, dedicando toda a atenção ao crescente número daqueles que buscam suas raízes de família. Pericles (WhatsApp: + 39 3421076155; Skype: puccini.jr; Facebook: soggiornoitaliano; Email: soggiornoitaliano@outlook.com) assessora brasileiros na conquista do reconhecimento da cidadania jure sanguinis.

PARA SE HOSPEDAR

Uma boa opção para quem deseja conferir in loco e passar alguns deliciosos dias nesta região, e não quer os hotéis tradicionais, é se hospedar nas confortáveis cabanas do Camping Village Boscoblù (www.campingvillageboscoblu.it). São 45000 metros2 em meio a pinheiros seculares em um planalto a 1000 metros de altura. Cabanas de madeira com isolamento absoluto que podem acomodar 2 a 6 pessoas, dependendo do tipo. O camping, situado ao lado das pistas de esqui, que podem ser acessadas num piscar de olhos, permanece aberto o ano todo. No local há uma completa estrutura, incluindo bar, loja, restaurante-pizzaria e conveniência. 

Verde no verão, branca no inverno, Borno é uma terra de contrastes. Um visual surpreendente. Benvenuto!

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

PAINÉIS E PALESTRAS DERAM O TOM NO 2º DIA DO ENCATHO & EXPROTEL NO CENTROSUL EM FLORIANÓPOLIS - SC

PAINÉIS E PALESTRAS DERAM O TOM NO 2º DIA DO ENCATHO & EXPROTEL NO CENTROSUL EM FLORIANÓPOLIS - SC

Clique na imagem para ampliá-la

O Encatho & Exprotel desta quinta-feira começou com o Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina, momento SENAC, além dos painéis de Terceirização da Operação Hoteleira e Potenciais Turísticos do Sul do País. 

Clique na imagem para ampliá-la

Logo após o 8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira. Às 18 horas encerrou com homenagens prestados pelos hoteleiros aos seus funcionários destacados e com mais tempo de serviço.


O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz destacou, nesta quinta-feira,  a importância da mobilização dos diversos segmentos do turismo no sentido de migrar propostas para o âmbito político para que o setor possa se tornar mais competitivo e eficiente. “Sem essa participação no cenário político fica bem mais complicado levar adiante programas e projetos como o da transformação da Embratur numa agência de fomento”


Em seguida começou o painel principal do dia tendo como participantes o Presidente da EMBRATUR Vinicius Lummerts, Leonel Pavan, Secretário de Turismo de Santa Catarina e Rogério Siqueira, CEO do Parque Beto Carrero World.


Lummertz lembrou que o Brasil investe apenas 14% do PIB em ações de promoção enquanto os países vizinhos superam a marca de 25%. O dirigente também defendeu a reforma trabalhista como forma de contribuir na formação de um ambiente favorável de negócios. Defendeu o fim da burocratização e citou como exemplo a dificuldade para a criação e liberação de marinas no país.


Também destacou a importância do país investir em campanhas com recursos no exterior. “Agora mesmo vamos estar em Miami buscando parcerias e divulgando o destino e já preparando a campanha de verão. Fechamos uma parceria com o Banco do Brasil e a rede CNN para divulgar o Brasil, pois somos um país desejado que segundo pesquisas é tido como um destino cobiçado pelo turismo internacional”.


O presidente da Embratur enfatizou que o turismo do Brasil deve observar países concorrentes como o Japão que recebe 20 milhões de turistas já tem planos de dobrar esses números. “Temos que investir no setor cada vez mais para sermos competitivos”, adiantou.


Já Leonel Pavan lembrou que a região Sul é fruto de um trabalho de união conjunto da maior importância. “O ministro Marx Beltrão abraçou essa ideia junto com a Embratur sem burocracias. Essa é uma conquista dos catarinenses e de toda região Sul. Precisamos fazer um trabalho conjunto e integrado para oferecer um produto que vá motivar o turista a permanecer mais tempo. Daí a importância dessa oferta cultural e de tantos atrativos naturais”


Pavan admitiu que apesar do potencial da região do Sul, Santa Catarina e os demais estados não tem recebido o mesmo tratamento do Governo dado a outras regiões do país. Já o evento no Beto Carrero, no dia 25, contará com as participações do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, de Valter Patriani, vice-presidente de Produtos, Marketing e Vendas da CVC e de Leonel Pavan, secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura.


Portanto, "O Sul é meu Destino” será lançado oficialmente no próximo dia 25, durante a 6ª edição do Meeting Beto Carrero World, no município de Penha, aqui em Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo CEO do Beto Carrero World e presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Rogério Siqueira.”Esse programa é fantástico porque oferece ao mercado a oferta de produtos com o imenso potencial da região Sul. Vamos apresentar a campanha em paises do Cone Sul ainda em agosto”, adiantou. O dirigente lembrou que o primeiro empresário a pensar no projeto foi o próprio Beto Carrero.


Segundo suas estimativas o valor dos investimentos na campanha pode chegar a R$ 20 milhões, dos quais parte ficará a cargo do Ministério do Turismo. Para o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz o projeto tem tudo para dar certo. “Há uma diversidade de produtos cuja proximidade regional inclui uma oferta fantástica para o mercado internacional”.


Já Magda Bez trouxe os números sobre o ambiente de negócios e a condição que circunscreve o ciclo de vida das empresas. Ela abordou a importância das ações de capacitação de toda a estrutura do setor turístico e assim como Vinicius Lummertz destacou a extrema burocratização dos novos investimentos no turismo nacional e a importância de facilitar as novas oportunidades para que o crescimento do turismo seja mais visível e progressivo. “O ‘Sul é meu destino’ é o primeiro passo para um processo integrado também das entidades que precisam estar juntas e se envolver. Não podemos deixar para os outros fazerem, temos que ir lá e tomar a atitude. Isso é fundamental para a profissionalização do turismo no sul do país, trabalhando em conjunto com os três estados e com o trade turístico”, reiterou Magda Bez.


O presidente do Conselho Estadual de Turismo também destacou durante painel que encerrou a programação desta quinta-feira a importância de trabalhar o mercado de Santa Catarina fora dos períodos de férias, mas sim durante todo o ano. “O próprio Beto Carrero World vem trabalhando de forma integrada com as regiões com potencial turístico para promover o nosso destino”. Segundo ele, o fato da hotelaria ter alcançado taxas de ocupação de 85% é fruto deste trabalho conjunto.


“Devemos fazer do turismo um ambiente de negócios e para isso desde março temos trabalhado com algumas das principais operadoras do país para comercializar nosso destino”, destacou. O painel foi mediado por João Eduardo Amaral Moritz e também contou com as as participações dos presidentes das ABIHs do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também a vice-presidente da Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina, Magda Bez. 



30ª EDIÇÃO DO ENCATHO & EXPROTEL MOVIMENTA O SETOR HOTELEIRO NO SUL DO BRASIL

COMEÇOU EM FLORIANÓPOLIS A 30ª EDIÇÃO DO ENCATHO & EXPROTEL


Aconteceu nesta quarta-feira, ás 19:30 hs, no Centrosul em Florianópolis a abertura da 30ª edição do  Encatho & Exprotel, Encontro Catarinense de Hoteleiros e Feira de Produtos e Serviços para 
Hotelaria. 


Maior e mais importante encontro da hotelaria do Sul do Brasil, este evento é uma oportunidade ímpar para quem atua neste setor tão relevante para a economia do país, impulsionado pelas viagens de turismo, de negócio e de lazer. 


Conciliando informações técnicas e tecnológicas, antecipando tendências e promovendo a interface entre os mais distintos atores da indústria da hotelaria, o Encatho & Exprotel 2017 prova a força do associativismo.


Quanto maior a coesão do setor, maiores serão as conquistas da hotelaria. Quanto mais unidos forem, mais forte será a cadeia produtiva que permeia esse imenso trabalho. Quanto maior o envolvimento do hoteleiro, maior o comprometimento coletivo, e consequentemente, os resultados.

Diretoria da ABIH-SC

Quanto mais o setor valoriza a ABIH-SC, melhor será o diálogo com o poder constituído e com a sociedade civil. O sucesso da Encatho & Exprotel e das mais complexas demandas da ABIH-SC se deve à adesão e participação de cada associado. 


Na presença de autoridades, empresários, especialistas e profissionais da imprensa, o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti abriu oficialmente a 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros. Osmar José Vailatti destacou em seu discurso que o evento se constitui para a família hoteleira catarinense e levantou a reflexão sobre as mudanças no setor e onde a hotelaria quer chegar. “É um dever da entidade chamar a atenção dos empreendedores hoteleiros para o momento delicado que vive o setor, e para discutir o destino que devemos seguir. Onde estamos? Onde queremos chegar? Conscientes de que mudou, o hóspede mudou, a hotelaria mudou”, considerou Osmar Vailatti.


Quebrando o protocolo, Vailatti homenageou o diretor da entidade e também consultor da ABIH-SC há mais de 30 anos, Marcos Hardt.

Lucia, Juliana e Lara

Também foram homenageadas a diretora de eventos da entidade, Lara Perdigão e as colaboradoras Juliana Bossi e Lucia Biazus, que tão brilhantemente estiveram à frente da organização do evento.


Quem também deixou sua mensagem foi o presidente da ABIH Nacional Dilson Jatahy Fonseca, que falou sobre a importância do evento para a hotelaria nacional, mencionando que o atual momento econômico não está favorável e que todas a iniciativas devem ser prestigiadas.  “O Encatho é um dos grandes encontros nacionais da hotelaria, uma referência no setor. Independentemente dos resultados desta edição, a organização já está de parabéns por realizar e deve comemorar”, afirmou o Dilson.


Segundo o Secretário de turismo Leonel Pavan: "Não há como falar sobre evolução do setor turístico catarinense nas últimas décadas sem registrar, ao mesmo tempo, a trajetória de fortalecimento associativo e da grande parcela de contribuição ao setor por parte da Associação Brasileira de Hotéis - a ABIH-SC."


Ainda segundo ele: "A qualidade e evolução do setor hoteleiro catarinense foram comprovadas em recente pesquisa divulgada pelo IBGE, a qual confirmou que o nosso estado tem a maior capacidade de hospedagem do país, se considerada a sua população. Isso significa que Santa Catarina apresenta o maior número de leitos e unidades habitacionais (suítes, quartos, chalés, por exemplo) por cada 100 mil habitantes". O Secretário acredita que diante do cenário atual: "Fortalecer parcerias e crescer de forma organizada e integrada ainda é o melhor caminho para que possamos continuar ampliando nossos horizontes do turismo diversificado e na economia, bem como a nossa qualidade de vida, hoje o grande diferencial de Santa Catarina no Brasil, junto com a qualidade empreendedora e realizadora da nossa 
gente", concluiu.  


Após os discursos foram feitas prestadas as homenagens, Personalidade Feminina e Masculina no Turismo Edição 2017” o troféu “Maria Helena Petry Makowiecky”, foi concedido a  Marlene Palludo, fundadora do Itá Termas Resort e Spa, empresa na área de hotelaria e lazer, que neste ano expande suas atividades incorporando o Acqua Parque Itá Termas. Sua trajetória e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo local, levaram Marlene a ser uma das convidada a participar do projeto “SC que dá certo” deste ano, expondo seu case de sucesso. Estes e muitos outros motivos também levaram a empresaria a ser um nome aprovado pela entidade para receber o prêmio desta edição do evento.


“Representa muito para mim receber esta homenagem, em meu nome e no de toda a equipe do Itá Termas. Estamos muito orgulhosos e lisonjeados de estar aqui, pois o ramo da hotelaria é sempre muito concorrido e exigente então ser um destaque é realmente motivo para orgulho. A ABIH-SC está de parabéns por realizar o trigésimo Encatho. O número tem seu valor, são trinta encontros que sempre nos trazem uma bagagem enorme sobre o nosso ramo”, ressaltou Marlene.


Ivan Cascaes também recebeu honras na abertura do evento, reconhecido por lutar pelo turismo na serra catarinense ele ligado ao setor hoteleiro há muitos anos. Reativou o Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau, que presidiu por quatro anos, além de ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Turismo durante dois anos e meio, permanecendo na entidade após o período como presidente por mais dois anos. O proprietário do Hotel Rio do Rastro Eco Resort, Ivan Cascaes recebeu o troféu “João Eduardo Amaral Moritz”.


“É um orgulho muito grande receber tão significativa honraria desta grande entidade que é a ABIH-SC. Este é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. Eu era construtor e achei que ser hoteleiro era algo fácil, hoje sei o quão difícil é empreender neste ramos, mas é muito gratificante trabalhar com a hospitalidade”, afirmou Cascaes.


Quem também recebeu homenagem foi o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, pelo apoio ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria em todas as esferas de sua atuação política - municipal, estadual e nacional.


Por fim, os expositores da Exprotel – Feira de Produtos e Serviços do Turismo e da Hotelaria, foram homenageados na pessoa do gerente de vendas da Harus, Maurício Garcia. Ele comenta que a feira é importante para os expositores devido ao sentido geográfico, pois a Exprotel é a feira de maior significado e força no sul do país, por isso a importância de sempre participar e procurar atender o mercado de todo o Brasil. “A qualificação é a palavra principal do evento. Melhorias no atendimento, no serviço, nas novidades que os próprios expositores trazem para o meio hoteleiro. As facilidades e comodidades que isso vem a oferecer compõem todo o conforto que o cliente pode ter dentro de um quarto de hotel, desde a cama, até os amenities”, finalizou Maurício.

Clique na imagem para ampliá-la

Após a solenidade de abertura e o corte da fita de acesso à Exprotel, o primeiro dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros encerrou com visita aos estandes, coquetel e muita cerveja artesanal, uma parceria da ABIH-SC com o Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis, SEBRAE-SC e FAMPESC. A partir de agora, iniciam oficialmente as atividades do maior evento do sul do país voltado para a hotelaria. A programação extensa conta com simpósio, fóruns, painéis e palestras, confira a programação completa no site. As inscrições são gratuitas e permanecem disponíveis durante todo o evento, conforme a capacidade do evento.

EQUIPE DA SECRETARIA DE TURISMO DE SC FARÁ ATENDIMENTO DO CADASTUR DURANTA A ENCATHO


Como estratégia de divulgação, durante o Encatho & Exprotel, Encontro Catarinense de Hoteleiros, uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) fará o atendimento de pessoas físicas e jurídicas para tirar dúvidas e auxiliar na adesão ao Cadastur, sistema de cadastro de profissionais e empresas que atuam no setor do turismo. A ação acontecerá na Sala Forte, das 13 às 17h. 
A formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos são os principais objetivos do Cadastur, que é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Para restaurantes, marinas, casas de espetáculo, locadoras de carros, entre outros, o cadastro é opcional. O cadastro é um serviço do Ministério do Turismo, executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos estados.

2º SEMINÁRIO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE TURISMO E INSTÂNCIAS DE GOVERNÂNÇA


Também dentro da programação do Encatho & Exprotel, a Secretaria de Estado de Turismo de SC, realizará o 2º Seminário de Secretários Municipais de Turismo e Instâncias de Governança Regionais de Santa Catarina. O evento acontecerá no próximo dia 11, na Sala Jurerê, com início às 9h30. O enforque dos debates serão as parcerias com entidades privadas para o desenvolvimento dos sistemas 
turísticos. As inscrições podem ser feitas neste link - https://goo.gl/hU1BQ9.



Diversas palestras estão agendas tais como, “A importância da Parceria com Entidades Privadas no desenvolvimento do Sistema Turístico”, - Caminhos para a Sustentabilidade Turística Case 1 - “Pomerode e seu impacto no fluxo turístico da Região, Case 2 - O processo de consolidação do Parque Vila Germânica em Blumenau” - Case 3 - “O processo empreendedor para o aproveitamento de destinos turísticos (SEBRAE) - caso Baleia Franca”, Case 4 - "A promoção do turismo como forma de proporcionar o desenvolvimento sustentável - Rota da Amizade". 

TAXA DE OCUPAÇÃO NOS HOTÉIS


Levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), realizado em 64 hotéis da Grande Florianópolis, mostrou leve incremento na taxa de ocupação do mês de julho último, frente ao mesmo período do ano passado. No geral foi um crescimento de 0,11%, resultando em 44,35% das 6265 unidades habitacionais consultadas. Os estabelecimentos do centro tiveram melhor desempenho  (62,99%), enquanto nas praias o movimento foi de 30,12%, no Continente de 41,23% e nas regiões termais de 58,91%. Para Estanislau Bresolin, presidente do SHRBS, apesar de abaixo do desejado, “este panorama pode ser até mesmo comemorado, diante do cenário econômico”.


Para Leonel Pavan:"O alto grau de satisfação dos turistas com o atendimento, hospedagem e a nossa costumeira hospitalidade, certamente são fatores que também vem contribuindo, ao lado de nossa diversidade turística, para que Santa Catarina se mantenha no topo do já tradicional "Prêmio de Melhor Destino Turístico do Brasil" segundo pesquisa da Revista Viagem e Turismo". 

terça-feira, 1 de agosto de 2017

TENDÊNCIAS E NOVIDADES NO MERCADO HOTELEIRO ESTARÃO EM DESTAQUE EM SANTA CATARINA

​​
Tendências e Novidades no Mercado Hoteleiro
​ - 
Tema será debatido durante o 30º Encontro Catarinense de Hoteleiros
que acontece de 09 a 11 de agosto na capital catarinense



O Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho, neste ano tem como tema as novidades e tendências para o mercado hoteleiro. O evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, ABIH-SC, reúne no mesmo espaço empresários e profissionais de meios de hospedagens, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores de produtos e serviços, entidades do trade, autarquias e órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico, entre outros. 

Apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo, oportunizar negócios e qualificação, expor novidades em produtos e serviços, buscar atualização na operação, gerar networking e divulgar as potencialidades do turismo nacional, são alguns dos principais objetivos do evento que ocorre no Centrosul, em Florianópolis, nos dias 09, 10 e 11 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento www.encatho.com.br

Exprotel

 

A Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo é uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos e serviços para os empresários do setor na região Sul do país. Além de ser uma oportunidade ímpar para conhecer ou adquirir uma variedade de produtos de marcas consagradas que abastecem os meios de hospedagem. 

Diversas empresas já confirmaram presença, entre os principais setores que estarão representados estão o de desenvolvimento de software e produtos que primam pelo bem-estar dos hóspedes e dos colaboradores, como enxoval, produtos de limpeza de alta qualidade, colchões, planos de saúde, móveis e soluções tecnológicas que facilitam a rotina agitada dos hotéis.

Entre as empresas já confirmadas estão Harus, Check-In, Onix, H-System, Desbravador, Tomberlin, Rentv, Dellart, Kuerten, GMM Móveis, Trussardi, Ecoflex, HMAX, Proquimia, Infraspeak, Agemed, Infotickets, Wier, Preditiva, Saga Systems e Sistema Info. 

Qualificação 



Um dos principais objetivos do Encatho é qualificar e capacitar o setor hoteleiro para oportunizar melhorias e novas conquistas aos empresários. Apresentar as inovações, tendências e perspectivas é fundamental para esta atualização, por isso, a programação conta com diversos painéis, que abordam os temas: “Terceirização na operação hoteleira”, “Potenciais turísticos do sul do país”, “Marketing digital na hotelaria”, “Retrofit como tendência na hotelaria” e “O que é tendência na venda de hospedagem”. 

O Espaço Senac também tem como objetivo buscar melhorias na qualificação do setor hoteleiro, ele ocorre no segundo dia do evento, 10 de agosto, das 10h às 12h. Neste espaço acontecem duas palestras que discutem os temas: “Oportunidades de qualificação para atuação no mercado” e “A importância dos Indicadores de Gestão para os Meios de Hospedagem”. 

Já o II Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, que ocorre no terceiro dia do evento, é voltado mais para a qualificação e atualização dos nomes que definem o turismo catarinense na atualidade. As atividades, que ocorrem das 9h às 17h, tem como temas: “A importância da parceria de Entidades Privadas no desenvolvimento do Sistema Turístico”, “Apresentação de cases de Parceria Público-Privada” e “Oficina de Atualização de Plano Estratégico das Instâncias de Governança Regionais de Santa Catarina”.



Além disso, a programação conta também com o atendimento Cadastur, o Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina, entre outras palestras e momentos e debates sobre as principais questões para o turismo nacional. 


8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção hoteleira 

O 8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira ocorre em paralelo à programação do Encatho & Exprotel. Com o tema: o que há de novidade e tendência na operação hoteleira, reúne seis palestrantes e um case de sucesso surpresa que finaliza a edição deste ano com chave de ouro. Em 2015 cerca de 500 profissionais do setor participaram do momento de capacitação, já em 2016 as vagas foram limitadas a 120 pessoas. 

O evento tem como objetivo tratar o dia a dia dos funcionários do setor hoteleiro, sempre abordando temas vivenciados em situações reais, permitindo a troca de experiências e enriquecimento pessoal e profissional para todos os participantes.