sexta-feira, 18 de julho de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



MILHAGEM AÉREA
 
 
Está tramitando o Projeto de Lei 6484/13, que regulamenta os programas de milhagem das companhias aéreas. Esse tipo de programa permite ao cliente que viajar pela companhia aérea, por companhia parceria ou comprar produto de empresa parceira utilizar pontos acumulados e trocá-los por passagens aéreas ou para melhorar a classe do passageiro. Pela proposta, o prazo mínimo de validade dos programas é de três anos e o consumidor deve ser avisado do fim da validade com, no mínimo, seis meses de antecedência. O mercado não pode regular essas relações da concessão de milhagens e deixar o consumidor apenas com o direito de reclamar posteriormente. 
 
 
A pontuação para resgate de passagem aérea deve estar visível tanto nas agências de viagem como nos sites das companhias aéreas. O projeto define que a pontuação para troca de passagem nos períodos de alta demanda deve ser, no máximo, o dobro da dos meses de menor movimento. Qualquer alteração nas regras para resgate de passagem só pode entrar em vigor um ano depois do anúncio. A taxa aérea da passagem por milha não pode ser mais cara que a da passagem convencional, segundo o texto.A proposta proíbe a venda de pontos para terceiros e a cobrança de taxa de transferência de pontos de bancos para os programas de milhagem das empresas aéreas. 
 
 
Esse é o grande e moroso problema. A proposta tramita em caráter conclusivo e "ainda" será analisada pelas "comissões" de Viação e Transportes; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Estamos em época eleitoral, onde nossos "para"lamentares que já trabalham pouco, não irão fazer nada e, somando-se ao lobby das cias aéreas, que mantém as "comissões", evidentemente que isso se arrastará á passos de tartarugas e nós continuaremos pagando a conta, que é salgada demais. 
 
DESCASO
 
 
E o que os cabides de emprego da ANAC e INFRAERO, além dos nossos "para"lamentares irão fazer a respeito de somente uma cia aérea estar fazendo o trecho Florianópolis-Porto-Alegre-Florianópolis? No caso a GOL, cobrando quase R$ 600,00 ou mais. Pelas outras companhias só fazendo Florianópolis-São Paulo-Porto Alegre-São Paulo-Florianópolis. Uma viagem de apenas 40 munutos passou para mais de cinco horas. Antes pagávamos no máximo R$ 90,00 o trecho. Eu mesmo cheguei a pagar R$ 57,00, onde até a taxa de embarque era mais cara. SC e RS não possuem qualquer representatividade política para mudar essa quadro absurdo. Tão pouco o cabide de emprego do Ministério Público, onde se ganha muito bem e faz-se muito pouco. Por isso rtem gente se matando se estudar para passar nos concursos públicos para o dito ministério. 
 
HOMEM DE AGROLÂNDIA
 
 
Vai entrar em cartaz o espetáculo é um solo autobiográfico escrito e protagonizado por Malcon Bauer e com direção de Renato Turnes. Bauer promete uma viagem à sua cidade natal e a reconstituição fiel (à imaginação dele, ao menos) de sua incrível chegada à cidade grande. Florianópolis, no caso. Até o dia 17 de julho é possível comprar ingressos com desconto. Malcon Bauer nasceu em Agrolândia. Sim, Agrolândia existe! É uma pequena cidade catarinense de colonização alemã que você precisa conhecer. Neste solo cômico autobiográfico Malcon testa as fronteiras entre teatro, performance e stand up comedy para dividir com o público as memórias de sua infância no interior e suas loucas aventuras na cidade grande. E pode acreditar: as partes mais estranhas dessa história são, provavelmente, as verdadeiras.

 
INFINITY BLUE & CASA VALDUGA
 
 
Neste próximo domingo, 17, o Infinity Blue receberá o enólogo João Valduga, da vinícola Casa Valduga, para palestra “Terroir - Vinho e identidade”, com degustação dos vinhos Leopoldina Chardonnay Gran Reserva, Identidade Marselan e Raízes Gran Corte, além dos espumantes Arte Tradicional Brut e o ícone 130 Brut. 
 
 
Segundo o Diretor Geral do Resort Infinity Blue, Alberto Cestrone: "O evento começa às 19h30, faz parte da programação paralela da 5ª edição do Festival Gastronômico da cidade – o Balneário Camboriú Saboroso - que teve início dia 10 de julho e segue até o dia 27". Os ingressos para a palestra custam R$50,00 por pessoa mais um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas. A palestra será ministrada de maneira didática para que tanto os iniciantes quanto os mais experientes no assunto possam conhecer mais sobre o processo de fabricação utilizado pela vinícola Valduga e escolha de vinhos e espumantes de qualidade de acordo com paladares.
 
TERROIR 
 
 
Compreender o significado do termo francês terroir - que não possui tradução em outros idiomas - pode ser algo complexo, já que se trata de um conjunto de fatores capazes de influenciar desde o desempenho do vinhedo até a personalidade final do produto. “O terroir acrescenta características ao vinho, definindo sua identidade, o que permite ter rótulos diferenciados, mesmo sendo de uma variedade de uva amplamente cultivada. Por exemplo, os vinhos varietais elaborados com a Cabernet Sauvignon podem adquirir características organolépticas diferentes devido à influência do solo e do clima, escolha dos grãos, passagem por barrica, tempo de maturação, entre outros fatores do processo de vinificação”, explica Valduga.
 
 
João Valduga é enólogo e sócio proprietário do grupo Famiglia Valduga, composto pelas empresas Casa Valduga, Casa Madeira e Domno. Após sua formação, trabalhou na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Paralelo a isso, trabalhava na vinícola da família. Sua paixão pelo mundo do vinho fez com que se dedicasse exclusivamente à vinícola familiar. Pensando em diferenciação, estimulou os investimentos em pesquisa, emprego de novas tecnologias no cultivo e manejo das videiras e também na elaboração dos vinhos finos e espumantes, hoje reconhecidos pela sua alta qualidade no Brasil e no exterior.
 
BALNEÁRIO SABOROSO
 
 
Até o dia 27/07 acontece em Balneário Camboriú o "Festival Gastronômico Balneário Saboroso". E o Acqualina Bistrô preparou um prato especialmente pra o festival, com entrada, prato principal e sobremesa, por apenas R$ 39,90.  Sucesso de público e crítica, o Festival Gastronômico Balneário Saboroso chega em sua 5ª edição no mês em que a cidade catarinense de Balneário Camboriú comemora 50 anos de emancipação. Até o próximo dia 27 de julho, a cidade respira gastronomia, com a participação de 26 restaurantes no festival, além de uma programação paralela, que inclui de aulas shows a palestras e workshops, totalizando 14 eventos.
 
RENAR & TRANSCATARINA
 
 
Carros 4x4 invadirão as ruas de Fraiburgo, meio oeste catarinense, a partir de 22 de julho, para a realização da 6° edição do Transcatarina. O evento, tradição na Terra da Maçã que, é a única cidade que participou de todas as edições, trata-se de um rally de Jipes, realizado anualmente no segundo semestre. Nesta edição 200 carros participarão do circuito, dividos entre as categorias: Super Máster, Graduados, Júnior, Adventure, Jeep e Passeio – o que permite que não apenas os profissionais possam provar desta aventura, mas também, amadores da adrenalina e regularidade. A largada, marcada para 24 de julho, acontece em Fraiburgo – mais especificamente em frente ao morro do Hotel Renar. É também no hotel, que patrocina o evento desde a sua primeira edição, que ficarão os participantes, seus amigos e familiares.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Além dos compromissos da competição, os aventureiros serão recebidos com uma agenda de acontecimentos, que vão desde o preparo do tradicional Michuim até a abertura do evento, que contará com apresentações tradicionais. A rota continua até o dia 26 de julho, percorrendo cerca de 800 quilômetros de muitos obstáculos, tais como: pedras, rios, subidas, decidas, áreas de serra e, é claro, as mais belas paisagens de Santa Catarina. Fraiburgo, Timbó Grande, Canoinhas, Papanduva, Rio Negrinho, Corupá e Jaraguá do Sul são as cidades que receberão a competição. O evento é uma realização do SC Racing, com apoio das Prefeituras e Secretarias de Turismo dos Municípios participantes.
 
 
ROBOCUP 2014
 
 
As arenas onde acontecerão as disputas da RoboCup 2014 começaram a ser montadas neste sábado (11). Durante a semana que antecede o início dos jogos, cerca de 150 profissionais intensificam os trabalhos pra deixar tudo pronto. O campeonato mundial de robótica acontece de 19 e 25 de julho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, e tem organização local do Governo do Estado. A estimativa dos organizadores é que mais de 60 mil pessoas visitem a Capital paraibana por causa do evento.
 
 
A vice-coordenadora nacional da RoboCup 2014, Esther Luna Colombini, explicou que as etapas dos preparativos estão sendo concluídas de acordo com o programado. “Todas as 1.200 mesas (utilizadas pelas 400 equipes participantes) já estão montadas. O próximo passo agora é instalá-las em seus respectivos lugares na competição. Os computadores e televisores também já foram instalados. Enquanto isso, o cabeamento elétrico está sendo feito. Neste final de semana vamos começar a montar as arenas”, completou.
 
 
 
A previsão da organização nacional é que até 400 times, com quatro mil competidores de 45 países, participem da RoboCup 2014. Para isso, será montada uma grande estrutura. A organização prevê a utilização de 2,5 quilômetros quadrados de carpete, três toneladas de tecidos e 14 km de fios para as instalações do evento. Além das arenas onde acontecerão alguns jogos de futebol, serão montadas duas réplicas de casa. Elas terão 100 metros quadrados e serão mobiliadas com utensílios domésticos para as competições da categoria Home.Programação – O torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.
 
 
O evento é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do País. No Brasil conta ainda com a organização de mais de 400 professores voluntários. O projeto também é de responsabilidade mundial da RoboCup Federation e acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, a competição é realizada, preferencialmente, na nação sede do evento da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
 
TAXA DE OCUPAÇÃO
 
 
Durante a Copa do Mundo, a Paraíba viu o número de turistas estrangeiros subir rapidamente, com um incremento de 400% quando comparado ao mesmo período em 2013. Por outro lado, a quantidade de brasileiros caiu abruptamente: 50% a menos do que no último ano. “Não chegamos na ocupação esperada para a Copa, estávamos esperando um super verão”, disse a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth AvelinoNa contramão da queda, a Robocup veio elevar a taxa de ocupação dos hotéis de João Pessoa. “Estamos bem lotados entre os dias 17 e 27 de julho. Antes e depois do evento, a taxa de ocupação chega na casa dos 90%”, afirma Débora de Souza, diretora de Marketing da Secretaria de Turismo de João Pessoa. O evento tem cinco mil inscritos, sendo cerca dois mil estrangeiros e três mil brasileiros. A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas visitem o Estado no período.
 
Hotel & Resort Tropical Tambaú em João Pessoa

FESTURIS JPA



Impossível falar de João Pessoa e não falar do mais Festival de Turismo do Norte/Nordeste do País, o FESTURIS JPA. Tanto que o Hotel Águas Claras, de Gramado, um projeto arquitetônico original, de inspiração germânica e com a praticidade necessária para sua estadia e negócios, estará presente no Festival JPA!

 
ACESSIBILIDADE
 
Com o objetivo de se tornar um destino turístico ainda mais acessível no País, Pernambuco tem se reinventado para melhor recepcionar pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Além do projeto Praia Sem Barreiras, que possibilita o banho assistido, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem realizado capacitações gratuitas ligadas à acessibilidade em meios de hospedagem, bares e restaurantes próximos as praias onde funcionam o Praia Sem Barreiras. Desde o inicio do ano, mais de 20 estabelecimentos, em Fernando de Noronha e Porto de Galinha já foram capacitados. Ao todo 350 pessoas, entrem mensageiros, recepcionistas, garçons, cumins e maitres, receberam informações importantes e as melhores maneiras de agir, conversar e recepcionar este público, de acordo com as necessidades do cliente.
 
 
Durante os treinamentos práticos, os palestrantes criam situações que acontecem corriqueiramente quando uma pessoa com deficiência física, auditiva ou visual é recepcionada ou atendida nos estabelecimentos, apontando as falhas encontradas. Para ser contemplado com a capacitação, que é gratuita, é necessário que os hotéis, pousadas, bares e restaurantes tenham o mínimo de acessibilidade. Os interessados podem entrar em contato com a unidade de Projetos Especiais, da Empetur, através do telefone 3182-8154.

SÃO JOÃO

Os números do São João 2014 apontam que 47% do público que participou dos festejos juninos em Pernambuco correspondem a visitantes. Dessa fatia, 81% refletem o número de turistas e 19% de excursionistas (que permanecem menos de 24 horas no local de destino e não pernoitam). A permanência média de visitantes foi de quatro dias, e o gasto médio individual desse público foi de R$100 por dia. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, com aproximadamente 60 mil entrevistas, entre os dias 21 e 24 de junho, nos municípios de Carpina, Gravatá, Petrolina, Pesqueira, Arcoverde e Caruaru.


O objetivo da pesquisa sobre o perfil socioeconômico do visitante durante o período junino é analisar o grau de satisfação em relação aos serviços oferecidos, a fim de nortear o planejamento e a gestão da administração do evento no futuro. A aceitação do São João pelo público se insere num momento positivo do turismo no Estado. No mês de junho, Pernambuco comemorou a vinda de 400 mil visitantes e uma movimentação financeira de R$ 500 milhões.


WORKSHOPS ABAV/SC - por Ely Silveira - Presidente da ABAV-SC



REGIÕES TURÍSTICAS DE SANTA CATARINA CONHEÇA SEU ESTADO ELE É O MELHOR DO BRASIL


O projeto WORKSHOPS ABAV/SC – CONHEÇA SEU ESTADO é direcionado aos agentes de viagem e operadores de turismo de Santa Catarina.

Esta ação para movimentação do turismo interno dos Estados já está sendo sugerida pelo Ministério do Turismo há uns quatro anos, porém nossa Secretaria de Turismo não providenciou nenhum projeto.

Proprietário do Hotel Renar, Predidente da ABAV-SC, Prefeito de Fraiburgo e Secretário de Turismo de Fraiburgo

Esta é um das ações que devem ser trabalhadas para diminuir a sazonalidade. A ABAV/SC fez uma pesquisa junto aos Agentes de Viagem de Santa Catarina 
perguntando: “Porque você não oferece os destinos turísticos de seu estado para As respostas foram: “Porque não conheço os atrativos turísticos e porque não tenho a meu alcance pacotes prontos e tarifados do nosso Estado. 


Preocupada com a movimentação turística e com a sazonalidade no Estado catarinense, a ABAV/SC desenvolveu este projeto e levou à proposta à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, à SANTUR, às Prefeituras e Secretarias de Turismo dos Municípios e aos empresários do setor dos municípios envolvidos e, em parceria público/privado estamos executando o projeto.


Faremos um workshop em cada região turística do Estado, sendo assim 10 workshops onde levaremos os agentes de viagem e operadores para conhecer 
realmente todo o Estado e ofereceremos a eles os pacotes das regiões prontos e tarifados, promovendo assim trabalho e desenvolvimento para as empresas do setor em todas as regiões.


A Secretaria aprovou para fazermos este ano de 2014 somente três eventos, onde um já foi executado com muito sucesso, de 04 a 06/07, no Vale do 
Contestado, brindando a região da Rota da Amizade.


O próximo workshop acontecerá na região dos Encantos do Sul, na cidade de Gravatal e cidades próximas, entre os dias 15 e 17/08 e o terceiro na Serra Catarinense, provavelmente em setembro, na cidade de Urubici e região.

Clique na imagem para ampliá-la

Os WORKSHOPS ABAV/SC – REGIÕES TURÍSTICAS DE SANTA CATARINA - CONHEÇA SEU ESTADO, ELE É O MELHOR DO BRASIL agrega passeios guiados pela região, palestras e capacitação de vendas, workshop de divulgação do destino e dos equipamentos, festa de confraternização, transporte, alimentação, capacitação, palestras, passeios, festa e gincana. 

Tudo que está sendo oferecido é gratuito e ainda o agente de viagem, associado ou não a ABAV, pode ganhar vários prêmios, além de R$ 5.000,00 em dinheiro para a equipe vencedora da gincana.

Convidamos os Agentes de Viagem e Operadores de Turismo para participarem de todos os Workshops, pois alem de uma capacitação profissional de qualidade, poderão conhecer as belezas de seu Estado e participar de toda esta programação e prêmios que a ABAV/SC preparou para eles.

Mais informações

Rua Presidente Coutinho, 311 – Conjs. 601 a 604 – Edifício Saint James – Fone (0**48) 3224-6058 – Fax (0**48) 3222-1725.




VOLTA AO MUNDO - por Nelci Seibel



32º Festival de Dança de Joinville 

Exemplo de dança contemporânea

O 32º Festival de Dança de Joinville ocorre de 23 de julho a 2 de agosto, no Centreventos Cau Hansen, com a  expectativa de receber 6.500 participantes entre estudantes e profissionais da dança, além de turistas de todo o país e do exterior. Neste ano, 2.461 trabalhos de todas as regiões do país foram inscritos no processo seletivo - 15% a mais que na edição anterior – dos quais 195 coreografias participam da Mostra Competitiva (oito noites), 35 do Meia Ponta (três tardes) e 838 nos Palcos Abertos (11 locais em Joinville e com extensão em mais quatro cidades: Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul - novidade). De Santa Catarina, 66 grupos de 30 cidades sobem ao palco com 179 coreografias que se dividem em 27 para a Mostra Competitiva, 6 para o Meia Ponta e 146 para os Palcos Abertos. Representam o Estado os municípios de: Araquari, Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Ermo, Florianópolis, Fraiburgo, Gaspar, Içara,  Indaial, Itajaí,  Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Luzerna, Mafra, Massaranduba, Nova Veneza, Piratuba, Porto União, São João Batista, São José e Timbó. A dança de Joinville, cidade sede do evento, marca sua presença nos palcos do Festival com 9 coreografias de 5 grupos na Mostra Competitiva, 3 coreografias de 3 grupos no Meia Ponta e 44 coreografias nos Palcos Abertos.

O Público

No geral, o público pode prestigiar na Mostra Competitiva o talento de grupos vindos de 11 estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e também do Paraguai e da Alemanha. No festival infantil Meia Ponta, os 35 trabalhos selecionados são do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para as apresentações nos Palcos Abertos os números são bem maiores, com grupos e coreografias aprovados de 20 estados brasileiros (incluindo também Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Roraima, além dos demais estados já citados acima); e também do Paraguai.

O Evento

A beleza da dança clássica

São 11 dias de evento com apresentações em sete gêneros de dança: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Jazz, Sapateado, Danças Populares, Dança Contemporânea e Danças Urbanas. Esta diversidade contempla 230h de espetáculos envolvendo a Mostra Competitiva, Meia Ponta, Estímulo Mostra de Dança e Palcos Abertos, que ocorrem nas praças, bairros, shoppings e hospitais.  Em paralelo, também integram a programação: Cursos e Oficinas, Seminários de Dança, Feira da Sapatilha, Rua da Dança, Visitando os Bastidores e Dança Comunidade (neste ano com ações de inclusão social voltadas aos surdos). O 32º Festival de Dança de Joinville é apresentado pelo Banco Itaú, Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio é do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, Correios, BNDES, Grupo RBS e Tractebel Energia. Tem apoio de O Boticário na Dança e a colaboração da Folha de São Paulo. A promoção é da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville, com realização do Instituto Festival de Dança de Joinville. (47) 3423-1010 - E-mail: drimprensa@gmail.com

Exposições no MAJ

Neste dia 15 de julho, às 19h acontece a abertura de quatro exposições no Museu de Arte de Joinville (MAJ). “Desenho: Inscrição e Dobra”, de Flávia Duzzo e “Somatória dos Meios”, de Karina Zen (Florianópolis/SC), no Anexo 1, enquanto” Cronofotografias do Self”, de Lilian Barbon, (Florianópolis/SC) e “Do Urbano ao Íntimo”, de Pamela Reis (Serra/ES), no Anexo 2, ambas na Cidadela Cultural. As exposições permanecerão até o dia 17 de agosto.

Setor Automotiva em Feira


Santa Catarina terá uma feira especializada no setor automotivo, a Autotools – Feira Internacional do setor Automotivo, que acontecerá de 27 a 30 de agosto no CentroSul - Centro de Eventos em Florianópolis. Novidade no Estado, a feira de grande porte, terá expositores da Ásia e de países do Mercosul,  além de grandes empresas do Brasil. Voltada para o setor de autopeças, ferramentas, acessórios e serviços das linhas leve e pesada, a Autotools deverá reunir nos quatro dias de evento, cerca de 15 mil pessoas entre empresários do setor, gerentes e compradores, revendedores de autopeças,  prestadores de serviços, mecânicos, funileiros e presidentes e associados de entidades de classe. Mais de cinco mil metros quadrados estão ao dispor para expositores apresentarem seus produtos. A Autoools é também um evento de capacitação.  Entidades e sindicatos nacionais e parceiros vão oferecer mini cursos, palestras e demonstrações. Entre estas entidades estão: SENAI, MTE-Thomson, Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Aresc – Associação das Retíficas do Estado de Santa Catarina e Conarem - Conselho Nacional de Retífica de Motores.  Estes cursos são abertos aos visitantes e expositores, que além de participarem dos workshops poderão também fazer demonstrações dos próprios produtos. A AutoTools conta com o apoio de entidades importantes em âmbito nacional como: Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis, Fecomercio, Sincopeças, Sindirepa e Convention Boreau.

Envelopamento Automotivo

Outra atração durante a Autotools é o Cambea Fast – modalidade do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo.  A missão dos participantes do Cambea é envelopar o capô de um automóvel em no máximo, 15 minutos. O recorde atual é do paulista Jefferson Pimenta, que conseguiu a façanha em apenas 4 minutos e 38 segundos. Os profissionais do Cambea, destaques nacional e internacional do envelopamento automotivo, também vão oferecer cursos de capacitação durante a Autotool.  O envelopamento, colocação de um adesivo, fosco ou colorido sobre a pintura do carro, protege e pode dar um toque personalizado aos automóveis. Mais informações em: www.autotool.com.br ou www.facebook.com/feiraautotool. 
Parque Nacional do Iguaçu


O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, pode ser visitado todos os dias, das 9h às 17 horas, por turistas que vêm do mundo todo. Mesmo com as cheias do rio Iguaçu, a visitação é normal. Independentemente do tempo, as Cataratas estão à disposição dos visitantes. Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque foi criado em 1939 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. Situa-se na fronteira entre Brasil (Foz do Iguaçu – Paraná) e Argentina e possui 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas. Em 1986, foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Desde o ano 2000, a unidade de conservação passou a oferecer novos serviços, com a Concessionária Cataratas S/A, incluindo um moderno sistema de transporte e um Centro de Visitantes, localizado em área externa da reserva.

As Cataratas do Iguaçu

A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu e sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém, a formação do acidente geográfico se iniciou há aproximadamente 200 mil anos. A altura das quedas fica entre 40 e 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão. No dia 9 de junho deste ano, foi registrado o maior volume d´água já visto pelo homem nas Cataratas, com 46 milhões de litros por segundo. A marca superou a registrada no ano de 1983, quando o atrativo atingiu 35 milhões de litros. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. 
Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil. Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu podem ser adquiridos pelo site: www.cataratasdoiguacu.com.br (pagamento somente com cartão de crédito Visa ou Mastercard) ou no dia da visita nas bilheterias do Centro de Visitantes (pagamento com cartão de crédito, débito ou efetivo – real, dólar, peso, guarani). O valor é o mesmo. Quem adquire ingresso online tem 10% de desconto nas lojas de lembranças e no Restaurante Porto Canoas. Veja tabela de valores no site: https://cataratasdoiguacu.com.br/portal/vendas/vendaonline.aspx, além de fotografias, vídeos, informações em www.facebook.com/cataratasdoiguacu. 

RoboCup 2014


A RoboCup 2014, marcada para 19 a 25 de julho em João Pessoa (PB), terá como uma das suas competições a RoboParty, um evento educativo e pedagógico que reúne em cada equipe um adulto e três jovens, que por três dias vão ensinar as pessoas a construir robôs autônomos móveis de maneira simples e divertida. Cada uma das 50 equipes poderá levar os robôs para continuar a aprendizagem na escola ou em casa. Na competição cada equipe levará um computador portátil para programar o robô. A Roboparty vai ser realizada de 21 a 23 de julho. Durante o processo, os participantes aprenderão todas as etapas da montagem e com a ajuda de computadores farão a programação. Cada equipe deve trazer um computador portátil para a programação e o software necessário para programar o robô é Arduino IDE. É gratuito e está disponível na Internet - http://arduino.cc/en/main/software. Depois de construir o robô e programá-lo, os jovens têm  oportunidade de testar o seu hardware/software, para comparar os seus robôs com outras equipes, para aumentar a sua motivação para prosseguir a sua aprendizagem em robótica e experimentar a participação em desafios semelhantes às ligas RoboCupJunior. Três desafios diferentes são recomendados: evitar obstáculos, Dance, e Raça da Liga dos Campeões. As melhores equipes de cada Desafio receberão prêmios especiais. Todos os participantes receberão certificado. 

ABAV Nacional comenta IPCA

“Nunca esteve tão barato viajar nas férias de junho e julho como neste ano em que o Brasil é o país-sede da Copa do Mundo”, garante Antônio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), contrapondo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, divulgado  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última terça-feira (08/07/2014). Segundo os dados divulgados pelo instituto, houve no mês passado aumento dos preços das passagens aéreas (21,95%) e das diárias de hotéis (25,33%) e esses dois itens foram apontados como os responsáveis por metade (0,20) do avanço do índice (0.40) em junho – o que, no acumulado do semestre, resulta em alta inflacionária (6,52%) acima da meta prevista pelo governo (6,5%). De acordo com Azevedo, apesar do aumento dos preços das passagens aéreas e das diárias dos hotéis terem sido também observado pela associação nas cidades-sedes, às vésperas e nos dias dos jogos, não faltaram e ainda existem excelentes opções de pacotes turísticos disponíveis nas prateleiras das agências de viagens. “Quem consulta uma agência de viagens encontra muitas ofertas de pacotes turísticos, com até 50% de desconto, comparadas aos preços praticados em igual período do ano passado”, informa o presidente da ABAV Nacional.  “Desconhecemos em detalhes o perfil da amostra utilizada pelo IBGE e lamentamos o aumento da expectativa inflacionária no país, mas o que podemos extrair de positivo do atual cenário é que, mais uma vez, fica evidente para os consumidores que consultar uma agência de viagens é sempre a melhor opção, para quem viaja a lazer, para fazer intercâmbio ou negócios”, conclui Azevedo.

Aniversário de Balneário Camboriú

No dia 20 de julho Balneário Camboriú completa seu cinquentenário, e entre várias promoções que integram o calendário oficial de aniversário do município, está a 5ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. O evento acontece de 10 a 27 de julho pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) e de vários parceiros. A intenção é mostrar aos amantes da boa culinária, que a cidade tem muito a oferecer além de suas praias, belezas naturais e inúmeras atrações de lazer. A promoção confirma: no quesito boa mesa, Balneário Camboriú dá seu show, revelando que também é referência pela gastronomia.

Especialidades culinárias

São 26 os restaurantes que participam do Balneário Saboroso em 2014. Os estabelecimentos oferecem cardápio individual completo – entrada, prato principal e sobremesa – a preço único e acessível. Além da gastronomia, há agenda paralela com aulas-show, palestras e workshops, além de degustações, num total de 14 eventos, programados para 15 a 25 de julho, com chefs de cozinha de renome nacional, além de enólogos, enófilos, empreendedores e sommeliers, que estarão desvendando um pouco do mundo dos sabores. Os interessados em conhecer o Balneário Saboroso poderão acompanhar os menus de cada restaurante participante, e os eventos que o integram, no portal virtualwww.balneariosaboroso.com.br. 

Flecheiras e Orixás Art Hotel

Todos os ambientes do hotel são enriquecidos com peças de arte

Com forte esquema de pesca local, quitutes variados dos bares e restaurantes à beira de uma extensa praia onírica, Flecheiras carrega em sua enseada inigualáveis dunas de areia e coqueiros que fazem os olhos brilharem com tamanha beleza. Ao leste o mar apresenta piscinas naturais formadas por arrecifes, onde os praticantes de mergulho livre não se arrependem de se jogar em suas águas, sempre encontrando luzes e cores magníficas , assim como animais hipnotizantes e plantas marítimas de tirar o fôlego. Na região, há também pontos de aluguel de jangada que podem levar até 5 pessoas para uma parede de corais submersa, a 500 metros da costa. A oeste, a área de areia abriga águas mais fortes, com ondas ideais para a prática de windsurfe e velejo. A melhor época para a prática do esporte é em dezembro e janeiro. A vila tem inúmeras feirinhas, nas quais se encontra comidas, artigos esotéricos e lembranças. Para a vida noturna, os bares e lounges fazem sucesso em torno dos hotéis e restaurantes da enseada, onde se toca desde música eletrônica suave e reggae a surf music, tudo com a energia de fogueiras espalhadas. Esses locais vêm crescendo rapidamente, em função da demanda de viajantes com alto poder aquisitivo, que ficam hospedados em bons hotéis como o Orixás Art Hotel e querem diversão. O Hotel oferece suítes de alto luxo com decoração de arte e natureza, assim como o restaurante de alta gastronomia, bar comum, galeria de arte, piscina, bar molhado, spa, beach lounge, loja de artesanato, como outras opções para conforto e descanso. Além disso possui o Espaço Mataganza, especialmente criado para abrigar turistas em grupos maiores. Mais informações no site: www.orixashotel.com.br.

Armadilhas em compras no exterior

Resistir à tentação das compras é tarefa praticamente impossível ao viajar para o exterior. Os preços atrativos e as novidades tecnológicas que ainda não chegaram por aqui são um convite para abrir a carteira. Mas alguns cuidados são necessários para não cair em armadilhas, alerta Álvaro Modernell, diretor da Mais Ativos Educação Financeira, no livro “Passaporte para viajar mai$” de sua autoria e de Newton Machado. O livro tem 100 páginas e custa 36,00.

Confira 7 erros comuns:

1) - Deslumbramento – Especialmente que não está acostumado a viajar ao exterior.
2) - Comprar por impulso – As oportunidades podem parecer tão boas que muitos acabam comprando até o que não precisam.
3) - Levar gato por lebre – Se o preço for abaixo do valor de mercado, desconfie. 
4) - Olhar apenas o preço anunciado – Nem sempre o valor nos anúncios é o custo final. Atenção com as letras miúdas. 
5) - Comprar produtos incompatíveis com a realidade brasileira – Exemplo: produtos que exigem refil inexistente no Brasil, esqueça.
6) - Exceder a cota de compras – Apesar das pechinchas infinitas, no exterior há um limite de isenção de impostos para compras que poderá ser verificado na chegada ao Brasil. São 500 dólares em viagens aéreas ou marítimas, e 300 dólares por viagens terrestres ou fluviais. Sobre o valor que ultrapassar esse limite, incidirá  imposto de importação de 50% para a maioria dos produtos, isso se a declaração for voluntária. 
7) - Estourar o orçamento – É tão fácil usar o cartão de crédito para fazer compras... Só não se pode esquecer que a fatura vai chegar, turbinada pelo IOF e sujeita à variação cambial.