quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ABAV EXPO 2014 - A MAIOR FEIRA DE TURISMO DO BRASIL


ABAV Expo: principal evento do setor de viagens e turismo se firma como palco para consolidação de negócios


Edição do ano passado produziu US$ 97 milhões em volume de negócios

De acordo com um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o setor de viagens e turismo representou, no ano passado, 9,2% do Produto Interno Bruto para a economia nacional, o equivalente a uma movimentação de R$ 443,7 bilhões. Com base neste cenário, a ABAV – Expo Internacional de Turismo, considerada a maior e mais importante feira internacional de negócios do setor em todo o continente americano e no Hemisfério Sul -, tem como objetivos de sua 42ª edição acentuar o caráter de negócios conquistado pelo evento e superar o volume de US$ 97 milhões gerados em 2013.

Para atingir a meta, a ABAV Expo aposta no potencial das reuniões entre os expositores e os 800 hosted buyers (compradores convidados) aguardados para o evento, provenientes, em sua maioria, da América do Sul e da América do Norte. Estes executivos integram o Programa Compradores Convidados, considerado o maior do país, formado por profissionais com poder de decisão para a concretização de negócios.


Além disso, o evento contará, pelo segundo ano consecutivo, com a Ilha Corporativa Abracorp, cuja missão é atender à crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos. O espaço permite a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos, além de reunir expositores que atuam em todos os elos da cadeia produtiva do setor, tais como empresas fornecedoras de soluções tecnológicas, que contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes de viagens.

Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), as 31 agências de viagens associadas à entidade – que juntas respondem por 35% do setor como um todo -, faturaram no ano passado R$ 18 bilhões, o que representa um terço do PIB anual do segmento.


A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), idealizadora do evento, reúne uma base de associadas responsável por 85% das vendas de produtos e destinos turísticos do Brasil, figurando como o maior canal de distribuição junto aos consumidores. A possibilidade de networking com as 3,5 mil marcas expositoras já confirmadas, entre as quais representantes de 65 países, e com o público de 40 mil visitantes profissionais reitera o potencial da feira no que concerne à consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes, favorecendo, deste modo, toda a cadeia produtiva global do setor de turismo.

A 42ª ABAV será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e aberta ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), quando pacotes de viagens nacionais e internacionais estarão à venda com descontos e preços promocionais negociados com exclusividade para o Feirão ABAV.


terça-feira, 12 de agosto de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista-SC-01571-JP


21º AÇOR
 
     Clique na imagem para ampliá-la
  
Um dos distritos mais antigos de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha, foi palco de homenagens nesta última sexta-feira. Pessoas, grupos e instituições que atuam na pesquisa, divulgação e preservação do legado cultural açoriano receberam o Troféu Açorianidade. A cerimônia aconteceu no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, marcando o lançamento do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que pela primeira vez acontece na capital catarinense. Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Açor será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto em Santo Antônio de Lisboa, distrito do norte da Ilha de Santa Catarina que também tem forte ligação com os Açores. A festa é uma realização conjunta do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio cultural do Governo dos Açores.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No lançamento da festa foram entregues 11 estatuetas, sendo nove alusivas às ilhas que integram o arquipélago português e um referente à Ilha de Santa Catarina, que carinhosamente é considerada a décima ilha açoriana. A Prefeitura de Florianópolis também será homenageada com o Troféu Açorianidade por conta de ser o município anfitrião e coorganizador da 21ª edição. Os agraciados foram indicados e aprovados em votação realizada pelo Conselho Deliberativo do NEA, que é integrado por 65 instituições responsáveis por preservar os traços da cultura açoriana e com sede no litoral de Santa Catarina (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais). Já a estatueta que será entregue aos homenageados tem design assinado pelo artista plástico João Aurino Dias (Dão). 
 
 
CULTURA AÇORIANA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Com entrada gratuita e aberta ao público, o 21º Açor tem como objetivo mostrar a originalidade e autenticidade da cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. Em Santo Antônio de Lisboa, a festa vai reunir estandes culturais e gastronômicos, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades que contribuem para a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura açoriana. Em 2014, representações de 27 municípios e 51 instituições do litoral de Santa Catarina devem apresentar produtos de referência regional açoriana. Também haverá participação de 15 escolas da rede municipal da Capital que aderiram ao projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, além de centenas de artesãos que vão mostrar suas obras ao público.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante os três dias de festa estão programados cerca de 50 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 22 e 23 de agosto. No sábado (23), às 10 horas, no Centro Histórico de Florianópolis, ocorrerá um desfile folclórico reunindo todos os grupos participantes da festa. No domingo (24), às 9h30, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino e celebração de missa na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, com a participação de seis cantorias e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Além dessas atividades, o evento contará com uma praça de alimentação onde serão oferecidos quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense, juntamente com variada programação cultural. Desde que foi criada, em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio.
 
 
DIA DOS PAIS INFINITY BLUE
 
Fantástico final de semana que ganhei de presente da família Infinity Blue que preparou uma programação super especial ao lado da família. Desafio pais e filhos, Banda de Rock anos 60 e 70 e Falcoaria (show de vôos com falcão e seu treinador), culinária espanhola com buffet de pratos regionais espanhóis. O chef do resort nos proporcionou um tour gastronômico nessa maravilhosa e aromática cozinha atlântica e mediterrânea ao som de música flamenca em uma atmosfera aconchegante e romântica. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Já no almoço de domingo foi a vez dos pratos da gastronomia contemporânea, com station de corte de costela fogo de chão e paleta de cordeiro assada ao aroma de especiarias. O barman preparava caipirinhas de frutas com cachaças selecionadas da própria adega do Infinity, música ao vivo com o melhor da música POP brasileira e internacional no Restaurante Blue Marine. O Spa também preparou um pacote especial com todas as mordomias: Day Spa do Vinho com Banho revigorante de vinho, hidratação capilar, massagem relaxante, reflexo terapia com escalda pés, almoço, lanche da tarde e degustação na banheira com uma taca de vinho. Realmente coisas que só o Infinity sabe fazer além de bem receber. Para ver todas as fotos clique aqui.
 
CANOAGEM ONDA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Praia do Rosa é sempre pura ferveção. Depois do Montain Do, vem aí no próximo dia 30 a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em Onda 2014, no dia seguinte, 31, no mesmo palco, o Campeonato Catarinense de Long Board e Stand Up Padlle. A famosa Praia do Rosa não é só conhecido por suas boas ondas e belezas naturais, mas também pelos resorts, pousadas, bistrôts com altíssima gastronomia... Minha dica evidentemente é o Vida Sol e mar Eco Resort e Beach Vilage, de frente para o palco do evento e com uma estrutura invejável. As reservas podem ser feitas com a Sabrina (sabrina@vidasolemar.com.br). Não deixa para a última hora porque você vai dançar. 
 
 
Com realão ao campeonato, as vagas serão limitadas a 16 vagas para atletas waveski, 16 atletas do kayaksurf e 10 atletas do Shark Paddle. O valor da inscrição será de R$130,00 a primeira categoria e R$ 30,00 por cada uma das demais categorias disputadas. As pré inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto através do e-mail fabrica@supbless.com.br informando nome, modalidades, categorias e CPF. Caso esteja irregular no seu cadastro com a confederação, acesse: www.canoagem.org.br, link cadastro e se regularize. Para dúvidas relacionadas ao cadastro, entrar em contato pelo e-mail cadastro@cbca.org.br ou pelo telefone 41 3083 2600. A I Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2014 tem apoio da Fecesc - Federação Canoagem do Estado de Santa Catarina, Pousada Fazenda Verde do Rosa, Shark Paddle e RPF Kayaks. Uma realização de ALI - Associação de Longboard de Imbituba e CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem. Patrocínio de BLESS SPORTS, TRUZZ e New Impact.

RESGATE BALEIA FRANCA
Clique na imagem para ampliá-la

Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca, juntamente com a APA, em parceria com a Capitania dos portos de Laguna,Policia Ambiental de Laguna e Karina Groch, coordenadora de pesquisas do Projeto Baleia Franca realizaram um resgate exemplar de uma Baleia  Franca adulta e um filhote dentro do Rio Tubarão em Laguna. Elas tinham encalhado dentro do rio.


PRAIA DO ROSA DEL VINO

A vida vale a pena ser brindada. No inverno, então...  Por isso, a Praia do Rosa promove, nos três últimos finais de semana de agosto, de 15 a 31, o evento “Praia do Rosa Del Vino”. Uma série de encontros com descontos especiais em restaurantes e pousadas da Praia do Rosa, para que os amantes dos bons vinhos e da boa comida possam curtir os dias frios em clima de serra, à beira-mar. Um evento que reúne gastronomia e turismo na bela Praia do Rosa, lugar ideal para curtir os dias ensolarados à beira-mar e noites românticas num clima serrano repleto de boas ofertas gastronômicas e hospedagens  aconchegantes.

Cada estabelecimento associado à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa está preparando sua programação especial, com temas variados, como Vinhos Nacionais, Vinhos da Serra Catarinense, Vinhos Gaúchos, Vinhos Chilenos, Vinhos Franceses, Vinhos Uruguaios, Vinhos Argentinos, Vinhos Franceses. Palestras com enólogos, minicursos, harmonizações e degustações integram a programação.

Na Praia do Rosa, em Santa Catarina, você pode se dar ao luxo de não ficar em dúvida entre curtir o melhor da serra ou do mar: lá você encontra ambos no mesmo território. O badalado point praiano do Sul do Brasil cada vez mais atrai turistas fora da temporada de verão. As peculiaridades da geografia local e a ampla oferta de hospedagem, restaurantes e bares, que seguem funcionando a todo o vapor, fazem do Rosa um destino a ser visitado em qualquer época do ano. Além das belezas naturais, a união dos empresários locais e os princípios de sustentabilidade que os une fizeram da Praia do Rosa uma das 30 baías mais belas do mundo - o Rosa é o único destino nacional que faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO. Para saber mais sobre a Praia do Rosa acesse o site: www.praiadorosa.imb.br
 
Conceitualle - Balneário Camboriú
 
VIVA CIRANDA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para celebrar o sucesso conquistado durante os seus quatro anos de atividade e anunciar novidades, na última sexta-feira aconteceu o relançamento do Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville. O evento foi realizado no Rancho Alegre, propriedade localizada na região do Piraí e participante do Viva Ciranda. Os convidados foram recepcionados com um café rural, especialmente preparado pelos produtores rurais.  Uma das ações apresentadas no evento, foi o ônibus do Viva Ciranda. O veículo foi oferecido à Fundação Turística pela empresa de transportes Gidion e será utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, para as visitas pedagógicas nas propriedades rurais.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Outra novidade que marcou o relançamento do Viva Ciranda foi o Passaporte Rural Escolar. Elaborados em forma cartões postais que retratam as belezas das cinco regiões rurais de Joinville, os Passaportes foram entregues às escolas das redes pública e particular.  Em cada visita realizada, a escola vai receber um carimbo, no passaporte correspondente à sua região. Quando a escola tiver os cinco cartões totalmente carimbados, será presenteada com uma diversificada cesta de produtos coloniais.  Além das novas ações, o relançamento do Viva Ciranda apresentou os resultados obtidos com o projeto, desde a sua criação, em 2011.
 
 
RETORNO AOS PRODUTORES
 
A propriedade Vale das Nascentes, na Estada do Quiriri, é uma das 15 propriedades participantes do Viva Ciranda e participa do projeto desde o início das suas atividades. Para a proprietária, Sueli Bail, o trabalho representa uma forma de realização profissional e pessoal. O retorno financeiro é outro aspecto positivo destacado pela produtora. O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país.  No ano passado, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertação da pedagoga e mestre em Desenvolvimento Rural, Angela Luciane Klein. Em 2012, o projeto foi apresentado no guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.
 
 
INFRAESTRUTURA TURÍSTICA
 
A casa da mãe joana analisa projeto que permite a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na infraestrutura turística de estados e municípios (PL 6876/13). Atualmente, a Lei 8.036/90 prevê aplicação dos recursos apenas em habitação, saneamento e infraestrutura urbana. O autor da proposta defendeu o investimento em infraestruturas, públicas e privadas, em treinamento e no aperfeiçoamento da oferta de serviço, para acomodar e divertir o turista, bem como em publicidade e divulgação. Segundo o parlamentar, o poder público deve impulsionar o investimento na infraestrutura turística pública, por meio de fontes de financiamento de baixo custo e longo prazo, para permitir aos estados e municípios desenvolverem seus potenciais de atração turística. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Esporte e Turismo; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
ARGENTINOS NA PARAÍBA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Mais um grupo de 13 agentes de viagens argentinos que têm parceria com a operadora Turismo Tourmed chegou a João Pessoa para participar de mais um famtour. A ação engloba a capacitação e visitas dos profissionais aos principais pontos e equipamentos turísticos do litoral paraibano. O objetivo da ação, segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, é dar continuidade às ações promocionais de divulgação e comercialização do Destino Paraíba, iniciada desde 2011 pela estatal do turismo, por meio de parcerias com o trade paraibano. A visita visa promover o destino turístico Brasil no mercado argentino em João Pessoa, passando pelo Litoral Sul e Norte. Integram o grupo profissionais das agências Grupo Mas, Conexia, Rosella Tours, Maguitur, Dubai Viajes, Saul Turism, Gerencia de Viajes, Himalaya, Ola Operadora Mayorista, Lan Chile, Boscatto, Lozada Viajes e Tourmed DMC.
 
 
A Argentina é um dos principais emissores de turistas estrangeiros para o Destino Paraíba, segundo o Setor de Estatísticas da PBTur. “É um dos mercados que têm recebido atenção na promoção turística da Paraíba, por meio de realização de workshops promovidos nas cidades de Córdoba, Rosário e Buenos Aires”, enfatizou Ruth Avelino. A executiva da PBTur reiterou, ainda, que o objetivo em participar desses eventos é promover a Paraíba para o público final e profissional, visando o aumento do fluxo turístico para o destino. “Ação como o famtour é importante, porque os agentes de viagens podem vivenciar nossas cidades de perto e, a partir daí, 'vender' com mais propriedade com mais empolgação”, afirmou.
 
 
DESTINO PARAÍBA
 
 
As ações de divulgação do ‘Destino Paraíba’ serão intensificadas na região Sudeste neste mês e a pauta de eventos está lotada, segundo informou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. até o dia 28 deste mês, os principais roteiros paraibanos estarão sendo divulgados no Rio de Janeiro (RJ), cidades do interior de São Paulo e em Juiz de Fora e Belo Horizonte (MG). Neste último sábado a estatal reuniu cerca de 150 agentes de viagens da Operadora MGM, uma das principais do país, para treinamento sobre o destino. Essa ação tem a parceria da Associação Brasileira dos Hoteleiros, secção Paraíba (ABIH-PB). De acordo com Ruth Avelino, a programação de ações terá continuidade na próxima quarta-feira (13), na Operadora New It, também no Rio de Janeiro, e em Juiz de Fora (MG). Em seguida, nos dias 15 e 16, a PBTur participará com um estande da Feira de Negócios da Avirrp, em Ribeirão Preto (SP), com acesso grátis para todas as prefeituras paraibanas interessadas em estar divulgando seus roteiros, assim como hoteleiros e agentes de receptivo.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Feira da Avirrp (Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto) é considerada uma das mais estratégicas para a divulgação de destinos em São Paulo, considerado o maior emissor de turistas para o Nordeste. Mais de mil agentes de viagens aderiram às caravanas que seguirão ao evento. As caravanas são formadas por profissionais de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio, Rio Grande do Sul e Goiás, que terão transporte gratuito saindo de 22 cidades, além de outras 24 cidades paulistas. Roadshow – Ainda de acordo com o calendário de ações, nos dias 18 a 21 será promovido um Roadshow pelo interior de São Paulo (as cidades serão divulgadas ainda esta semana), numa ação da ABIH-PB com apoio da PBTur, Sebrae, Convention Bureau de João Pessoa, entre outros parceiros. Fechando as ações do mês de agosto, o Destino Paraíba estará presente na Minastur, que será realizada no dia 28 no Minascentro, em Belo Horizonte. A PBTur terá um estande próprio para a participação dos representantes do trade. O evento conta com expositores nacionais e internacionais, dos setores de operadoras, destinos turísticos, hotéis, companhias aéreas, cruzeiros, entre outros.
 
BRAZTOA NO FESTURIS JPA
 
 
Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), estará presente na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, na Capital paraibana. Com um corredor exclusivo reservado no maior evento de turismo e negócios da região, a entidade contará com um lounge institucional para receber os mil agentes esperados nesta edição, e apresentar seus principais produtos e lançamentos. Além disso, as operadoras participantes oferecerão uma grade bastante diversificada de capacitações durante todo o evento. Entre os confirmados para o corredor da Braztoa, estão as empresas Abreutur, CVC, Firstar, Flot,  Flytour, Nascimento, Sanchat e RCA. “Temos excelente referência do Festival do Turismo de João Pessoa, por meio de nossos associados que já conhecem a feira. Esta será uma boa oportunidade para falarmos pessoalmente com aqueles agentes de viagens que dificilmente vêm às feiras do Sudeste”, destacou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz.
 
 
COLETIVA A IMPRENSA
 
Na data que antecedeu 70 dias da sua quarta edição, o Festival do Turismo de João Pessoa realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes. Realizado na última quinta-feira (7), às 12h, no restaurante Sal e Brasa, na Capital paraibana, o evento reuniu parceiros, expositores e profissionais da imprensa da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na ocasião, os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa apresentaram os resultados da última edição, como também os objetivos e programação do evento, que prevê a participação de mais de mil agentes e operadores de turismo de todo o País. A quarta edição acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa.
 
 
Durante a coletiva de imprensa, foram apresentados os números da última edição do evento, que recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo. Representando o Governo do Estado de Pernambuco, que apoia o evento pelo quarto ano consecutivo, a executiva de marketing da Empetur, Danielle Aguiar, acredita que o resultado da última edição do evento só confirma o status que o Festival vem conquistando na região e a nível nacional. “O Destino Pernambuco acredita muito no evento, e nós sempre temos uma participação de destaque em todos os anos, pois temos certeza que hoje o Festival do Turismo de João Pessoa é o melhor do segmento no Nordeste”, afirmou.
 
 
CAPACITAÇÕES
 
Divulgando a programação do Festival, que neste ano contará com a novidade de oito salas exclusivas de capacitação para o segmento, o diretor comercial do evento, Cláudio J. S. Júnior, destacou durante a coletiva a presença de importantes empresas internacionais em um dos corredores exclusivos do Festival.“Nós teremos expositores dos Estados Unidos como a Universal, Hard Rock Hotel e Visit Orlando, além de outras empresas internacionais que o Festival irá trazer pela primeira vez para a região”, confirmou.
 
AGENTES & OPERADORES
 
Voltado exclusivamente para agentes e operadores de turismo, o Festival do Turismo de João Pessoa apresentará em sua quarta edição uma estrutura com mais de 150 stands, e receberá importantes empresas do setor como hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo – regionais, nacionais e internacionais. O Festival ainda conta com diversas capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais e de lazer em sua programação. O Festival do Turismo de João Pessoa conta com o apoio da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Prefeitura Municipal de Campina Grande. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com co-organização da Uptodate Eventos.
 
FESTURIS GRAMADO
 
 
Machu Pichu é presença confirmadíssima no 26º FESTURIS de Gramado, na fantástica Serra Gaúcha. A dica que fica é que para contemplar paisagens de tirar o fôlego, não é preciso ir longe! O Peru tem uma grande variedade de atrações, e a cultura inigualável do país conquista turistas do mundo inteiro com suas belezas, que vão além da incrível Machu Picchu.

CARAVANAS INTERNACIONAIS

A tradicional recepção que o Festuris faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela nesta edição roteiros criativos pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais, está Garibaldi. Em entrevista exclusiva, a secretária de turismo Ivane Fávero ressalta a importância de receber visitantes de outros países e o diferencial da região. “O Festival de Turismo de Gramado, através do trabalho incansável da Marta, do Eduardo e do Marcos, com a toda equipe, exerce um importante papel na promoção de nosso Estado para o mundo. Receber as caravanas com agentes de viagens e jornalistas dos mais diversos países, além das caravanas nacionais, possibilita que nos divulguemos para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Os integrantes das caravanas, além disso, contribuem com seu feedback para a oferta turística local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos”, declarou Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi.

Reconhecido pela hospitalidade de seus habitantes, o Rio Grande do Sul apresenta uma diversificada proposta turística. As cidades da Serra se destacam pelas belezas naturais, delícias da gastronomia, além do conforto e do acolhimento aos visitantes. Ao receber as caravanas internacionais, o município de Garibaldi costuma intensificar a divulgação de seus principais atrativos, como a Rota dos Espumantes, que passeia por 20 vinícolas, o passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho, espumante e música tradicional, e a Estrada do Sabor, um diferente roteiro onde, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior.
 
 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


Relançamento do Viva Ciranda

Crianças têm aulas de meio ambiente in loco 

Na última sexta-feira foi realizado o relançamento do Viva Ciranda,  projeto de turismo rural pedagógico de Joinville. O projeto já existe há quatro anos, mas este evento teve como razão principal apresentar o ônibus que será utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, para as visitas pedagógicas nas propriedades rurais. O ônibus, foi oferecido pela empresa de transportes Gidion à Fundação Turística  para esta finalidade. O evento de lançamento foi realizado às 15 horas, no Rancho Alegre, propriedade localizada na região do Piraí e participante do Viva Ciranda. E os convidados foram recepcionados com um café rural e com delícias caseiras preparadas pelos produtores rurais da região. 

O Passaporte Rural Escolar

No relançamento do Viva Ciranda  foi também apresentado o Passaporte Rural Escolar, elaborado em forma de cartão postal, retratando imagens das belezas das cinco regiões rurais de Joinville, entregues às escolas das redes pública e particular. Em cada visita realizada, a escola vai receber um carimbo, no passaporte correspondente à sua região. Quando a escola tiver os cinco cartões totalmente carimbados, será presenteada com uma diversificada cesta de produtos coloniais. Criado em 2011, o projeto Viva Citanda apresentou também os números da efetividade do projeto e o crescente número de propriedades rurais que a ele aderem. “Os resultados tem sido excelentes para os produtores rurais”, garante Raulino Esbiteskoski, presidente da Fundação Turística de Joinville. "Todas as escolas públicas e particulares poderão receber o Passaporte Rural. O objetivo da iniciativa é incentivar as visitações ao projeto Viva Ciranda, estimular o turismo rural na nossa região e, ainda, prestigiar as delícias produzidas pelos nossos produtores", explica a coordenadora do projeto Viva Ciranda, Anelise Rosa. 

Retorno aos produtores

A propriedade Vale das Nascentes, na Estrada do Quiriri, é uma das 15 participantes do Viva Ciranda desde o início das atividades. Para a proprietária, Sueli Bail, o trabalho representa uma forma de realização profissional e pessoal. “No começo, não acreditava que seria uma atividade rentável e duradoura. Mas, com o tempo, o desafio de trabalhar com crianças se tornou prazeroso. Durante esses anos, melhorei a minha forma de atender às pessoas com ajuda das oficinas e capacitações realizadas pela Fundação Turística”, conta Sueli. O retorno financeiro é outro aspecto positivo destacado pela produtora: “As visitas do Viva Ciranda garantem movimento mesmo no período de baixa temporada. Parte da renda é usada para a manutenção e melhorias na propriedade”. 

Reconhecimento

O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país. No ano passado, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertação da pedagoga e mestre em Desenvolvimento Rural, Angela Luciane Klein. Em 2012, o projeto foi apresentado no guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. 

Presente da Gidion

Ônibus especial para o projeto Viva Ciranda

A entrega do ônibus, que será utilizado gratuitamente pelos alunos da rede municipal de ensino exclusivamente para a realização de visitas pedagógicas do Viva Ciranda foi o ponto alto do evento. Segundo o presidente da empresa de transportes Gidion, Moacir Bogo, “o vínculo com a comunidade é algo que está presente no DNA da nossa empresa. Realizamos diferentes programas de educação para o trânsito, e o forte apelo social e pedagógico do Viva Ciranda justificaram esta parceria", declarou Bogo. Para o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, além de mais alunos, o ônibus vai ajudar a fomentar o desenvolvimento do turismo rural da região: "Juntamente com essas crianças, virão outras pessoas e familiares conhecer as propriedades, nos finais de semana. O agendamento para uso do ônibus poderá ser feito pelas escolas municipais junto à Fundação Turística, pelo telefone 3453-2663 ou pelo e-mail vivaciranda@joinville.sc.gov.br. Por fim, parabenizando o fundamental trabalho realizado pelos produtores rurais, o prefeito Udo Döhler destacou que o Viva Ciranda ajuda a valorizar o cinturão verde que ocupa 50% do território de Joinville e, também, mostra-se como ferramenta diferenciada de ensino. "É uma excepcional oportunidade para crianças terem contato com a natureza e aprenderem a respeitar o meio ambiente". 

Festa do Colono no Piraí

No último fim de semana a Sociedade Piraí – Salão Jacob, na zona rural do bairro Vila Nova promoveu a 39ª edição da Festa do Colono, evento tradicional que ocorre todos os anos em comemoração ao mês do agricultor. Entre as atrações houve torneio de tiro ao alvo, baile, eleição da rainha da festa, danças folclóricas, comida típica e o desfile no domingo de manhã, quando as famílias saíram às ruas com máquinas e implementos agrícolas. A Sociedade Piraí – Salão Jacob,  fica na Estrada Comprida, zona rural do bairro Vila Nova, Joinville.

Feira do Príncipe

Foram 300 expositores na Feira do Príncipe 

No último domingo (10/8), Dia dos Pais, das 9 às 16h, a Fundação Cultural de Joinville realizou mais uma edição da Feira do Príncipe. Já consolidado no calendário cultural da cidade, o evento ocupa a Rua do Príncipe com comércio de produtos naturais, coloniais e culturais, além de atrações artísticas no palco da Praça Nereu Ramos. De pinturas, artesanatos, livros e CDs a legumes, verduras, frutas e flores, a maior feira de rua da cidade conta com mais de 300 expositores. Excelentes shows de música e dança foram realizados no palco da feira.

Hotelaria

Durante o mês de julho, período do 32º Festival de Dança, os hotéis de Joinville revelaram ocupação média de 70,10%, com a permanência média dos hóspedes de 3,05 dias. Durante a Feira INTERPLAST, de 18 a 22 de agosto, a previsão de ocupação é de 82%.

Rede Feminina de Combate ao Câncer

De 5 a 7 de novembro, Joinville receberá o X Congresso Nacional da Rede Feminina de Compate ao Câncer, que será realizado na Expoville. O evento pretende reunir 1.500 voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de todo Brasil com o objetivo de discutir os desafios e os caminhos na prevenção e combate ao câncer de mama. As inscrições estão abertas. Mais informações em: www.redefemininanacional.org.br.

Projeto Viva Turismo

No dia 15 de agosto (quinta-feira), será realizado o 10º  Módulo do Projeto Viva Turismo em Joinville, das 9h a 11h, no Departamento de Gastronomia da Univille. O 10º módulo terá como tema, “Gastronomia e Cultura Joinvilense”, tendo como principal objetivo instruir os participantes quanto aos aspectos históricos e culturais da Gastronomia de Joinville e Região, através da descrição e elaboração de um prato regional. A atividade é gratuita, mas, é necessário fazer a inscrição através do link: www.eventosemjoinville.com.br/site/vivaturismo.  Vale ressaltar que as vagas são limitadas (32 pessoas). Mais informações: (47) 3433-3483.

Missão a Equipotel 2014

O Sindicato VivaBem promove, no período de 15 à 18 de setembro de 2014, missão empresarial à Equipotel/SP, com evento simultâneo, “Alimentaria Brasil 2014 - Feira Internacional de Alimentos e Bebidas”. O objetivo é oportunizar às empresas o conhecimento dos lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas na maior feira de hospedagem e alimentação da América Latina. Saima mais em www.equipotel.com.br e www.alimentariabrasil.com.br. Quanto a inscrições e informações, faça contato pelos telefones (47) 3461-3379 / 3461-3380 / 3028-2630 ou sindicato@vivabemaqui.com.br. 

Rodadas de Negócios BNT 

Depois do sucesso da 20ª BNT Mercosul – edição Brasil (Bolsa de Negócios Turísticos) o evento chega na Argentina e no Chile pelo 7º ano consecutivo, desta vez em formato de rodadas de negócios/workshops. Trata-se de uma iniciativa exclusiva para comercializar produtos e serviços turísticos brasileiros a importantes polos emissores ao Brasil. A primeira parte do evento acontecerá no dia 21 de outubro na capital chilena. Em seguida, no dia 23 de outubro, os expositores partem para Córdoba na Argentina. A expectativa é que cerca de 250 agentes de viagens e operadores participem de cada evento para visitar 50 mesas de negócios de empresas e destinos turísticos do Brasil. Meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques e atrações além de destinos e órgãos de turismo são alguns segmentos confirmados para exposição. Para participar os contatos são: tel.: +55 47 3367-1119; e-mails: jair@bntmercosul.com.br e comercial@bntmercosul.com.br; ou através do site: www.bntmercosul.com.br.

VI FTN

Os operadores de turismo que comercializam e divulgam destinos internacionais confirmaram participação na VI edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios), que será realizada nos próximos dias 29 e 30 de setembro, no Hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis (SC). Os agentes de viagens e demais profissionais de turismo poderão conhecer e ter contanto direto com as operadoras para vender destinos como Israel, Paris, Roma, China, Moscou, Johanesburg, Tailândia, Bancoc, África do Sul, Rússia, países da América do Sul e Portugal. A Vered HaSharon, empresa  líder em viagens a Israel, Europa e ao Oriente Médio, com mais de 40 anos de experiência vem exclusivamente para apresentar aos agentes de viagem que estarão presentes no FTN, pacotes para a Terra Santa. 

Palestras de qualificação 

O FTN vai contar ainda com diversas palestras de qualificação e motivacional direcionada aos profissionais de turismo. O objetivo é preparar os profissionais lidar com entraves, como exemplo os períodos sazonais, e para que comercializem e divulguem de forma sustentável os destinos, produtos e serviços de turismo. Haverá ainda palestra da Santur e do Ministério de Turismo referente ações no Brasil. 

SPA Infinity Blue 

O método Reiki associado à cromoterapia é a mais nova opção de terapia oferecida pelo SPA Infinity Blue com objetivo de proporcionar relaxamento ao corpo e à mente. Disponível tanto para hóspedes como para o público em geral é indicado para controlar o estresse e a ansiedade além da melhora na qualidade de vida física, mental e emocional. “O Reiki é considerado uma terapia alternativa e é natural. Ao contrário do que algumas pessoas pensam não possui qualquer influência religiosa. É muito utilizado para aliviar dores e energizar o corpo e a mente”, explica a gerente do SPA Liane de Souza. Saiba mais em: www.infinityblue.com.br.

Garibaldi receberá convidados 

A tradicional recepção que o Festuris faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela nesta edição roteiros criativos pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais, está Garibaldi. Em entrevista exclusiva, a secretária de turismo Ivane Fávero ressalta a importância de receber visitantes de outros países e o diferencial da região. “O Festival de Turismo de Gramado, através do trabalho incansável da Marta, do Eduardo e do Marcos, com toda equipe, exerce um importante papel na promoção de nosso Estado para o mundo. Receber as caravanas com agentes de viagens e jornalistas dos mais diversos países, além das caravanas nacionais, possibilita que nos divulguemos para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Os integrantes das caravanas, além disso, contribuem com seu feedback para a oferta turística local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos”, declarou Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi. A Rota dos Espumantes, que passa por 20 vinícolas, o passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho, espumante e música tradicional, e a Estrada do Sabor, um diferente roteiro onde, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor e será realizado de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Saiba mais em: https://www.dropbox.com/s/gq83pj67tb4ihot/Maria%20Fuma%C3%A7a.jpg.

BrinBrinquedos na British Airways  


Pesquisa realizada pela British Airways revela que a maior preocupação dos pais ao voar com as crianças é não saber como mantê-los entretidos. Pensando em auxiliar as famílias, a companhia aérea realizou um experimento que consistiu em reunir 30 crianças em um voo de duas horas com uma seleção de brinquedos. Os passageiros-mirins, com idades entre dois e 10 anos, foram observados por 90 minutos pelo professor e apresentador de TV Robert Winston e por uma equipe de psicólogos educacionais. Os resultados foram surpreendentes e revelaram que os brinquedos mais baratos mantêm as crianças ocupadas por mais tempo. Massinhas de modelar Play-Doh e pulseiras Loom Bands estão no topo da lista e foram eleitos por 80% das crianças, que ficaram ocupadas por mais de 40 minutos durante o experimento. O resultado animou os pais: 70% afirmaram que levariam estes brinquedos em um vôo no futuro. A British Airways é a maior companhia aérea internacional no Reino Unido e uma das mais importantes do mundo no segmento premium. Com base em Londres Heathrow, aeroporto internacional mais movimentado do mundo, a British Airways opera atualmente com uma frota de mais de 270 aviões, voando para 155 cidades, em 75 países. Em 2012, a companhia aérea transportou mais de 37 milhões de clientes. 

Praias colombianas

Fenômeno: cores em praias colombianas

A Colômbia tornou-se um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, destaca quatro destinos imperdíveis na Colômbia para o turista brasileiro neste verão. Além das praias paradisíacas do Caribe, alguns locais impressionam pela beleza e colorido, que são: Cartagena das Índias San Andrés e Santa Marta.  Site: www.colombia.travel.

59ª Festa do Peão de Barretos

Áreas de Camping têm capacidade para até 15 mil pessoas. (foto: Diego Rodrigues)

De 21 a 31 de agosto, sempre aos finais de semana acontecerá a 59ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, com atrações musicais variadas e competições. O evento é realizado no Parque do Peão, complexo que abriga o Estádio de Rodeios, com capacidade para 35 mil pessoas, Hípica e onde são realizadas as eliminatórias das provas cronometradas como Três Tambores e Team Penning,  Rancho do Peãozinho, local dedicado às crianças com programação especial, estacionamento, feira comercial e praça de alimentação, diferentes palcos que recebem grandes atrações musicais e culturais e também áreas de camping, opção prática e barata para hospedagem. Um bem montado camping está ao dispor, onde pode ser reservado espaço pelo site: www.totalacesso.com.br.

Duas feiras 

TTG recebe cerca de 51 mil visitantes

Duas feiras que são referência de qualidade e bons negócios estão agora com uma parceria que promete atrair ainda mais o trade turístico. Em 2014 o Festuris Gramado estará presente com estande na TTG Itália, assim como a feira italiana terá seu espaço no evento brasileiro. Esta ação mostra a forte aproximação do Festival do Turismo com o mercado internacional, neste caso, com a Europa. A TTG Incontri é a principal feira internacional de turismo da Itália. Em sua 51ª edição, o evento, que acontece de 9 a 11 de outubro, em Rimini, vai contar com mais de 51 mil visitantes e mais de 1.400 expositores, reafirmando seu papel de liderança no mercado, pronto para compreender a evolução do setor e criar oportunidades de intercâmbio que são fundamentais para as novas necessidades dos profissionais.

Referência de mercado

Cada vez mais, o mercado latino americano vê o Festuris como a ferramenta de negócios ideal para trocar ideias e fazer negócios com os agentes de viagem.  Hoje, o Festival do Turismo de Gramado é a feira que possui o maior número de agentes de viagem circulando por seus corredores da América do Sul. Por este motivo, os países latinos tem a feira de Gramado como referência para apresentar seus principais atrativos. Na última semana, os diretores do Festuris Marta Rossi e Eduardo Zorzanello estiveram na embaixada do Equador em Brasília, para discutir ações e aproximar o país ainda mais do Festuris. Em 2013, o destino recebeu mais de 19,4 mil turistas brasileiros, o que significou 7% a mais que em 2012. Destes visitantes, muitos são da região sul do Brasil, o que fortalece ainda mais o potencial de negócios que o Festuris pode gerar para o Equador.

Livro de Ricardo Viveiros ‘redescobre o Brasil’


O jornalista e escritor Ricardo Viveiros lançou no dia 12 de agosto, o livro A Vila que descobriu o Brasil: A incrível história de Santana do Parnaíba (Editora Geração, 288 páginas, R$ 44,90). Resultado do trabalho de oito anos de pesquisa, que envolveu viagem a Portugal e a análise de uma vasta bibliografia, a obra mostra como a cidade, na ocasião um pequeno povoado às margens do Rio Tietê, foi fundamental para as Bandeiras e a expansão do território sob o domínio dos portugueses, que resultou na formação do Brasil. Cruzando os acontecimentos de época na Europa, com os episódios na Colônia, Viveiros constrói uma narrativa que mostra como a história do pequeno povoado – que mais tarde seria elevado a Vila e que é, hoje, uma cidade com mais de cem mil habitantes – influenciou e foi impactada pelos momentos vividos no Brasil e na Península Ibérica. Um aspecto interessante trazido pelo livro é o mapeamento da trajetória dos primeiros exploradores do planalto de Piratininga, “o lugar onde o peixe seca”, com a descrição de acidentes geográficos hoje tão conhecidos – e completamente transformados – pela recentes gerações de paulistas. É o caso da bacia hidrográfica do Rio Tietê, “principal acidente geográfico do planalto, não só pela sua dimensão e quantidade de águas, mas também por correr na direção do interior e desaguar no Rio Paraná”.
       

Ricardo Viveiros nasceu no Rio de Janeiro em 1950, mas mora em São Paulo desde 1976. Sua infância foi de um típico garoto carioca, brincando na rua, andando de bicicleta, jogando bola, subindo em árvores e namorando. O gosto pelos estudos só era superado pelo encantamento por histórias lidas em livros ou ouvidas dos mais velhos, o que sedimentou o caminho para a carreira de jornalista e escritor. Viveiros trabalhou em jornais, revistas, rádios e TVs, e atuou ainda como ator, professor, diretor de museu, palestrante e produtor artístico. Escreveu 32 livros em vários gêneros, como: Poesia, Reportagem, Biografias, História, Arte, Crônicas e Infantojuvenis.

Um festival brilhante...

No Grande Vallé da Marne

Pelo 15º ano consecutivo, a Comunidade da Grande Vallée da Marne, situada no       coração do parque natural regional da montanha de Reims,  propõe um festival de música com o intuito de fazer com que mais pessoas conheçam o patrimônio vinícola e arquitetural do local. Esse convite para a descoberta da Champagne e de todo seu esplendor e diversidade mistura shows e animações turísticas. A programação é inteligente e ‘gourmand’. Degustação, demonstração culinária, visita de adegas são acompanhadas por shows variados, música irlandesa, jazz, gospel... em lugares surpreendentes e às vezes míticos (igreja de Hautvillers, cooperativa vinícola de Tauxières-Mutry...). Esse festival é direcionado a todos os amantes de um ambiente rústico. Uma edição cintilante para o prazer dos sentidos!

A 8ª Meia Maratona das Cataratas  


A 8ª Meia Maratona das Cataratas é um esporte ligado às diversas opções de passeios turísticos, ecológicos e culturais oferecidos na região trinacional. Além da presença na prova, considerada uma das mais fascinantes do calendário nacional, os corredores e suas famílias terão várias alternativas para aproveitar a estada na fronteira. A corrida será no dia 14 de setembro em Foz do Iguaçu. O roteiro principal inclui Cataratas do Iguaçu e Parque Nacional do Iguaçu. Além da visita contemplativa às belíssimas quedas d’água, com observatórios panorâmicos, o PNI tem muitos atrativos turísticos para ser visitados. Um deles é o passeio de barco do Macuco Safári, numa aventura que oferece adrenalina e bons momentos. No período da permanência, o visitante pode conhecer ainda o Parque Nacional Iguazú para contemplar a panorâmica e os saltos das Cataratas do Iguaçu no lado argentino. O passeio permite uma visão privilegiada dos turistas à força e imponência da Garganta do Diabo.

“Sexy, Young and Wild”


Uma festa acontece durante todo o mês de agosto no Desire Pearl Resort & Spa e Desire Resort & Spa Riviera Maya, onde até as fantasias mais proibidas podem se tornar realidade.    

Lugares paradisíacos “esquentam” a festa em Cancún 


O mês de agosto tem tudo para ser ainda mais quente na região da Riviera Maia, em Cancún. Não só em função do clima, mas também por aquela que promete ser a festa mais liberal do ano e que deve atrair casais e mulheres de todo o mundo. A festa Sexy, Young and Wild acontece pela primeira vez em dois dos mais desejados resorts do Caribe: o Desire Pearl Resort & Spa e o Desire Resort & Spa Riviera Maya, ambos para maiores de 21 anos, com locais onde a prática de nudismo é permitida. Em um ambiente exclusivo, ideal para os casais que procuram diversão e uma experiência que permita reinventar sua sensualidade, a Sexy, Young and Wild pretende reunir gente jovem de coração, que sabe ser sensual e que adora uma festa. Todas as noites estão especialmente programadas, para que os hóspedes desfrutem dos serviços oferecidos pelo programa all inclusive Deluxe, garantindo as férias mais sedutoras de suas vidas. O evento terá a participação de DJ’s famosos e algumas celebridades. Apesar de serem resorts voltados para casais, em função da festa, mulheres solteiras interessadas em descobrir os prazeres de uma noite a três também serão bem-vindas. Fazem parte do calendário as festas de Pole Dance, Festa da Espuma, Luta no Óleo ao vivo, Festa da Jacuzzi, Daring Sun Busters, Sin Party Circus e, por último, mas não menos excitante, a Campus Desire Party. Pois é: para quem curte evento onde TUDO é permitido, entre no site http://www.sexy-young-wild.com/es saiba todos os detalhes e faça sua reserva. 

Desire Resorts

Os resorts Desire estão situados na Riviera Maia, apenas 20 minutos do aeroporto de Cancun, em pleno Caribe Mexicano. Tanto o Desire Pearl Resort quanto o Desire Riviera Maya trabalham no sistema all inclusive Deluxe e são voltados para quem quer viver uma experiência sensual plena, em que os casais podem recordar e reviver toda a paixão e sensualidade que os uniu.