INFORMATIVO ABIH-SC
por Zeni Rates - Abrajet - SC
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2ruvkEhjlBtWX8sJ_6WLZBqIy7PXdNiLrFquhNgEe4Qgkx6iAzPyohWaaWeQmuLDPixuelm7YONotXWP2H40OJlhXtEOySpiuKrmv6SU_gZOhjGrPF9gXs3kdRmsetSyHbZ_6ClihmAAW/s400/Zeni-Rates-WEB.gif)
"Bem Receber Copa" oferece mais 1.000 vagas para Santa Catarina
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v9J0k5iDRUz_w1hqC1DSrdd0PHH9Q6Pkz6USCktTmAVt3n5Aaxe1zh89nEFtiKGTvhJ-5qhIMjEQw3cPiod-U5sSWLW0RSemejMs3F54TWcoG-roHzffxPZNc1KPCN3l1EPcVBQ0MeTV5buqAwhlD4RhR1menmaap0aCJsQMPDXgMYxSnv=s0-d)
Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos "Bem Receber Copa". Ao todo estão sendo oferecidas 1.000 vagas, sendo 400 para Florianópolis, 400 para Balneário Camboriú e 200 para São Joaquim, resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH), da ABIH Nacional. O programa "Bem Receber Copa" visa qualificar trabalhadores do setor hoteleiro, na modalidade de ensino à distância, com atuação no setor. As vagas são para capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e média gerência. Mais informações e inscrições com Bianca Antonini - Coordenadora do projeto pelo fone: (48) 9971-8670 - coordenacao.sc@evmh.com.br/
ABIH-SC promove associados no Salão de Turismo
A ABIH-SC, através de sua equipe, distribuiu mais de seis mil exemplares de material promocional de Santa Catarina e dos hotéis associados a profissionais e ao público em geral, no Salão de Turismo em São Paulo. Foram distribuídos exemplares do Guia de Hotéis de SC, da Revista Hotéis de Santa Catarina, edição especial do 25º ENCATHO e a 23ª EXPROTEL, lançada durante o evento, além do folder promocional da edição 2012 da EXPROTEL que já está sendo comercializada. A ABIH-SC esteve representada pelo presidente em exercício, Jean Durieux, além de Janaína Reis Soares e Juliana Bossi.
Exprotel 2012 já está sendo comercializada
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vs69V21BYK5tA9NlxC5mIHTbz-FaDHg0Wbb8CkFsJX0Z5K2QoAUd5oklqnWmX0PxY020ec1Cxeuze7jZf957-4gZhA2nqa5Rj6BT1BpZYnK67A5fNPu9tn2IYsd-VzSE-80wc3VFwlCi2zeqBjfzsyet2ZlE_nLSvEKAxrTZo=s0-d)
A ABIH-SC também aproveitou a realização do Salão de Turismo em São Paulo, para divulgar a edição 2012 da Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (EXPROTEL), cujos stands já estão sendo comercializados. Contando com a participação, em média, de 60 expositores por edição, a feira disponibiliza 2.000 m² de área para montagem de stands das empresas fornecedoras de produtos e serviços para o setor, sendo uma ótima oportunidade de fortalecimento e prospecção de negócios, reforço de imagem e excelente chance de aproximação com o mercado hoteleiro da Região Sul.
Espaços de comercialização no Salão de Turismo
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s7bryKdDTiEPpGyzkOBqXHU9_LryviAu9HHCgUC5sBj0wVhJvcOYHRJHOOWmbgln04Z_-ftBBrQDWcz5ibI897KIjcgLAWM7xgAihGHpekVLZScOQd7YTciAF3us9Tr5cwGmdo49A8lFVYA9aWPXM5Z9jZJSMcfCL1F2SRaDKO0KJKWNzf=s0-d)
O Salão de Turismo para melhor atender as necessidades das regiões foi dividido em vários módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, área de comercialização para venda direta ao público; Vitrine Brasil, mostra de artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia; Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios, encontros pré-agendados entre agentes de comercialização do produto turístico nacional; Missões Promocionais - Caravana Brasil, visitas técnicas de agentes de turismo/operadores e Missões Promocionais - Press Trip, visitas técnicas de jornalistas nacionais e internacionais. Foto: Arquivo
Artesanato e produtos coloniais conquistam o público
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vkJLSyRTiP3A5JcwVeNixnlhtisUAy4UgWL0awBS2t0FW6SlqjZN8pGQi_662q_C_GqCwy7r1_nASqzEmIUksHvsFqZ5Kp8cwnyDnMn_GUpEeq_NybC7Q35KDp_3geOVuq1b8CO0omG6vj6qKZ9WWBuXjUTK3tw327UQrVPL_zDkNZzFS6VC7vb4NF_YTXDA=s0-d)
O artesanato e os produtos coloniais atraíram o público pela beleza e diversidade no Salão de Turismo. Na área das lojas de artesanato e no mercado da agricultura familiar, mais de 30 associações catarinenses mostraram seu trabalho, com média de vendas de oito mil reais/dia. "Esta foi a melhor edição, pois os produtos ficaram localizados de maneira estratégica", afirmou Luiz Carlos Teixeira, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. A artesã de Balneário Camboriú, Sueli Hinze, diz que o artesanato de SC foi um dos que mais atraiu visitantes. "As pessoas destacaram o bom atendimento. O catarinense tem essa característica de bem acolher, independente se o cliente irá comprar, ou não", salientou. Foto: Saul Oliveira/Santur.
Workshop Trade SC lançado no Salão de Turismo
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tdCEH5jWI8V0DaQMRmBGSgBD044Ph1oAKlvUDZbZ0_M1KIp9ziBo74g0ZFUL9IYs4eR7nu8T8mC5s9XJwpK-pb6FNMeD40ZwjgfU2HDOctLYlwL0vsONeMT3toB2TXb0QnKE4qvDHcAVfbctxaVZkkx6nLBrHlontBnaUKgnvrbsa3yCFwL98=s0-d)
Os responsáveis pelo projeto Workshop Trade SC - Itapema, Balneário Camboriú, Beto Carrero World, Costa Verde e Mar e Santa Catarina, também aproveitaram o Salão de Turismo, para fazer o lançamento da edição 2012 do evento promocional da Costa Verde e Mar. O roteiro terá nove etapas e 21 eventos que acontecerão em 16 cidades, no Brasil e exterior, contando com a participação de 38 parceiros entre hotéis, pousadas, equipamentos turísticos, agências de viagem e promotores de eventos.
Tirol brasileiro lança logomarca no Salão do Turismo
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vnM1R_1aVUWJ0zaTFyC8Ku-Rt2SfAmyX7D_IiAP7mUJXgZM5Bjk6KF8anqg8wbM7lOsLI_OAII47bkipZfGoPP5GsMQjpuPpjBUj9EM-LHHB_VXDYvvmgbX1oWZU3Za_J8UlUdghz4lHgYKew8WXnw5h-9mw5VgjYaITtEJiQlToI_GMdc14m_gg=s0-d)
Treze Tílias, o Tirol Brasileiro, lançou sua logomarca, no Salão do Turismo. O vermelho e o branco, cores da marca, representam as cores da Áustria, etnia colonizadora do município. A logomarca é representada pela arquitetura e pelas flores da Edelweiss, considerada a flor do amor e da amizade eterna por durar mais de 100 anos e pelo Castelinho, construído pelos imigrantes em 1937. Na foto, Valdir Walendowsky, presidente da Santur, Elisa Sant´Ana de Liz, diretora de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Dirlei Rofner, secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Marina Klotz Zanatta, presidente da Asturtilias, Joraci Rodrigues, presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Concatto, vice-prefeito e Wilson de Macedo, presidente da Rota da Amizade C&VB.
Prefeito dá posse a novo secretário de Turismo de Florianópolis
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uf1YkRtZxXXJ08UmuZafnicqlVYeMbR4yIf0mLVlAI7i1zUB8UvJ-fJR04tgck4AeOOIfHShUJ5dZcwUuWEGUepnUrBbhnaC112F6vsxf2sMECMYqv8jw3bY0hQsMd_PjBKNSr3Df5JOC9IbC0cYQpwdqctiuDeLbrGr5itacGLspa-idEPBo=s0-d)
Dário Elias Berger, prefeito Municipal de Florianópolis, deu posse nesta quinta-feira (21), a Vinicius Lummertz Silva, no cargo de Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esportes. Lummertz que já foi secretário especial de Articulação Internacional no governo Luiz Henrique e secretário de Estado de Planejamento assume o cargo com enormes desafios à sua frente. Ele é o quinto secretário a assumir a pasta na gestão Dário Berger. Vinicius também atuou no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) catarinense e nacional.
São Joaquim quer a sede do Centro Nacional de Desportos no Gelo
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vf7M8odwcxs_W49n-cn_y9y8CL1TWtaKcppIQhgu2saZs9KhE5QoK3zR8aIBB6fAmCOO_6pB0wV5xuojwf94fjeduIVnbHzxG1K94pUNVwHCzuUzFwdbOiGw-QNbaYhHuy_MKV8DMk-SYVTu2x2rH5--BPXyDP1-J8JEk6a0Ll_H5rZgf_KVDc164R=s0-d)
A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, está disputando o privilégio de ser a sede da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). A entidade realiza uma pesquisa pública cuja pergunta é: Em sua opinião, qual cidade é a melhor opção para ser a sede do Centro Nacional da CBDG? Além de São Joaquim estão no páreo as cidades de São Paulo, Campos do Jordão e Itatiaia (SP), Gramado (RS), Rio de Janeiro e Penedo (RJ) e Monte Verde (MG). Para votar basta acessar o site: http://www.cbdg.org.br/ A enquete está no final da página, no canto direito.
Centro Cultural Gastronômico Sabor Selvagem
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u6Tr84_9XmkcJF6AB56R1-FpCOm45g2r1MAgzV06-tzmShOdb7grMQba62iFxKccRg454dBvBbPDYD_ORazzuN7SDHCZjf1-BGNkQu0yhqueuX_8MTeDFUFbTiJf04dUaLdbC88kq7Yghc4gxlIEBo1cKDN9LWL_sEKr0_UuXmcSt9XjdtwA=s0-d)
A Pousada Estaleiro Village, de Balneário Camboriú, convida o público para conhecer o Centro Cultural Gastronômico Sabor Selvagem, cuja proposta é unir o norte e o sul, através da gastronomia. No cardápio produtos típicos da Amazônia como o aviú (micro camarão), bacuri, chocolate amazônico, camu camu, filhote (peixe), cupuaçu e tucupi, entre outros. Com ênfase em produtos do extrativismo e contato direto com produtores, o Centro, coordenado pelo Chef Ofir de Oliveira, trabalha com ingredientes amazônicos oferecendo uma experiência única e exclusiva. Abre para almoço e jantar, de sexta a domingo. Contatos: Daniel Rivetti - (47) 9913-2143 - daniel_rivetti@hotmail.com ou Pousada Estaleiro Village - (47) 9112-5200 - pousada@estaleirovillage.com
Cursos gratuitos de qualificação para o turismo
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tqoBP0hwm6UmPYvFuVDwl6SZmvtisuNLc9RecdG5jvFZwPewLagZ5ys-b1FpqddDHLhEFNDKn8vnUc1NQVMmrifgo4TeQqr_YGBJKDLpEaKHq-rwIli1X7fG0k3Vplg4qvdlx_WUsk3wLd3UW9138YvswqCbkslzAkYrbU1FMw-2PQ9UPKjjd5pf6T5XA=s0-d)
O Campus Florianópolis/Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) está com inscrições abertas para o preenchimento de 251 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos. Entre os cursos oferecidos estão: Aperfeiçoamento no Setor de Vinhos, Condutor Cultural do Centro Histórico de Florianópolis, Inglês e espanhol para o Turismo, Gestão de Empreendimentos na Área de Alimentos e Bebidas, Organização de Eventos Sociais e Recepção de Eventos. As inscrições vão até o final deste mês. Mais informações: http://www.ingresso.ifsc.edu.br Fone: 0800 722 0250; Inscrições pelo site: www.ingresso.ifsc.edu.br
Hotel 10 realiza campanha de inverno
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uRMZaDvcEKTEPZKebUQer088g4xMiYt-w3SzXH5-X6emXQPtbFRBPuGFGfL-V3cRAXMyKD_9pJEtkr5tHyULSh7HRJsXBxMRJlCTfUnjcQi3ToC2DwXvnVPwI2O2vLveZRJUeVJB5Nm6AWb8RQ1doUy-fkIzd80jOMXabrnwJ56epwxYs8o-P_=s0-d)
A rede Hotel 10 realiza campanha de arrecadação de roupas, cobertores, calçados, materiais de limpeza e alimentos para necessitados. Doações devem entregues até dia 30, em uma das unidades da rede, nas cidades de Joinville e Itajaí (SC), São Leopoldo (RS) e Curitiba e União da Vitória (PR). Escoteiros vão ajudar na coleta das doações, passando pelas principais ruas de cada cidade, no último dia da campanha, das 9h30 às 11h30. A ideia foi de uma funcionária do Hotel 10 de Joinville, que participa do grupo de escoteiros e fez contatos para viabilizar a parceria. "Aprovamos de imediato a sugestão e logo começamos a trabalhar", diz Bruno Linzmeyer, diretor do grupo. As empresas WPrime e Soul Club apóiam a iniciativa.