quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP


GASTOS NO EXTERIOR
 
 
Como se já não bastasse a desgraça dos 7x1,  a conta de transações correntes (resultado de todas as trocas de serviços e do comércio do país com o resto do mundo) teve um resultado negativo de US$ 6 bilhões em julho. Segundo os números do BC, de janeiro até o mês passado, o déficit do país soma US$ 49,3 bilhões. Já os gastos com viagens internacionais bateram recorde. O fato de o país sediar a Copa do Mundo não impediu o brasileiro de viajar, muito pelo contrário. Julho foi o mês em que o turista daqui mais gastou em viagens internacionais em toda a história. As despesas chegaram a US$ 2,4 bilhões: as maiores para qualquer época do ano desde quando o BC começou a registrar os dados, em 1947. 
 
 
Já os torcedores estrangeiros que vieram para assistir à competição gastaram US$ 789 milhões no mês passado. "A Copa não foi assim uma Brastemp no sentido de atrair turistas estrangeiros. Houve um aumento dos gastos de turistas estrangeiros aqui entre junho e julho, mas nada que compense as despesas de brasileiros no exterior" avaliou o economista-chefe da corretora Gradual, André Perfeito. Para Sergio Vale, economista da MB Associados, a Copa foi ruim em termos de resultados econômicos. Segundo ele, a paralisia da atividade em junho e julho nunca aconteceria em uma situação normal. Nos sete primeiros meses deste ano, o Brasil recebeu US$ 35,2 bilhões em investimentos. É exatamente a mesma quantia captada no mesmo período do ano passado. No entanto, em relação ao PIB, os investimentos apresentaram uma queda de 2,85% para 2,66%.
 
PASSAGENS AÉREAS
 
 
E o pior de tudo é que não tem como conhecer e desfrutar o Brasil com os preços atuais das passagens aéreas e pelo tempo que se leva até o destino. Até João Pessoa pela Gol/Tam você leva até 25 horas para voltar a Florianópolis. Para se retornar de Maceió a mesma coisa. 
 
 
O preço das passagens e o tempo de voo é superior a um voo até New York ou Frankfurt. Isso sem contar o preço da nossa hotelaria, obrigada a cobrar preços exorbitantes por contas das altas taxas de impostos (alguns casos é pura ganância - os hotéis permanecem vazios mas não abaixam os preços - não caem na real nunca - preferem ficar no vermelho, quando somente empatar já seria lucro. Outro problema que que a maioria dos grandes resorts brasileiros sequer oferecem serviços "all inclusive", perdendo clientes potenciais em massa para o Caribe.
 
SE ARRASTANDO
 
 
E as obras em nossa pista de pouso internacional Hercílio Luz continuam se arrastando, tanto que o andamento das obras e as perspectivas de entrega do novo terminal de passageiros do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, foram debatidos nesta quarta-feira (27) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O superintendente Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza e o superintendente do aeroporto, Antônio Felipe Bergman Barcelos, participaram de reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação. No começo do mês, a Infraero determinou a paralisação da construção do novo terminal por 120 dias. A estatal alegou que precisava rever o planejamento e o cronograma das obras, previstas para serem concluídas no começo de 2015.
 
 
OFF ROAD
 
O OFF ROAD ADVENTURE TEAM realiza no próximo dia 13 de setembro o OFFLORIPA 4x4 2014, evento comemorativo aos 15 anos de atividades, ao longo dos quais foram organizados 70 Passeios. Luciano Dellarole considera muito satisfatório o que já foi obtido com o apoio da mídia, de empresas parceiras e de off roaders. Para este passeio já foram arrecadados até agora 290 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais. Confirmada a presença de off roaders de Balneário Camboriú-SC, Curitiba-PR e São Paulo-SP. A NOVA SANTA Ssangyong Criciuma e São José-SC cedem o 4x4 "madrinha" que será o carro-guia e está patrocinando camisetas. O OFFLORIPA 4x4 2014 é promovido pelo www.sulacontece.com, criado com objetivo de levar ao internauta tudo de bom sobre o Sul do Brasil. Para colaborar com as doações ou obter informações diretor@sulacontece.com.
 
Infinity Blue Resort & Spa
 
NATURISMO NA GALHETA
 
Você já pode andar pelado (a) na Praia da Galheta em Florianópolis. Foi arquivado o Projeto de Lei Complementar n. 1.327/2014, que proibia.  Todavia mantem-se uma maior fiscalização para evitar práticas sexuais e uso de drogas no local, situações denunciadas frequentemente pelos moradores da região e rejeitadas pelos próprios naturistas. As normas previstas no Código de Ética da Federação Brasileira de Naturismo que, entre outras, considera como falta grave ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas, e praticar violência física como meio de agressão a outrem. A punição vai desde uma simples advertência até a proibição de entrar em qualquer ambiente naturista.
 
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Será elaborado pelos vereadores um requerimento para encaminhar aos órgãos competentes solicitando mais segurança, fiscalização e infraestrutura no Parque da Galheta. Ficou acertado ainda a instalação de placas ao longo da trilha e da praia para tentar inibir a prática sexual e o uso de drogas na região. Os vereadores vão pedir ainda que sejam colocados guarda-vidas frequentes e que o acesso à praia seja melhorado.
 
 
CULTURAS URBANAS
 
O I Festival de Culturas Urbanas de São José, foi transferido para os dias 17, 18 e 19 de outubro, no Centro Multiuso da cidade. Com isso, as inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de setembro. Os Interessados em participar devem enviar seus materiais e conferir o regulamento completo através dos site www.festivaldeculturasurbanas.com.br. O evento tem como objetivo movimentar ​e reconhecer a cultura do hip hop, grafitagem, artes urbanas e outras atividades, que ganham cada vez mais adeptos pelo país. Mais informações: www.facebook.com/festivaldeculturasurbanas.
 
 
VALE DO CONTESTADO
 
 
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC volta ao Vale do Contestado semana que vem para dar sequência ao projeto de interiorização da entidade. Em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, a ABIH-SC busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Concomitantemente, a iniciativa está sendo implantada na Serra Catarinense. A ação teve início no mês de julho, quando a diretoria da ABIH-SC se reuniu com representantes das principais cidades da região, para organizar as melhores datas para as oficinas. A primeira, chamada Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos, foi realizada em agosto, quando participaram as cidades de Canoinhas, Curitibanos, Frei Rogério, Porto União, Treze Tílias, Fraiburgo e Videira. Em seguida, os representantes tiveram o dever de casa de compilar e organizar as informações de cada cidade para formatar o calendário turístico do destino Vale do Contestado. 
 
 
O fechamento da Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos será no dia 2 de setembro, em Joaçaba. Em seguida, dia 3, haverá a Oficina de Roteirização e Pacotes Turísticos. O objetivo desta ação é a elaboração de um calendário para promover e divulgar os eventos e a oferta turística atual. “Essa será a segunda vez que pegamos a estrada junto com o Senac e vamos auxiliar o trade a colocar as ideias em prática. Até então, muitas cidades não conversavam entre si e agora estão trabalhando todas juntas para fomentar o turismo do Vale do Contestado”, explica Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC.
 
 
ABIH-ROAD SHOW
 
O resultado das oficinas será apresentado no dia seguinte, 11 de setembro, durante o ABIH-SC Road Show, o primeiro grande evento da entidade no interior do Estado. O evento irá apresentar vantagens, produtos e serviços aos meios de hospedagens, bem como as parcerias recentes, feitas pela ABIH-SC, que beneficiam o setor. O principal objetivo é aproximar o segmento hoteleiro e criar um canal de comunicação entre os meios de hospedagem e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina – CREA SC, que estarão presentes ministrando palestras. Na Serra Catarinense, as mesmas oficinas serão dias 16 e 17 de setembro, em São Joaquim. E dia 18 de setembro terá o 2º ABIH-SC Road Show, evento que será realizado em todas as 10 regiões turísticas de Santa Catarina. “Nosso grande intuito com todas essas ações é levar a ABIH-SC para perto dos hoteleiros, capacitando-os e, com isso, ajudando a desenvolver o turismo de nosso Estado”, explica Samuel Koch.  
 

QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO
Apesar de Santa Catarina ser um dos principais polos turísticos do país, com visibilidade internacional e figurando nos melhores rankings do setor, sem o apoio governamental que merece, a qualificação ainda é um dos gargalos desta atividade que representa 12% do PIB estadual.  Com a ideia de capacitar as micro e pequenas empresas do segmento, foi lançado na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, que prevê o incremento no faturamento de 10% e ampliação da gestão em 60% das empresas participantes. 

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A iniciativa surgiu do convênio entre a entidade e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) e a Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc). Em Santa Catarina, a meta é atingir mais de 300 empresas em 50 municípios que tem no setor uma de suas principais atividades econômicas. As primeiras turmas de empresários já iniciaram as atividades em Florianópolis e Blumenau. Os empreendedores que participarem terão a oportunidade de duas palestras e duas oficinas, além de contar com um diagnóstico de gestão de sua empresa, consultoria personalizada , informativos mensais sobre a atividade e uma central nacional de reservas e negócios (caso dos meios de hospedagem), entre outros benefícios.
CANOAGEM ONDA
 
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A Praia do Rosa é sempre pura ferveção. Neste final de semana (30) acontece a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em Onda 2014, no dia seguinte, 31, no mesmo palco, o Campeonato Catarinense de Long Board e Stand Up Padlle. A famosa Praia do Rosa não é só conhecido por suas boas ondas e belezas naturais, mas também pelos resorts, pousadas, bistrôts com altíssima gastronomia... Minha dica evidentemente é o Vida Sol e Mar Eco Resort e Beach Vilage, de frente para o palco do evento e com uma estrutura invejável. As reservas podem ser feitas com a Sabrina (sabrina@vidasolemar.com.br). Não deixa para a última hora porque você vai dançar. 
 
 
Com relação ao campeonato, as vagas serão limitadas a 16 vagas para atletas waveski, 16 atletas do kayaksurf e 10 atletas do Shark Paddle. O valor da inscrição será de R$130,00 a primeira categoria e R$ 30,00 por cada uma das demais categorias disputadas. As pré inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto através do e-mail fabrica@supbless.com.br informando nome, modalidades, categorias e CPF. Caso esteja irregular no seu cadastro com a confederação, acesse: www.canoagem.org.br, link cadastro e se regularize. Para dúvidas relacionadas ao cadastro, entrar em contato pelo e-mail cadastro@cbca.org.br ou pelo telefone 41 3083 2600. A I Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2014 tem apoio da Fecesc - Federação Canoagem do Estado de Santa Catarina, Pousada Fazenda Verde do Rosa, Shark Paddle e RPF Kayaks. Uma realização de ALI - Associação de Longboard de Imbituba e CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem. Patrocínio de BLESS SPORTS, TRUZZ e New Impact.
 
FESTIVAL DE DANÇA
 
Servidores da Fundação de Cultura de Piratuba participaram do Festival Internacional de Folclore, realizado na última quarta-feira em Passo Fundo, no RS. O objetivo foi divulgar o Festival de Dança da Terceira Idade, que acontece em novembro na cidade das águas termais. O Festival de Folclore de Passo Fundo reuniu grupos de vários Estados do Brasil e também de outros países. Dançarinos da Alemanha, Colômbia, África do Sul, Argentina, México, entre outros, marcaram presença. Os piratubenses distribuíram material de divulgação e também fizeram contatos com representantes de inúmeros grupos de dança.
 
 
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Na cidade gaúcha um contato também foi feito com a presidente da Seção Brasileira do CIOFF – Conselho Nacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, Socorro Maciel. De acordo com Solange, ela gostou do modelo do Festival de Piratuba e acenou com a possibilidade de contribuir, indicando grupos para a participação.
 
FESTA DO AGRICULTOR
 
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A Tradicional Festa do Agricultor de Piratuba é o principal evento do interior do município e beneficia uma localidade a cada ano. Nesta edição, ela está sendo organizada pela comunidade de Zonalta e a novidade é que ela será realizada no Parque de Eventos do município, que foi inaugurado no mês de fevereiro. Na última sexta-feira, dia 22, moradores de Zonalta e a secretária de Agricultura, Márcia Dupont, estiveram no Parque, discutindo alguns detalhes da festa. Juntos eles definiram os locais onde serão instaladas as estruturas de cobertura, churrasqueiras, brinquedos infláveis, espaços para a exposição de animais, máquinas e equipamentos e para a feira de artesanato. O evento, que acontece no dia 07 de setembro, vai contar com atividades já pela manhã, iniciando com Roda de Viola, às 09h. Ao meio dia o tradicional almoço e no decorrer do dia também acontece a 7ª Mostra de Terneiras e Novilhas e a 5ª Feira de Máquinas e Equipamentos Agrícolas. Já à tarde, matinê com a Banda Modello. 
 
PROJETO EDUCANTUR
 
 
O EDUCANTUR é uma grande inovação para o turismo e para a educação e vai representar uma revolução para Santa Catarina. O objetivo do EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para os estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará aprendizagem e diversão. Os pacotes EDUCANTUR consistirão em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem atividades pedagógicas de fixação do conteúdo escolar conduzidas por especialistas nos locais de interesse. Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos vão optar por um destino memorável, onde amigos vão viver experiências que vão acompanhá-los pelo resto de suas vidas, com seus colegas. 
 
 
Os pedagogos irão eleger um nos conteúdos EDUCANTUR para o destino e a escola receberá todo o material pedagógico relacionando o destino para o qual viajarão e as atividades pedagógicas que vivenciarão com a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que utilizem em sala de aula. Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimento, os estudantes participarão de atividades práticas com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR. São geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo que mostrarão aos alunos como aquilo que aprenderam acontece na vida real! Clique neste link e apoie
 
FESTURIS GRAMADO
 
 
Destino perfeito para os amantes da natureza, a Nova Zelândia é um país de primeiro mundo, conhecido pelo turismo sustentável e de aventura, além de suas paisagens de tirar o fôlego. Presença confirmadíssima na 26º edição do Festuris Gramado!
 
 
BUSTOUR
 
 
Falando nisso, Marta Rossi com Aninha Marques e Any Brocker montando o espaço temático do BUSTOUR, dentro do SALÃO DE ENTRETENIMENTO do FESTURIS. A Brocker Turismo é a minha transportadora oficial. 
 
 
FEBRACHOCO
 
 
O Brasil é o terceiro mercado mundial em volume produzido e consumidor de chocolate, que é cerca de 500 mil toneladas por ano com faturamento aproximado de R$ 9 bilhões. O potencial do segmento Premium para negócios e tendências para especializações deste setor, representam hoje entre 6% e 8% do deste volume de chocolate, chegando a 35 mil toneladas por ano segundo a Abicab (associação brasileira as indústria de chocolate e cacau) que tem à sua frente, como Diretor de Chocolates Premium, o gramadense, Caio Tomazeli. Esse chocolate de alta qualidade é o alvo da Febrachoco - Feira Brasileira do Mercado de Chocolate que acontece em sua terceira edição de 10 a 12 de setembro, no Serra Park, em Gramado.
 
CAFÉ DE NEGÓCIOS ABAV-SC
 
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Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, no Hotel InterCity Premium Florianópolis, da rede InterCity de Hotéis Inteligentes, o 2º Café de Negócios promovido pela ABAV-SC, em parceria com o Intercity, através do seu Gerente Geral Luiz Branas Valenzuela. Presentes no evento além do trade de turismo, o Sr. Roberto Meneses, da Coordenadoria Regional do SEBRAE na grande Florianópolis, da Presidente da ABAV-SC, Ely Silveira e da Secretária de Turismo de Florianópolis, Maria Claudia Evangelista, que brindou a todos com a palestra FLORIPA PRÓ-TURISMO, abordando o fomento na inovação do turismo, plano de marketing, capacitação, inovações tecnológicas e serviços no turismo de gestão. Segundo a Secretária: "Não basta inovar, é necessário praticar". Comentou também sobre as principais ações tais como o ordenamento do receptivo turístico de Florianópolis, turismo participativo em feiras, fanpress, materiais promocionais, além do cronograma e investimento da Secretaria de Turismo Municipal. "Estamos construindo a marca de Florianópolis a exemplo dos grandes destinos, tal como New Ypork (Big Apple) e cada um de vocês podem opinar, participando da construção da marca turística da nossa cidade! E só acessar a fanpage SETUR FLORIANÓPOLIS e seguir o exemplo do nosso Guga Kuerten" finalizou. Para ver todas as fotos clique aqui.
 
CARAVANAS ABAV
 
 
A ABAV Nacional abriu, as inscrições para que agências de viagens não associadas à entidade também possam integrar o Projeto Caravanas, que oferece condições especiais para a participação no 42ª ABAV - Expo Internacional de Turismo. Formatado em três etapas, o programa foi lançado em maio, durante a participação da ABAV na 37ª Aviestur – Feira de Turismo do Estado de São Paulo, realizada em Holambra, contemplando as agências de viagens localizadas em dez cidades do interior paulista, como resultado de uma parceria firmada com a Aviesp, entidade associada congênere da ABAV Nacional. No dia 16 de julho, a ação foi ampliada para todo o Brasil, mas ainda concentrada nas agências de viagens associadas, com a mobilização a cargo das ABAVs estaduais.
 
 
“Apesar da adesão que tivemos, os acordos comerciais obtidos este ano nos permitiram uma oferta extra de vagas em algumas localidades. Estendendo essa vantagem às empresas não associadas, esperamos alcançar o objetivo de termos, nesta edição, um número recorde de agentes de viagens presentes e ainda os motivamos para que se tornem associados”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.  “Abrimos também, dessa forma, oportunidades para que mais profissionais possam beneficiar-se do amplo programa de palestras que integram a programação do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e das capacitações da Vila do Saber, que acontecem paralelamente à feira”, completa Azevedo.
 
 
As vagas remanescentes podem ser pleiteadas por agências de viagens dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão,  Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,  Paraíba, Pará, Paraná (exceto Curitiba), Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Há opções para viagens bate/volta, com um pernoite ou dois pernoites, e os interessados podem efetuar a inscrição diretamente no site do evento www.abavexpo.com.br/caravanas ou tirar dúvidas pelo e-mail caravanas@abavexpo.com.br. A 42ª ABAV - Expo Internacional de Turismo será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
 
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
Já os diretores  do Festival de Turismo de João Pessoa, estiveram em Brasília, oficializando a visita do ministro do Turismo Vinícius Lages, ao maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste que acontece agora no mês de Outubro na fantástica Capital paraibana. 
 
 
PLANO ESTRATÉGICO
 
 
Pernambuco possui uma imagem turística consolidada no mercado nacional e internacional, ultimamente segue como um dos principais estados do Nordeste brasileiro no que diz respeito à recepção de turistas. Com o objetivo de transformar o Estado num destino turístico ainda mais representativo, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur) está atualizando o Plano Estratégico do Turismo. Criado em 2008, pelo consultor Paulo Gaudenzi, a proposta apresenta diretrizes e programas a serem seguidos para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco até 2020.
 
 
A Secretaria de Turismo de Pernambuco está coletando informações nas áreas de Infraestrutura, Estrutura básica de apoio, Organização da Cadeia Produtiva do Turismo, Recursos e Atrativos Turísticos, Marketing, Sensibilização e Capacitação de RH, e Gestão Pública do Turismo. Uma vez com as informações reunidas, o trade turístico terá, de maneira rápida, todo o panorama de atividades já desenvolvidas e que poderão ser realizadas dentro dessa perspectiva da política de turismo traçada pelo plano,tendo com isso, um instrumento de gestão do turismo atualizado.
 
BELLA DA SEMANA
 
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Estreou nesta quarta-feira, dia 27, o ensaio da modelo Steffani Prudêncio no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Aos 20 anos, ela foi a Bela da Torcida pelo São Paulo em 2014, e agora chega determinada a causar um grande alvoroço com as fotos que fez para o site brasileiro. 
 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel


O “élan” da cidade de Laguna 

A imponente estátua de Anita Garibaldi

Giuseppe Garibaldi

“Pisar no chão por onde passaram diferentes povos, ancestrais e desbravadores deste lugar marcado por disputas, amores e devoção tem suas peculiaridades. Em harmonia com a natureza e o contexto histórico-cultural, Laguna contempla o antigo e o contemporâneo. Pense numa viagem em que você leva de volta para casa história, cultura e a paisagem que brilha em seus olhos e faz querer reviver essa experiência. Imagine, é assim que Laguna mexe com você”. Esta é a abertura do bonito folder “Imagine Laguna”. Pois então, suba na proa da canoa e navegue pela costa da cidade, assista os golfinhos, que tem nomes próprios dados pelos pescadores, a anunciarem os cardumes de peixes, que trazem a sobrevivência dos pescadores e suas famílias. Aprecie a praia do Gi, que tem no alto o imponente Laguna Tourist Hotel, a praia do Mar Grosso e outras tantas, ao longo das quais se sucedem casas e prédios de veraneio.

O Centro Histórico

Museu Anita Garibaldi

O Morro da Glória, onde está a estátua de Nossa Senhora da Glória é uma boa pedida para ter uma visão geral do centro histórico, do bem cuidado casario, as igrejas e as construções especialmente históricas como o Museu Anita Garibaldi. Ali, em 24 de julho de 1839 foi proclamada a República Juliana, desafiando o Império. Em frente ao Museu, a praça que tem como ícone a estátua de Anita Garibaldi, a “ heroína dos dois mundos”, defensora do direito das mulheres e guerrilheira que uniu-se ao italiano Giuseppe Garibaldi, e juntos levaram ao mundo os ideais republicanos.

Outros atrativos

Mas Laguna tem muitos outros marcos históricos que merecem ser conhecidos, como o marco de Tordesinhas, cujo Tratado foi assinado em 7 de junho de 1494 pelo Papa Alexandre VI, para demarcar a parte de terra que ficaria para Portugal e a outra para a Espanha. A Casa de Anita, a Igreja Matriz de 1735, a Fonte dos Namorados, a Igreja Santo Antônio dos Anjos e o Farol de Santa Marta, o maior das Américas e terceiro do mundo, cuja luz alcança 46 milhas náuticas (85 quilômetros).  Mas Laguna é muuuito mais! Gastronomia, festas e eventos, vá lá e conheça, vale a pena.   

Encontro Itinerante

Os empresários e profissionais do turismo que compõe o Conselho estadual do Turismo apreciaram o roteiro preparado para eles na região do “Caminho dos Príncipes”. Em Joinville, em especial, se emocionaram com o que viram no Teatro Escola Bolchoi, incluindo depoimentos de crianças de estados do Nordeste. O Bolshoi, que costumeiramente não atende aos sábados, abriu suas portas especialmente para receber as lideranças do turismo catarinense. Foram a Campo Alegre, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e ainda fizeram um passeio de barco pela incrível Baía Babitonga, que liga Joinville a São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina. Em contrapartida, a frustração fica para a ausência total do presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, que não participou de  nenhum evento do programa. Lamentável e mal para Joinville, polo e município indutor do turismo do Caminho dos Príncipes.  

Questão matemática

O governo oferece o que é possível para a instalação de uma nova fábrica automobilística. Mas por nenhum momento menciona, ou lembra que, segundo pesquisas. o turismo gera mais retorno econômico do que a indústria de automóveis.

Alunos velejam com a Família Schürmann 

Quem já não ouviu falar na Família Schürmann, que singra os mares do mundo com suas super embarcações. Pois a Família Schurmann, que em 21 de setembro dá início à Expedição Oriente, participou no dia 25 de agosto de uma velejada em Santos com alunos da Estácio, patrocinadora do projeto. A velejada saiu do Iate Clube de Santos, com dez alunos da Estácio selecionados através de um concurso cultural para participar da aventura, que levou também cinco funcionários da instituição de ensino. Eles foram recebidos por um membro da Família Schürmann, no barco Aysso e participaram de um almoço a bordo.
Expedição Oriente

O comandante Wilfredo Schürmann 

Durante a Expedição Oriente, que parte de Santa Catarina em 21 de setembro, a família realizará pesquisas científicas, como localização e avaliação de ilhas de lixo no Oceano Pacífico; estudo de ecossistemas marinhos e relações com o meio ambiente: impacto sobre organismos; sistemas de apoio à navegação e posicionamento marítimo; e estudo histórico e geográfico da viagem realizada pelos chineses em 1421. Eles passarão por Ushuaia, na Argentina; Brisbane, no Oceano Pacífico; Auckland, na Nova Zelândia; entre outros locais extremos do planeta. É possível acompanhar a expedição pelo www.expedicaooriente.com.br.

Praias do Alentejo são as melhores da Europa


As praias alentejanas foram consideradas as melhores da Europa pelo diário britânico The Guardian. Num guia intitulado “O lugar com as melhores praias da Europa”, o jornal explica como a região portuguesa, com sua natureza intocada e tranquilidade bucólica, se transformou em uma joia a ser descoberta pelos turistas. “Esqueça Ibiza. Esqueça Riviera. Na verdade, esqueça o Mediterrâneo inteiro. A região de Alentejo, em Portugal, está cheia de praias gloriosas – mas parece que pouca gente sabe disso,” escreve a jornalista Isabel Chaut, que explica achar extraordinário o fato de poder encontrar regiões costeiras idílicas desertas e com ótima infraestrutura.

A Praia do Farol

Em Vila Nova de Milfontes, a praia do Farol foi escolhida por ser a melhor para as famílias, por suas águas calmas, onde os pequenos podem se divertir procurando caranguejos na maré baixa. Já a praia de Odeceixe foi apontada como a melhor por suas vistas deslumbrantes, um balneário perfeito pelo rio raso que deságua no mar. Almograve é a preferida do The Guardian pelas piscinas naturais e a melhor praia deserta é a de Alteirinhos, no Carvalhal. O The Guardian indica ainda algumas das atividades que os turistas podem fazer no destino, como, por exemplo, percorrer as trilhas intocadas da costa, praticar surfe, andar de caiaque ou até adotar um jegue por algumas horas para passear pelos campos de trigo e as aldeias caiadas de branco. É a segunda vez este ano que o The Guardian sugere o Alentejo como destino turístico, uma recomendação também já feita pelo AOL Travel e pelo National Geographic. Este último, aliás, incluiu a região na sua lista de ouro de 2014, onde apenas integram “destinos que refletem o que é autêntico, culturalmente rico, sustentável e superlativo no atual mundo das viagens”.

Fórum Mulheres de Atitude 


Muitas fotos, vídeos, entrevistas e textos objetivos sobre comportamento, bem-estar, atitudes e gestão feminina é o que vai apresentar o Blog do Fórum Mulheres de Atitude. O objetivo da iniciativa é oferecer conteúdo de qualidade para as mulheres contemporâneas refletirem e discutirem seu papel na sociedade e na vida privada, seja conversando com as amigas ou através de interação no Blog, que futuramente deve agregar eventos virtuais e presenciais. “Há pelo menos 30 anos atuamos buscando maior participação e valorização das mulheres na sociedade, seja nos negócios, na política ou no terceiro setor. Agora passamos a usar uma ferramenta dos tempos atuais, e com as parceiras maravilhosas que temos esperamos contribuir para ampliar o debate que provoque transformações positivas no dia a dia de todas nós”, analisa Anita Pires, idealizadora do Blog, diretora da empresa Pires Eventos. O Fórum Mulheres de Atitude surgiu como um evento presencial, mas este projeto foi adiado e a ideia de usar um blog para trazer assuntos do universo feminino para provocar o debate e troca de informações ganhou forma. É forummulheresdeatitude.com.br e ainda a fan page facebook.com/forummulheresdeatitude.

Saint Andrews melhor “hotel boutique” 


O Hotel Saint Andrews, primeiro exclusive house do Brasil e membro da seleta cadeia Relais & Châteaux, acaba de conquistar, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de “Melhor Hotel Boutique do Brasil” de 2014, concedido pelo World Travel Awards, considerado o “Oscar” da indústria do turismo, em eleição feita por voto público. “Mais uma vez, a chancela de uma das mais importantes instituições mundiais de nosso trade é o reconhecimento do conjunto de nossos serviços, do requinte e da elegância de nossas instalações”, afirma Guilherme Paulus, proprietário do hotel e presidente da GJP Resorts & Hotels. O World Travel Awards é reconhecido mundialmente como o maior prêmio em viagens e turismo.

Sobre o Saint Andrews

Debruçado sobre o deslumbrante Vale do Quilombo, em Gramado, o Saint Andrews conta com apenas onze suítes e mantém uma equipe permanente de mordomos à disposição de seus hóspedes 24 horas. Voltado ao público que busca experiências únicas, serviços elegantes e personalizados, com requinte e forte personalidade, o hotel é reservado a apenas 22 privilegiados visitantes, que podem desfrutar do atendimento exclusivo oferecido pela equipe de 33 profissionais qualificados.

O que comer e beber em Aruba

Sempre é bom conhecer a gastronomia de outras terras e estas parecem ser tentadoras: as ofertas gastronômicas de Aruba são uma autêntica lição de história e revelam as influências culturais da Holanda, da América do Sul e do resto do Caribe. Muitas das especialidades destacadas aqui são apreciadas em ocasiões festivas, enquanto outras são consumidas no dia a dia. Quer comer e beber como uma pessoa local? Então peça estas iguarias típicas numa viagem à Ilha Feliz para ter uma experiência verdadeiramente arubiana.

No happy hour


Vários coquetéis na ilha são servidos com ingredientes criados pelas pessoas locais. Aruba produz a sua própria versão do ponche crema, combinando gemas, creme de leite, rum e uma variedade de especiarias. Outra invenção genuína é o coecoei, um licor vermelho-escuro que mistura a seiva de folhas de agave, rum e açúcar de cana numa receita secular única. O coecoei é usado para fazer o coquetel mais popular de todos, o Aruba Ariba, que foi inventado nos anos 60. Para fazer este drinque é preciso misturar suavemente um pouco de coecoei, vodka, rum, creme de banana, um toque de grenadine e suco de frutas. Depois de derramar sobre gelo, joga-se no topo um pouco de Grand Marnier. E, claro, não há nenhum lugar melhor para saborear um refrescante Aruba Ariba do que em uma cabana das praias perfeitas da ilha.

Culinária do mar 


O peixe crioulo, conhecido localmente como pisca hasa crioyo, é um prato tradicional deliciosamente simples: fatias de filé de peixe fresco são fritas e servidas em um molho básico de cebola, tomate, pimentão e alho. E para esta refeição ficar ainda melhor, pode acompanhar um pouco de pan bati, um alimento que está entre o pão e a panqueca feito de amido de milho e cozido numa caçarola de barro, ou então uma porção de funchi, um mingau de polenta. O funchi também pode ser refrigerado, cortado em fatias e frito até dourar e ficar crocante. Peixes brancos, como o barracuda ou o tubarão, são ideais para fazer um dos pratos mais populares de Aruba, o keri-keri. O peixe cozido é desfiado e salteado na manteiga com tomate, cebola, aipo, pimentão, manjericão fresco, pimenta preta e urucum para criar uma saborosa refeição.

Pratos fartos 

O keshi yena - que, em português, significa “recheado de queijo”-, é feito recheando a casca de uma bola de queijo Edam ou Gouda com carne temperada, cebola, tomate, pimentão, azeitonas, alcaparras, uvas passas e piccalilli - uma combinação de vegetais e especiarias. Depois de rechear, cobre-se a bola com a tampa original e em seguida assa-se no forno até ficar bem quente e borbulhante. Alguns chefs optam por servir o queijo em fatias em vez de colocar o recheio dentro da casca. Apesar do clima quente, as sopas e os guisados são muito populares em Aruba. Os lares e restaurantes competem para ver quem tem a melhor sopi oester, a sopa de ostras. A sopi yambo é uma sopa grossa com vários tipos de carne ou marisco, feito com purê de quiabo. Já a sopi cabrito é uma sopa feita à base de caldo de carne e com carne de cabra, alho, tomate, aipo, pimentão e aletria. No que diz respeito a guisados, a escolha é infinita. O stoba carni (ensopado de carne), o stoba cabrito (ensopado de cabrito) e o calco stoba, que é feito a partir de mariscos de concha, são acompanhados pelo funchi e o bati pan.

Para matar a sede e a fome no calor 

"Balashi cocktail" é o nome dado carinhosamente pela população local para a sua maravilhosa água potável. Basta um gole para entender por que a bebida ganhou reconhecimento mundial pela qualidade e sabor. O seu nome refere-se à região Balashi de Aruba, onde uma usina filtra e purifica a água do mar do Caribe, até porque a ilha não tem rios ou lagos de água doce. Resultado: a água que sai da torneira é também aquela que é engarrafada pela Tropical Bottling Company e vendida com o nome de AWA, que significa água em papiamento, um dos idiomas oficiais de Aruba. Nos dias de calor e praia, o melhor mesmo é comer pequenos lanches. O pastechi pode ser a opção ideal nestes momentos. Este pastel em forma de meia-lua cai no gosto dos sul-americanos, já que está entre a empanada argentina e o pastel brasileiro. Pode ser recheada de queijo, presunto, carne, frango ou até peixe. Eles são vendidos em toda a ilha em supermercados, lojas de conveniência e lanchonetes.

Momento de gula 

Muitas palavras em papiamento são parecidas ou até iguais ao português. Uma delas é “bolo”, que os arubianos adoram comer. Os bolos mais tradicionais incluem pudim de pão (pan bolo), bolo de caju (bolo di cashupete), torta de chocolate (bolo chateau), bolo de gemada (bolo ponche crema) e bolo de ameixa (tert di prium). As sobremesas caseiras são chamadas de cos dushi e há várias para satisfazer todos os gostos. Paiseicu e tentalaria são doces feitos de açúcar e nozes; o koeki lerchi é um biscoito de açúcar que está entre os preferidos das pessoas locais, assim como o macaroni, uma infusão de coco com textura similar ao bolo. O quesillo é uma versão arubiana do flan de caramelo e as bolas de tamarindo são feitas com polpa de tamarindo enrolada em açúcar granulado, criando uma união perfeita entre o doce e o azedo. Conclusão: além das belíssimas praias e o mar azul, Aruba é ainda um verdadeiro centro de gastronomia. Os bolos e doces podem ser comprados por toda a ilha.

A ilha de Aruba


Com 110 mil habitantes e localizada ao norte da Venezuela, a ilha de Aruba, no Caribe, é conhecida por suas águas claras e areia branca. Oferece infraestrutura completa de lazer, com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste, spas, cassinos e campos de golfe - sendo um profissional com 18 buracos. Além disso, a Ilha Feliz, como é conhecida a região, apresenta gastronomia internacional variada e diferentes opções de compras. Atividades para toda a família estão disponíveis em terra firme, com passeios e visitas pela ilha, e também na água, com mergulho em seu mar cristalino e esportes aquáticos. Sua localização privilegiada mantem o clima a agradáveis 28 ºC quase todo o ano e fora da rota de furacões . Turistas brasileiros não precisam de visto para entrada no país.

Viagens para o Revéillon 

A Ventura criou viagens a Ushuaia, de 4 a 12 dias, a escolha e disponibilidade de cada um. O Réveillon parece distante, mas é preciso se adiantar, para obter 
roteiros para paraísos exclusivos, com preços mais acessíveis. De 31 de dezembro a 4 de janeiro de 2015,  Patagônia,  Deserto do Atacama,
Myanmar e Indonésia, Nepal Butão e Índia estão entre as opções que já podem ser reservadas, com pagamento facilitado em até dez vezes.

Imagens da Patagônia 

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo


Localizada na Argentina, é contornada por bosques, montanhas, rios e lagos, podendo-se percorrer suas belas paisagens de carro, caminhando, à cavalo, de trem e navegando. Em Ushuaia ainda é possível desfrutar de várias atividades atividades como: trekking, pesca, canoísmo ou  ciclismo. Excelente rede hoteleira, de nível internacional e gastronomia de primeira pode ser saboreada, como as delícias da centolla, merluza negra e o cordeiro patagônico. Neste roteiro, o viajante vai  conhecer o Parque Nacional da Terra do Fogo, navegar pela Isla Lobo e fazer a travessia, em 4X4, aos Lagos Escondido e Fagnano. Saiba mais em www.venturas.com.br ou 11.3872.0362.

Puerto Vallarta com nova atração 

Adrenalina pura em Puerto Vallarta


Puerto Vallarta é um destino turístico de entretenimento, gastronomia, restaurantes e tours diversos. Além destas opções, há atividades aquáticas como snorkel, surf, mergulho (já mais tradicionais) e uma nova atração que está chamando a atenção dos visitantes que buscam aventura e muita diversão: o "Flyboard", uma ação que te permite voar a 12 metros de altura sobre as águas azuis do Oceano Pacífico. A atividade se pratica desde 2011, ano em que foi criada pelo piloto francês de jetski, sete vezes campeão da Europa e três vezes Campeão do Mundo, Franky Zapata que, depois de provar vários protótipos patenteou a marca "Flyboard" nesse mesmo ano. O Flyboard se realiza através de um dispositivo de água, conectado a uma moto aquática que permite a propulsão por debaixo d'água e se pode voar até 12 metros de altura sobre o mar. Uma primeira lição de 20 minutos como introdução e explicação do esporte é o suficiente para saber como utilizar o equipamento, que técnicas usar para realizar os melhores truques e conhecer todas as medidas de segurança necessárias para ter um pouco de diversão. É apto para pessoas a partir dos 12 anos. Puerto Vallarta conta com tour operadores experts na matéria, 100% bilíngues, que oferecem serviços de alta qualidade, passeios de aventura e ecoturismo, entre outras atividades tanto por mar quanto por terra. As ondas no destino mexicano são tranquilas assim se pode realizar qualquer atividade aquática durante todo o ano como banana boat, jetski, pesca e outros, como passeios em paraquedas e nado com cavalos nas praias Los Muertos, Boca de Tomatlán, Quimixto, Las Ánimas, Yelapa, entre outras. Mais informação sobre Flyboard em Puerto Vallarta, http://www.flyboardpv.mx/gallery-display.html ou www.visitapuertovallarta.com.mx.