sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MOUNTAIN DO EM USHUAIA - A CIDADE MAIS AUSTRAL DO PLANETA

MOUNTAIN DO EM USHUAIA - A CIDADE MAIS AUSTRAL DO PLANETA


O calendário 2018 do circuito Mountain Do foi anunciado hoje em Ushuaia - Terra do Fogo, na Patagônia Argentina, pelo Secretário de Turismo daquela cidade e pelo organizador do evento, Kiko Santos, de Florianópolis, com algumas novidades, cujo evento ocorrerá em Agosto em plena temporada de esqui. 


Por essa razão, o representante da empresa MOUNTAIN DO, Kiko Santos , esteve reunido com o Secretário Municipal de Turismo, Juan Cherañuk, com a responsável pelo Escritório de Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo, Cristiane Cavalli, e o Vice-Presidente do Instituto Municipal de Sports Guillermo Navarro; para especificar detalhes sobre esta importante corrida que abrangerá 42 km, 21 km e 10 km.


O evento acontecerá em 26 de agosto, e a partir da próxima semana haverá inscrição disponível para o evento, que é um das mais importantes que a cidade tem em relação com o Brasil, não só nos esportes mas também no turismo. Cabe enfatizar que para os moradores, o município terá uma participação ativa, gerando uma taxa especial, um desconto muito importante para poderem se inscrever nesta grande corrida de neve.


O secretário de Turismo, Juan Cherañuk, afirmou que: "A importância da atividade turística para ter uma das mais importantes corridas de neve do mundo e o movimento gerado neste tipo de eventos é muito significativo, porque o número de inscrições é duplicado com o número de pessoas que visitam a cidade. A empresa espera que este ano, o numero de inscrições seja no mínimo de 400 corredores, o que implica um fluxo total de 800 turistas em Ushuaia." 


"Estamos trabalhando em diversas áreas do município para o desenvolvimento correto deste evento; que ajuda não só a divulgar nosso destino turístico, com todas as suas potencialidades, não só turísticas mas como esportivas. Por essa razão, queremos agradecer ao organização que novamente escolhe a cidade como um dos cenários cinematográficos do Mountain Do".


Por sua vez Guillermo Navarro, comenta que: "Desportivamente, para o Instituto, é muito importante apoiar uma evento que tem ocorrido em diferentes partes do mundo, e Ushuaia é um dos pontos escolhidos, é algo incrível. Portanto, estaremos ajudando com os organizadores com a melhor logística em tudo o que nós está sendo solicitado".


Kiko Santos avalia que: "O percurso será todo em neve, trilhas e alta montanha. Essa corrida só existe em Ushuaia e em Tromsø, Noruega. Acontece justamente na cidade mas astral do planeta, onde temos neve ao nível do mar e o Cerro Castor, onde acontecerá a corrida, tem todos os equipamentos necessários, além de ser a melhor estação de esqui da América Latina, e sem possibilidades de avalanches, diferente das estações de esqui alpinas, impossibilitando a prova." 


"Daremos a largada ao nível do mar e os atletas irão "atacar" a montanha a uma altitude de 1.076mts, até La Brecha, ponto mais alto do Cerro Castor. Cruzarão bosques, trilhas e alta montanha." 


Será um evento espetacular pois Ushuaia é simplesmente fenomenal, cinematográfica e os atletas sairão daqui com uma experiência inesquecível". Confira o vídeo.


Cilene del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia. mas é bom fazer a reserva a partir de agora por a temporada será altíssima.

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VILLA FRANCIONI NA CONTAGEM REGRESSIVA PARA INÍCIO DA COLHEITA 2018

VILLA FRANCIONI NA CONTAGEM REGRESSIVA PARA INÍCIO DA COLHEITA 2018

Uma programação diferenciada está a disposição de visitantes e turistas, durante a Vindima que inicia em Fevereiro. 

A equipe técnica da vinícola Villa Francioni está na contagem regressiva para um dos momentos mais esperados do ano: o início da colheita nos vinhedos próprios a uma altitude de 1260 metros na serra catarinense, em São Joaquim. Para este ano a previsão de colheita está mantida em mais de 100 toneladas. A novidade é a primeira colheita da variedade sémillon, que poderá servir de base para a produção de espumantes. O trabalho está previsto para iniciar no final de fevereiro, com a colheita das variedades brancas: chardonnay, sauvignon blanc e sémillon.  

A vinícola preparou uma programação especial para a Vindima 2018, além da tradicional visita guiada com degustação de vinhos, estão programados vários eventos, entre as novidades: um passeio pelo complexo vinícola com o acompanhamento de um dos enólogos da empresa, além de Tour ao pôr do sol, com degustação harmonizada  e Degustação na Cave. 

A visita com o enólogo proporciona aos visitantes uma experiência diferenciada em uma das melhores estruturas enoturísticas do Brasil. O passeio inicia pelo vinhedo, segue na produção de vinhos e espumantes, e finaliza com a degustação de rótulos da linha nobre da Villa Francioni na cave. Este tour exclusivo terá saídas regulares aos sábados durante a colheita, e acontecerá nos dias 17 e 24 de fevereiro, todos os sábados de março e 7 e 14 de abril  a partir das 14h. Cada horário atenderá até 8 pessoas e as reservas devem ser feitas com antecedência através do e-mail eventos@villafrancioni.com.br. Valor por pessoa R$ 200,00. 

As visitas na Cave, acontecem num ambiente diferenciado, numa sala anexa onde repousam as barricas de carvalho francês, o que proporciona uma experiência inovadora harmonizando charme e requinte. Com atendimento personalizado para até 8 pessoas, a degustação contempla um dos rótulos da linha exclusiva Villa Francioni - Michelli. O passeio inclui tour interno nos 5 andares da vinícola, cinco rótulos nobres e pães na degustação. Valor por pessoa R$ 100,00. 

No Wine Bar Villa Francioni, pode-se degustar a variedade de rótulos produzidos pela vinícola catarinense com opções de harmonização. O Wine Bar funciona todos os dias da semana das 10h às 16h para pedidos e encerra suas atividades às 17:30h. 

As visitas ao pôr do sol seguidas de degustações harmonizadas acontecerão nos dias 17 e 24 de março e 14 e 21 de abril às 18h. A experiência alia um encantador pôr do sol ao sabor de elegantes vinhos. O tour é sempre acompanhado por um guia especializado, onde são percorridos os estágios da elaboração dos vinhos da Villa Francioni. O trajeto é concluído com uma deliciosa sessão de degustação com a harmonização de pratos típicos da região. Cinco rótulos serão degustados. As reservas devem ser feitas com antecedência através do e-mail eventos @villafrancioni.com.br . Valor por pessoa R$ 130,00. 

As visitas tradicionais com degustação acontecem durante a semana (segunda a sexta-feira) às 10h, 11h, 13:30h, 14:30h e 15:30h. Aos sábados, domingos e feriados às 10:30h, 11:30h, 14h, 15h e 16 horas. O valor do ingresso é de 30 reais por pessoa e as visitas podem ser agendada pelo site: www.villafrancioni.com.br.


ATRAÇÕES VINDIMA 2018 NA VF

VISITA COM ENÓLOGO: Em fevereiro dias 17 e 24, em março todos os sábados e em abril dias 07 e 14.
VISITAS NA CAVE: Todos os dias da semana.
VISITAS AO PÔR DO SOL: 17 e 24 março e 14 e 21 de abril
WINE BAR VF: Todos os dias da semana das 10h às 16 horas.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

PERU SE PREPARA PARA A FESTA SAGRADA E CARNAVAL

PERU SE PREPARA PARA A FESTA SAGRADA E CARNAVAL

Fiesta de La Virgen de la Candelaria, em Puno. Foto: Renzo Giraldo/PROMPERÚ

Puno se enche de ritmo e cor para a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, que segue até meados de fevereiro e deve receber 20 mil visitantes nacionais e estrangeiros.

Celebração declarada pela Unesco "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade" (em 2014), traz elementos católicos combinados com a cosmovisão andina.

Além das celebrações religiosas, o carnaval também é forte no Peru, especialmente nas regiões de Ayacucho, Cajamarca, Iquitos e Arequipa.


A cidade de Puno, nas margens do Lago Titicaca, se tornará a capital folclórica do Peru durante as duas primeiras semanas de fevereiro. Quarenta mil dançarinos e músicos de aproximadamente 170 grupos de 13 províncias celebrarão a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, uma das maiores festividades religiosas dos Andes peruanos.

Um dos dias mais importantes do festival é a quinta-feira, 8 de fevereiro, quando se celebra a Missa Solene da Oitava e a procissão em honra à Santíssima Virgem da Candelária, acompanhada de conjuntos de danças nativas (em trajes típicos e nativos) e a tradicional montagem de tapetes de flores. O domingo, 11 de fevereiro, é outra data importante, pois é realizado o Concurso de Danças em Trajes de Luz, em homenagem à Santíssima Virgem da Candelária. Nos dias 12 e 13 do mesmo mês, grupos de dançarinos e músicos desfilam pelas principais ruas da cidade de Puno. 



Vale destacar que existem três eixos que caracterizam a festa. O primeiro, uma grande devoção religiosa mantida há séculos e que se tornou uma das manifestações religiosas mais impressionantes da América. O segundo é a música e a dança: os grupos participantes ensaiam em toda a cidade de Puno e isso permite uma convivência igualitária e intercultural entre crianças, jovens e adultos. Como exemplo, podemos nomear ao 'Barrio del sikuris Mañazo', um dos grupos de dança mais antigos e representativos do festival, com mais de 120 anos de atividade. O terceiro eixo é a elaboração dos trajes para os grupos de dançarinos. Este aspecto permite aos jovens transmitir tradições, técnicas, padrões e símbolos de geração em geração.


Desde 2014, o festival faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O Peru também salvaguardou a festa da Virgen de la Candelaria, proclamando a cidade de Puno "Capital do Folclore Peruano". Desde 2003, é considerada o patrimônio cultural do país.

Carnaval no Peru 

Assim como no Brasil, o carnaval é uma manifestação cultural muito forte e representativa no Peru. Todas as regiões do país celebram o carnaval, nos meses de fevereiro ou março (de acordo com o calendário religioso), durante várias semanas, com festejos nas ruas, bailes, celebrações, músicas, danças, desfiles de carros alegóricos, além da gastronomia. 


O carnaval de Ayacucho (no Sul do Peru) é uma das manifestações culturais mais autênticas conservadas pela população local, declarada patrimônio Cultural da Nação, pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru. Nele se expressam a criatividade e sensibilidade do povo ayacuchano através das fantasias e máscaras, danças urbanas e rurais, das novas canções e sátiras (criadas de acordo com o momento atual), improvisos picantes e a declaração do "Ño Carnavalon" (Rei Momo). As particularidades do carnaval ayacuchano levam em seu espírito a essência autêntica que mesclam a alegria infantil, juvenil e adulta; um atrativo para quem quer brincar, bailar, se divertir e apreciar a beleza da cidade e arredores, bem como a calorosa acolhida do povo.

Em Cajamarca (no Norte do Peru), conhecida como a “Capital do Carnaval Peruano”, destacam-se os concursos de improvisos cheios de versos ousados, também chamados de “matarinas”, e a presença forte e alegre do “Ño Carnavalón”.

Já em Iquitos (Capital da Amazônia Peruana), o carnaval se festeja com bailes pelas ruas, que giram em torno das “Humshas”, palmeiras colocadas pelos moradores dos bairros, e brincadeiras com água entre os foliões. Ali, a cozinha loretana também é bastante levada em consideração nessa época.



Arequipa (Sul do Peru) traz em seu carnaval uma verdadeira competição entre os jovens solteiros e seus respectivos bairros, nos quais brincam carnaval e brigam pelo título de quem mais dança, qual tem o traje típico mais bonito, quem festeja com mais fúria, graça e alegria.




segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

PROMOÇÃO CONJUNTA SERÁ UM MARCO ENTRE BRASIL E ARGENTINA

PROMOÇÃO CONJUNTA SERÁ UM MARCO ENTRE BRASIL E ARGENTINA

Embratur, Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu e Ministério do Turismo da Argentina decidem promover as Cataratas em evento na China

Representantes brasileiros e argentinos na reunião de apresentação do destino para promoção na China, na FITUR 2018 

As Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo, será destacada na ITB China, que será realizada em maio deste ano. A proposta de ação conjunta de promoção foi apresenta em reunião nesta quinta-feira (18), na FITUR Madrid, entre o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira; ministro de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, e secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla. 

“A Embratur e o Ministério do Turismo brasileiro estão empenhados em atrair os viajantes chineses, que são mais de 130 milhões, mas pouco mais de 100 mil chegam aos nossos países. Esperamos avançar nessa questão, já que Brasil e Argentina compartilham esse grande destino, que são as Cataratas”, destacou Gilson Lira. 

Para o secretário de Foz do Iguaçu, a promoção conjunta será um marco na relação entre Brasil e Argentina. “As Cataratas do Iguaçu são um patrimônio indivisível, compartilhado entre os dois países. Esperamos que a parceria gere bons resultados”, disse Piolla. 



As conversas entre os representantes dos governos das duas nações sobre o tema vêm acontecendo há dois anos. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, acredita que os países estão maduros para esta inciativa. "O mercado chinês é muito grande e vem crescendo. Temos o problema da distância, mas com iniciativa conjunta fica tudo mais simples, como menor custo e logística simplificada. Desde o início, tanto nós quanto o ministro Santos considerávamos que, se quando os viajantes asiáticos ou americanos que vão para a Europa visitam dois ou mais países, porque não oferecer o mesmo na América do Sul?", resumiu Lummertz. 

Ações da FITUR


Desde o dia 20 de dezembro do ano passado, a AirEuropa opera a nova rota entre Madri e Recife, sendo a única a oferecer esta conexão direta entre os destinos. Para promover esses voos e alavancar as vendas, a companhia aérea e a Embratur estão firmando um acordo de promoção conjunta. 

De acordo com o diretor da Embratur Gilson Lira, o projeto está sendo desenhado e entre as ações propostas estão workshops, press trips e famtours. As ações serão focadas no mercado espanhol em parceria entre o Instituto e a Embaixada do Brasil na Espanha.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

ABIH-SC SE REÚNE PARA TRATAR DO ENCATHO & EXPROTEL 2018

ABIH-SC SE REÚNE PARA TRATAR DO ENCATHO & EXPROTEL 2018


A diretoria da ABIH-SC realizou a primeira reunião do ano para deliberar exclusivamente sobre as ações que envolvem a organização do tradicional Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel, que, neste ano, acontece de 24 a 26 de Julho, no CentroSul, em Florianópolis com o tema central “Pessoas & Tecnologia na Hotelaria”.


Entre os assuntos que foram pauta da reunião estavam o início da comercialização da tradicional Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria e Turismo – EXPROTEL, orçamento geral do evento e uma prévia da programação que, assim como em anos anteriores, inclui ciclo de palestras, 9º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, Fórum de Alimentos & Bebidas (A&B), Fórum das Instituições de Ensino, Momento Hoteleiro e Palestra Magna. Também foram lançados alguns nomes para receber os tradicionais prêmios “Maria Helena Petry Makowiecky” e “João Eduardo Amaral Moritz”, que evidenciam a atuação de destaque no turismo catarinense durante o ano de 2017 de uma personalidade feminina e masculina que serão votados, posteriormente, em reunião do Conselho Deliberativo da entidade.

ENCATHO

Em sua 31ª edição, o evento reforça ainda mais sua importância reúne os grandes nomes da hotelaria nacional, oportunizando negócios, qualificação, conhecimento das novidades em produtos e serviços, atualização na operação, networking, além da divulgação das potencialidades do turismo nacional.


Para o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti: “O setor é altamente dependente da tecnologia e precisa estar se atualizando constantemente para atender seus hóspedes e visitantes nos destinos, no entanto, o turismo envolve pessoas interagindo com pessoas, e a tecnologia não proporciona o calor humano das experiências que serão levadas para casa”, afirmou ele ao justificar a importância do tema deste ano.


Para a Diretora de Eventos e Capacitação, a Relações Públicas Lara Perdigão, o evento cresce a cada edição justamente por englobar atividades de grande valor tanto para profissionais, quanto para empresários. “Funcionários devem ser bem treinados para o uso da tecnologia. A tecnologia por si só não é tão boa quando as pessoas que a operam não estão à altura da tarefa, ou estão usando indevidamente a tecnologia e criando mais problemas do que resolvendo”, evidenciou Lara.

A EXPROTEL


A Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo – Exprotel, que é uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos e serviços para os empresários do setor na região sul do país, a partir desta data, também começa ser comercializada.


Responsável pela comercialização da feira, Juliana Bossi Castro já comemora: “O lançamento do evento ainda em 2017 permitiu que muitas empresas incluíssem o evento no planejamento de 2018. Já tenho uma lista de contratos que serão emitidos nos próximos dias dos tradicionais expositores e ícones do setor, bem como, de novas empresas que chegam para complementar as inúmeras opções que a Exprotel disponibiliza aos visitantes”.


A ABIH-SC quer colocar em evidência, nesta 31ª edição, que a tecnologia é fundamental e está presente em quase todos os aspectos que envolvem a experiência de um hóspede em um destino, começando pela compra através das OTA’s, passando pelo Check-in e Check-out facilitados, acessos aos apartamentos, segurança e privacidade, solicitação de serviços, entre tanto outros itens que proporcionam conveniência, velocidade e precisão. Mas é preciso lembrar que tão importante quanto a tecnologia são as pessoas bem treinadas e capacitadas a extrair o máximo do potencial de cada recurso.  


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

COLHEITA DA MAÇÃ – ABERTURA OFICIAL OCORRE NO PRÓXIMO DIA 29 DE JANEIRO

COLHEITA DA MAÇÃ – ABERTURA OFICIAL OCORRE NO PRÓXIMO DIA 29 DE JANEIRO

Packing House empresa Fischer - Foto: Andréa Melo

O município de Fraiburgo e a Associação dos Fruticultores - AFF realizam no dia 29 de janeiro ato que marca a Abertura Oficial da Colheita da Maçã. O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Maçã - ABPM, Associação Empresarial de Fraiburgo – Aciaf, Epagri e Rota da Amizade.

Foto: Padu Willimann

A programação prevê visita ao pomar da empresa Pomagri, às 9h30, às 10h30 terá início o ato solene, e após o almoço, visita ao Packing House da empresa Fischer.

Foto: Padu Willimann

Conhecida nacionalmente como Terra da Maçã, Fraiburgo é hoje responsável por 20% da produção nacional e este índice pode ser elevado para 30%. Isto porque, segundo a AFF – Associação dos Fruticultores de Fraiburgo, as empresas produtoras trazem o equivalente a 10% da produção nacional de outras regiões, para a armazenagem, beneficiamento e venda no mercado interno e
externo. Em termos de produção no Estado, a região de Fraiburgo alcança uma representatividade estimada em 30%.


Neste ano, projeta-se uma safra nacional entre 1 milhão e 1,2 milhão em toneladas, sendo o Estado catarinense responsável por aproximadamente 60% dessa produção. Vale ressaltar que a colheita da variedade Gala, que responde por 70% do volume de produção em Fraiburgo, já iniciou e deve se intensificar a partir de 22 de janeiro. Em março inicia a colheita da variedade Fuji. Ambas representam cerca de 95% da safra fraiburguense.

Fuji e Gala também são as cultivares mais colhidas no país. Conforme levantamento da ABPM a produção de Gala é estimada tradicionalmente entre 50% e 60% da produção, enquanto que a Fuji abocanha 30% a 40% do mercado nacional.




CINCO MOTIVOS PARA ESCOLHER BALNEÁRIO DE PIÇARRAS PARA PASSAR O VERÃO

CINCO MOTIVOS PARA ESCOLHER BALNEÁRIO DE PIÇARRAS PARA PASSAR O VERÃO



Quem gosta de natureza, proximidade com o mar e com a Mata Atlântica, segurança para a família e dezenas de possibilidades de atrações para dias intensos ou de descanso, encontra em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, o lugar ideal para curtir o Verão. Emoldurada por castanheiras centenárias, a orla proporciona caminhadas e passeios ciclísticos que criam oportunidades únicas. No Atlântico, as ilhas servem de cenário e são cercadas de lendas e costões rochosos, refúgio natural de várias espécies e pontos excelentes para pesca. Mas, além destes, cinco motivos específicos convencem os turistas a conhecer de perto a cidade que recém-completou 54 anos de emancipação:

Balneabilidade


Há alguns anos os índices de balneabilidade gerados pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) são positivos para Balneário Piçarras. Todas as praias se mantém 100% próprias para banho, uma das poucas cidades com todos os pontos próprios para banho do litoral catarinense. São cerca de sete quilômetros de orla totalmente em condições das atividades aquáticas e mesmo na areia, sem risco à saúde de quem adora aproveitar cada momento da estação ao ar livre na beira do mar. 

Público familiar

Com 54 anos de emancipação, Balneário Piçarras tem se desenvolvido de maneira planejada nos últimos tempos. Com isso, diversas famílias, principalmente de outras cidades de Santa Catarina ou do Paraná, mantêm no município casas de veraneio. “A cidade também tem aumentado a população fixa, com casais e filhos adolescentes ou crianças, o que tem motivado uma programação de Verão para toda a família”, esclarece a secretária de Turismo, Susan Correa.  

Facilidade de acesso

O município cortado pela BR-101 tem a região litorânea muito próxima aos acessos da cidade. Quem chega por terra, vindo do Oeste Catarinense (pela BR-470), ou Sul Catarinense (BR-101) tem a sorte de estar no contra fluxo normal desta época do ano em Santa Catarina. Quem está vindo do Norte ou do Paraná, acaba chegando primeiro a Balneário Piçarras, antecipando a diversão. Quem vem pelo ar, desembarca em Navegantes e segue pelas estradas locais litorâneas. 

Atividades da Arena Sesc Verão

Balneário Piçarras foi uma das seis cidades catarinenses escolhida para a programação do Sesc Verão. A estrutura é montada próximo ao Molhe Central, com atrações entre 12 a 28 de janeiro. São atividades para toda a família, com programação cultural, esportiva, de bem-estar, lazer e saúde. Pessoas de todas as idades podem usufruir gratuitamente. A programação contempla o espetáculo circense La Conquista (20/1) e show nacional com Dazaranha (26/1).

Infraestrutura da praia



Com um calçadão de cerca de quatro quilômetros na principal praia, mais sete quilômetros de praias diferentes entre si, fazem de Balneário Piçarras um dos destinos principais tanto para quem busca descanso e tranquilidade quanto para aqueles que optam por agito ou atividades esportivas. Além disso, mantém uma infraestrutura voltada para o turismo com hotéis, pousadas, bares, cafés e restaurantes que oferecem uma diversificada gastronomia.

Programação de Verão em Balneário Piçarras

Além destes incríveis cinco motivos enumerados acima, para bem receber os visitantes e garantir satisfação dos moradores, a Secretaria de Turismo organizou uma intensa programação para o período que vai até depois do Carnaval. São atrações artísticas, culturais, esportivas, de saúde e lazer. Confira o que espera por você em Balneário Piçarras.

Esporte Verão

De 2 de janeiro a 13 de fevereiro

Serão 15 modalidades esportivas acompanhadas por monitores e profissionais da área em dois pontos da praia (próximo ao Molhe Norte, na descida da Avenida Getúlio Vargas), e no Itacolomi (próximo ao Posto 7, na descida do Hotel Candeias).

Feira de Verão de Artesanato

Até 13 de fevereiro, das 17h às 24h

Os artesãos recepcionam os visitantes diariamente na Avenida Beira-Mar, ao lado do restaurante Capitão. 

17ª Travessia a Nado

Dia 14 de janeiro, 9h – Molhe Norte. As inscrições devem ser feitas no www.correrenadar.com.br 

Balneoterapia

A partir de 24 de janeiro, 8h, no Molhe Norte

A sessão de terapia Lian Gong (técnica chinesa de alongamento, com a naturóloga, Priscilla Cardoso Jorge) leva 30 minutos, seguido de caminhada até o Molhe Central para a aula de hidroginástica com a educadora física, Irene Borba. A balneoterapia é a terapia através do banho do mar que estimula a circulação sanguínea, ativa o retorno venoso e sistema linfático, diminui o cansaço e edemas nas pernas, diminui as varizes e favorece a amplitude respiratória. 

Arena Sesc Verão

De 12 a 28 de janeiro, das 8h30min às 19h30min, com espaço bem-estar, quadras esportivas, jogos de todo mundo, jogos de mesa, pirâmides de bambu, circuito de aventura, recreação esportiva, slakline, espirobol, empréstimo de frescobol, jogos, brinquedos e brinquedoteca. Confira a programação diária aqui http://bit.ly/veraoBP 

Campeonato de Futebol de Areia

A partir de 23 de janeiro, todas as terças, quintas e sextas-feiras na Arena Norte 

Maraton Balneário Piçarras

Dia 18 de fevereiro, com largada às 9h no Molhe Norte. As inscrições devem ser feitas em www.ciclismosc.com.br 

Carnaval

De 10 a 13 de fevereiro

A programação está sendo finalizada e prevê diferentes atrações no Molhe Central da orla.


EMBRATUR ACREDITA EM MAIS NEGÓCIOS PARA O BRASIL NA FITUR 2018

EMBRATUR ACREDITA EM MAIS NEGÓCIOS PARA O BRASIL NA FITUR 2018


Com a próxima edição da feira, em Madri, Instituto espera resultados ainda melhores que no ano passado para o trade presente no estande do País 


A participação do Brasil na 38ª edição da FITUR Espanha, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, será marcada pela exposição de oito destinos, que ministrarão capacitações para agências do trade espanhol. Organizadas pela Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), as apresentações serão divididas em dois dias da feira, que acontece entre 17 e 21 de janeiro, em Madri. Além dos representantes das regiões, 15 empresas privadas estarão no estande do Instituto para a promoção de multiprodutos turísticos brasileiros. 

A Embratur trabalha com a expectativa de resultados ainda melhores que do ano passado. De acordo com a Coordenação-Geral de Promoção e Eventos do Instituto, a projeção de retorno sobre o investimento na FITUR 2017 foi de mais de 130 vezes. “Ou seja, o Instituto investiu cerca de R$ 772 mil para a participação na feira e foram gerados mais de R$ 106 milhões em negócios para o País”, explica o coordenador da área, Diego Feijó. 


Durante a FITUR 2018, além da apresentação e capacitação das regiões, o estande do Brasil irá oferece um coquetel que consagrará a cidade de São Paulo como capital Ibero-Americana da gastronomia. Haverá, também, uma amostra da culinária brasileira no espaço da Embratur. 

De acordo com a técnica do Instituto Raíssa Neumann, o objetivo é acompanhar as tendências de crescimento do turismo internacional do mercado espanhol, além de oferecer oportunidades para divulgar produtos e destinos brasileiros. “Entre os países europeus, a Espanha ocupa a 6ª posição na lista dos que mais visitam o Brasil, por isso é classificado com um dos prioritários das ações da Embratur. Com essa participação, iremos promover os nossos destinos turísticos, principalmente nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura e cultura, os mais procurados pelo turista espanhol. Buscaremos, também, expandir parcerias e alianças que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística brasileira”, comentou. 

Além dos estados, o estande do Instituto será integrado por representantes da hotelaria, operadores de turismo, companhias aéreas e organizações do turismo brasileiro. 

Ações internacionais 


O calendário de eventos da Embratur começou no dia 9 de janeiro na Vakantiebeurs, a chamada Feira de Turismo de Utrecht, que ocorre na Holanda. O Instituto apoia a participação de destinos brasileiros, com o fornecimento de material de promoção e divulgação de atrativos. O evento aconteceu até domingo (14).

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

USHUAIA E JOÃO PESSOA - QUANDO OS EXTREMOS SE ENCONTRAM

USHUAIA E JOÃO PESSOA - QUANDO OS EXTREMOS SE ENCONTRAM


A Prefeitura Municipal de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Turismo, promove nesta terça-feira (16), o lançamento do evento “Quando os extremos se encontram”. Na ocasião, será lançado o projeto de geminação entre as cidades de João Pessoa e Ushuaia, Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. A Capital paraibana é a cidade que ocupa a posição de extremo oriental das Américas, enquanto a cidade argentina é a mais setentrional da América do Sul. O evento acontece a partir das 10hs, no Centro de Convenções do Hotel Skyler, na Avenida Cabo Branco, no Cabo Branco.


A geminação de cidades tem como objetivo criar relações e mecanismos para que essas localidades estabeleçam laços de cooperação. Estes acordos geram intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino, bem como políticas empresariais. No mês de fevereiro uma delegação de João Pessoa estará na cidade argentina para divulgação do turismo e cultura da Capital paraibana.


A delegação que irá formar a geminação na cidade de Ushuaia contará com o prefeito Luciano Cartaxo e o secretário da Setur, Fernando Milanez. 


Dois artistas paraibanos também farão parte do projeto, promovendo exposições de divulgação em ambas as cidades: o artista plástico Clóvis Júnior e o fotógrafo Cacio Murilo.


Ushuaia hoje é o segundo polo turístico da Argentina. O convênio entre ambas as cidades inclui intercâmbio cultural de artistas, músicos, entre outros, com preparação esportiva em futebol para crianças. Haverá, em uma segunda etapa, um fampress para Ushuaia. Trata-se de um projeto amplo, que conta com o total apoio da Prefeitura de Ushuaia, hotelaria local e da GOL Companhia Aérea. 


quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

EMBRATUR CAPACITA MAIS DE 500 PARCEIROS SOBRE INTELIGÊNCIA DE MERCADO EM 2017

EMBRATUR CAPACITA MAIS DE 500 PARCEIROS SOBRE INTELIGÊNCIA DE MERCADO EM 2017

Seminários promovidos pela autarquia no ano passado apresentaram informações estratégicas para potencializar a comercialização do Brasil no ambiente competitivo global

Alisson Andrade, coordenador- geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, durante apresentação. Crédito: ABAV EXPO 

O Seminário de Inteligência Competitiva, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), capacitou aproximadamente 500 integrantes da cadeia produtiva do turismo brasileiro nas seis edições realizadas em 2017.  Os eventos aconteceram em diferentes cidades brasileiras e serviram para preparar gestores, destinos e empresas do setor a atrair e receber mais turistas internacionais, bem como para melhorar a qualidade da recepção a esse público.  

A ação teve uma avaliação positiva, como explica o coordenador- geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade.  Para ele, encontros dessa natureza aumentam o diálogo com a iniciativa privada e gestores do setor e possibilitam acesso à informação diferenciada sobre o mercado internacional, por meio do trabalho no exterior dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs). Além disso, a troca de informações pode nortear as empresas e gestores no planejamento e direcionamento da comercialização de seus produtos turísticos. “Dividir a inteligência competitiva da autarquia com foco em regiões com alto potencial pode ajudar na tomada de decisão dos empresários e, assim, atrair mais turistas internacionais para os destinos”, afirma. A ação é um dos produtos de inteligência da Embratur, cujo objetivo é disseminar tendências e oportunidades no mercado.  Entre os produtos, incluem-se Perfis de Mercado, Boletim de Inteligência Competitiva e, brevemente, Panorama de Comercialização e Destaque de Mercado.


“A proposta dos seminários é educativa, informativa e didática. O objetivo é abrir os olhos do trade nacional para o comportamento de consumo do turista estrangeiro, por meio de um conhecimento de qualidade em cada mercado específico. A ideia é provocar melhorias no que é ofertado e aumentar o interesse pela qualificação dos destinos”, define. 

Alisson Andrade lembra que os debates podem despertar nos empresários a necessidade de participação em diferentes modalidades de promoção e apoio à comercialização de produtos turísticos da Embratur, como as feiras internacionais, famtours, presstrips e outros. 

SEMINÁRIO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA 

Durante todo o ano, operadoras de turismo receptivo, conventions bureaux, representantes de associações e secretarias de estado participaram dos debates que promoveram imersões sobre temas relevantes para os players da indústria do turismo, como participação do Brasil no turismo global, tendências para comercialização na América do Norte e do Sul e mercado europeu, imagem do Brasil no mercado internacional e inteligência competitiva. 

Os seis seminários aconteceram em São Paulo, durante as feiras da ABAV e a WTM Latin America, e também em Foz do Iguaçu e Angra dos Reis. A ideia é que os envolvidos utilizem as informações para conhecer melhor os mercados internacionais e qualificar os produtos ofertados para atender ou superar às expectativas desses mercados. 

Atualmente, a Embratur conta com 13 Escritórios Brasileiros de Turismo na Europa, América do Sul e América do Norte e Ásia que são reconhecidos como unidades avançadas de promoção turística do Brasil em países considerados estratégicos. Além de serem fonte de inteligência comercial, os EBTs estabelecem contato com as operadoras, agências e companhias aéreas dos países, tanto para diversificar os produtos oferecidos quanto para fornecer informações mais detalhadas sobre o turismo no Brasil. 

O material completo dos seminários e outros produtos de inteligência estão disponíveis para toda a cadeia produtiva do turismo no endereço: http://trade.visitbrasil.com/pt.