segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

BNDES financiará construção de hotéis para a Copa de 2014


BNDES financiará construção de hotéis para a Copa de 2014
por Valmir Grein - Presidente ABRAJET - SC
Ministro estima que turismo aumenta 70% até 2016. Participantes do 11º Cbratur alertam para a necessidade de ampliar a capacidade dos aeroportos brasileiros

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou na última semana, na Câmara dos Deputados, que o BNDES deverá anunciar nas próximas semanas um programa para ampliar a rede hoteleira nacional. A abertura desses créditos deverá ajudar na ampliação da capacidade hoteleira das doze cidades sedes da Copa. Algumas dessas cidades, como Cuiabá, Belo Horizonte e Manaus, oferecem hoje menos leitos que o exigido pela Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa).Durante o 11º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), Barreto disse ainda que o País precisa ter humildade para aprender com as experiências de outros países e precisa sobretudo tomar cuidado para não repetir os erros cometidos durante a preparação para os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007. "Precisamos ter muito claro quais tarefas que precisaram ser executadas por cada umas das esferas de governo", afirmou.Segundo Barreto, o turismo nacional deve crescer de 60% a 70% até 2016. Mas para isso, é preciso vencer uma agenda apertada.
Os principais desafios, na avaliação do ministro, são a mobilidade urbana, as arenas esportivas, a qualificação profissional, incluindo o ensino de inglês e espanhol, e a situação dos aeroportos. AeroportosO problema dos aeroportos também foi destacado por outros convidados. "Alguns (aeroportos) já estão à beira do caos e essas não são questões que se possa resolver de um ano para o outro. Com o crescimento do País, se novos investimentos em aeroportos não começarem logo, estaremos correndo muito risco", alertou o deputado Silvio Torres (PSDB-SP).
Na opinião do secretário nacional de Futebol do Ministério dos Esportes, Alcino Rocha, a atual capacidade de aeroportos do País não daria conta nem para o deslocamento dos brasileiros na Copa. "Imagina com todos os turistas", disse.Rocha explicou que mesmo quem está acompanhando o noticiário não tem uma noção completa das dimensões de uma Copa. "Nesses acontecimentos, um simples treino da seleção é acompanhando por mais de mil jornalistas", exemplificou.Segundo ele, em 2006 a Alemanha recebeu um número recorde de 2 milhões de turistas. Enquanto a meta para a África do Sul (2010) é receber cerca de 500 mil visitantes, número igual ao recebido pela França (1998) e superior aos cerca de 400 mil turistas que visitaram a Coréia e o Japão (2002) e os Estados Unidos (1994).

Nenhum comentário:

Postar um comentário