segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Dicas de Turismo por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista
VEJA A GALERIA DE IMAGENS





RELIGARE é o radical do latim que origina a palavra religião. Com este titulo, o livro de poemas/parábolas de José Amoras, pelo muito que nos levam a refletir sobre o papel do homem - esse construtor de caminhos para lugar nenhum - na face da terra, dadivosa mãe de todos os viventes. Poemas reflexivos para bulir com a convicção do homem ocidental e sua estúpida racionalidade que o leva a julgar-se “dono” da Terra e mão parte integrante dela.


Para o poeta é preciso, urgentemente, construir na própria ação terrena e diária uma ponte de ligação entre o Homem e Deus. Ponte que não se constrói à revelia da natureza (referências de Antonio Juraci Siqueira, Professor de Filosofia e poeta do Movimento Malta de Poetas. Para a Professora Kátia Mendonça, Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará. Religare de José Amoras é um exemplo de arte a serviço da paz.
O sonho do artista, e da arte a serviço do diálogo com o Criador e com a criação, já encontramos em Martin Buber. A arte de Amoras é uma poesia que expressa a fé no Criador e se coloca a seu serviço. E qual é o serviço desejado por Ele senão praticarmos e conduzirmos à Paz, ausente de nós por nossa própria escolha? Essa, aliás, foi a perspectiva de artistas como Rabindranath Tagore na poesia e Andrei Tarkovski no cinema: uma arte a serviço do desenvolvimento espiritual do homem e da paz que não se atinge sem a retomada do diálogo com o Criador. O livro (foto) é recheado de fotos de João Ramid e escrito parte em Português e parte em Francês pelo nosso colega José Maria Chaves Amoras (foto), de origem indígena, é jornalista, acadêmico de Direito, autor de vários livros e estudou publicidade e marketing em São Paulo.
Amoras viveu no Amapá por 20 anos, onde trabalhou com repórter nas empresas: Antena 1 FM, Diário do Amapá, Jornal do Dia, TV Marco Zero (SBT), TV Amapá e Rede Globo. Retornou a Belém, sua cidade natal, em 2009 e participa de Movimento Literário. Tive o prazer de estar presente em Belém (setembro último) no lançamento do livro Religare e acompanhar o “Cacique Amoras”, (apelido que lhe dei) num Famtur organizado pela Abrajet do Pará, da presidente Benígna Soares. E aqui fica a mensagem final do Amoras em Francês: Être ici avec toi três bom. Le miracle de l avie nous a donné la recompense d´être vivants et de savourer um peu l´existence comune. L´équilibre est la clé pour qui s´affirmer comme um homme A um autre jour (traduzindo.... Estar aqui com você foi muito bom. O milagre da vida nos deu a premiação de estarmos vivos e saborear um pouco da existência conjunta. Equilibrio é a chave para quem quer firmar-se como gente. Até outro dia. (VEJA A GALERIA DE IMAGENS ) ]
PIT STOP
* O jornal O Liberal, de Belém do Pará, do dia 27 de março de 2009, na coluna Repórter 70, diz “A Maçonaria fará uma homenagem a Don Orani João, por sua ida para o Rio de Janeiro. Os primeiros entendimentos de maçons com um bispo da Igreja, em todo o país, foram feitos em Belém. Segundo o Grão-Mestre Nazareno Nogueira, a saída da Cúria de Don Orani não interromperá as conversações para que a Igreja Católica e a Maçonaria atuem juntas em projetos sociais.”. Isso é sinal de “Bons Tempos”.
* A cidade de Criciúma sediou o XVI Festival Internacional de Corais, no Teatro Municipal Elias Angeloni, de 25 a 28 de novembro. Grupos da Itália, Argentina e Uruguai, além de vários corais brasileiros, deixaram suas mensagens. ]
* A escritora paulista Gi Bonelli, depois do Congresso da Abav, lança também no Rio de Janeiro o seu livro “Camareira”, no Projeto Sou Brasil 2014 (www.governanca.org) com sucesso. Parabéns! Contatos pelo e-mail gbonelli1904@hotmail.com.
* A Academia Criciumense de Filosofia festejando com seus acadêmicos o Dia da Filosofia, em 19 de novembro, convida seus membros para suas reuniões sempre às primeiras terças-feiras de cada mês, às 20 horas, nas dependências da Fundação Cultural. Participe,você poderá ser um novo membro.
* A Rádio Difusora AM910 esteve representada no Salão do Turismo do Maranhão por este colunista, de 21 a 28 de novembro, a convite da Abav e da Secretaria Estadual do Turismo daquele Estado.
* No Turismo desportivo, a equipe de Handebol Feminino de Criciúma, nos Jogos Albertos-SC, fez excelentes apresentações e ainda cederam uma de suas atletas (Elaine) para a Seleção Brasileira. Parabéns !
Airson Soares da Rosa é Consultor de Turismo, Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur. DRT-SC-02360 JP. E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com.br MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com SITE: www.difusora910.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário