quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO

por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista

VEJA A GALERIA DE IMAGENS

Neste verão de 2010 voltamos a falar nele e no “turismo baiano” na ilha de Tinharé e na Ilha de Boipeba. As praias são numeradas a partir da vila. Não faz muita diferença ficar hospedado na Vila, na Primeira, segunda ou Terceira Praia: são só cinco minutos a pé de uma para outra. Não há carros nesta parte da ilha. A partir da Quarta Praia vai ficando mais distante: a praia tem quatro quilômetros de extensão. Depois vem a Praia do Encanto, com mais dois quilômetros. Os hotéis dessas praias têm, inclusos nas diárias, transfers até a Central de Turismo na Segunda Praia. Com um pouco de história, lembramos que desde 1530 índios, portugueses, holandeses e até alemães de submarino, brigavam por essas terras. Na época colonial foi até reduto de piratas, nos anos 60 de hippies e hoje só de gente feliz! (segundo o que consta nos folders e no www.rotatropical.tur.br.


Nos arredores da Vila estão os monumentos históricos, como o Forte, o Portaló, o farol a Igreja, a Fonte e o Casarão construído em 1608 que foi restaurado diversas vezes, tendo abrigado Dom Pedro II e a Marquesa de Santos, é uma referência cultural em Morro de São Paulo.





O “agito”. No começo da noite todo mundo vai para a Vila, onde estão os restaurantes, feira de artesanato, as barraquinhas de caipifrutas, muita música e gente bonita. Depois é hora das festas: bares, boites, teatro..e na areia das praias...

Mas o imperdível,como ir a Roma e não ver o Papa: deixar de fazer o passeio para Boipeba, mergulhar nas piscinas naturais, conhecer as praias de Moreré e Guarapuá, tomar banho de argila na Gamboa, ir a um luau na Segunda Praia e ver o “Por do Sol” no Morro do Farol, o novo “point” em Morro de São Paulo. As fotos desta edição (ver Galeria de Imagens) foram produzidas pela arquiteta criciumense radicada em Florianópolis Rita Castelan.

Como chegar: O Portal do Agente e isso pude observar, a partir de Salvador (BA), com equipe técnica billing e os transfers em Catamarã, lançhas rápidas, up-grade para transfer com Aerostar taxi-aéreo. Tudo num único portal: hotéis, pousadas, transfers, receptivos e passeios (e-mail agente@rotatropical.tur.br fone (75) 3652-1284.

PIT STOP

* Os turistas que visitarem, em breve, Criciúma (SC) observarão um novo tipo de segurança. O Governo Municipal estuda a implantação de Cavalaria na cidade, em parceria com a Policia Militar. Os animais, em número de dez (inicialmente), terão escala de trabalho de seis horas por dia. (www.criciuma.sc.gov.br). Gostei deste “Choque de Gestão”.

* Os alunos dos cursos de Turismo, especialmente da disciplina Entretenimento e Lazer (antiga Animação Turística), poderão acompanhar o interessante trabalho apresentado diariamente, das 8 às 22 horas, clicando o site www.baudoruy.com.br.

* Aulas à distância - fique por dentro sobre: Fontes Internacionais - Lei Americana, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Lei Rouanet e suas alterações. Site www.projetoscomatitude.com.br, com o professor Marco Godoy.

* Portal desativado - Içara – SC. Por favor não errem novamente sim? ANTES de construir o Portal procurem saber o que é um portal turístico e qual a sua função. Peçam ajuda aos universitários!


AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de turismo.
Diretor da Abrajet-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
Membro titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRT-SC.02360.JP OAB-S C. 2281(Jubilado.
E-Mail- airsonsoaresrosa@gmail.com
MSN- airsonsoaresrosa@hotmail.com – www.difusora910.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário