quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista



O conceituado Professor e Jornalista baiano Carlos Casaes aderindo aos novos tempos e perseguindo o seu direcionamento permanente em demanda do aperfeiçoamento de sua atenção, fazendo circular a sua A GAZETA DO TURISMO - Magazine, após 35 anos de circulação ininterrupta da sua versão impressa, disponibiliza a todos os seus leitores, amigos, clientes e comunidade turística a sua versão digital.

Com a Gazeta do Turismo online, o público encontrará muito mais conteúdo sempre atualizado e dividido em áreas de interesse, além de matérias especiais e busca de assuntos. Presente agora na Internet, a Gazeta, uma das principais publicações sobre Turismo do Brasil, passa a ser um veículo de alcance mundial. Acesse o site www.gazetaturismo.com.br e confira a história da Gazeta (sua fundação, o Catavento de Prata) e de outros famosos jornalistas, como Duda Tawil com notícias diretamente da França e da vida de Pedro Torre, um aficionado da palavra e da imagem, narrada por Carlos Casaes.

Pedro Torre foi um profissional fiel por toda a vida ao seu destino. Já ainda muito jovem deu-se de paixão pela fotografia e pela notícia. Circulou por meio mundo, flagrou guerras e festas, inseriu-se no rol dos grandes correspondentes internacionais, desempenhou seus encargos nas maiores agências noticiosas. Foi um guerreiro. Até os seus últimos instantes não traiu a sua opção profissional. Mesmo combalido, já com o desfecho último lhe rondando, não se negou a documentar, na lente e na memória, a excelência do Festival de Turismo de Gramado. Foi a jornada final. Não sei se fui premiado ou se me fora destinado o infortúnio. Fato é que, ao lado de inúmeros outros companheiros, privei talvez dos últimos instantes de lucidez, de atividade, de sua ação. Já no Aeroporto de Porto Alegre, ao chegar, foi o primeiro contato que tivemos eu e a Tereza. Ainda ali, ele me confidenciava que, na noite anterior, teve que buscar refúgio em hospital, pois não estivera com a saúde em equilíbrio. Dizia-se com a vitalidade, no entanto, recuperada. Em todos os momentos em que nos encontramos em Gramado preocupei-me com o seu estado geral. Parecia sob controle. Até porque participou de quase toda a programação. Mas foi no aeroporto de Porto Alegre, mais uma vez, e no retorno, que vislumbrei o seu estado extremamente depressivo. Já não lhe identificava a vitalidade tranqüila de sempre. A voz quase não lhe fazia comunicar. Novamente febril, os lábios lacerados contornavam uma debilidade preocupante. Temí, então, pois ele se encontrava sozinho, sem a companhia do sobrinho que havia seguido a Brasília em outro vôo. De retorno, já em Salvador, busquei informações em contato telefônico e fui informado de que, desde que chegara, fora hospitalizado e o seu estado requeria cuidados. Levantou-se em casa a expectativa. Temíamos o final. Periodicamente buscávamos atualização de informações. Nada alentador. Até que, pouco após o seu desenlace, fui informado. E chorei na solidão dos meus devaneios. Mais um companheiro dileto, um “irmão” abandonava o barco e nos deixava desprovidos do seu brilho. Mesmo na desgraça buscamos consolo em idéias e afirmações. E é o fato de termos tido o privilégio da companhia de Pedro Torre por tantos anos que nos reanima. Se outras “Noites de Gala do Turismo Brasileiro” prosperarem com o fulgor do CATAVENTO DE PRATA, um espaço estará vago para continuarmos a memória querida do amigo que nos afagou tanto. Descanse companheiro. Seu perfil estará sempre inspirando o que resta a todos nós da estrada (Carlos Casaes).



Na foto este colunista ao lado de Casaes e dona Tereza no encerramento das palestras no Serrano em Gramado, onde também o nosso saudoso Pedro Torre havia participado durante o Festival de Turismo, em novembro de 2010.

PIT STOP



* A cidade de Criciúma-SC (foto), conhecida como a Capital Brasileira do Carvão e cidade do Azulejo, deverá inaugurar em breve o Parque das Nações e a Mina de Carvão, novos pontos de atrações turísticas.


AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, diretor da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur.
DRT-SC.02360-JP
OAB-SC-2281(Membro Jubilado)
www.difusora910.com.br
www.abrajet-sc.blogspot.com
e-mail airsonsoaresrosa@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário