segunda-feira, 23 de julho de 2012

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Curso Gestão de Pessoas

A Confederação Nacional do Turismo e o Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, promovem, em parceria com o Sebrae Nacional, o curso Gestão de Pessoas, nos dias 14 e 15 de agosto, no Auditório 1 – Sebrae, à Rua Blumenau, 835, Bairro América, Joinville. O curso tem por objetivo capacitar os gestores das micro e pequenas empresas para melhoria no desempenho das equipes, e  dos negócios, a partir de tópicos contemporâneos da gestão de pessoas adequados à realidade do Turismo. Serão tratados: turismo, hospitalidade e pessoas; turismo no mundo; turismo no Brasil; turismo, hospitalidade e gestão de pessoas; gestão de pessoas numa nova abordagem; maximizando o seu próprio potencial; estabelecendo uma visão compartilhada; processos de recrutamento e seleção e processos de avaliação de desempenho. Destina-se a diretores e responsáveis pelo setor de Gestão de Pessoas das Micro e Pequenas Empresas do Setor de Turismo e a metodologia utilizada será exposição dialogada, dinâmica de grupo, troca de experiências entre os participantes, apresentação e estudos de casos, discussão de textos, exercícios de fixação e vídeo alusivo ao tema. Nos dois dias o curso inicia às 8 horas, com intervalo para almoço às 12 h e reinício às 13h30min, até às 17h30min. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 47  3461-3379/3461-3380, das 8h30min às 17h30, ou pelo e-mail sindicato@roteirosdeencantos.com.br, com Pamela ou Laís. Os participantes receberão apostila e certificado de participação assinados pela CNTUR e SEBRAE e as vagas são limitadas.
 
Centro Comercial Expoville

O Centro Turístico e Comercial Expoville, situado no Complexo Expoville, ao lado da BR-101, possui diversas lojas de artesanato, chocolates, porcelanas, souvenirs e outros produtos. Na última semana realizou eleição de síndico e assumiu o posto, pela terceira gestão consecutiva, Terezinha Marques Vieira.

Festa do Colono


 No último fim de semana aconteceu na Sociedade Piraí, área rural de Joinville a 37ª Festa do Colono, com muitas atrações festivas e culturais e a gastronomia típica alemã. Nos dias 20 a 22 – sexta-feira a domingo, a Sociedade Cultural Rio da Prata realizará sua Festa do Colono, em 50ª edição, ou seja, meio século comemorando o Dia do Colono, com a presença das tradições da região, tais como desfile alegórico, eleição da rainha da festa, bailes com as melhores bandas e muita comida típica.
 
Integração das Fronteiras
Dionisio Cerqueira, fronteira de SC com Argentina (foto Jean Merlon)

Mais uma etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de Santa Catarina -PDIF/SC foi concluída, durante a segunda reunião técnica, realizada no dia 10 de julho, em Chapecó. Os trabalhos foram coordenados pelos profissionais da Secretaria de Estado de Planejamento - SPG e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina -Sebrae/SC. Participaram do encontro as 11 Secretarias Regionais situadas na faixa de fronteira: São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Seara, Quilombo, Maravilha e Concórdia. E ainda, membros das Associações de municípios, representando os 82 municípios envolvidos, representantes de entidades e de órgãos públicos das três esferas de Governo - Municipal, Estadual e Federal. Conforme o diretor de Planejamento da SPG, Norton Flores Boppré, a elaboração do PDIF é de grande relevância, pois irão constar as prioridades e projetos estratégicos para o desenvolvimento da região situada na faixa de fronteira. “Antes de realizá-los, precisamos fazer a leitura do atual contexto dos municípios e, a partir disso, estabelecer projetos estruturantes”, apontou Boppré. Durante o encontro foi elaborado um esboço do Plano, constando os programas estruturantes e projetos integradores, dentro dos eixos: Saúde e Educação; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Sócio Ambiental; Segurança e Aduanas. A elaboração do PDIF tem como base a metodologia que foi construída pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) e validada para ser aplicada em todo território nacional, na faixa de fronteira. A próxima reunião será nos dias 24 e 25 de julho, em Dionísio Cerqueira, para finalização do Plano, que será entregue ao Ministério da Integração, no dia 3 de agosto. Saiba mais, fones: 48 3665-3319 /9186-9740, e-mail: renata@spg.sc.gov.br.
 
Exposições no Museu de Arte de Joinville 

MAJ – antiga residência de Ottokar Doerffel, fundador do 2º jornal do Sul do Brasil – Kolonnie Zeitung

 O Museu de Arte de Joinville –MAJ abriu no último dia 17 o Ciclo de Exposições MAJ, que se estenderá até 2 setembro próximo. Foram lançadas as exposições Samba da Caixa Branca, Lúcia Zarate e Narrativas de uma destruição - parte VII, no Anexo 1, da Cidadela Cultural Antarctica. Samba da Caixa Branca reúne dez obras da artista blumenauense Luciana Knabben. A estruturação de uma massa de cor serve como mote para sua concepção, por meio de materiais como tecidos, lantejoulas, paetês e fitas. A educadora e artista Mariana Franzim Natural de Londrina -PR, apresenta a instalação Lucia Zarate. A mostra foi realizada a partir de pesquisas acerca da teoria e da estética em torno do estranho, em que a figura é uma espécie de pequeno e macabro camarim para artistas de sideshows, Lucia Zarate. Na mostra “Narrativas de uma destruição - parte VII”, Raquel Ferreira apresenta trabalhos a partir de suas observações cotidianas a respeito do nosso relacionamento com o acúmulo de objetos na casa, e como esta presença suscita nela uma necessidade de buscar estratégias para lhes dar outra destinação. O horário de visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábado, domingo e feriado, das 12 às 18 horas, com entrada gratuita.
 
Turista brasileiro exigente

Quando o assunto é viajar, o turista brasileiro está mais exigente, aponta a pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e Percepções, produzida pelo Sebrae e a Confederação Nacional do Turismo – CNTur. “As pessoas estão viajando mais, por isso estão mais críticas e experientes”, disse Luciana Thomé, consultora da CNTur e que coordenou a pesquisa. O estudo foi realizado por meio da metodologia de focus groups, que foi aplicada nas cinco regiões do país e envolveu cerca de 100 pessoas durante quatro meses de trabalho. A pesquisa qualitativa reúne informações que revelam o pensamento dos consumidores de turismo, tanto sobre os destinos já consagrados como os lugares ainda pouco explorados. Entre todos os perfis pesquisados - jovens, casais com filhos, solteiros, classes B2, B1, C e pessoas com mais de 55 anos - que viajaram nos últimos 12 meses, os sentimentos comuns de insatisfação referem-se principalmente ao alto custo das viagens, à qualidade do atendimento e à sensação de se sentir enganado em relação ao preço de mercadorias e serviços. Segundo Luciana, essas informações devem servir de alerta para os destinos e as empresas. “O cliente está acenando que está menos tolerante com essas falhas. O brasileiro tem uma grande motivação com a oferta interna, porém ainda há detalhes que precisam ser melhorados”.


Sebrae realizará o I Viva Guará no Maciço

O Viva Guará - Sons e Sabores é um evento que vai reunir, de 24 a 26 de agosto, na cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, a 100 quilômetros de Fortaleza, artistas, produtores culturais, visitantes e donos de pequenos negócios que, juntos, movimentam a economia e as tradições da região serrana mais charmosa do Ceará. Com acesso gratuito, o festival oferece desde as oportunidades de negócios mapeadas pelo Sebrae no Ceará para a região até a exposição de produtos representativos do Maciço de Baturité, passando pela difusão de atividades culturais e valorização dos talentos da serra.  

Igreja Nossa Sra. de Lourdes de Guaramiranga

Também envolverá a apresentação de grupos nacionais, convidados via intercâmbio com a Feira da Música, que acontece paralelamente ao evento, em Fortaleza. As atividades prometem movimentar a cidade, tais como a Blitz cultural, a Roda de Conversa com música e convidados e o Cortejos e Ritos de Recepção, que percorrerão as ruas estreitas e sinuosas de Guaramiranga, dividindo espaço com o barulho característico do grupo Tambores de Guaramiranga, assistido pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga - Agua. Guaramiranga tem 4.500 habitantes e é conhecida nacionalmente pela suas belezas naturais, construções históricas, além dos festivais e eventos culturais realizados anualmente.
 
Conferência Nacional de Turismo

A minuta do decreto que convoca a Conferência Nacional de Turismo já está na Casa Civil para a assinatura da presidente Dilma Rousseff. Poucas pessoas se deram conta da verdadeira revolução que ela poderá trazer para o setor. A previsão é que ela seja realizada em 2013, portanto, já  atrasado. Serão 15 conferências nacionais. Realizada em quatro níveis - municipal, regional, estadual e nacional, o sucesso da Conferência depende da mobilização das bases - municipal e regional. É a grande chance para que as reivindicações das bases sejam consolidadas e ouvidas. 


Aeroporto de Jericoacoara

Os recursos para garantir o reinício das obras do Aeroporto Internacional de Jericoacoara serão liberados pelo Governo do Estado, que vai cobrir a falta de repasses do Ministério do Turismo. Com os R$ 34 milhões liberados, o aeroporto deve ser concluído em seis meses, segundo Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará. Jericoacoara é uma das preciosidades naturais do Nordeste, totalmente incluída em Área de preservação Ambiental – APA. Contudo, muito bem servida de hoteis, pousadas e restaurantes, dentro da rusticidade local. Um atrativo turístico imperdível.
 
Guimarães Capital Europeia da Cultura
 
 Castelo de Guimarães

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objetivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade possui a hipótese de mostrar à Europa sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia. Esta iniciativa começou em 1985, com o nome de Cidade Europeia da Cultura. Apenas uma cidade era nomeada por ano, sendo a responsabilidade da organização do evento do Estado-membro ao qual pertencia essa cidade e sucediam-se por ordem alfabética dos países. Em 1990, a o Conselho de Ministros decidiu estender a iniciativa a outros países da Europa não pertencentes à União Europeia. Esta norma teria início apenas em 1996, ano em que terminava um ciclo completo e era limitada a países que segundo a Comunidade Europeia, respeitassem os princípios da democracia, do pluralismo e do estado de Direito. As novas regras sugeriam a alternância entre países membros e outros países, assim como se propunha a alternância entre capitais e cidades de província. Em 25 de maio de 1999, o Conselho de Ministros e o Parlamento, decidem mudar o nome de Cidade Europeia da Cultura para Capital Europeia da Cultura.
 
Primeira capital de Portugal 

Assim, Guimarães foi eleita, junto com Maribor na Eslovénia, cidade europeia da cultura neste ano. O projeto Guimarães 2012 é construído com três objetivos: desenvolver o capital humano – incitar a sociedade local a participar na organização dos acontecimentos; criar uma economia criativa – transformar a economia atual numa mais moderna; gerar uma nova geografia dos sentidos – transformar o espaço num mais ativo que todo o tempo oferece experiências culturais e criativas. Guimarães é a terceira cidade de Portugal que obteve este título, antes gozavam dele Lisboa e Porto. É um elemento importante da identidade nacional dos portugueses: a cidade natal do Afonso Henriques – o primeiro rei e a primeira capital, onde se situa o Centro Histórico tombado pelo Patrimônio Mundial. O programa prevê mais de 600 eventos culturais - música, fotografia, cinema, literatura, dança e arte da rua. É dividido em quatro períodos, em que os artistas regionais e europeus, juntos, vão criar as novas obras, que depois estarão em exposição nas galerias e nas ruas. São: "Tempo para Encontrar", janeiro a março, - concentração no diálogo e intercâmbio de pensamentos; “Tempo para Criar”, março a junho - procura das diferentes maneiras da expressão;  “Tempo para Sentir”, junho a setembro, celebrações e festas; “Tempo para Renascer”, setembro a dezembro, – criação da nova cidade, novos lugares. Guimarães 2012 vai privilegiar especialmente a produção original da cidade e a formação dos novos talentos, portanto, não se encontram muitos nomes conhecidos, de grandes estrelas internacionais. Durante todo o ano os jovens músicos europeus vão viver em Guimarães e criar a música de diferentes gêneros, desde rock até eletro, para que cada um possa ouvir o que gosta. Os organizadores preveem cerca de 1,5 milhões de turistas durante este ano.

Largo da Oliveira – Centro Histórico de Guimarães
 
Conferência em Joinville

Em agosto próximo estará em Joinville a Dra. Paula Remoaldo, uma das pessoas envolvidas na organização do “Capital Europeia da Cultura” em Guimarães. Na oportunidade a visitante conhecerá atrativos culturais e turísticos em Joinville e São Francisco do Sul, e proferirá a Conferência Internacional: Turismo e Cultura, no dia 16 de agosto, às 19h30, no teatro da Faculdade Cenecista de Joinville. A recepção, acompanhamento e a realização da conferência é uma promoção do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, com apoio da Univille, Fundação Turística e Fundação Cultural de Joinville. Pelo seu currículo, a Dra. Paula terá muito que contar e sugerir a todos os que se interessam pelo desenvolvimento do turismo e da cultura de Joinville e região. A professora é uma das orientadoras de doutorado da professora da Univille, Yoná Dalonso, que para tal escolheu a cidade de Guimarães e o que gerou a vinda da sumidade a Joinville.


Currículo da conferencista

Paula Cristina Almeida Remoaldo, é professora associada do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, diretora do Núcleo de Investigação em Geografia e Planejamento e membro do Centro de Investigação em Ciências Sociais da mesma Universidade. Doutorou-se em 1999 em Geografia Humana e foi, de 2000 a 2004, e de 2006 a 2007, diretora do Departamento de Geografia e diretora do Curso de Geografia e Planejamento da Universidade do Minho e também integrou a Direção do Mestrado em Patrimônio e Turismo. Detém 22 anos de experiência na análise demográfica, social e cultural do noroeste português. Realiza investigação na área do Turismo Cultural, da Geografia da Saúde e da Mobilidade e Estilos de Vida e é representante portuguesa da Rede Ibero-Americana de Mercadotecnia en Salud que agrega 16 países. Tem cerca de setenta artigos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras. Publicou, até ao momento, seis livros e participou na redação de 10 capítulos de livros e em 23 projetos de investigação, nacionais e internacionais.

FNT em Florianópolis

Acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto próximo, no hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis, SC, o II Fórum de Turismo de Negócios - FTN, promovido pelo Jornal Internacional de Turismo. Além de empresas e profissionais do setor, também estão sendo convidamos jornalistas para participarem da cobertura do evento e da capacitação sobre imprensa e turismo, no dia 11/08 , ministrada pela Asociación Internacional de Periodistas y Escritores de Turismo (VISION). Para fazer o credenciamento acesse o site: www.ftnonline.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário