terça-feira, 8 de janeiro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Guia para público LGBT

Florianópolis acaba de ganhar o primeiro e mais completo guia turístico online voltado para o público LGBT, nacional e estrangeiro. O portal Brazil Gay Tourism - BGT, em três idiomas (português, inglês e espanhol) traz informações completas sobre a cidade, com destaque para os 40 estabelecimentos gay friendly existentes, além das três praias populares para este público e as opções de qualidade nas áreas de cultura, gastronomia, hospedagem e lazer. O portal traz informações sobre a história da cidade, agenda de eventos e festas, pontos turísticos, praias, passeios, compras, beleza e saúde, e turismo de aventura. No transporte, fretados, táxi, linhas de ônibus, aeroporto, rodoviária e mapas personalizados. No setor de hospedagem indica hotéis, pousadas, albergues e aluguel de temporada. E não poderiam faltar as melhores dicas dos restaurantes, bares e boates mais badalados da cidade. O investimento do novo portal é uma resposta aos cerca de 77 mil turistas LGBT, que estiveram na cidade de janeiro a março de 2012 e gastaram aproximadamente R$ 61 milhões. Esse cálculo do brazilgaytourism.com é feito com base no número total de turistas que visitaram a cidade segundo a Santur, dos quais 5% são LGBT, de acordo com a Organização Mundial de Turismo, e cujo gasto é 30% superior aos demais turistas.. A iniciativa do guia foi do administrador de empresas Gianfranco Morbini, e sua sócia e esposa Svetlana Morbini. No site há informações também sobre Balneário Camboriú, outra cidade considerada gay friendly, e pretende-se estender a atuação do portal a outros destinos em Santa Catarina que queiram desenvolver o turismo deste segmento. O projeto dos empresários é tornar o guia nacional, desenvolvendo novos portais com informações sobre outros destinos gay friendly do Brasil. Informações (48) 9111-9272 - 9146-4997.

Sindicato VivaBem

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região / SC, depois de um período de férias coletivas retornou às suas atividades normais. No momento, preparando a posse da nova diretoria, no dia 22 de janeiro, eleita em outubro de 2012.  Para se associar ou solicitar informações, ligue 47 3461-3380 / 3379, com Lais ou Caroliny  ou entre no site www.vivabemaqui.com.br.    

  

Virada produtiva

Para os hoteleiros temerosos em manterem suas camas vazias durante as festas de fim de ano, uma grande surpresa: em Florianópolis e Balneário Camboriú, os destinos mais procurados de Santa Catarina, a ocupação chegou próximo dos 100%, maior que em 2012, segundo pesquisas da Fecomércio.

Fogos em Balneário Camboriú

Na praia central, exatamente 17 minutos de fogos encheram de cores e luzes ods céus da cidade, num gigantesco show de confraternização e de esperança para o ano que se inicia.  
 
Passageiro 10 milhões da TAP
 

O voo da TAP TP052 chegado a Lisboa às 11h08, proveniente de Belo Horizonte, transportou no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o passageiro 10 milhões da companhia em 2012, número nunca antes alcançado num ano completo de atividade. Em todo o ano de 2011, a TAP atingiu um total de 9.752 mil passageiros. No final do dia 24 de dezembro, a TAP atingiu os 10.018.974 passageiros, mais 4,4% do que no acumulado do ano até ao mesmo dia. Para Fernando Pinto, presidente da companhia, "a TAP e os seus trabalhadores estão de parabéns porque estes resultados só foram possíveis graças ao esforço, dedicação e profissionalismo". O presidente também agradece a confiança dos clientes, aos agentes de viagens e aos demais parceiros de negócios.

Danças folclóricas em João Pessoa 
 

Os turistas que desembarcarem no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, desde o dia 5 de janeiro são recepcionados ao som de xaxado, côco, xote e forró, nos finais de semana até fim de fevereiro. A proposta é apresentar aos visitantes expressões da cultura paraibana. A organização é da Cliotur Receptivo em parceria com a PBTur e do Detran-PB. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo - PBTur, Ruth Avelino, falou que a proposta da Cliotur merece o apoio dos órgãos públicos envolvidos com a divulgação do turismo paraibano e as apresentações são feitas pelo grupo Eita Projeções Folclóricas foto).
 
Folheteria paraibana

O turista que visitar João Pessoa pode agora acessar pelo smartphones ou tablets os principais atrativos turísticos da capital paraibana. A ferramenta virtual denominada ‘Mapa Digital’ foi desenvolvido por empresa pessoense, utilizando um sofware (Arcgis-sistema) de fácil visualização e manuseabilidade. O gerente de TI da PBTur, Ary Júnior, explica que este sofware é de gerenciamento e controle em geoprocessamento. Os usuários também podem baixar o Mapa Digital por meio de QR Codes’ fixados no aeroporto, rodoviária, hotéis, restaurantes e outros locais. “ O QR Codes é um código de barras lido pelos celulares que têm máquina fotográfica. É uma ferramenta muito utilizada em ações de marketing e um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis”, explicou. O outra forma de acessar o ‘Mapa Digital’ é pelo portal da PBTur, via fanpage, www.facebook.com/turismopbturgovpb, com link direto para o mapa.

Carnaval em Cunha

Situada em Cunha - SP, a Pousada Barra do Bié é a opção perfeita para pessoas que preferem passar o Carnaval longe da agitação usual, desfrutando da tranquilidade de um ambiente acolhedor e de belezas naturais. O estabelecimento dispõe de seis charmosos chalés bem  decorados, com cama king size, lençois térmicos para os dias frios, dois tipos de travesseiros, lareira, poltronas para leitura, sala de massagem, piscina externa climatizada, sauna seca à lenha, sala de massagem, Fitness Center e ammenities da L’Occitane. Dispõe ainda de internet WI-FI gratuita, sala de home theater com TV de LED de 55 polegadas com canais por assinatura, biblioteca, cdteca e dvdteca com mais de 600 títulos, mesas de carteado, bar com grande variedade de bebidas finas, horta orgânica suspensa, quiosque com redário à beira do rio com praia natural e pequenas corredeiras.  Há ainda outras opções, como a trilha interna acompanhando o rio que corta a propriedade, trilhas e banho nas cachoeiras do Parque Nacional da Bocaina e do Parque Estadual da Serra do Mar, com destaque para a trilha do rio Paraibuna que percorre 1.700 metros e não precisa ter acompanhamento de guias especializados, além da visita aos ateliers de cerâmica. Saiba mais sobre o pacote de carnaval, no site www.pousadabarradobie.com.br.
 
Vindima na Serra Gaúcha
 

Adiantada em cerca de 20 dias, a vindima já começa a transformar a rotina de milhares de famílias que vivem do cultivo da videira na região. No Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul) e nos Vinhos dos Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua) – dois principais roteiros enoturísticos do Brasil -, o cenário acusa que já é hora de colher uvas. Brancas ou tintas, de variedades precoces às mais tardias, elas carregam vinhedos que cobrem vales espalhando o doce aroma da fruta por todos os cantos. A “festa”, que celebra o resultado de um ano de trabalho, é compartilhada pelos viticultores – homens da terra -, pelos vinicultores – homens do vinho – e pelos milhares de turistas que, atraídos pela vasta programação, visitam a região em busca de novas experiências em torno da cultura do vinho.

 
De janeiro a março é possível participar da colheita degustando a uva no pé, de dia ou de noite, numa experiência inusitada. A programação inclui passeio de trator entre os vinhedos, pisa das uvas na mastela (bacia de madeira), resgatando um costume dos imigrantes numa gostosa brincadeira que simboliza o trabalho, a cultura e a religiosidade. O que antes era formado apenas por vinícolas, hoje está apoiado por uma ampla estrutura de atendimento ao visitante composta por artesanato, queijaria, restaurantes, pousadas, hotéis, bares e cafés. Com a colheita em ação, as atrações já podem ser vividas. Entretanto, a abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos acontece dia 2 de fevereiro numa promoção do Hotel Villa Michelon e no dia 4 de fevereiro nos Vinhos dos Altos Montes, na Vinícola Luiz Argenta. A região vive intensamente a colheita com programações independentes, que enaltecem as características de cada roteiro, na expectativa de receber 250 mil visitantes. Mais informações em: Vinhos dos Altos Montes – www.apromontes.com.br e Vale dos Vinhedos – www.valedosvinhedos.com.br.

Carnaval em São Paulo

Cada vez maior, melhor e mais bonito, o Carnaval de São Paulo ganha anualmente mais adeptos, dispostos a curtir quatro dias de muita festa, gente bonita, cores e música. Um atrativo especial em meio a toda esta celebração é o Camarote Brahma, que reúne todos os anos diversas celebridades – nacionais e internacionais – para assistir aos desfiles das escolas de samba e curtir uma programação cultural exclusiva, digna de VIPs e convidados especiais. Em 2013, a Rede Estanplaza de Hotéis se alia a esta iniciativa, oferecendo o Pacote Carnaval, com hospedagem em apartamento duplo e dois ingressos para o Camarote Brahma com data a escolher: dias 8 ou 9 de fevereiro, e o dia 16, quando acontece o Desfile das Campeãs. Para mais informações sobre o camarote e sua programação, visite o site: www.camarotebrahmasp.com.br ou www.estanplaza.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário