quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Gastronomia na Casa Krüger
 

A Fundação 25 de Julho está participando desde 18 de janeiro, na Casa Krüger, em Pirabeiraba (Joinville – SC), da 4ª edição do Festival Gastronômico de Joinville, que se estenderá até o dia 10 de fevereiro e oferece delícias regionais e sabores especiais para marcar a temporada de Verão 2013. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, o Festival tem como objetivo difundir a cultura, atrair turistas e apresentar ao público em geral a diversidade gastronômica e as mais variadas opções de restaurantes que compõe o setor da cidade. A participação da Fundação 25 de Julho se dá  por meio da exposição e comercialização dos itens produzidos pelos agricultores da região rural de Joinville que integram a Associação Joinvilense de Agroindústrias Rurais (Ajaar). “A Fundação participa em três etapas do evento, nos dias 18 a 20, depois de 25 a 27 de janeiro e finalmente nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro”, explicou Valério Schiochet, presidente da FMDR 25 de Julho. Durante o evento, haverá sorteio, e um produtor rural será escolhido para promover a visita em sua propriedade.

Carnaval com liberdade

Quinta do Bucanero, um sonho de hospedagem

Descanso ou folia, cinco ou nove dias, assim é o carnaval para quem se hospeda na Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa, Imbituba. Para quem gosta de cair na folia, a Praia do Rosa oferece muitas opções de festas. Já para quem prefere aproveitar o feriado para descansar, a pousada Quinta do Bucanero é o endereço. Conhecida pelo charme e conforto das instalações, atendimento e localização privilegiada, a Quinta do Bucanero investe na liberdade de escolha para garantir a felicidade dos hóspedes.  Neste ano, o Bucanero tem mais uma novidade que vem conquistando a simpatia dos turistas: a possibilidade de escolher o número de diárias no famoso “pacote de carnaval”. O menor pacote inclui cinco diárias e o maior nove. Há, também, um pacote de quatro dias que tem início na quarta-feira de cinzas. Saiba mais no site www.bucanero.com.br.

Paella no Holz Hotel
 

De 25 de janeiro a 15 de fevereiro, a Paella – prato tradicional da cozinha espanhola – será o carro-chefe do festival que abre a programação gastronômica anual do Holz Hotel, de Joinville (SC). Especialmente elaborada com frutos do mar, a Paella poderá ser degustada nas quintas, sextas e sábados, a partir das 20 horas, e aos domingos no horário do almoço, até o pós-Carnaval. O prato irá custar R$ 89 para duas pessoas e R$ 129 para quatro, com bebidas à parte. Conhecido pelos eventos gastronômicos que realiza durante todo o ano – como os festivais do morango, do fondue e da cerveja – o Holz Hotel inclui, pela primeira vez, a Paella no cardápio. A iniciativa é do chef de cozinha Raymundo Pinheiro, desde 2011 no Holz. O profissional morou 12 anos em Barcelona, na Espanha, onde acumulou experiências na área gastronômica, especializando-se em frutos do mar. O Holz Hotel fica na Rrua 15 de Novembro e é um dos cinco estabelecimentos de Joinville recomendados pela FIFA para hospedagem na Copa do Mundo de 2014 – e único na cidade filiado à rede Recantos e Requintes. Reservas e mais informações: (47) 3453-0735 ou pelo site www.holzhotel.com.br.  
 
Carnaval de Joinville

A Fundação Cultural de Joinville definiu a programação do carnaval de Joinville e a grande atração é a participação da Bateria da Escola Unidos da Vila Isabel. Vice-campeã em 2012 e uma das favoritas para levar o título do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano, a bateria da Unidos da Vila Isabel estará em Joinville no dia 8, sexta-feira, incluindo Arlindinho, filho do compositor Arlindo Cruz. O show será após o desfile dos cinco blocos que participam da folia de Momo na cidade, além do Grupo Afoxé, que vai abrir os desfiles. “Os desfiles passam a ser na avenida Beira-Rio e o show será realizado no Centreventos Cau Hansen. Isso vai possibilitar maior comodidade ao público e não haverá necessidade de cancelamento em caso de chuva”, diz o vice-prefeito e presidente da Fundação Cultural de Joinville, Rodrigo Coelho. No sábado, dia 9 de fevereiro, a partir das 20 horas será realizado o desfile das quatro escolas de samba e mais um bloco e após o desfile, um grande arrastão da folia. O trio elétrico, comandado por grupos de samba locais, segue por toda avenida até a Praça Dario Sales. Arquibancadas, iluminação e som adequados darão mais conforto ao público.  


Turismo especial

Pelo 8º ano consecutivo, a São Paulo Turismo e Secretaria Municipal do Transporte se uniram para promover o Passeio Turístico de Trólebus, mais uma opção aos paulistanos e turistas, nas comemorações do aniversário de São Paulo. São passeios panorâmicos partindo do local em que São Paulo nasceu, seguindo as principais ruas e avenidas do Centro da Cidade, que contam um pouco da história da cidade.

Marta no Conselho

A empresária gramadense Marta Rossi foi designada na última terça-feira, 22, como integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES-RS). É a primeira representante do Turismo gaúcho nesta função, com gestão no biênio 2013/2014. A posse representa uma renovação de 30% em relação à gestão 2011/2012 e do total de 90 integrantes, 27 são mulheres, atingindo 30% de composição feminina do colegiado. “Para mim é um aplauso ter sido escolhida entre todos os empresários do setor turístico do Estado. No ano em que completamos 25 anos de fundação da empresa, é um momento de deferência e valorização”, comemora Marta, que discursou em nome de todos os conselheiros. O governador Tarso Genro, presidente do conselho e que faz a indicação direta dos 90 membros, participou da solenidade, que ocorreu no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. O trabalho é voluntário e tem como objetivo analisar, debater e propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e social gaúcho, integrando o Sistema Estadual de Participação Cidadã.

 
Quem é Marta
 
 
Formada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta Rossi tem 57 anos e atua no segmento do Turismo desde 1980. Iniciou trabalhando em hotéis de Gramado e, em 1988, fundou a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos, ao lado da sócia Silvia, com quem trabalhou até o seu falecimento, em 2010. Hoje, o filho de Silvia, Eduardo Zorzanello, e o filho de Marta, Marcus Vinícius, atuam com Marta na direção da empresa, que em 1º de abril de 2013 completa 25 anos. Entre os projetos próprios, realizam o Festival do Turismo de Gramado, que terá a 25ª edição de 7 a 10 de novembro, e o Chocofest – Páscoa em Gramado, que ocorrerá de 14 a 31 de março. A empresa ainda se destaca pela organização de eventos terceirizados, como congressos e simpósios, promovendo o turismo de negócios na Serra gaúcha. 



Adeus a um colega
 

Faleceu no dia 22,aos 83 anos, o jornalista gaúcho Wilson Müller. Ele começou sua carreira em jornalismo no antigo Diário de Notícias, logo que chegou à capital, Porto Alegre, vindo de Cruz Alta, sua cidade natal. Fazia o curso de Direito e ao mesmo tempo atuava na revisão do jornal, fato comum à época. Numa dessas ocasiões faltou um repórter e o “garoto da revisão” foi chamado. Nunca mais voltaria, passando então a criar suas próprias reportagens, com destaque para a política. E graças a isso fez uma viagem ao interior, o que lhe rendeu uma manchete furo de jornalismo nacional em todos os jornais dos Associados. Num evento  de lideranças trabalhistas, um grupo foi visitar Getúlio Vargas na Fazenda de Itu (São Borja) onde ele se exilara do poder. Ali Wilson, um repórter novinho, trêmulo de papel e caneta em punho surpreendeu mais pela elegância e pavor do jovem. Getúlio Indagou: O que tu queres rapaz? Ao que Wilson respondeu - O senhor vai concorrer à presidência? Se o cavalo passar encilhado, eu monto, disse Getúlio. Ele saiu de jipe, até a cidade próxima e pelo telefone avisou a redação. Ali a matéria seria produzida pelos mais experientes e o furo pegou toda a imprensa brasileira de surpresa, já que Getúlio negou até a última hora sua candidatura. Era o primeiro indício de que não iria ficar fora. Ele atuou na área política, desde jovem, sendo inclusive eleito vereador por Cruz Alta. Mais tarde, atuou no governo de Leonel Brizola, já formado em Direito, foi procurador do Instituto Nacional de Previdência Social. Mas foi no jornalismo sua realização, onde além de trabalhar contribuiu para a fundação e fortalecimento de entidades de classe ou associativas. Atuou por cerca de 20 anos como assessor direto do fundador da RBS, Maurício Sirotski. Dirigiu a TV Educativa e a Companhia Riograndense de Turismo (CRTur) e foi presidente da Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul. Sempre animando o ambiente com suas brincadeiras, Wilson foi presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo – Abrajet, do RS e Nacional, onde granjeou muitos amigos do jornalismo de turismo e ainda vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (Ari). 

Albergues da Juventude
 
Jeri Brasil Hostel – Jericoacoara - Ceará

A Federação Brasileira dos Albergues da Juventude – FBAJ , que representa a  rede HI – Hostelling International, entidade centenária representativa mundial dos albergues da juventude acaba de divulgar os  Hostels brasileiros  que receberam melhor avaliação em 2012. A escolha foi feita através de votação dos milhares de hóspedes (brasileiros e estrangeiros) que colocaram sua “pontuação”  no site www.hihostels.com, da Federação Internacional dos Albergues da Juventude – International Youth Hostel Federation. Os quesitos de votação incluíam notas em seis itens:  Gentileza da Equipe, Qualidade do Serviço, Conforto, Limpeza, Segurança e Localização. 

Os melhores 

1º -  JERI BRASIL HOSTEL – Jericoacoara/CE www.jeribrasil.com.br
2° -  PIPA HOSTEL – Praia de Pipa/RN -    www.pipahostel.com.br
3º -  TRIBO HOSTEL – Ubatuba/SP – www.ubatubahostel.com
4º -  HOSTEL CHAPADA – Lençóis/BA – www.hostelchapada.com.br
5º -  ARRAIAL D’ AJUDA HOSTEL – BA -  www.arraialdaajudahostel.com.br
6º -  LUA CHEIA HOSTEL – Natal/ RN -  www.luacheia.com.br
7º -  BARRA DA LAGOA HOSTEL – Florianópolis– SC www.alberguesfloripa.com.br
8º - PRAIA DO FORTE HOSTEL – BA -  www.albergue.com.br
9º - CURITIBA  ECO HOSTEL  – PR - www.curitibaecohostel.com.br
10º- ITACARÉ HOSTEL  – BA  www.itacarehostel.com.br

O Brasil conta, atualmente, com  cerca de 100  hostels  filiados a HI – Hostelling International, localizados nos principais destinos turísticos do país.

 
Ser sócio
 
A adesão ao Movimento  Alberguista é feita com a aquisição da carteira de “viajante alberguista” ou de  “associado HI – emitida pela Federação Brasileira de Albergues da Juventude/FBAJ,  que é o passaporte  para se hospedar nos Hostels localizados nos principais destinos turísticos brasileiros e do mundo.   A carteira de associado tem validade de um ano a partir da data de emissão (não existe mensalidade) e custa a partir R$ 25,00. Entre no site www.hostel.org.br.
 
Outra Polinésia Francesa
 

 Taiti, Moorea e Bora Bora atraem inúmeros visitantes o ano inteiro para a Polinésia Francesa. A região, famosa por suas praias paradisíacas de água transparente, também guarda alguns segredos que ampliam a experiência de estar num dos locais mais belos do planeta. Para quem procura um cenário exclusivo, a operadora de turismo Maxtravel também está incluindo em seus roteiros visitas a lugares pouco conhecidos como Huahine, Tahaa e Rangiroa. Ao todo são 118 ilhas divididas em cinco arquipélagos. Tahiti é, sem dúvida, a mais badalada, já que 80% da população da região vive ali. Moorea e Bora Bora, pela proximidade, também são famosas e contam com hotéis e resorts de destaque internacional, como os bangalôs instalados em meio ao mar.
 
No entanto, é Huahine que guarda o melhor da Polinésia. Conhecida como Jardim do Éden, Huahine é formada por duas ilhotas e sua maior parte é desabitada. Justamente por isso elas guardam o estilo de vida da antiga Polinésia, com poucos e simpáticos moradores, que cultivam pequenas fazendas de melão, baunilha e bananas, o local conta com lindas baías e praias de areia branca. A exuberância da natureza na Polinésia Francesa faz de Tahaa um lugar, no mínimo, curioso. É lá que existem as fazendas de criação de ostras, onde se pode conhecer o processo de fabricação artesanal de pérolas do Taiti, além da tradicional plantação de baunilha que deixa o lugar com um aroma irresistível. E para se chegar a Rangiroa é preciso um pequeno voo de 50 minutos a partir de Pappete, capital do Taiti. Lá, o mar é tão límpido e amigável que é possível nadar com arraias ou peixes exóticos como o cabeça de martelo e o bodião. Sem contar que é um paraíso para os mergulhadores, já que conta com o segundo maior atol do planeta, com uma extensão de mais de mil quilômetros quadrados. A região também se destaca por abrigar a única vinícola do local, responsável pela produção de vinhos branco e rose que guardam um frescor e um aroma único no mundo. Saiba como aproveitar essas maravilhas, pelo site www.maxtravel.combr ou ligue para (11) 3214-2100.


Empregos temporários

O período da alta estação, de dezembro de 2012 a março de 2013, proporciona um aquecimento na geração de empregos temporários no setor de turismo na Paraíba. Hotéis, bares e restaurantes, e empresas de receptivos estão contratando motoristas, garçons, cozinheiros, recepcionistas e outros profissionais qualificados para a temporada. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Paraíba (ABIH-PB), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB) e empresas de receptivos é que haja um aumento de 20% nas contratações. O presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini, explicou que entre os bares e restaurantes associados o número de contratações aumentou, mesmo que para o serviço temporário. “Há escassez de mão de obra e a maior parte das pessoas contratadas é treinada pelo próprio estabelecimento. Os que se adequam ao trabalho e conseguem assimilar o treinamento, têm grande probabilidade de serem efetivados”, afirma. Pois é: a qualificação é o grande problema e a maioria não se interessa em fazer os cursos adequados. Com certeza, receber bolsas do governo é mais fácil...
 
Barranquilla Carnaval 200 anos
 
Cidade colombiana se destaca por imensa riqueza cultural

 Este ano, o Carnaval de Barranquilla, declarado pela UNESCO como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, fará uma homenagem aos 200 anos da cidade com seus personagens, danças e carros alegóricos para recordar a história e cultura da “Porta de Ouro” da Colômbia. As festividades têm início no dia 9 de fevereiro com a Batalha das Flores, um tradicional desfile de carros alegóricos, grupos de dança e fantasias, no qual se destacam as marimondas (personagens vestidos com capuzes e longos narizes), as gigantonas, os anões cabeções, além dos personagens típicos do Carnaval: o Rei Momo, María Moñitas e o Homem Caimán. A principal atração do desfile é a carruagem da Rainha, que dança e joga flores ao público, acompanhada por uma grande corte de príncipes e princesas. A grande celebração cultural segue por quatro dias com o Desfile da Grande Parada, o Enterro de Joselito Carnaval, o Festival de Danças Especiais, o Festival de Orquestras, o Encontro de Comediantes, entre outras atrações. O Carnaval de Barranquilla é o melhor exemplo da tríplice fusão cultural (européia, africana e indígena), na qual as festividades católicas trazidas pelos conquistadores espanhóis do Velho Mundo se uniram aos cerimoniais aborígenes e à herança musical dos escravos africanos, se transformando em uma espetacular festa popular. É uma das cidades mais importantes da Colômbia, tanto por sua riqueza turística cultural e histórica, oferta hoteleira e gastronômica, centros comerciais e mais de 20 frequências aéreas internacionais.

Carnaval e viagem de trem 
 
Companhia oferece sugestões de roteiro para todo o território italiano

Surpreendente, luxuoso e romântico, o Carnaval de Veneza é uma celebração incomparável, decorrente na Itália desde a Idade Média. Diferentemente das grandes folias que acontecem ao redor do mundo nesta época do ano, em Veneza, visitantes e moradores locais se aglomeram nas cercanias da Piazza San Marco trajados de máscaras e fantasias extravagantes, para degustarem vinhos e massas, ao som de música clássica e aproveitarem o clima envolvente da cultura ao redor dos canais, a Basílica de San Marco e o Palazzo Ducale. O Carnaval de Veneza dura mais de dez dias e, este ano, será de 26 de janeiro a 12 fevereiro com bailes, jantares de gala, concertos e desfiles de gôndolas. Entre outras atrações, é possível se programar para visitar as cidades vizinhas, como a capital Roma que está a cerca de 4h de Veneza, de trem. o bilhete para o trecho custa em média R$ 115 por pessoa, ou a partir de R$ 502 pelo Itália Rail Pass, um passe único para viagens por toda a malha ferroviária do país, num período que vai de três dias, no mínimo, a dois meses. No site www.raileurope.com.br há outras dicas de roteiro de trem pela Itália.

Alentejo Portugal
 
Roteiro reúne os principais pontos turísticos da região portuguesa

A  tradicional região do Alentejo, em Portugal, oferece aos turistas um dos roteiros mais encantadores do país. As planícies douradas, monumentos pré-históricos, natureza exuberante, arquitetura religiosa, palácios e vilas antigas encantam viajantes de todo o mundo. Assim, veja um roteiro para, em poucos dias conhecer lugares imperdíveis no Alentejo.
 
Primeiro dia: A antiguíssima cidade de Évora, considerada, em 1986, Patrimônio Mundial pela UNESCO. Catedral da Santa Maria, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos e a Igreja da Misericórdia são alguns dos atrativos. Considerada uma das cidades mais antigas da Europa, Évora também encanta pelos pontos históricos como o Templo Romano e de Diana, o Palácio D. Manuel, a Ermida de São Brás, o Museu de Évora, a Praça do Giraldo (centro da cidade), o Teatro Garcia de Resende e a atual universidade de Évora, antigo colégio do Espírito Santo.

Segundo dia: Também no Alentejo, visite a Herdade do Esporão, com seus 600 hectares de vinha das melhores castas e com seu imperdível roteiro de enoturismo, que faz parte da Rota Mundial dos Vinhos. Após o passeio, percorra São Pedro do Corval, a terra das olarias e aprecie a arte dos artesãos locais. Já rumo a Monsaraz, vila medieval, desfrute da vista deslumbrante para o lago de Alqueva.
 
Terceiro dia: Conheça o Cromeleque dos Almendres, círculo de pedras pré-histórico com 95 monólitos, um dos monumentos megalíticos mais importantes da Europa e a Gruta do Escoural, uma das mais raras e significativas estações arqueológicas do mundo. Como sugestão de hospedagem, o Convento do Espinheiro, a Luxury Collection Hotel & Spa, um dos hotéis mais luxuosos de Portugal, que fascina turistas pela sua história e aspecto religioso único. O Convento foi construído no século XV em homenagem a Nossa Senhora. De acordo com a lenda, o local teria se tornado um importante destino de peregrinações logo após a Virgem Maria ter aparecido sobre um espinheiro para dirigir a palavra a um pastor. O hotel oferece tour guiado para descobrir a história do Convento ocupado durante séculos por monges da Ordem de São Jerônimo. Luxuosamente recuperado, o conjunto mantém a mesma estrutura arquitetônica combinada com o que há de mais moderno na hotelaria. Logo após, o sommelier convida todos os hóspedes para uma degustação de vinhos na adega do hotel, localizada na antiga cisterna gótica.
 
Espanha é recorde

A Espanha recebeu 57,9 milhões de turistas internacionais em 2012, o que representa um incremento de 3% com relação ao ano anterior. O gasto total foi de 55,7 bilhões de euros, 5,9% a mais do que em 2011, segundo dados do Ministério de Indústria, Energia e Turismo. Cabe destacar o aumento do número de turistas russos (+41,3%), franceses (+6,7%) e alemães (+4,1%). Por comunidades autônomas de destino, a favorita dos turistas foi a Catalunha que experimentou um aumento do 9,8%, seguida de Baleares (+3,6%) e Madri (+2,1%). Além, do incremento próximo ao 6% registrado no gasto total, o gasto médio por pessoa subiu 2,7%, até os 968,8 euros, enquanto o gasto médio diário cresceu um 6,6%, até os 109,5 euros. Por mercados de origem, os países Nórdicos tiveram importante crescimento no gasto (+9,8%), seguido pelos turistas ingleses (+8,1%) e alemães (+4,7%). O mercado brasileiro cresceu 7,9% nesse período, com aumento no gasto de 8%, e gasto médio por pessoa de 1.989 euros. Já os visitantes provenientes da Índia cresceram 87,2% até novembro de 2012, sendo que o gasto médio por pessoa foi de 1.787 euros. Cabe destacar que a balança comercial do setor turístico espanhol registrou um superávit de 28,6 bilhões de euros, com uma taxa de cobertura do déficit comercial do 123,3% e do déficit por conta corrente do 192%, um resultado muito superior ao de exercícios anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário