segunda-feira, 15 de julho de 2013

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Seibel



Novidades na hotelaria

O conceito de classe e qualidade dos serviços do Plaza Itapema Resort e Spa, será agora ainda mais marcante, pois a gestão do hotel, desde junho está a cargo do experiente Paulo Cupertino, que desembarca em Santa Catarina com um currículo de três décadas dedicadas aos serviços em hotéis requintados do Brasil e do exterior. "Um maestro sabe o valor de cada um dos instrumentos da orquestra". É com este espírito de liderança inspiradora que o novo gerente geral vai reger os talentos profissionais que recebem os hóspedes e a eles dedicam os diferenciais de atendimento do mais tradicional empreendimento de luxo de Santa Catarina. Para quem quiser curtir este paraíso à beira do mar de Itapema pode fazer a reserva pelo telefone (47 ) 3261 7000.

Universo Casuo 
 
Palhado participou do Cirque Du Soleil

A Expoville, reformada e atualizada vem aproveitando bem seus novos espaços. Já está marcado para 17 de agosto, a apresentação do Universo Casuo. Trata-se de um espetáculo circense que envolve performance, humor e alegria, para o público de todas as idades. O Palhaço principal foi o único brasileiro a ser protagonista do espetáculo “Alegria”, do Cirque du Soleil.

 
Guia Turístico

A edição 2013/2014 do Guia Turístico elaborado pelo Sindicato VivaBem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região está finalizado e pode ser retirado em diversos pontos da cidade:   Angélico's Restaurante - Rua Luiz Delfino, 870 - Glória - Anexo a Sociedade Amanco, BKR Eventos e Festas - Rua Augusto Schmidt, 195 – Floresta;
Hotel Colon - Rua São Joaquim, 80; Motéis Vis à Vis - Rua XV de Novembro, 2.000 – América; Restaurante Glória - Rua XV de Novembro, 2.250 – Glória; Sindicato VivaBem - Av. Aluísio Pires Condeixa, 2.550 – Saguaçu. O Guia Turístico está disponível também na Fundação Turística de Joinville e nos pontos de turismo receptivo da cidade. A distribuição é gratuita.
 
Gastronomia em Pomerode
 
 Prato de porcelana especialmente criado para o 9º Festival

A Fundação Turística e representantes do segmento de gastronomia de Joinville fizeram na última quinta-feira (11/7) visita técnica ao 9ª Festival Gastronômico de Pomerode. O objetivo foi conhecer o formato do evento realizado na cidade que se tornou polo de gastronomia germânica e européia da região do Vale Europeu, e buscar ideias para aprimorar o segmento em Joinville.
 
3º Festival do Sabor

No período de 10 a 17 aconteceu em São Francisco do Sul o 3º Festival do Sabor, também apresentando as principais delícias dos restaurantes locais. Além da degustação houve também palestras e workshops sobre preparação de pratos. O evento foi um grande sucesso. O Sindicato VivaBem de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região marcou presença na abertura do evento, com o presidente Bernardo Kuerten, além de João Batista Santos (Restaurante Glória) e Nelci Dias Maciel (Churrascaria Viapiana).    
 
Fondue no Holz Hotel
 

Desde o dia 6 de junho o Holz Hotel oferece “Noites de Fondue”, as quintas, sextas e sábados a partir das 20h30, de carne, queijos e chocolate, deliciosos. Na noite de segunda-feira (15.7) o Hotel organizou uma noite especial para a imprensa e convidados especiais, incluindo também a apresentação dos vinhos da Vinícola Santa Augusta, pela empresária Taline de Nardi, seguida de degustação de vinhos e sequência de fondue. As Noites de Fondue seguirão até 31 de agosto.
 
BNT Mercosul Chile em setembro

Promover destinos brasileiros e estabelecer contatos comerciais e negócios entre empresários com os principais agentes de operadores do Chile. Este é o principal objetivo da BNT Mercosul Chile que acontecerá no dia 26 de setembro e considerado o melhor evento para vender o turismo brasileiro em um país com forte estabilidade econômica e potencial para viagens.  Em formato de rodada de negócios, a estimativa é reunir 50 mesas de negócios para divulgação e venda do turismo brasileiro entre: meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques e atrações, destinos e órgãos de turismo. O evento acontecerá das 9h às 13h no centro de convenções do Santiago Park Plaza Hotel e receberá cerca de 200 agentes de viagens e principais operadores do Chile. A escolha da data do evento é estratégica, já que é um momento em que operadores e agentes de viagens buscam negociações de tarifas, realizações de bloqueios e outras relações comerciais para a temporada de verão 2013/ 2014. site: www.bntmercosul.com.br

 
Presidente da Santur faz palestra 

Autoridades, empresários de turismo, estudantes, jornalistas de todo o Brasil e cerca de 250 agentes de viagens do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram do Fórum de Turismo de Negócios – FTN em Brasília, realizado nos dias 4 e 5 de julho de 2013 no Hotel Nacional. Durante a abertura, Valdir Walendowsky falou sobre o turismo interno no Brasil, aproveitando para citar o exemplo de Santa Catarina, estado que possui diferentes atrativos turísticos como serra, praias, águas termais, parque temático, festas tradicionais. O presidente da Santur ressaltou ainda sobre a importância de fazer com que os jovens apostem mais nas viagens pelo Brasil, que podem oferecer roteiros com atrativos culturais, de lazer, ecológicos e gastronômicos diferentes que se vê pelo mundo e citou ainda o exemplo da riqueza arquitetônica de Brasília. “Tem estudantes da área de arquitetura que nunca fizeram um citytour pela capital Federal”, disse Walendowsky.  A presidente do FTN Marta Lobo explicou que a escolha de Brasília para sediar a terceira edição do evento se deu pela oportunidade nas possibilidades de trabalhar o local com o turismo emissivo e receptivo de turistas durante o ano todo, especialmente nos finais de semana, o que coopera com o problema de sazonalidade no local. “Brasília e Florianópolis, onde o quarto Fórum será realizado, são destinos com grande potencial emissivo e receptivo de turismo e que, assim como muitas regiões brasileiras, passam pelo mesmo problema de sazonalidade. São destinos que oferecem excelentes opções turísticas durante o ano todo, mas que precisam ser melhores alinhados e divulgados para ser vendidos”, avalia. A quarta edição do FNT acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro de 2013, em Florianópolis.

Porto Itapoá e BMW

A BMW oficializou a escolha do Porto Itapoá e do armador Hamburg Süd como operadores logísticos de sua futura produção em solo catarinense. Considerado um dos terminais portuários mais ágeis e eficientes da América Latina, o Porto Itapoá, que acaba de completar dois anos de operação, possui localização estratégica no norte do estado de Santa Catarina, na divisa com o Paraná. Situa-se a menos de 90 Km de Araquari, onde a montadora alemã irá se instalar em um terreno de 1,5 milhão de m² às margens da BR-101. A operação do terminal para a BMW está prevista para iniciar em agosto, com a importação de peças da Europa, que embarcarão pelo Porto de Antuérpia, na Bélgica, com previsão de chegada a Itapoá até o início de setembro. Neste primeiro momento serão movimentados 10 mil contêineres de 40 pés.
 
Agências no Infinity Blue
 
Um dos looks do Infinity Blue

O Infinity Blue Hotel e Resort concede descontos especiais para profissionais de turismo. A promoção inclui até 2 apartamentos por reserva, pensão completa e ampla estrutura de lazer. "O objetivo é proporcionar vantagens para que o agente de turismo possa conhecer de perto toda a nossa estrutura de hospedagem e lazer e, além de passar momentos agradáveis com a família no resort, o profissional terá informações mais completas para repassar aos seus clientes com base em sua vivência", explica o diretor do resort Alberto Cestrone.Veja no site do Hotel todos os serviços e atrações que o hotel oferece.
 
Pesca e campeonato em Piçarras

Com a apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e de Construção Naval de Itajaí e Região, promove a 7º Prova de Pesca dos Metalúrgicos, no dia 21 de julho. A competição acontece no Norte da praia, próximo ao Bali Hai.

Casamentos em castelos da Itália
 
 Castelo di Vincigliata, na região de Florença
 
A indústria de casamentos está em alta no Brasil – quase um milhão de bodas são realizadas por ano, 35% a mais que há uma década, de acordo com a ABRAFESTA (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais). Apesar deste cenário positivo, os custos elevados em território brasileiro fazem com que muitos casais considerem a opção de realizar o sonho de se casar no exterior. Na Itália, por exemplo, o aluguel do castelo Di Vincingliata, localizado na região de Florença, sai por cerca de R$ 8.500. Já no Brasil, um espaço no mesmo estilo, não fica por menos de R$ 42 mil.  O bom é que os convidados poderão prolongar a viagem, admirando as cidades italianas, e os recém-casados irão curtir a lua de mel em um dos cenários mais românticos do mundo: a Sardenha, ilha localizada no mar Mediterrâneo ocidental, que parou no tempo e continua preservando a natureza em sua essência. E para o casamento inesquecível locais como o Castelo di Castellengo, o Castelo Odescalchi o Castelo Di Vincingliata, o Grande Hotel dei Castelli entre outros são inesquecíveis, cujas histórias e descrições podem ser encontradas no Google. 

  

A FIFA ameaça

A Fifa ameaça a Copa de 2014 por causa de ação do Ministério Público, mas o governo já acionou defesa da Lei Geral da Copa no Supremo. Uma ação protocolada em junho no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Ministério Público Federal pode dar muita dor de cabeça à Fifa e aumentar ainda mais a insatisfação da entidade com o governo brasileiro. A informação foi publicada pelo “O Estado de S. Paulo”, em sua edição de quinta-feira (11). O Ministério Público alega, diz o jornal, que alguns dispositivos da Lei Geral da Copa são inconstitucionais e pede que eles sejam revogados. O jornal relaciona os três são pontos da lei contestados pelo Ministério Público: a responsabilização civil do governo em caso de danos ocorridos na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, a isenção de pagamento pela Fifa de custas de processos e despesas judiciais e o pagamento de benefícios aos jogadores que participaram dos três primeiros Mundiais conquistados pela seleção brasileira. “A Fifa garante que a lei respeita integralmente os princípios da Constituição brasileira, mas, nos bastidores, o questionamento do Ministério Público caiu como uma bomba”, mostra reportagem, acrescentando ainda que a entidade já alerta que se uma mudança nas regras ocorrer a apenas um ano da Copa do Mundo não há como garantir que o projeto siga adiante. Por outro lado, o governo trabalha para defender a Lei da Copa no Supremo. De acordo com o que disse notícia do “Valor Econômico”, também no dia 11, que o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, defendeu junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a Lei Geral da Copa, ao enviar ao tribunal petição contrária à ação proposta em 17 de junho pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra três pontos da Lei nº 12.663. Mais uma dor de cabeça na atual situação de insatisfação no Brasil. Só para o turismo a perda seria monumental.
      
Entidades Turísticas

As cidades consideradas patrimônio mundial segundo a Unesco, como Olinda, e as cidades históricas que se autodenominam turísticas, como Ouro Preto, ganharam no último dia 11 duas associações para representá-las: a Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial. A criação das entidades foi anunciada em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios. Pelo menos 100 municípios brasileiros se autodenominam cidades históricas turísticas e 10 delas constam na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A criação das entidades aconteceu após uma série de encontros promovidos pelo Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, evento realizado pelo Ministério do Turismo em 2009 para promover o desenvolvimento dessas cidades. Entre suas atribuições está a sinalização de políticas públicas que visem capacitar profissionais para a gestão do patrimônio histórico e conscientizar a população para a importância desse legado. O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, presente à solenidade, afirmou que o desenvolvimento das cidades históricas é uma das prioridades do Plano Nacional de Turismo (2013-2016). 

  

Uruguai leva Turismo GLS ao Festuris

O turismo homossexual no Uruguai vive um momento de forte crescimento, impulsionado por empresas que implementam variadas estratégias para seduzir um setor que se destaca por seu alto poder aquisitivo. Prevendo de antemão esta crescente no setor, o Festival do Turismo de Gramado criou, há cinco anos, o Salão GLS, onde reúne as empresas específicas deste segmento e busca evidenciar os negócios que podem ser realizados. Nesta 25ª edição do evento, o Uruguai é um entre vários destinos presentes no espaço, além de empresas internacionais, nacionais e imprensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário