segunda-feira, 16 de setembro de 2013

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel



Porta do Mar

A Porta do Mar, obra de qualificação urbana da orla da Lagoa do Saguaçu, no bairro Espinheiros, Joinville deverá estar concluída em dezembro deste ano. A obra faz parte do programa Linha Verde, que contempla também a reforma no Parque Zoobotânico, no Parque Caieira, no Mirante do Boa Vista e na ligação viária da região Leste até o Aeroporto. Os recursos são oriundos de financiamento com o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). O trapiche, com extensão de 126 metros, é uma das principais atrações do equipamento, que também contará com duas praças. “Parte do trapiche será fixa e outra parte flutuante, para possibilitar a atracação de embarcações. Em uma destas praças haverá um deck de contemplação, para apreciar a paisagem da Baía Babitonga e a outra terá equipamentos para ginástica da terceira idade.

Parque Caieira e Zoobotânico

No Parque Caieira, bairro Jarivatuba, as obras atenderão a comunidade, carente de opções de lazer. Na entrada do parque estão em construção uma praça com academia de ginástica, playground e três quiosques”, além da reforma dos banheiros. Já no Parque Zoobotânico o investimento é de R$ 2,5 milhões, também com recursos do Fonplata. Ali, as obras são para qualificar os espaços e dar mais segurança aos visitantes, com reforma dos equipamentos existentes. Próximo do Zoobotânico está o mirante do Boa Vista, cujas obras custarão R$ 3,3 milhoes e deverão ser iniciadas nas próximas semanas. 

Festa da Colheita


A Festa da Colheita é uma das várias festas típicas que são realizadas anualmente nas áreas rurais de Joinville, e que interpretam em toda sua pureza e simplicidade as tradições germânicas trazidas pelos colonizadores.Nesse final de semana ocorreu a 35ª edição, realizada pela Sociedade Dona Francisca, com inúmeras atrações, destacando-se os bailes, desfile alegórico, a gastronomia e a eleição da rainha e das princesas ( de cuja mesa julgadora participamos). Os trajes são inspirados nos trajes típicos da Alemanha, porém adaptados ao colorido e à alegria brasileiros, com ricos bordados manuais, feitos por Carmen Guehrmann, especializada em trajes típicos de festa. O desfile das candidatas é um verdadeiro número de dança, com a coreografia da professora Suzete Dalschau, que se especializou em desfiles deste gênero. 

(E) Luana Maris Borri, 1ª Princesa; Luana Karina Endler, Rainha; Manoele Gislaine Wierner, 2ª Princesa e NOcole Luise Koerber, Miss Simptia 

Inscrições para Rainha da Festa das Flores

Desde dia 10 de setembro até o próximo dia 25 estão abertas as inscrições para o concurso que elegerá a Rainha e as Princesas da 75a Festa das Flores de Joinville. Os pré-requisitos das candidatas para a participação é ser solteira, ter entre 18 e 24 anos, ser residente na cidade há pelo menos um ano e ter disponibilidade para participar de eventos representando a cidade e a Festa das Flores. Este ano, cada uma das eleitas será presenteada com um cruzeiro marítimo, sendo que a rainha terá direito a levar um acompanhante. A seleção das finalistas acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro e o concurso será no dia 12 de outubro, na Sociedade Rio da Prata, distrito de Pirabeiraba. O regulamento está disponível no site festadasflores.com.br e as inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Fundação Turística de Joinville (Centro Comercial da Expoville – sobreloja) ou pelo e-mail monique@turjoinville.com.br.

Árvores em vias públicas

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) concluiu neste mês o plantio de cinco mil mudas de árvores em vias públicas de diferentes regiões de Joinville. O trabalho foi coordenado pela Gerência de Manutenção de Áreas Verdes e o plantio obedeceu as normas específicas para as vias públicas. A diretora executiva da Fundema, Maria Raquel Migliorini de Mattos, destaca que em ruas arborizadas a temperatura diminui em até três graus, as árvores retêm partículas em suspensão no ar, aumentam a permeabilidade, aumentam a taxa de oxigênio e reduzem a taxa de gás carbônico, além de melhorarem a paisagem urbana e oferecerem abrigo e alimentação para a fauna.

Aventura e Turismo

Neste dua 18, quarta-feira, às 19 horas, na sede da Ajorpeme Rua Urussanga, 292- bairro Bucarein haverá reunião sobre  Turismo de Aventura e Ecoturismo. A pauta será a denominação do grupo, a divisão dos grupos de trabalho e o plano de ação.

Estudantes estrangeiros

Cresce o número de estrangeiros que chegam a Florianópolis para aprender a língua portuguesa. No The Languague Club, escola especializada no ensino de idiomas, localizada na Lagoa da Conceição, mais de 300 pessoas, entre executivos, estudantes, profissionais liberais e diplomatas, fizeram o curso para adicionar novos conhecimentos e domínio do português falado e escrito nos últimos anos. No momento o TLC  recebe 18 jovens americanos, com idade entre 17 e 19, que vieram junto com a ONG Global Citizen Year (Ano do Cidadão Global) para estudar o português e fazer trabalhos sociais no Estado. A Global é uma organização do terceiro setor com sede na Califórnia e operações no Brasil, Equador e Senegal, que promove experiências transformadoras de aprendizagem intercultural na forma de um "bridge year" ou ano ponte de vivência no exterior para alunos que finalizam o ensino médio, antes de entrarem na universidade. Em sua permanência, os estudantes moram com famílias da região. Site www.thelanguageclub.com.br.

Santa Catarina na FIT

A Santur – Santa Catarina Turismo S/A, órgão, responsável pela divulgação e promoção turística do Estado, está participando esta semana em Buenos Aires, Argentina, da Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT 2013. Uma das mais importantes feiras do gênero no mundo, o evento abre portas para novos negócios. Durante quatro dias profissionais do turismo de vários países do mundo, reúnem-se para estabelecer contatos comerciais, desenvolver novos mercados, além de buscar novas tendências da indústria do turismo. No espaço de 168 m2, representantes do trade catarinense, empresários da hotelaria, operadoras e secretarias de turismo estaduais, com 120 integrantes, apresentam o produto turístico de Santa Catarina, privilegiando os Roteiros de Turismo de Sol e Mar, com ênfase para a temporada de verão. Site www.fit.org.ar.

8ª edição do Restaurant Week


Entre  7 e 20 de outubro, Curitiba receberá a 8ª edição do Restaurant Week. Nas duas semanas da Mostra Gastronômica, os curitibanos poderão apreciar pratos criados exclusivamente para o evento, que nessa edição, segue o tema “Gastronomia Paranaense”, uma novidade do Restaurant Week Brasil. As edições temáticas foram criadas pela sede do evento a partir do 2º semestre de 2013, com o objetivo de desafiar a criatividade dos chefs e presentear o consumidor com novidades saborosas, além de aguçar a curiosidade e o paladar do público. Pela primeira vez o Curitiba Restaurant Week terá um tema específico, propondo aos empreendimentos participantes a valorização de produtos típicos do Estado. O Restaurant Week é um dos mais conceituados e festejados eventos gastronômicos do mundo, surgiu há 21 anos em Nova York e já percorreu mais de cem cidades: chegou ao Brasil em 2007 tendo sua primeira edição realizada em São Paulo. Ele prestigia segmentos, muitas vezes pouco explorados, como a gastronomia e turismo, proporcionando consumo, rentabilidade ao comércio e movimento na cidade onde acontece.

Festuris 2014  na Argentina

Às vésperas da 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado – que ocorrerá de 7 a 10 de novembro – os organizadores do evento fazem o fechamento da participação em feiras internacionais do ano cdom a participação na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires), onde apresentarão a projeção de crescimento de 20% do festival em 2013. “Interessa-nos divulgar a feira que realizaremos neste ano, mas também há o propósito de prospectar negócios para 2014”, diz Zorzanello, diretor do Festuris. No próximo ano, a data do Festuris já está confirmada para 6 a 9 de novembro.

Marta Rossi é personalidade

Há muito conhecida como personalidade no setor do turismo brasileiro, Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado está listada pelo terceiro ano consecutivo entre as 25 personalidades mais influentes do turismo no Brasil, sendo a única gaúcha. Ela ficou na 9ª posição – seis acima em relação a 2012, quando obteve o 15º lugar. Em 2011, Marta estava em 18º. No topo da lista, mais uma vez, está o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Mês da Cerâmica em Cunha  

 
Conhecida como o maior núcleo de cerâmica de alta temperatura da América do Sul, a Estância Climática de Cunha abriga atualmente cerca de 20 ateliês. A tradição artística, que começou nos anos 70, até hoje orquestra o cenário turístico da cidade. Por isso, a Associação dos Ceramistas de Cunha – Cunha Cerâmica promove em outubro o “Mês da Cerâmica”, reunindo alguns dos mais expressivos trabalhos produzidos na região. O tradicional evento, realizado em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha - ICCC, contará com exposições temáticas e permanentes nos ateliês e pousadas da cidade, além de diversas atividades culturais em vários pontos da cidade. Saiba mais em www.cunha.sp.gov.br, www.cunhatur.com.br

A preferência dos brasileiros

O nordeste brasileiro e a cidade de Gramado somam quase metade da preferência dos turistas, quando se trata de preferência de destinos turísticos dos brasileiross. Com 25% das escolhas, no nordeste os destinos mais procurados são a Praia do Forte e Porto Seguro (BA), Maragogi (AL), e as capitais Fortaleza (CE) e Natal (RN). Já a tradicional cidade da Serra Gaúcha alcança sozinha a marca de 22% dos pacotes comercializados. Completam a lista a cidade de Florianópolis, com 10%, seguida de Caldas Novas, com 9,8%. A pesquisa foi realizada pela agência de viagens online, clickOn (www.clickon.com.br, junto aos clientes, entre janeiro e agosto de 2013.

Eficiência energética 

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) apresentou durante a 41ª edição da Abav, Feira de Turismo das América, o seu Programa de Eficiência Energética, que reduz em torno de 30% os custos do setor hoteleiro com energia elétrica, água e gás. Os gastos com energia elétrica representam em média 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%. O programa foi apresentado na Abav pelo consultor em eficiência energética da FBHA, Ricardo Bezamat, no dia 5 de setembro. Única federação que tem representatividade legal em âmbito nacional no setor de hospedagem, a FBHA assume a responsabilidade de fomentar práticas sustentáveis junto aos empresários do setor hoteleiro. A Federação quer ajudar o setor a combater o desperdício de energia elétrica, água e gás e a otimizar os resultados financeiros.  “A FBHA trabalha pelo pleno desenvolvimento do setor hoteleiro. O programa de eficiência energética pretende nivelar os hotéis e pousadas do Brasil aos padrões de sustentabilidade praticados pela hospedagem na Europa e nos Estados Unidos.

CNTur perde

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) sofreu nesta semana a terceira derrota em relação à ação em que pleiteia o repasse da cota-parte sobre as contribuições de sindicatos e federações dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, filiados à Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) também não conheceu o mérito da ação. Justiça e Tribunais de Trabalho entendem que CNC e Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares são as únicas representantes legais de seus sindicatos afiliados.


Sairé em Alter do Chão 

Acontece em Santarém de 19 a 23 de setembro e deverá reunir 100 mil pessoas

A vila de Alter do Chão, localizada no  município de Santarém, oeste paraense  realizará  uma das mais tradicionais  manifestações folclóricas   e religiosas do Pará, a festa do Sairé. O ritual expressa a cultura do povo paraense, em especial da tradição dos índios Borari, através das danças regionais, gastronomia, artesanato e outros atrativos da região turística do Tapajós. O Sairé, principal evento do calendário turístico de Santarém, acontece de 19 a 23 de setembro e deve reunir um público superior a 100 mil pessoas, a maioria turistas do Brasil e exterior. Por fazer parte do calendário de promoção turística do Governo do Estado, executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o evento receberá veículos de comunicação especializados nos principais segmentos turísticos apontados pelo Plano Ver-o-Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios e será transmitido pelo grupo Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) que tem distribuição nacional do sinal feito por meio de assinatura digital ou a cabo. 

Vila de Alter do Chão, maior pólo turístico de Santarém
O Destino Santarém

O município de Santarém  faz parte da região turística do Tapajós, que integra, junto com Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia, Tocantins e Xingu,  as regiões do Pará, definida pelo Plano Ver-o-Pará, que tem como objetivo  desenvolver as áreas voltadas para o turismo no Estado, assim como fortalecer e estruturar os  segmentos prioritários - cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios-  para que haja geração de emprego e renda  no setor, direta e indiretamente,  não só nas altas temporadas, mas durante o ano inteiro, transformado o  Pará em um dos  principais destinos turísticos até 2020. O Sairé, nesse contexto de produto turístico, representa também os valores do turismo paraense: originalidade, criatividade, autenticidade, sustentabilidade e diversidade.

O que é Sairé

A palavra, Sairé,  significa “Celebração e Louvor ao Divino Espírito Santo”. Foi introduzido na região durante as missões religiosas pelos jesuítas ao catequizarem os índios Borari, no século XVII. Representado por um semi-circulo de cipó torcido envolvido por algodão e enfeitado por flores e fitas coloridas. No centro  estão três cruzes e em cima, uma  única cruz,  representando um só Deus, que juntas simbolizam  o Pai, o Filho e o Espírito Santo ( forma de uma pomba branca) que formam  a Santíssima Trindade. Até meados do século passado, o Sairé tinha significado puramente religioso, e hoje a comemoração que dura cinco dias,  une o sagrado e o profano. É mais uma festa que integra o rico calendário de manifestações culturais tipicamente regionais. 

 
A Festa do Sairé  arrasta centenas de fiéis  pelas ruas da vila de Alter do Chão durante os cinco dias do evento. Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a estória do boto, que seduz a índia, são uma das atrações, que conta  também com  a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e cor de Rosa – disputa que ocorre há 16 anos, onde cada agremiação se apresenta com pelo menos 10 carros alegóricos animando a plateia com danças regionais e coreografias, onde serão julgados ao final do concurso com o título de melhor boto. Saiba mais em http://turismoparaense.blogspot.com.br/2013/09/alter-do-chao-realiza-saire-e-atrai.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário