terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

VOLTA AO MUNDO - Nelci Terezinha Seibel




A criação do personagem palhaço Patriota foi uma forma criativa encontrada pela equipe da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) para passar informações sobre proteção ao meio ambiente e prevenção de acidentes durante o banho em rios de Joinville. Ensinar as crianças a jogar o lixo no lugar certo e tomar banho de rio somente acompanhadas de adultos. Afinal, há poucos dias houve afogamento até de adultos, embora a água límpida e geladinha convide a um mergulho. As crianças receberam cartilhas ilustrativas sobre prevenção de acidentes. 

Baila Floripa 2014      



Estão abertas as inscrições para bailarinos, academias, escolas, companhias e grupos do Brasil e do exterior, profissionais ou amadores, interessados em se apresentar na XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014. O evento será realizado de 18 a 21 de abril, com as exibições dias 19 e 20, no Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura (CIC). Cada grupo ou bailarino pode participar gratuitamente da seleção com, no máximo, três coreografias. As fichas de inscrição e os respectivos vídeos devem ser enviados por meio do site www.bailafloripa.com.br, até o dia 7 de março. A quantidade de componentes é ilimitada, mas não é permitida a participação dos mesmos integrantes em grupos diferentes. Menores de 18 anos necessitam autorização escrita do pai, mãe ou responsável. Aos selecionados não residentes na Grande Florianópolis será fornecido alojamento durante os quatro dias.
     
Projeto Golfinho

Em Itapema as crianças aprendem a lidar com as ondas, através de um curso, que tem duração de uma semana e acontece simultaneamente na Orla do Centro e na Meia Praia. De forma lúdica e prática, os pequenos  aprendem conceitos sobre a sinalização das praias, mares e ressacas, ondas e correntes marítimas, além de noções de educação ambiental.   “Eu participei do curso quando tinha dez anos e nunca esqueci as orientações dos professores. Hoje é uma honra poder ensinar as crianças sobre os cuidados com o mar e saber que isso ficará para sempre gravado na história de vida deles”, afirmou um dos professores do Projeto Golfinho, Gustavo Pergher. Segundo a 2ª  Tenente e Coordenadora do Projeto Golfinho do 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Fernanda Sabastiani, cerca de 40 % dos acidentes registrados nos meses de verão nas praias catarinenses ocorrem com crianças de até 14 anos. O Projeto Golfinho tem a finalidade de reduzir esta estatística, por meio de uma ação preventiva, formando também multiplicadores deste conhecimento”, afirmou Fernanda Sabastiani. Para finalizar o curso, as crianças participam de um teste em equipe, recebem certificado de conclusão e o tradicional batismo de chuveirada. 

Carnaval em Pernambuco


A diversidade das manifestações culturais e a descentralização da folia são as principais características do Carnaval de Pernambuco, que a cada ano vem atraindo mais turistas. Isso tudo se reflete nos dados divulgados pelo Ministério do Turismo que aponta Pernambuco como o principal destino de carnaval na região Nordeste. Para 2014 são esperadas 850 mil visitantes no Estado, que deverão trazer R$ 787 milhões de incremento à economia local. Os locais mais procurados são Recife, Olinda, Porto de Galinhas e o Cabo de Santo Agostinho.   

Txai Terravista Trancoso

Os habitués de um dos réveillons mais exclusivos do Brasil puderam contar este ano com um apoio de praia especial, localizado em Trancoso, o Txai Terravista Trancoso – próxima unidade do Txai Resorts, um dos primeiros resorts boutiques do Brasil, que preparou um serviço exclusivo nas areias do Rio da Barra. Confortáveis espreguiçadeiras de frente para o mar de Trancoso – uma das mais famosas e belas paisagens do país -, modernos guarda-sóis, toalhas e carrinhos de golfe à disposição.  
“Nosso objetivo é oferecer completa infraestrutura aos nossos hóspedes, e, com isso, garantir uma experiência única e inesquecível”, afirma José Romeu Ferraz Neto, presidente do Txai Resorts.

Registros eletrônicos

Boa parte dos turistas que chegam a um hotel ou pousada pelo país se lembra de, ainda no balcão, preencher uma ficha de permanência e outros dados. O envio dessas fichas é obrigatório para todos os estabelecimentos que atuam legalmente e possuem registro no Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Até 2012, no entanto, a maior parte desses papeis não chegava ao banco de dados do Ministério do Turismo. Com a digitalização do sistema, grande número de estabelecimentos abandonou a ficha impressa e alguns passaram a permitir que o cliente preencha estas informações de casa, pelo site, o que se convencionou chamar de “web check-in”. De acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 5,8 milhões de fichas de hóspedes foram encaminhadas por 1.627 hotéis e pousadas. Os dados são enviados pela internet, por meio de um aplicativo eletrônico oferecido pelo próprio MTur. Os dados são criptografados, como medida de segurança. O ministério também investe em novas soluções de segurança para evitar a perda desses dados no próprio sistema do hotel.

Opinião da Fecomércio

Para o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo do Amaral Moritz, a digitalização dos dados é importante porque vai disciplinar o registro dos hóspedes. "Hoje, cada hotel ou pousada faz do seu jeito. Com o preenchimento eletrônico da ficha, vai ficar mais fácil até para que a polícia possa fiscalizar quem está hospedado na cidade", disse.

Bolsas colombianas  

As exportações e os investimentos da Colômbia destacam um hit do verão brasileiro, que são as bolsas colombianas Wayuu. Assim como nos EUA e nas principais semanas de moda da Europa, as bolsas artesanais produzidas pela tribo Wayuu já estão entre os itens das principais modelos e consumidoras. Os Wayuu são a maior tribo indígena das 86 tribos sobreviventes da Colômbia, com uma população de 150 mil  pessoas, que moram no extremo norte do país, no departamento (o que no Brasil é conhecido como estado), da Guajira, na beira do mar do Caribe. 


Dentro da comunidade Wayuu, as mochilas são um trabalho altamente valorizado, já que é uma arte que se transmite de geração para geração e tanto homens quanto mulheres participam da confecção das bolsas. As mulheres que tricotam as mochilas se inspiram em diferentes formas e tonalidades que dão um caráter único à cada peça. É o jeito de demonstrar sua inteligência e percepção do mundo exterior. São feitas artesanalmente e por uma única mulher, com média de tempo de produção de 25 dias. Já os homens fazem as "gasas", a correia das mochilas. A montagem final é  feita pela mulher que escolhe a gasa que melhor combine para o desenho e cor da mochila. As bolsas, feitas de 100% algodão são étnicas, tropicais e exclusivas, sendo impossível a produção de duas bolsas iguais.  

Igreja bizantina com mosaico 


Achados arqueológicos impressionantes incluindo uma grande igreja de aproximadamente 1500 anos, com um magnífico mosaico e cinco inscrições foram revelados em escavações pela Autoridade de Antiguidades de Israel, perto da cidade de Ashkelon. As escavações foram coordenadas pelos arqueólogos Dr. Daniel Varga e Dr. Davida Dagan. Esta igreja é parte de uma grande e importante colônia bizantina que existia na região. A colônia foi localizada ao lado da principal estrada que corre entre Ashkelon na costa do mar, a oeste, e Beit Guvrin e Jerusalém, a leste. Escavações pela Autoridade de Antiguidades de Israel ao longo desta estrada revelaram outras comunidades do mesmo período, mas nenhuma igreja havia sido encontrada. A igreja descoberta  pode ter servido como um centro de adoração cristã para todas as comunidades do entorno. Prensas de vinho e oficinas de cerâmica encontrados na região atestam a economia dos moradores locais durante o período bizantino, que fizeram a vida a partir da produção e exportação de vinho através de toda costa da região do Mediterrâneo.

Kia Epic Israel - O Desafio Final 

Após o sucesso da edição passada com mais de 400 ciclistas pedalando pelas paisagens bíblicas e vistas deslumbrantes, a edição 2014 da Kia Epic Israel acontecerá de 18 e 20 de setembro. As inscrições  para a corrida de mountain bike, prova com diversos níveis estão abertas já desde 1º de fevereiro. A prova é destinada a ciclistas profissionais e amadores. Um passeio aventureiro de mountain bike pelo período de três dias, a corrida mantém os mais altos padrões do mundo, oferecendo aos ciclistas rotas desafiadoras e emocionantes através da história e paisagens únicas. O percurso é marcado por toda parte, e inclui áreas de alimentação, estações de manutenção de bicicletas e pontos de ajuda médica ao longo do caminho. Os ciclistas percorrerão entre 80 e 130 km de um percurso de maratona variado e estimulante. Inscrições, site:  http://epicisrael.org.il/en

Folia na neve 2014
 
Mardi Gras é uma palavra de origem francesa que é o mesmo que dizer “Terça-Feira Gorda”, ou seja, Carnaval. E a “Mardi Gras Celebration” é o jeito norte-americano de comemorar a data, que em 2014 será em 4 de março, também nas estações de esqui do American Airlines SkiClub. E se a intenção é passar o carnaval meio longe da folia, a dica é aproveitar o feriado e visitar um dos 16 destinos oferecidos pelo AA SkiClub, tais como Aspen, Vail, Park City, Jackson Hole e Steamboat. E só para lembrar: a neve estará em sua melhor fase, a “powder” – fresca, seca e abundante –, transformando as pistas em “carpetes”.

Carnival Parade


 A festa nasceu na Louisiana no século 17, e consiste em um desfile – que lá é chamado de parada – com uma porção de gente fantasiada com máscaras, carros alegóricos e música. Não fosse pela ausência dos batuques das baterias de escolas de samba, das nossas fantasias, das multidões que invadem nossas ruas durante uma semana, poderíamos dizer que é bastante parecido. A programação da “Fat Tuesday” – terça-feira gorda em inglês –, nas estações de esqui vai de acordo com as tradições de cada cidade ou vilarejo, mas não passa batida. Há quem faça os desfiles e bailes de máscaras ou quem promova corridas de snowshoe com pessoas fantasiadas. Uma coisa não falta é animação. É diferente e divertido. Saiba mais em www.americanskiclub.com.br). 

Prato da Boa Lembrança
 
Desde 2009 a TAP vem trazendo novas experiências gastronômicas para a sua Executive Class, através dos criativos pratos da Boa Lembrança. Este ano traz o “Tachinho de Vitela” com pequenos legumes, criação do Chef Vitor Sobral. A TAP foi a primeira colocada em número de pratos distribuídos em 2013, entre todos os mais de 90 restaurantes da Associação dos Pratos da Boa Lembrança. Quem opta em saborear este prato a bordo recebe uma lembrança que é um prato de cerâmica com uma arte referente ao menu saboreado em voo. Estes souvenirs são embarcados de Lisboa para o Brasil para evitar que os passageiros brasileiros tenham que carregar o prato durante a permanência na Europa.
 
Diretor do Festuris participa da FITUR 

O Festival do Turismo de Gramado mais uma vez esteve presente nas principais feiras de turismo do mundo, levando o nome do evento, de sua cidade e do Rio Grande do Sul ao renome internacional. Durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (FIT), que ocorreu de 22 a 26 de janeiro, o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, representou o evento em diversas reuniões, entre elas um encontro dos membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), além de entregar mais uma edição do prêmio Silvia Zorzanello, em reverência aos trabalhos prestados para com o turismo por uma das fundadoras da feira de Gramado.

Cozinha quente

O SENAC Joinville está com inscrições abertas para um curso de Cozinha Quente e Acompanhamentos, a ser ministrado às sextas-feiras de 14 a 28 de fevereiro, das 19 às 22 horas. O curso, que inclui carnes, molhos e acompanhamentos  será ministrado por um chef de longa experiência em alta gastronomia. 

Aparecida no roteiro internacional

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) quer fomentar a visitação ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, no estado de São Paulo, e projetá-lo como destino mundial de peregrinação. Com o propósito de incluir Aparecida no roteiro religioso internacional, a FBHA está em entendimento com o cardeal-arcebispo da cidade e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, para realização de um encontro mundial sobre o tema, ainda este ano. Os esforços do setor de hospedagem serão voltados principalmente para atrair turistas com alto poder aquisitivo. De olho no potencial turístico, já estão surgindo hotéis na região que atendam a esse perfil de visitante. Em 2013, o Santuário Nacional de Aparecida bateu recorde histórico de romeiros, com 11,856 milhões — 742 mil pessoas a mais que em 2012. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelo movimento de jovens, fruto da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro. Única federação com representatividade legal em âmbito nacional nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, a FBHA quer que Aparecida seja apresentada ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário